1º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 1: A Bíblia descobre a ciência


1º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 1: A Bíblia descobre a ciência

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTE- CPAD
1º trimestre 2013
Tema: A Bíblia e a Ciência
Comentaristas: Niedja de Mello

LIÇÃO 1 - A BÍBLIA DESCOBRE A CIÊNCIA

Introdução 
A nossa primeira lição tem como titulo: A Bíblia descobre a ciência.
Na verdade o titulo deveria ser o inverso; a ciência descobre a Bíblia; isto porque ao longo dos séculos a ciência apenas tem descoberto o que a Bíblia já havia dito há milênios.
É claro e evidente na sua própria linguagem, usando as palavras que os escritores conheciam em suas épocas, cabendo as nós fazer as devidas adaptações, mas se levarmos em conta os conhecimentos que cada escritor possuía na época teremos uma boa justificativa, pois que muitos dos seus escritores eram homens simples e alguns até indoutos.
Quando o apostolo João teve a visão de Jesus glorificado não tinha palavras como descrever a
sua glória, então escreveu segundo os elementos que ele conhecia. Do mesmo modo a Bíblia faz menção de muitas coisas a qual a ciência veio a descobrir depois, apresentando com um nome cientifico.
Um exemplo disto esta em Jó 26.7:
Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada.
O vazio mencionado no versículo é conhecido como o Vácuo,
Blaise Pascal, (1623-1662), filósofo e cientista, foi o descobridor do vácuo físico, quando as Escrituras já havia afirmado séculos antes.

I- Por que podemos acreditar na ciência?
Primeiro ponto é definirmos o que é ciência:
Segundo o dicionário ciência é:
Conhecimento, conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, possa orientar a natureza e as atividades humanas
A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto: e também;
A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Resumindo, simplesmente a ciencia pode ser entendida como todo o conhecimento que o homem vem adquirindo através dos tempos, isto para o desenvolvimento da vida humana.
Isto aconetece por meios da descobertas e invenções que o homem criou para melhor viver.

A principio a ciencia em si é boa, porque Deus permite e dá sabedoria ao homem para que ele descubra a obra de suas mãos, pois Ele é a fonte de todo conhecimento.Tudo se torna mal quando os homens usam as descobertas e invenções produzidas pela  ciencia para o proprio seu proprio beneficio.
Um exemplo disto foi a descoberta da dinamite; hoje vemos todos os anos ser divulgado o nome do ganhador do Premio Nobel da paz, mas como surgiu esse premio?
O suéco Alfred Nobel foi o inventor da dinamite, ele via como os trabalhadores sofriam nas minas, inventou a dinamite para facilitar o trabalho, mas a sua descoberta passou a ser utilizada na guerra, provocando mortes de pessoas, Nobel se latismou por isso, desta forma ele criou este premio para que a paz fosse promovida.
De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Deste modo muitas outras invenções tiveram o mesmo destino, de modo que o mal não está na ciencia e sim nos homens.Deste modo a ciencia é confiavel quando ela através dos estudos e pesquisas descobre a obra de Deus e meios pelo qual o homem viva melhor. Além do mais, através de anlises sérios chegasse a comprovação cientifica dessas descobertas.
Porém existe um aspecto negativo, o que veremos no proximo tópico.

A ciencia nunca falha?
Somente o fato de que a ciencia vem por mãos de homens, seria suficiente para concluirmos que certamente ela falha! Assim como os homens falham; pois são imperfeitos por natureza.
Mas para entendermos melhor, é necessario saber em que ela falha!
Existe uma subdivisão da ciencia em que temos  ciencias exatas e ciencias humanas;
A ciencia exata é quando através de devidos testes, analises e comprovação cientifica se chegar a uma verdade. Exemplo disto; a formula da agua, H2O isto é algo exato, não há o que questionar!
Já a ciencia humana abre um leque de possiveis falhas, principalmente quando as suas afirmações estão baseadas emteorias, ora teoria é conhecimento especulativo, meramente racional, suposição; É uma hipótese e não uma verdade absoluta.
A ciencia se mostrou falha nesse ponto, quando especificamente entrou em confronto com a Biblia. Mas algo é necessario entender, que essas mesmas teorias vieram por meio de homens que não cumpriam devidamente o papel da ciencia, veremos isto com mais detalhes na parte 3.
A exemplo disto temos a teoria da evolução de Darwin
Charles Robert Darwin ( 1809-1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual.
A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais existentes na Terra não são imutáveis, mas sofrem ao longo das gerações uma modificação gradual, que inclui a formação de novas raças e de novas espécies.
Tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.
Assim foi difundido que o ser humano era uma evolução do macaco, de inicio há falha por se tratar de apenas uma teoria, e teoria é uma idéia que não pode provar.
No caso do ser humano a própria ciência tempos depois se tratou de corrigir este erro, pois novas descobertas a partir do DNA comprovou que há outros animais com genes mais próximo do humano - o rato, por essa razão quando se trata em estudos para novos remédios, etc., sempre vemos os cientistas fazendo experiências nos ratinhos.
Mas para aqueles que deixam de lado a verdade Bíblica, a qual afirma ser Deus o criador do ser humano, só resta uma pergunta!
Com quem você se parece mais com o macaco ou com o rato?   (pergunta para descontração)
Outro ponto importante pelo qual a ciência falha, é quando o cientista não crer em Deus, e seus estudos são direcionados a comprovar tudo de forma cientifica, pela razão humana.
Esses cientistas distanciados de Deus não têm compromisso em divulgar a verdade, mas sim trabalhar de modo a afrontar as verdades bíblicas.

II- Por que devemos acreditar na Bíblia?
Embora a ciência através de seus estudos descubra fatos sobre a criação de Deus, a ela se torna em certos pontos falha, porque é proveniente de homens que a utilizam mal e a sujeitam à erros.
Mas quando falamos da Bíblia, ela é digna de todo crédito, porque não há falha e erros, justamente porque não é proveniente do homem, mas sim de Deus, que é perfeito.
Ela não foi produzida pela mente humana, mediante estudos e analises para chegar a sua conclusão, ela foi inspirada por Deus.
Inspiração significa que Deus é a origem da Bíblia. A Bíblia diz:
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.  (2 Pe  1.20,21)
Ele capacitou homens a escrever, inspirados pelo Espírito Santo, houve uma ação sobrenatural do Espírito sobre os escritores sagrados que os levou a produzir de maneira inerrante, infalível      e única Palavra de Deus.
 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;(2 Tm 3.16)

A Bíblia nunca falha?
Mediante o texto acima podemos declarar com certeza que a Bíblia nunca falha, esta verdade é exposta através da Infabilidade bíblica.
Infabiblidade é a qualidade ou virtude do que é infalível, algo que jamais poderá falhar,                                 cremos que a Bíblia é infalível em tudo quanto diz, consideramos assim porque:
1.      suas profecias cumprem-se de forma detalhada e clara
2.      o plano da salvação é executado apesar de oposições satânicas (vinda e morte de Cristo, remição da humanidade)
3.      nenhuma de suas palavras jamais caiu por terra
4.      a própria Bíblia dá testemunho de sua infabilidade (ler Dn 9.2, Mc 13.31)

III- Bíblia e ciência
Amigas ou inimigas?
Alguém disse certa vez: “A ciência e a Bíblia não estão em desacordo. É a ciência que ainda é muito jovem para compreende-la.”
A verdade é que a Bíblia e a ciência nunca foram e não são inimigas, apesar de haver um grande movimento no intuito de promover uma inimizade, o que podemos afirmar que acontece por causa da chamada falsa ciência, cientistas que não crêem Deus, e que se esforçam para desmentir e desmoralizar a Bíblia.
A relação entre a Bíblia e a ciência sempre foi de paralelo, ou seja, ambas caminham juntas, a Bíblia se antecipou relatando fatos que muitos séculos depois a ciência veio a descobrir, a verdadeira ciência por sua vez, vem a comprovar a veracidade bíblica.
Vejamos alguns pontos:
a) Na ciência:
- A Geologia  tem tido de rever seus livros de ensino com o correr dos anos os seus investigadores honestos  tem de confessar que o relato bíblico da criação é o único verdadeiro e que houve o dilúvio.
- Químicos e físicos são compelidos a admitir que a química da Bíblia não é a alquimia dos livros antigos  e que Davi, Salomão, Jó e Moisés conheciam as maravilhas das nuvens
do calor, luz e som
- Geógrafos modernos com cada revisão dos seus mapas e globos tem tido de acrescentar nomes que eles haviam declarados místicos, mas que a bíblia aplica as localidades  exatas e definidas.
- A entomologia, fisiologia, cosmologia e a filosofia natural, todos tem sido obrigados a testemunhar do caráter sobrenatural da Bíblia, porque nenhum outro livro religioso, filosófico ou cientifico, contém tantas verdades sobre todos os assuntos, com absoluta ausência de erros.
- a astronomia (não confundir com astrologia-falsa ciência) apresenta um testemunho poderoso a favor das Escrituras, durante muitos séculos  as informações contidas sobre as maravilhas celestes, foram escarnecidas ou ignoradas, mas com ajuda de poderosos telescópios  e da chapa fotográfica, a astronomia reconhece que a Escritura tem razão. Aos astrônomos têm sido mostrado de maneira notável que: “Os céus declaram a glória de Deus”.
- a arqueologia apresenta as maiores provas da veracidade da Bíblia. Pelas árduas e pacientes escavações os arqueólogos têm nos dado uma Bíblia verdadeiramente comprovada – escrita em mármore, alabasto, granito, pedras calcarias e papiros.
- a história tampouco fica silenciosa. O vasto esquema da história terrestre acha-se inseparavelmente ligada à Bíblia e seu fruto – o cristianismo. Tirem do mundo todos os traços das Escrituras, e que teremos nós? – não haverá moralidade, nem benevolência, nem calendário, nem trabalho missionário e os benefícios que o mundo deve a Bíblia e ao trabalho de incansáveis servos de Deus.

Conclusão
A verdadeira Ciência não contradiz a Bíblia, antes a reafirma. Nada do que a humanidade em qualquer tempo produziu tem alcançado perfeição – até mesmo nossos relógios são regulados pela grande criação de Deus – o Sol.
As Escrituras, porém, têm uma beleza moral e perfeição não encontrada em literaturas de procedência humana. Sua unidade, sua imparcialidade – tudo isso é um mudo testemunho de sua origem divina.
Encerro este comentário com as palavras do Reformador Martinho Lutero:
Jamais em todo o mundo se escreveu um livro de fácil compreensão como a Bíblia. Comparada aos outros livros é como o Sol em contraste com todas as demais luzes. Não vos deixeis mover levar a abandoná-la sob qualquer pretexto. Se vos afastardes dela... tudo estará perdido (...) se permaneceres com as Escrituras sereis vitoriosos.” ( Martinho Lutero, 1483-1546).

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Prof. Jair César S. Oliveira
fonte Portal ebd