1º Trim 2013 - Lição 2 - Elias, o tisbita I Plano de Aula


1º Trim 2013 - Lição 2 - Elias, o tisbita I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – ELIAS, O TISBITA
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo deste trimestre, começaremos o estudo da vida e do ministério  de Elias, o grande profeta levantado por Deus no reino de Israel (o reino do norte, o reino das dez tribos), num momento de grave crise espiritual.
- Elias foi levantado por Deus para combater a apostasia espiritual de Israel, que alcançara seu ápice no reinado de Acabe.
2º SLIDE   I – O SURGIMENTO DO PROFETA ELIAS
- Quando tudo parecia perdido para o povo de Israel, quando tudo parecia que Israel havia abandonado de vez o seu Deus, o Senhor levanta o profeta Elias para combater este estado de coisas.
- Nesta lição, analisaremos, ainda que se forma sucinta, a vida e o ministério do profeta, algo que será pormenorizado ao longo das próximas lições.
3º SLIDE
- Elias surge nas páginas sagradas em I Rs.17:1 e de forma repentina, sem qualquer explicação, nem mesmo da sua genealogia.
- Elias é apresentado no texto sagrado como natural de Tisbe, sendo dos moradores de Gileade.
4º SLIDE
- Além do local de onde vem Elias, sobre Elias ficamos apenas a saber que se tratava de pessoa que tinha um traje característico, diferente daqueles usados pelas pessoas de seu tempo, a saber: “…um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro…” (cf. II Rs.1:8).
- Tais informações, embora escassas, já nos são preciosas no sentido de se mostrar que alguém, para ser usado eficazmente pelo Senhor, precisa ter dois pontos que havia na vida de Elias: um distanciamento do mundo e um comprometimento com a Palavra de Deus.
5º SLIDE
- Elias, embora distante fisicamente, não se encontrava indiferente nem alheio ao que se passava em seu país.
- Sua comunhão com Deus o impedia de ser uma pessoa alienada, alguém que não se importava com o destino espiritual do seu povo, com o aparente fracasso do propósito divino para com Israel.
6º SLIDE
- Impulsionado pelo Espírito de Deus, Elias se apresenta diante do rei Acabe e declara que não haveria nem chuva nem orvalho enquanto o próprio profeta não o pedisse a Deus(I Rs.17:1).
- Nesta primeira palavra de Elias já se nota a missão que incumbiria ao profeta: mostrar que o Senhor era o verdadeiro Deus e não Baal.
7º SLIDE  II – ELIAS: UM HOMEM QUE EXPERIMENTOU O PODER DE DEUS PARA PODER MANIFESTÁ-LO A ISRAEL
- Assim que proferiu esta palavra ao rei, Elias foi orientado pelo Senhor para que saísse dos termos de Israel e fosse para o ribeiro de Querite, que estava diante do Jordão (I Rs.17:3).
- Quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus, também nos dispomos a experimentar em nossas próprias vidas o poder deste Deus cuja vontade estamos a cumprir. Não há como sermos testemunhas do Senhor se não vivenciarmos em nossas próprias existências o Seu poder.
8º SLIDE
- Depois de Elias ter experimentado que Deus era Todo-Poderoso e Deus de todas as nações, estava ele em condições de, novamente, se apresentar diante de Acabe, três anos e meio depois, para, então, concluir a demonstração de que o Senhor era o único e verdadeiro Deus.
- A experiência com Deus é fundamental para que sejamos edificados espiritualmente, para que tenhamos condição de sermos obreiros aprovados, que não tenham do que se envergonhar (II Tm.2:15). A aprovação pressupõe submissão a uma prova, a uma experiência em que se agradou a Deus -  Mt.22:29.
9º SLIDE
. Duas são as fontes de erro espiritual para o homem: a falta de conhecimento da Bíblia Sagrada bem como a falta de conhecimento do poder de Deus. Indispensável é conhecer a Palavra de Deus, mas igualmente indispensável é passar por uma experiência de vida com Deus para que provemos do Seu poder.
- Quando ia em direção a Acabe, Elias se encontrou com o mordomo do rei, Obadias, ficando a saber que Deus não só cuidara dele, profeta, mas de todos os servos do Senhor.
10º SLIDE
- Os encontros entre Elias e Acabe bem mostram como não há comunhão entre a luz e as trevas (II Co.6:14).
 - Elias orou uma vez mais e, conforme havia dito quando de seu surgimento, depois desta sua oração, a chuva voltou a cair em Israel.
11º SLIDE
- Na pedagogia divina, Elias teve de aprender a vencer a si próprio, a abandonar completamente o seu “ego”, que ficou um tanto quanto exaltado quando de sua vitória sobre os profetas de Baal, tendo, então, experimentado o drama da depressão.
- Após esta dramática experiência, vemos Elias completamente desprendido e tratando de fazer a vontade de Deus.
12º SLIDE
- Elias traz um duro juízo sobre Acabe, Jezabel e sua casa, por causa da morte de Nabote.
- O profeta, também, deixou uma mensagem escrita que foi anunciada somente depois de sua trasladação, destinada ao rei de Judá, Jeorão, filho de Josafá e sobrinho de Acabe, no qual lançou um juízo de dura enfermidade por causa da apostasia daquele rei, juízo este que se cumpriu integralmente (II Cr.21:12).
13º SLIDE   III – O QUE APRENDEMOS A FAZER COM ELIAS
- Lições que aprendemos com Elias (I):
a) isolamento profético;
b) a necessidade de se ter uma vida de completa e integral dependência de Deus;
c)  a disposição, prontidão em fazer a vontade de Deus;
d)  a necessidade de se ter uma contínua experiência pessoal com o Senhor.
14º SLIDE
- Lições que aprendemos com Elias (II):
e) Deus tem o pleno controle de todas as circunstâncias
f) a vida do servo de Deus está vinculada ao serviço, ao ministério que temos de exercer ao Senhor;
g) o desprendimento e da consciência do dever de ser um instrumento para o prosseguimento da obra do Senhor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte http://www.portalebd.org.br