1° Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 3: Meus irmãos não acreditam em sonhos



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema:
Deus realiza sonhos
Comentaristas: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 3 – MEUS IRMÃOS NÃO ACREDITAM EM SONHOS


Texto Bíblico:Genesis 37.12-19


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que não podemos deixar que o ciúme e a inveja fique em nosso coração, pois esses sentimentos causam mal e nos afastam de Deus.


Exercitando a memória
“Ó Deus, cria em mim um coração puro.”(Sl 51.10 – NTLH).

Prezado (a) enfatize aos pequenos que devemos fazer como o rei Davi, orar para que Deus nos ajude a guardar nosso coração dos maus pensamentos, é que através da oração conversamos com Deus e nos aproximamos Dele. É perto Dele que nos mantemos puro.


Crescendo no conhecimento
Lembram-se crianças que na semana passada falamos que os irmãos de José ficaram com ciúmes e inveja dele? Isso não é bom... Deus não se agrada quando agimos assim. Vamos ler na Bíblia o que aconteceu:

Os irmãos de Jose além de ciumentos e invejosos, também eram desobedientes, sempre faziam as coisas diferentes do que seu pai Jacó falava.
Certo dia Jacó disse a eles que levassem o rebanho para um local chamado Siquém, pois o pasto lá estava mais fresco e era bom para o rebanho. Assim eles reuniram os rebanhos de camelos, cabras e ovelhas e partiram, mas não foram para onde Jacó mandou... andaram bem devagar e resolveram ir para Dotã e nem avisaram seu pai.

Já pensaram que rapazes irresponsáveis? Os nossos pais sempre se preocupam se não sabe onde estamos, porque eles nos ama.
Assim passou os dias e nada deles voltarem e nem mandarem noticias, Jacó ficou muito preocupado. E chamando Jose disse:
— Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras.  — Sim Papai. Estou pronto para ir – respondeu José.

Jacó disse:
 —Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias.

Então dali, do vale de Hebrom, Jacó mandou que José fosse até Siquém, e ele foi. Quando chegou lá, ele foi andando pelo campo. Aí um homem o viu e perguntou:
— O que você está procurando?
— Estou procurando os meus irmãos – respondeu José.
— Eles estão por aí, em algum pasto, cuidando das ovelhas e das cabras. O senhor sabe aonde foram?

O homem respondeu:
— Eles já foram embora daqui. Eu ouvi quando disseram que iam para Dotã.

Jose respirou fundo... ele já havia vindo de Hebrom até Siquem e agora teria de viajar mais 32 Km. Seria mais fácil voltar para casa e dizer ao seu pai que eles não estavam em Siquém. Mas, seu pai havia pedido para ele ver se seus irmãos estavam bem, e ele sempre obedecia o que seu pai dizia. Precisa ir onde quer que seus irmãos estivessem e trazer noticias para que seu pai não ficasse mais preocupado.

Aí José foi procurar os seus irmãos e os achou em Dotã. Andou muito, já estava muito cansado e com certeza com pouca água para tomar quando viu o acampamento onde seus irmãos estavam.
__ Finalmente – pensou Jose. E se alegrou por tê-los encontrado. Jose tinha um coração puro, amava seus irmãos e seu pai.

Os irmãos viram José de longe e começaram a sentir ódio dele. E, antes que chegasse perto, começaram a fazer planos para matá-lo.
Eles disseram:
 — Lá vem o chefe dos sonhadores!


Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que Deus se agrada muito que os filhos sejam obedientes aos pais, pois como podemos obedecer a Deus se não obedecermos nossos pais? Foi Deus quem ordenou que os filhos devem ser obedientes aos pais.
Às vezes, tem tarefas que são chatas de fazer, mas em vez de reclamar devemos fazer o melhor possível. Certamente seremos recompensados assim que nossos pais puderem, pois eles sempre querem o melhor para nós. Sem falar que som certeza Deus se agradará de nosso comportamento e nos abençoará
O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de obediência. Obedeceu a Deus vindo ao mundo para morrer em nosso lugar, e enquanto na terra, quando criança, sempre obedeceu a seus pais terrenos.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
 
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte  http://www.portalebd.org.br