JUNIORES: Lição 4:Destruiram os meus sonhos


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema:
Deus realiza sonhos
Comentaristas: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 4 – DESTRUIRAM MEUS SONHOS


Texto Bíblico:Genesis 37.20-24


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que quando deixamos sentimentos ruins como a inveja, a raiva e o ciúme faz com que façamos coisas erradas e más, que desagrada a Deus e sempre traz conseqüências desastrosas para nossa vida.



Exercitando a memória
“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. (Sl 46.1 – NTLH).

Prezado (a) enfatize aos pequenos que nossa esperança precisa está depositada no Senhor, que zela por nós!


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na semana passada falamos que os irmãos têm inveja dele. Desde que José ganhou uma túnica de várias cores de seu pai e contou sonhos que teve que os irmãos mais velhos começaram a invejá-lo.

Um dia praticaram uma ação muito má e José contou ao pai. Desde então seus irmãos tomaram-lhe ódio e começaram a falar-lhe com maus modos.
Como vimos na semana passada, um dia, os irmãos de José tinham ido para muito longe com os rebanhos. E o pai disse a José: Vai ver se os teus irmãos estão bem Assim que eles o avistaram, disseram:
__  Lá vem o sonhador. Matemo-lo e depois diremos que uma fera o devorou.

Logo que José chegou até eles, seus irmãos o despiram da túnica de várias cores e o lançaram em um poço seco. Sentados ignoravam os gritos de José que pedia que eles o tirassem de lá.
Com certeza ao ser jogado no poço José deve ter se arranhado, e isso sói não é mesmo? Mas os irmãos de Jose estavam com tanto ódio dele que nem se importavam.

Estavam com seus corações cheios de ciúmes e inveja. Tinham ciúmes do relacionamento que Jose tinha com o pai, nem refletiam que isso era devido a atitude de Jose como bom filho e responsável em cumprir corretamente as tarefas que seus pai lhe mandava fazer.

Eles poderiam pensar em mudar de atitude, e começarem a obedecer a Jacó como José fazia. A Bíblia diz, que o pecado cega as pessoas, ou seja, deixa sem raciocínio, tudo o que os irmãos de José conseguiam sentir era ódio e desprezo pelo seu próprio irmão, que nada fazia contra eles.

Então começaram a conversar sobre o que fariam com Jose, e decidiram matá-lo. Que coisa horrível, não é mesmo? Irmão querendo matar o outro, só mesmo um coração maldoso, que não ama e nem obedece a Deus pra pensar em fazer mal, ou mentir para as pessoas.

Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que não podemos deixar que nosso coração sobrecarregue de sentimentos que desagradam a Deus. Isso sempre trará problemas e tristeza para nós e para outras pessoas.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

  fonte www.portalebd.