SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (71) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (145) CLASSE MATERNAL (103) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (505) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (284) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (9) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (147) MODISMOS (2) Mundo (605) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (229) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (110) REVISTA CLASSE JUNIORES (242) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (184) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (386) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (589) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

18 fevereiro 2012

AD de Jundiaí realiza 22ª Conferência Missionária



Evento propõe reflexão sobre importância e urgência da evangelização no Brasil e no mundo


AD de Jundiaí realiza 22ª Conferência Missionária
A Igreja Assembleia de Deus (AD) de Jundiaí, presidida pelo pastor Esequias Soares da Silva, realiza a 22ª edição da Conferência Missionária de 18 a 21 de fevereiro, no Parque Comendador Antonio Carbonari, mais conhecido como Parque da Uva, na avenida Jundiaí, região central da cidade. Organizada pela Além-Mar - Missões Transculturais agência missionária da própria igreja, o evento integra o calendário oficial do município. 

O local da Conferência –um parque com mais de 52 mil m²–, inclui três pavilhões principais que totalizam 6 mil m² onde são realizados os cultos (pavilhão central) e mais dois pavilhões laterais que abrigam a Feira das Nações. A conferência missionária realizada pela AD jundiaiense é considerada o maior evento religioso da região uma vez que, em média, reúne cerca de 6 mil pessoas por noite. 

O tema deste ano está baseado em Atos 1:8 que diz: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. A proposta central do evento, de acordo com os organizadores, é a reflexão no trabalho de evangelização que deve ser realizado por todo cristão comprometido com o Evangelho.

Programação

Em quatro dias de festa, acontecem seis grandes celebrações com o seguinte cronograma: abertura no sábado (18), a partir das 19 horas; domingo (19), às 9 e às 18 horas; segunda-feira (20), às 19 horas; e, finalmente, terça-feira (21), com reuniões às 9 e às 18 horas. Este ano, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), é o palestrante da primeira noite da conferência. 

Nos demais dias, ministram a palavra de Deus o pastor Joel Freire da Costa, dos Estados Unidos, pastor José Wellington da Costa Júnior, vice-presidente da AD no Belenzinho – São Paulo, pastor Virgínio José de Carvalho Neto, presidente da AD no Estado de Sergipe e pastor Jorge Luis Seni, líder da Igreja Vida Plena, em Amsterdã, Holanda onde atua como missionário. 

O cantor Marcelo Santos, da gravadora Patmus Music, também é um dos convidados. Todas as reuniões serão transmitidas pela Internet no site www.adjundiai.org.br.

Objetivos
O pastor Esequias Soares da Silva, presidente da AD jundiaiense, destaca que o evento tem o objetivo de “conscientizar a igreja sobre a responsabilidade do cristão em pregar o evangelho onde houver um ser humano. Não é só em nossa cidade, mas em todo o mundo”. Atualmente, a AD de Jundiaí, mantém vínculos com 15 famílias de missionários em dez países. O pastor Esequias ressalta que a conferência missionária “também estimula e encoraja os missionários que estão no campo, porque essas notícias chegam a eles. É também uma maneira de conscientizar a igreja para nunca se esquecer desse compromisso com a obra missionária”, pondera.

Outro objetivo do evento, de acordo com o pastor presidente, é “mostrar para a igreja onde os missionários estão, o que estão fazendo e como estão fazendo”. O pastor Eliseu Santos, diretor da Além-Mar, ressalta a dimensão do evento. “Toda mobilização vale a pena, pois sabemos o quanto os nossos missionários precisam deste apoio”. Ele destaca, também, que toda projeção da conferência é resultado da articulação de cada agente missionário que atua nas 53 congregações e mais seis sub-congregações distribuídas em todas os regiões de Jundiaí. “Sozinhos não fazemos nada”, pondera Martins.

Projetos missionários
Os missionários atendidos pela AD jundiaiense atuam na Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Holanda, Japão, Peru, Portugal, além da família atendida no Estado do Acre, região norte do País. O pastor Esequias ressalta que “o missionário não é só o que vai, mas também o que fica”. Soares ilustra a parceria com a ilustração: “o enviado é quem desce o fundo do poço em busca das pepitas, que são as almas pelas quais Jesus morreu, mas a igreja fica segurando a corda. Se não houver alguém para segurar a corda, ele morre no fundo do poço”, conclui.

Atualmente, um dos projetos mais desafiadores da igreja é a construção do Instituto Bíblico da Assembleia de Deus em Guiné-Bissau (Ibad-GB), em Bissau, capital guineense. Em um terreno com 3,2 mil m² será construído um complexo com 2 mil m² de área. A meta é poder formar obreiros nacionais para a evangelização do país onde a igreja atua desde 1993. Com uma população de 1,6 milhão de habitantes, 44,86% mantém as diferentes práticas das religiosas étnicas, 41,91% são declarados mulçumanos e apenas 11,90% são cristãos (os dados são da Association of Religion Data Archives). 

Outro desafio é o envio de mais 10 mil Bíblias em Crioulo -idioma utilizado comercialmente pela população composta por mais de 20 etnias. Embora o Português seja o idioma oficial, uma parcela muito pequena o utiliza como primeira língua. Daí, se impõe o necessidade de disponibilizar mais exemplares das Escrituras Sagradas em idioma que permita a edificação espiritual do povo com mais eficácia.

Fonte: AD Jundaí

Inscrições para Conexão Londres prorrogadas até 29/2



Caravana segue em 17 de julho para evangelizar durante os Jogos Olímpicos



Inscrições para Conexão Londres prorrogadas até 29/2
Foram prorrogadas até 29 de fevereiro as inscrições para o projeto Conexão Londres. Se você quer participar dessa caravana missionária, organizada pelo Setor de Voluntários da JMM que vai impactar os Jogos Olímpicos com o Evangelho de Cristo, apresse-se, pois restam pouquíssimas vagas.

Os voluntários servirão as comunidades locais com atividades evangelísticas nas áreas esportiva, de capelania, assistência social, recreação e artes.

A caravana do Conexão Londres seguirá, em 17 de julho, para Sevilha, Espanha, onde o grupo se preparará para a maratona evangelística na capital britânica. Eles seguem para Londres no dia 26 de julho, um dia antes da Cerimônia de Abertura, e permanecem lá até 3 de agosto.

As inscrições estão abertas desde dezembro de 2011, e as vagas são limitadas. Portanto, se você quer participar, não perca tempo e entre em contato com o Setor de Voluntários da JMM através do e-mail voluntarios@jmm.org.br.


Fonte: JMM

Para estudioso, telescópio da Nasa pode confirmar profecias bíblicas



O telescópio Hubble seria testemunha do que Isaías profetizou há quase 3 mil anos



Para estudioso, telescópio da Nasa pode confirmar profecias bíblicas
Os Manuscritos do Mar Morto são considerados uma fonte de admiração e grande revelação para os cristãos. Um estudioso argumenta em seu novo livro que o telescópio Hubble apenas “confirma uma antiga profecia sobre o universo”, descrita em um dos manuscritos.

O telescópio Hubble, um dos mais poderosos já construídos pelo homem, observa e fotografa o universo usando lentes com raios ultravioleta e infravermelho. O Hubble foi lançado pela NASA para orbitar em volta da Terra em 1990, e ainda permanece em funcionamento. Muitas vezes captura belas imagens de estrelas, constelações e galáxias distantes. Trata-se de uma das maravilhas da tecnologia moderna.

Os Pergaminhos do Mar Morto, por outro lado, foram encontrados entre 1947 e 1956, em cavernas às margens do Mar Morto. São mais de 800 pergaminhos escritos, na maior parte, em peles de animais. Eles foram escritos em hebraico, aramaico e grego, e são divididos em duas categorias: bíblica e não-bíblica. Muitos desses rolos contêm profecias atribuídas a Ezequiel, Jeremias e Daniel que não se encontram na Bíblia.

Entre os escritos não-bíblicos são comentários sobre o Antigo Testamento, as regras da comunidade que os reproduziu, a conduta de guerra, salmos de agradecimento, as composições de hinos, bênçãos, textos litúrgicos, e escritos sapienciais (de Sabedoria). Também conhecido como “manuscritos de Qumran”, esses pergaminhos são o mais antigo grupo de textos do Antigo Testamento já encontrados.

Segundo o livro de J. Paul Hutchins, Hubble Reveals Creation by an Awe-Inspiring Power [O Hubble revela a criação feita por um poder maravilhoso], que será lançado em breve. O autor acredita que textos como os de Isaias “convidam as pessoas a explorar divinamente sobre as estrelas”.

Hutchins faz uma análise da história das descobertas feitas pelo telescópio Hubble nas últimas duas décadas, que segundo os cientistas, têm revelado como o universo se formou. Ele afirma ainda que estas descobertas estão diretamente relacionados às profecias de Isaías, datadas de 732 aC, sobre a fonte de energia inimaginável por trás do universo.

A passagem em questão, Isaías 40:25-26, diz: “A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará”.

Hutchins afirma que quando Isaías escreveu sobre o poder por trás do universo, ele não tinha um telescópio espacial poderoso, mas sua descrição coincide com as descobertas feitas pelo Hubble nos últimos anos, como por exemplo a galáxia do Sombrero, que no seu centro exibe uma energia inimaginável. O brilho é feito de oitocentos bilhões de estrelas, grandes como o Sol.


Fonte: Christian Post

Famílias cristãs são expulsas de suas comunidades



Muçulmanos já tinham atacado duas propriedades de cristãos


Famílias cristãs são expulsas de suas comunidades
Oito famílias cristãs foram expulsas de uma aldeia egípcia em um “humilhante” acordo que foi feito para acalmar os muçulmanos da região, que já tinham atacado duas propriedades de cristãos.

Foram organizadas três reuniões entre representantes cristãos e muçulmanos na sede da polícia na aldeia de Kobry-el-Sharbat depois de ataques organizados por muçulmanos que resultaram em propriedades de cristãos atacadas por um cristão que supostamente tirou fotos ilícitas de uma mulher muçulmana.

Durante as reuniões, os muçulmanos exigiram que todos os cristãos da aldeia fossem expulsos da comunidade, pois eles “tinham danificado a honra do islamismo”. Eles disseram que se oito famílias cristãos não fossem retiradas da comunidade, todos os cristãos da região iriam sofrer.

Em um esforço para evitar novos conflitos, foi feito um acordo em que oito famílias cristãs foram expulsas da aldeia. Um cristão local disse: “há um sentimento de humilhação e estamos completamente dependentes dos muçulmanos radicais”.

Em uma reunião que teve a participação de vários deputados no dia 13 de fevereiro, os egípcios que são contra a discriminação religiosa apresentaram uma petição  que criticava a ação dos militares e das autoridades de segurança por não estarem protegendo os cristãos do país.

Por favor, ore pela situação da Igreja no Egito. Desde a revolução que aconteceu no país, a instabilidade tem sido algo comum entre os egípcios. Ore para que Deus possa trazer a estabilidade política necessária para o país.


Fonte: Portas Abertas

ADPB realiza a maior consagração de obreiros desde 1918




Adjetivos de qualidade não faltaram às conversas nos corredores de todas as congregações da Assembleia de Deus da Paraíba, com o objetivo de analisar o que o Deus dos céus realizou durante os três dias de festa não só de um ministério, mas de toda a igreja.

O templo central da Assembleia de Deus em Jaguaribe foi sede de uma das maiores concentrações de assembleianos com o objetivo de agradecer a Deus pelo crescimento ministerial que a igreja está caminhando rumo ao centenário. “Nunca vi o templo tão cheio como estava durante os cultos da 13ª EBO, os diáconos estavam com muita dificuldade de tráfego”, afirmou Jonas Azevedo, membro da igreja.
Na quinta-feira, 26 de janeiro, o pastor Ferreirinha, pastor-local da AD em Bayeux e vice-presidente da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado da Paraíba (COMADEP), iniciou o estudo bíblico com uma oração para que Deus derramasse unção, graça e poder sobre todos os que participariam do evento. E Deus ouviu a oração dos irmãos, porque durante cada reunião Ele esteve presente ao falar a cada coração que estava atento à voz do Pai.
Muitos pastores de diversos Estados brasileiros foram os preletores das reuniões e cada um que tinha a oportunidade de falar ao público tratava a mensagem com o tema central da EBO: Os desafios para o obreiro aprovado! II Pe 1.3-8.
Os seguintes pastores estiveram presentes ao evento: Pr. Dedé Bezerra de São Paulo (representante do Pr. José Wellington Bezerra Costa, presidente da CGADB); Pr. José Antônio dos Santos (presidente da AD em Alagoas); Pr. Samuel Câmara (presidente da AD em Belém do Pará); Pr. Jônatas Câmara (presidente da AD no Amazonas); Pr. Daniel Nunes (presidente da AD em Campina Grande/PB); Pr. Elienai Cabral de Sobradinho/DF (comentarista de lições da EBD); Pr. Josué Brandão de Feira de Santana/BA; Pr. José Roberto Nunes, Missionária Isabel Falcão e outros.
O pastor-presidente José Carlos de Lima falou do legado que a Escola Bíblica deixa a todos os obreiros, ao proporcionar o crescimento na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Já o pastor Dedé Bezerra parabenizou a Assembleia de Deus da Paraíba pela diferença entre as demais e unidade enquanto membros de um corpo.
Durante a 13ª Escola Bíblica de Obreiros, aconteceu também a 13ª Assembleia Geral Ordinária com o objetivo de prestar contas regulares do ano anterior e posse da Mesa Diretora da COMADEP que reconduziu o Pr. José Carlos à presidência. Foram, ainda, consagrados 831 obreiros para o serviço na Casa do Senhor em todo o Estado.

Fonte: AD PB  via AD Piancó

Dep. Pr. Marco Feliciano contesta proposta de retirar a inscrição religiosa das notas de Real




O estado é laico, mas não é ateu, responde Feliciano ao procurador



Marco Feliciano contesta proposta de retirar a inscrição religiosa das notas de Real
O deputado federal, pastor Marco Feliciano, em pronunciamento na Câmara dos Deputados pediu ao Procurador dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, que “deixe Deus em paz”. Jefferson Dias, enviará hoje para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, um ofício que questiona a manutenção da frase “Deus seja louvado” em notas de real.

O documento defende que pelo fato de o Estado brasileiro ser laico  não poderia haver confluência entre religião e poder público. Questiona ainda ato normativo que possibilita inclusão da frase em cédulas brasileiras, que possuem a expressão com menção religiosa desde a década de 1980.

Em dezembro de 2011, Jefferson encaminhou requerimento para o Banco Central do Brasil (BC) solicitando informações sobre a inscrição religiosa nas notas. O BC criou um conselho de análise do tema, embora tenha respondido à contestação do Ministério Publico Federal (MPF) que a Constituição foi promulgada sob a proteção de Deus, o que não sugere anti-religiosidade, permitindo expressões dessa natureza.

“O referido jurista alega que a Nação Brasileira, é um Estado Laico, explico a Sua Excelência, que laico significa que não possui na sua Carta Magna, uma religião oficial, mas, no entanto, não se trata de um Estado Ateu, pois nossa Constituição foi promulgada sob a proteção de Deus. Com todo o respeito, senhor procurador, se for para fazer abstrações intelectuais deveria o senhor retirar a referência à Santa de seu próprio nome”, criticou Feliciano.

O deputado também iniciou uma campanha no Twitter, através do microblog Marco afirma que “O BRASIL é um país laico mas não é um país ateu, cremos em Deus” e pede que seus seguidores Retweet.

Referindo-se ao procurador, ele disse: “pasma-me muito (a interpelação) vir de alguém que tem formação religiosa. Tal enquadramento deveria vir de ateus, que até este momento estavam em silêncio e que com certeza irão reverberar o noticiado”, prevê.

Há dois anos, o procurador paulista ficou conhecido por criticar a presença de símbolos religiosos em prédios públicos. Jefferson Dias entrou com pedido de liminar na Justiça pela retirada dos símbolos, mas a ação foi indeferida.

Fonte: CPAD News  via ad piancó

Aline Barros se apresenta do Programa da Eliana




A cantora Aline Barros participou da gravação do Programa da Eliana nesta última terça-feira, 14, sendo uma das jurados do quadro Criança Show e distribuiu muitas estrelinhas de ouro durante a apresentação dos pequenos.
Para divulgar seu novo DVD infantil, Aline cantou “Eu Li Na Bíblia”, música que faz parte do DVD Aline Barros & Cia 3. Este DVD foi produzido pela MK Music e com direção geral deMarina de Oliveira, e deve chegar às lojas de todo o país a partir de março.
Eliana fez um pedido especial e Aline cantou a música “Ressucita-me” emocionando não só a apresentadora como também a plateia e a equipe técnica do programa. “Esse é o poder e a presença de Deus em nossas vidas”, explicou Aline Barros ao ver que Eliana estava em lágrimas.
A última vez que a cantora evangélica esteve no programa ela esperava Maria Catherine e nessa ocasião a apresentador pode conhecer a pequena que nascer em outubro passado.
O programa gravado em São Paulo vai ser transmitido no dia 26 de fevereiro, domingo, a partir das 15h, pelo SBT.  fonte blog Antonio Moreno

Coragem! Jornalista fala no ar toda a verdade sobre o carnaval

VOCÊ SABIA QUE...?



... O CARNAVAL é uma festa pagã que foi adotada pela Igreja Católica no século II d.C. como forma de substituir os festivais romanos de primavera, mais especificamente a BACCHANALIA?[1]

Tal celebração tinha como finalidade a adoração a BACCO (deus do vinho) a quem faziam oferendas e agradeciam pela fartura das colheitas. Daí a origem da palavra BACANAL – dada a natureza da festa e do modo como se expunham os foliões após algumas rodadas de vinho: orgias, devassidão, luxúrias e glutonarias. Um verdadeiro CARNAVAL (festival da carne).

Segundo o entendimento daquela igreja, a exposição da carne e a liberação das paixões nos dias que antecediam à Páscoa Cristã – Quaresma –, era uma forma de preparar os “fiéis” para um período de consagração, jejum e comunhão com o Senhor. Ledo engano!

CARNAVAL desnuda não apenas o corpo físico, mas expõe o ser humano à infâmia do PECADO, despindo corações e mentes, alma e espírito, revelando o “verdadeiro” homem debaixo da carne: O HOMEM DO PECADO.

Nesses dias a timidez perde o sentido, a moral se desvanece, e a vergonha dá lugar à desonra. O horrendo se faz belo, o contido se libera, e o que era puro se putrefaz exalando o mau cheiro do PECADO.

E por mais que se camuflem aqueles que, para ele (o carnaval) se “enfeitam”, logo se lhes CAEM AS MÁSCARAS, ao ruflar dos tambores, ao som do samba-enredo.

Saiba, porém, meu amigo, que há um DEUS que tudo vê e que nos conhece muito além dos limites da nossa frágil tez bronzeada, de nossos míseros corpos enfeitados, de nossas pobres mentes envaidecidas.

“Porque a Palavra de DEUS é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de duplo corte, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:12-13).

Portanto, antes de se enveredar pelas fileiras dos que se perdem no
PECADO, atente para o que diz a Palavra do Senhor:

“Eis que cedo venho! E a minha recompensa está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Bem aventurado aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os perversos, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap. 22: 12; 14 e 15).

Que o Senhor Jesus te abençoe e te ajude a discernir e decidir qual seja a melhor escolha para a tua VIDA nestes dias de CARNAVAL.

Com AMOR FRATERNO,

Prossigo para o Alvo... Fp 3.14

ATENÇÃO: Se após a leitura desta mensagem você sentir o desejo de aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, faça-o imediatamente, orando a DEUS onde quer que esteja.

Você pode dizer assim: “_Senhor DEUS, reconheço que sou pecador e que JESUS CRISTO Teu Filho é o único meio pelo qual o homem pode ser salvo e liberto do pecado. Por isso te peço: perdoa os meus pecados e recebe-me agora como teu filho, em nome de JESUS. Amém."

[1] The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. fontehttp://prossigo.blogspot.com

Hermenêutica Pós-Moderna: Uma Breve Introdução aos Novos Rumos e Riscos na Interpretação Bíblica Contemporânea

A proposta do presente texto é contribuir, ainda que de forma breve e introdutória, para um melhor entendimento sobre o que é a hermenêuti...