Lição 13 - Malaquias, a sacralidade da família I - PLANO DE AULA


4º Trim. 2012 - Lição 13 - Malaquias, a sacralidade da família I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PLANO DE AULA Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – MALAQUIAS, A SACRALIDADE DA FAMÍLIA
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Malaquias, o décimo segundo e último livro no cânon do Antigo Testamento, o terceiro profeta pós-exílico.
- No livro de Malaquias, o valor sagrado da família é realçado.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE MALAQUIAS
- Depois dos ministérios proféticos de Ageu e de Zacarias, o Senhor levantou Esdras e Neemias.
- Após o período destes homens, entretanto, o povo reiniciou uma perigosa onda de indiferentismo e de formalismo religioso. Diante deste novo estado de indiferentismo, Deus, então, levanta mais um profeta, o último antes do chamado "período de silêncio", a saber, Malaquias.
3º SLIDE
- Malaquias profetiza numa época em que o templo já está edificado e quando já existe um regular sistema cerimonial (cfr. Ml.1:6-8), mas havia uma série de abusos e um menosprezo pelo culto a Deus, a refletir um indiferentismo e um formalismo que, mais uma vez, ameaçavam a comunhão de Deus com o Seu povo.
- Malaquias, em hebraico "Mala'kh-Yah" (מלאכי), que significa "anjo ou mensageiro de Jeová", ou ainda, "seu mensageiro". Malaquias foi o último mensageiro antes do silêncio de quatrocentos anos, o último escritor do Antigo Testamento.
4º SLIDE
- O livro do profeta Malaquias, que tem 4 capítulos, pode ser dividido em sete partes, a saber (I):
a) 1ª parte - primeiro oráculo - Ml.1:1-5
b) 2ª parte - segundo oráculo - Ml.1:6-2:9
c) 3ª parte - terceiro oráculo - Ml.2:10-16
d) 4ª parte - quarto oráculo - Ml.2:17-3:5
5º SLIDE
- O livro do profeta Malaquias, que tem 4 capítulos, pode ser dividido em sete partes, a saber (II):
e) 5ª parte - quinto oráculo - Ml.3:6-12
f) 6ª parte - sexto oráculo - Ml.3:13-4:3
g) 7ª parte - conclusão - Ml.4:4-6
- Na Bíblia Hebraica, o livro de Malaquias tem apenas 3 capítulos, pois o quarto capítulo de nossa Bíblia corresponde aos versículos 19 a 24 do terceiro capítulo da Bíblia Hebraica.
6º SLIDE  II – OS DOIS PRIMEIROS ORÁCULOS DE MALAQUIAS – A INGRATIDÃO DO POVO E O FORMALISMO DOS SACERDOTES
- Malaquias apresenta seis mensagens ao povo, denunciando, assim, a sua indiferença religiosa.
- Malaquias inicia seu livro trazendo à lembrança do povo judeu o amor de Deus para com eles (Ml.1:2). Esta recordação do profeta tinha o objetivo de mostrar aos judeus que deveriam ser eles extremamente gratos ao Senhor e não indiferentes, como estavam sendo.
7º SLIDE
- O Senhor diz ao povo que não aceitava tais ofertas e que, por causa do desprezo que sofria dos judeus, mostraria a Israel que Seu nome era grande e que receberia ofertas puras da parte de todas as nações.
- O Senhor, então, conclama os sacerdotes a que reavaliassem o seu comportamento, que desse a Ele a devida honra, sob pena de serem amaldiçoados.
8º SLIDE  III – O TERCEIRO ORÁCULO DO PROFETA MALAQUIAS – OS CASAMENTOS MISTOS E O DIVÓRCIO
- A terceira mensagem de Malaquias diz respeito ao tema central abordado pelo comentarista, atinente ao mau procedimento vivido pelo povo judeu no tocante à vida familiar.
- O profeta Malaquias denuncia a profanação do concerto entre Deus e o povo de Israel, chamando de deslealdade o fato de que os judeus estavam a se casar com estrangeiros, “profanando a santidade do Senhor” (Ml.2:10,11).
9º SLIDE
- O casamento é mostrado como um sinal da aliança firmada entre Deus e Israel, como um símbolo da aliança, do pacto que fazia com que o povo de Israel fosse reino sacerdotal e povo santo do Senhor (Ex.19:5,6).
- A família foi criada pelo Senhor para ser o ambiente propício para que se tenha o relacionamento entre Deus e o homem, para que o home cumpra o propósito estabelecido para ele pelo seu Criador, pelo próprio Senhor.
10º SLIDE
- A família é uma instituição divina, é a obra-prima da criação sobre a face da Terra, visto que é o ambiente especialmente criado para que o homem possa cumprir o desiderato do Senhor.
- Não há como haver frutificação, multiplicação, enchimento da Terra e domínio sobre a criação terrena (Gn.1:28) sem que haja a família como base, ambiente para proporcionar os meios e condições para que sejam cumpridas as tarefas dadas por Deus ao ser humano.
11º SLIDE
- A vida familiar é sagrada, visto que decorre diretamente de uma ação divina. Por isso, não se pode conceber um relacionamento seguro, firme e pleno para com Deus se não se partir da família, pois a própria Igreja é chamada de “família de Deus” (Ef.2:19).
- Dentro desta concepção sagrada da família, vemos que o ato fundador da família só pode ser o casamento, este máximo compromisso que se firma entre um homem e uma mulher em que ambos assumem uma comunhão de vida, comunhão esta que é marcada pela fidelidade, exclusividade e perpetuidade.
12º SLIDE
- O casamento é um compromisso firme, que somente pode ser dissolvido pela morte de um dos cônjuges (Rm.7:1-3; I Co.7:39) ou, então, quando surge um impasse entre o relacionamento conjugal e o relacionamento com Deus, o que se dá nos casos de impureza sexual, da chamada “porneia” (Mt.19:9).
- O único caso autorizado de divórcio é uma decorrência lógica da própria razão de ser do casamento e da família: o de criar um ambiente em que se possa ter um eficaz e profícuo relacionamento com Deus. O divórcio só é permitido precisamente para que o cônjuge possa continuar a servir a Deus e não entrar em “porneia”.
13º SLIDE
- Fora destas hipóteses, o divórcio será tão somente o que o profeta Malaquias bem chama de “deslealdade”, de “profanação do concerto de nossos pais” (Ml.3:10,14), será tão somente uma expressão de infidelidade, de desonra aos compromissos assumidos, de descumprimento de promessas assumidas quando do pacto conjugal.
- O profeta Malaquias diz o Senhor Deus odeia o divórcio (Ml.2:16).
14º SLIDE
- Não podemos servir a Deus, não podemos ser-Lhe agradáveis se não estivermos cumprindo com nossos deveres familiares.
- Mas, além da deslealdade decorrente do divórcio indiscriminado, o profeta Malaquias, também apontava como grave falha existente na vida familiar os casamentos mistos que o povo judeu havia retomado, apesar das medidas que haviam sido tomadas por Esdras e Neemias.
15º SLIDE
- Os casamentos mistos ocasionavam a mistura da semente santa com os povos das terras, o que levou os judeus a se misturarem com as abominações dos gentios (Ed.9:1,2).
- Os casamentos mistos representam a entrada do que não é agradável a Deus, do que Deus abomina no lar, na família, impedindo, assim, que a família seja o ambiente propício para a realização do propósito divino para o homem.
16º SLIDE  IV – OS TRÊS ÚLTIMOS ORÁCULOS DE MALAQUIAS – O ANÚNCIO DA VINDA DO SENHOR, O DESPREZO PARA COM OS DÍZIMOS E O DESCUIDO NA OBRA DE DEUS
- Após ter apontado a frivolidade da vida familiar dos judeus, o profeta Malaquias indica que os israelitas estavam, também, descrentes do juízo divino. Perguntavam eles: “onde está o Deus do juízo?” (Ml.2:17 “in fine”).
- O profeta diz que, quando o Senhor viesse, viria para purificar e afinar os filhos de Levi assim como se afina e se purifica a prata, dizendo que não seria fácil suportar o dia da vinda do Senhor, pois viria Ele como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros (Ml.3:1,2).
17º SLIDE
- A quinta mensagem de Malaquias  diz respeito ao desprezo que os judeus estavam dando aos dízimos.
- O profeta lembra aos judeus que tudo pertencia ao Senhor e que o fato de eles não entregarem nos dízimos fazia deles ladrões, visto que se apropriavam daquilo que não lhes pertencia, mas, sim, a Deus.
18º SLIDE
- A sexta mensagem do profeta diz respeito ao descuido no serviço do Senhor. Os judeus dos dias de Malaquias achavam que não havia qualquer benefício em servir ao Senhor, visto que os soberbos e os ímpios tinham prosperidade material sem que, para tanto, tivesse de trabalhar para Deus (Ml.3:14,15).
- Para quem pensava desta maneira, o profeta traz uma mensagem da parte de Deus em que o Senhor lembra que havia um memorial diante d’Ele e que, no final, veremos a diferença entre quem serve a Deus e quem não O serve.
19º SLIDE
-  Os tementes a Deus são Seu “particular tesouro”, ou seja, estão escondidos em Deus, não sofrerão a Sua ira (Ml.3:16-18).
- Os judeus dos dias de Malaquias tinham perdido a visão do espiritual, do que estava além do material. O profeta, porém, lembrava-lhes que há algo além desta dimensão e que ali se verá a diferença que existe entre o justo e o ímpio, entre quem serve a Deus e quem não O serve.
20º SLIDE
- O profeta, então, lembra a respeito do “dia do Senhor (Ml.4:1).
- Este mesmo dia, porém, para os que temem ao Senhor, será o dia do nascimento do sol da justiça (Ml.4:2,3).
21º SLIDE
- Antes do grande e terrível dia do Senhor, o Senhor promete mandar o profeta Elias, que converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que o Senhor venha e não fira a terra com maldição (Ml.4:5,6).
- Aos impenitentes, aqueles que não se recordaram do compromisso assumido com Deus no monte Sinai (Ml.4:4), sofrerão a maldição divina.
22º SLIDE
FELIZ 2013 !
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte PORTAL EBD