1° Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 3: A Terra criada por Deus


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTE- CPAD
1º trimestre 2013
Tema: A Bíblia e a Ciência
Comentaristas: Niedja de Mello

LIÇÃO 3- A TERRA CRIADA POR DEUS

Orientação Didática
Professor, tenho notado que nos dias atuais, são muitos os mestres que procuram formas de aprimorar sua aulas, e até noto a serie de atividades que há na revista, mas é necessário verificar a eficácia dessas atividades.
Alguns utilizam muito de dinâmicas, algo que em algumas aulas preenchem todo o tempo e acabam sendo mais uma aula descontraída do que edificadora.
Com certeza a dinâmica trás algum resultado, mas não pode tomar lugar do ensino prático da Palavra de Deus, mesmo que a classe seja formada por alunos de pouca idade como os pré-adolescentes (11 e 12 anos).
Reconheço que o próprio Senhor Jesus usava de parábolas como forma de ensino, mas Ele conhecia a necessidade de cada alma, porque sabia o que estava no coração de cada homem. Quando observo muitos professores procurando desesperadamente uma nova forma de dinamizar a aula, vejo uma aplicação de meros recursos humanos, o homem procurando por seus próprios meios criar uma forma de ensinar.
Mas deveria ser justamente ao contrario disto, cada professor deve procurar ajuda divina, quem mais conhece o “homem” senão Deus, devemos consultar o Espírito Santo afim que Ele nos instrua a ensinar de maneira eficaz. Pois Ele não somente nos dá a sabedoria mas capacita também.
Nos dias em que estamos vivendo, esses adolescentes recebem uma carga muito grande de informações a respeito de todos os assuntos, quer seja na escola, na rua ou mesmo em casa através da televisão, internet etc. De modo que pensar ser eles são meras crianças inocentes desinformadas é ingenuidade do professor, por isso o ensino deve ser consistente e não somente atividades que parecem mais brincadeiras.
Por isso professor, por isso entenda que eles já podem receber um alimento mais consistente, Em Israel com apenas 12 anos um adolescente era considerado responsável por seus atos perante Deus, lembre-se de Jesus que aos 12 anos estava no templo e falava acerca da lei de Deus com os anciãos.

Introdução
Segundo uma lei de ensino, é importantíssimo a introdução, se ela for bem feita haverá interesse pelo assunto e se não for bem introduzido todo o conteúdo restante será prejudicado.
Acima deixei minha opinião acerca de dinâmicas, sendo assim é necessário que o professor seja estritamente preciso na introdução, deve estimular o interesse de seus alunos.
Na lição anterior estudamos sobre a criação do Universo de forma mais ampla, desta vez estudaremos a criação da Terra, não somente a Terra como um planeta no Universo, mas vida sobre a terra, desde vegetais, animais e ate o homem.
O primeiro relato bíblico sobre a criação está em Gênesis 1.1,2
 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
É neste versículo que temos a base para afirmar que Deus é criador de todas as coisas, cientistas ateus e materialistas procuram por meios de teorias desacreditar esta verdade contida na Bíblia, não somente porque eles procuram uma comprovação cientifica.
Ao vermos as afirmações da ciência ficamos um tanto pensativo, pois de fato há relatos científicos que não podem ser desmentidos como por exemplo a existência dos dinossauros, os fosseis comprovam isso.
Na verdade a Bíblia em momento algum entra em contradição com a ciência, mas cabe a nós estuda-la de forma correta, afim de que o relato bíblico esteja plenamente de acordo com essas afirmações cientificas.
Os textos relatados por Moisés no Gênesis acerca da criação devem ser estudados de forma mais profunda para que tudo seja esclarecido.
A exemplo disto temos no primeiro versículo uma serie de informações contidas em uma simples frase, mas com um grande significado, toda criação de Deus esta resumida em três palavras:   “Criou céus e a terra”
Podemos notar que há três ordens principais na criação:
1.      Criação Espiritual.
2.      Criação Material.
3.      Criação da vida sobre a Terra.

1- Criação espiritual: Esta ordem da criação refere-se ao mundo espiritual, a começar pelas hostes espirituais, ou seja – os anjos.  (Cl 1.16,17 ; Sl 33.6,9) 
2- A criação matérial: Esta criação é imensa no texto de Gênesis caps. 1 e 2, originalmente são usados três vocábulos para descrever os atos criativos de Deus, a saber:                                                                                          a) Bara: que significa “criar do nada”, formar algo sem dispor de matéria prima (Gn 1.1,21,27);b) Asah: que significa “fazer”;                                                                                         
c) Yatzar: que significa “formar”. Estes dois últimos vocábulos hebraicos, significam “construir algo a partir de matérias pré-existentes”.                                                                                                   
3- Criação da vida sobre a terra: Esta criação se refere propriamente a vida, quer seja dos animais, aves e do homem.

I- Cada dia uma nova invenção
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn 1.2)
Esta é primeira descrição da terra, mas ao observarmos a criação vemos uma harmonia e um equilíbrio que denotam o caráter de Deus, logo Ele não criaria um caos, ou vazio!
Somando a isto temos o fato de que não é mencionada a criação da água, mas ela já estava lá, é claro que essas perguntas não fazem parte da nossa lição, mencionei apenas no sentido de que podem ser usadas pelo professor para questionar os alunos e despertar neles o interesse, é evidente que ao faze-lo deve-se ter em mente que eles exigiram uma boa resposta também.
A partir então deste caos Deus passou a criar: isto ocorreu em seis dias:
A palavra "criar" vem do latim creare, que significa "produzir", "gerar". É empregada no sentido filosófico e teológico em relação à origem do mundo, do homem e dos outros seres, tanto físicos como espirituais.
A ciência afirma que a terra se formou aproximadamente a seis bilhões de anos, mas ao dividir a criação na Terra, Moisés usou no original a palavra "yôm", que a Bíblia Vulgata traduziu por "dia", quando para os hebreus a palavra significa "espaço de tempo", "época", "era" ou "período".
Cada dia deste pode representar períodos, ou seja, muitos séculos, pois um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. (2ª Pedro 3.8).

Passaremos agora a relatar cada dia:

Primeiro dia– Criação da Luz (Gn 1.3)

A Terra, estava deserta e vazia...  apenas  uma  natureza  informe,  constituída  de  abismo,  trevas,  "água"...   sem  nada...   Podemos  entender  aquela  "terra",  criada  naquele  início, somente um vazio... uma escuridão. E de repente, ouve-se uma voz, a voz do Todo-poderoso: “haja luz” – e assim foi.  
                                                                                                       
Aqui também há um campo de especulação para saber que luz seria esta, visto que o sol apenas seria criado no quarto dia como veremos mais adiante. Na lição, anterior vimos uma explicação sobre isto. (leia o comentário da lição anterior)
A Bíblia não esclarece com exatidão que luz seria esta, mas além da possibilidade de ser a mesma luz (segundo a explicação da lição anterior) poderíamos supor também ser uma luz vinda do próprio Deus, no livro de apocalipse que o Senhor desfará o sol, a sua luz não será mais necessária, próprio o próprio Deus iluminará. (Ap 21.23)

Segundo dia– Criação do Firmamento

“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã: o dia segundo (Gn 1.6-8).
Deus fez surgir um firmamento, ou seja, uma separação das águas atmosféricas das terrestres,
Entende-se que uma vasta cortina liquida cobria toda terra impedindo a luz solar entrar, submetendo a terra a trevas impenetráveis. Mas Deus fez a separação das águas, debaixo da expansão se evaporaram formando as nuvens e se transformando em águas portáveis.

Terceiro dia– Aparecimento da terra firme e da vegetação

“E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã: o dia terceiro.” (Gn 1.9-13).

Após a separação das águas, Deus ordenou que aparecesse a porção seca, que é a parte sólida deste planeta, neste ato vemos o cuidado de Deus que preparou tudo o que era necessário ao homem, Deus ao fazer surgir a terra, imediatamente ordenou que produzissem ervas e árvores frutíferas, preparando assim, o que é essencial à vida na terra.  

Quarto dia– Organização do Sistema Solar

“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã: o dia quarto.” (Gn 1.14-19).
Neste dia surgiu a lua, o Sol, a estrela de nossa Via-láctea, este ato abrange todo o Sistema Solar, e outros sistemas porventura existentes, ainda não descobertos pelo homem. A extensão da Via-láctea, com seus, planetas e satélites, nos dá uma visão limitada de toda a grandeza da Criação de Deus. Todos os seres vivos existentes no Universo, e também os elementos inanimados têm sua criação atribuída a Deus.   Neste caso não contradição com o relato do primeiro dia, pois no primeiro dia Deus ordenou o surgimento da luz e no quarto organizou o sistema solar.

Quinto dia– Surgimento da fauna e flora marinha e das aves

“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã: o dia quinto.” (Gn 1.20-23).
Neste ato, surgiram os pequenos e grandes peixes, e também todas as variedades de aves, todos segundo a sua espécie.Podemos  notar, que algumas aves vivem também nas águas.
As aguas tinham sido separadas em doces e salgadas e passaram a produzir repteis de alma vivente.


 Sexto dia– Criação de todos os animais terrestre e também do homem.

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi.E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gn 1.24-27).
Semelhante, a criação dos animais marinhos e aves, assim estes também, todos foram criados por Deus segundo a sua espécie. Os animais na terra se dividem em três grupos:
a) Gado ou animais domésticos;
b) Feras ou animais selvagens;
c) Répteis que se arrastam pelo solo.

Mas na criação do homem, Deus agiu diferente, Ele não ordenou “Produza a terra”, ou, “Apareça”.
Ele o formou do pó da terra, o que significa que Ele modelou o homem do barro:
“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn. 2.7).
Deus o criou a sua Imagem e semelhança, o homem é um ser espiritual, é um ser racional, é um ser moral, e foi criado em santidade. O homem é dotado de corpo, alma e espírito. É a chamada tricotomia.  
E Deus observou que o homem se sentia solitário, então criou a mulher, para ser companheira do homem:
“E disse Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-te-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Então, o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma de suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.” (Gn 2.18,21,22).
Deus sabia que o homem precisava de companhia, para dialogar, para se relacionar em perfeita comunhão, tanto em amor como em realizações. E assim Deus fez.
Deus criou o homem e a mulher como ser racional e espiritual, e capacitou-o para pensar, sentir, raciocinar e decidir. Após criar o homem, Ele o fez o seu administrador (mordomo) sobre tudo quanto estabelecera, ou seja, concedeu-lhe poder para dominar:
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gn1.27,28).
Sétimo dia – este é conhecido como o dia do descanso ao qual descansou da obras que tinha realizado.
Mas em Isaías 40:28 diz: Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
Assim entendemos que o descanso referido de Deus não é semelhante ao nosso mas uma figura de linguagem.

II- E viu Deus que era bom
Estamos iniciando o trimestre, até aqui falamos de coisas boas e agradáveis que Deus criou para sua gloria e também para a felicidade do ser humano. Nas demais lições nos depararemos com problemas e situações difíceis, contudo devemos nos lembrar que não era da vontade de Deus que isto ocorresse, pois tudo que ele criou é bom, mas o homem que transformou o bem de Deus em mal quando se deixou vencer pelo pecado.
Toda criação de Deus estava contida dentro de um principio; era bom.
Por esta razão vemos por sete vezes ao final de cada dia criativo Deus afirmar: que era bom.
Este numero nos fala a perfeição de Deus, pois o numero sete é tido como o numero da perfeição,  “bom” revela  toda bondade, amor, de Deus que criou tudo com seu  poder mediante  seus propósitos.
Podemos entender assim seus propósitos:
a) Para sua glória, como podemos ler em Is 43.7; 60.3; Lc 2.14 e Sl 19.1.
b) Por sua Vontade, como encontramos em Ef 1.5,6,9; Ap 4.11.
c) Para honra de Jesus, conforme lemos em Cl 1.16; Hb 2.10.
d) Para ter comunhão com o homem, de acordo com os textos de Gn 2.7-9; 3.8,9; 1 Co 1.9.
OBS: Não farei menção do ultimo tópico “ lar doce lar” por achar que o conteúdo na revista já ser o suficiente.

Conclusão
"Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento"(Jr 51.15)
Este versículo bem expressa toda a obra maravilhosa de Deus, neste mundo ainda há aqueles que ao contemplar toda a criação de Deus não enchergam a gloria de Deus nela, ao contrario, reduzem tudo ao natural e não crêem no seu Criador.
O apostolo Paulo afirma em Romanos 1:20:
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
O homem afastado do seu Criador não crêem em Deus e nem o vê nas suas obras, mas damos graças a Deus que nos tem permitido chegarmos até Ele, contemplar sua gloria e poder.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para  Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
  fonte www.portalebd.org.b