PRE ADOLESCENTES - Lição 4: O Homem Máquina Perfeita


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTE- CPAD
1º trimestre 2013
Tema: A Bíblia e a Ciência
Comentaristas: Niedja de Mello

LIÇÃO 4 - O HOMEM MÁQUINA PERFEITA

Introdução
Na lição anterior estudamos a criação da terra e a vida sobre ela, nesta lição daremos prosseguimento e estudaremos a criação do homem.
Nosso titulo menciona “homem máquina perfeita” isto porque a lição trata o homem não apenas no sentido espiritual, como uma criação divina, mas também sob o aspecto cientifico, se assim o fazermos certamente concordaremos de que o ser humano de fato com toda a sua complexidade  material e espiritual é um  ser, uma “maquina” perfeita.
Nesta lição estaremos destacando os fatos científicos, isto porque continuaremos a estudar sobre o assunto na lição 5, onde falaremos do homem sob o aspecto espiritual.
Por mais que a ciência se desenvolva ela não consegue explicar com exatidão os mistérios que envolvem o ser humano. Enquanto alguns cientistas incrédulos e ateus buscam explicações por meio de diversas teorias, há alguns que ficam perplexos com a estrutura e formação do corpo humano, e admitem ser uma máquina perfeita.
Esse esforço do homem se auto conhecer não é apenas no sentido de entender sua origem, mas também de procurar solucionar os problemas que lhe prejudicam hoje. A exemplo disto; alguns médicos não entendem porque o homem morre, sendo que as células que formam seu corpo são regenerativas, em outras palavras, o homem deveria ser eterno.
Todavia nós sabemos porque razão isto acontece, e de fato nesse ponto a ciência tem razão, o homem foi projetado para viver eternamente, mas após o pecado tudo foi mudado, pela determinação divina a sua vida se reduz a poucos anos, e é infelizmente é encerrada de forma prematura pela vida desregrada de alguns.

I - A resposta da Bíblia
Desde os tempos mais remotos indagamos sobre a origem dos seres vivos, e durante todo esse tempo da historia, o homem distanciado de Deus sempre procurou dar "respostas" a essa questão, mas na forma de fantasias, estórias fantásticas recheadas de alegorias, que foram transmitidas de geração após geração por meio de filosofias e falsas religiões.
E aproximadamente há 250 anos a ciência tendo se desenvolvido, procura esclarecer esse fato, desmentindo as crenças e conceitos ultrapassados. Contudo as suas afirmações não podem ser devidamente comprovadas mesmo que suas indagações estejam baseadas em leis sólidas, para tanto formulam teorias que jamais poderão encontrar a verdade, verdade está que está de modo
claro e visível a todos nas Escrituras.
O Senhor Jesus foi claro quando disse:
Errais por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus. (Mt 22.29)
Deus por seu poder trouxe a existência aquilo que não existia, pelo seu poder e autoridade, o grande problema dos cientistas é a sua mente incrédula, que reluta em aceita a simples explicação bíblica, eles indagam “nada pode surgir do nada” erram por não conhecer as
Escrituras e o poder de Deus, pois haveria alguma coisa impossível a Deus?
Por outro lado há cientistas sinceros e honestos, que admitem a complexidade da questão, pois que a ciência em si não é má e procura por meios de Leis e experimentação comprovar todas as coisas, mas contudo não tem conseguido dar todas as respostas de modo correto e aceitável, visto que apenas consegue chegar ao campo da teoria e especulação. Esses cientistas por sua vez mesmo que tenham de admitir que todas as coisas passam por um processo natural, ficam admirado da complexidade e harmonia da criação, pois mesmo que houve um processo na origem do ser humano não foi obra do acaso, mas sim de uma força sobrenatural; Deus.
A Bíblia de Gênesis a Apocalipse afirma e reafirma que Deus é o criador do ser humano.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea
os criou. (Gn 1.27)
Em apocalipse: E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora; (Ap 10.6)
Deus formou o ser humano no sexto dia conforme relato do livro de Gênesis, sendo que a sua constituição é dupla, ou seja, constituição material e imaterial, o que o difere dos demais animais. Vemos isto claramente em Gênesis:
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7)
Quando diz que do pó da terra Deus formou o homem, aqui se refere a parte material, e ao afirmar que Deus soprou em seus narizes o fôlego de vida se refere a parte espiritual, na qual o homem passou a ser uma alma vivente. No antigo testamento essa idéia era difundida, que o homem possuía corpo e alma, mas no novo testamento predominou a teoria que chamamos tricotomia, ou seja, o homem é um ser tricotomo constituído de três essências; corpo, alma e espírito.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1Ts 5.23)
Foi assim que aprouve  a Deus à sua semelhança, criar o homem. Um Deus trino criou um homem triuno — espírito (em heb. rüah; em grego pneuma), alma (em heb. nephesh; em grego psyche) e corpo ( grego sõma) (1 Ts 5.23). Estas três divisões se diferenciam em natureza e funcionalidade uma da outra, ainda que estejam interligadas entre si.
Corpo – é a parte material, física: Com o  seu corpo o homem se comunica com o mundo físico exterior que o cerca, nomeadamente através de seus cinco sentidos (audição, olfato, tato, paladar e visão).
Alma- é parte imaterial- representa as emoções, a vontade - Através da alma o homem sente impulsos advindos de ambos corpo e espírito; é através dela que ele se alegra ou entristece, provoca sentimentos ou reações psicológicas (Sl 42.11).
Espírito- também parte imaterial- é a parte da consciência, do relacionamento com Deus – através do espírito o homem pensa, analisa é seu intelecto: através do espírito tem contato com o mundo espiritual e se relaciona com o seu criador.
A Bíblia afirma em Gn 1.26,27:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Essa imagem e semelhança não se refere a semelhança física, o Senhor Jesus afirmou:
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ( Jo 4.24)
Logo vimos que não se referia a uma imagem física, semelhante ao corpo humano, essa imagem e semelhança se referia ao caráter moral  espiritual do homem.
Deus fez o homem um ser perfeito em todos os sentidos, no sentido físico ao qual revemos no tópico adiante, no sentido moral, social, e espiritual. Seu corpo uma verdadeira máquina no seu funcionamento, livre de doenças, enfermidades e cansaços, seu caráter moral o fazia santo, sábio, sua vida espiritual o fazia imortal e unido a Deus mediante a comunhão diária.

II- A resposta da ciência
Como já afirmei anteriormente, a ciência se baseia em teorias e não na verdade, de inicio uma teoria é apenas uma suposição, hipótese um pensamento especulativo, embora muitas teorias são tidas como verdade nunca foram devidamente provadas.
A ciência tenta explicar a origem do ser humano mediante a teoria da evolução, de Charles Darwin, naturalista britânico, no estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. 
Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum.
Mas recentes estudos mostraram que essa teoria está equivocada, principalmente no que diz respeito ao homem. Antigamente víamos os macacos sendo usados como cobaia nos laboratórios, agora vemos os ratinhos sendo usado, esta mudança ocorreu porque se descobriu que Genes do rato é mais aproximado do humano, com isto fica claro que a suposta evolução do macaco é errônea. Portando ficamos com a resposta bíblica.

III- Máquina perfeita
O corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, exceto a sua constituição espiritual, de modo que pode ser comparado a uma máquina com suas engrenagens e funções.
Veja alguns dados dessa verdadeira máquina:
- o corpo humano possui 150 ossos e 500 músculos
- o peso do sangue de um adulto é de 15 quilos
- o coração bate, em média 70 vezes por minuto e cada
- pulsação desloca 44 gramas de sangue
- somados 24 horas dá um total de 5.850 quilos diários
- toda massa do sangue passa pelo coração em três minutos
- os pulmões humanos contem normalmente 5 litros de ar
- o homem respira 1.200 vezes por hora, gastando 306 litros de ar
- o corpo humano possui 13 elementos, sendo 8 sólidos e 5 gasosos
- um homem  pesando 76 quilos é constituído de 44 quilos de oxigênio, 7 de hidrogenio 173 gramas de azoto, 600 gramas de cloro, 100 de enxofre, 1700 gramas de calcio, 800 gramas de potássio, 50 gramas de ferro, suficiente para fazer 5 pregos e cal suficiente para pintar 20 metros de parede.
A fisiologia, para um melhor compreensão do funcionamento do corpo humano, divide o organismo em diversos sistemas ou aparelhos, constituídos por órgãos que funcionam em conjunto para realizar uma determinada função, citarei alguns a titulo de subsidio, visto que na revista já está mencionado outro mais:
•          Sistema digestivo :  O sistema digestivo e recentemente renomeado como aparelho digestivo é o sistema que é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.  Aparelho digestivo humano
É composto pelo tubo digestivo:Boca ,Faringe, Esôfago, Estômago, Duodeno
Intestino delgado, Intestino grosso, Reto, Glândulas salivares, Glândulas gástricas
(na parede interna do estômago) Glândulas intestinais (na parede interna do intestino
delgado) Pâncreas, Fígado
•          Sistema respiratório:  A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o ph do sangue e liberar água. Os componentes são nasofaringe, laringe, traquéia e os pulmões.

•          Sistema circulatório: O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que são: as artérias, as veias e os capilares. A sua função é realizar a circulação sanguínea.
•          Sistema Ósseo: O esqueleto humano é formado por 206 ossos, tem a função principal de sustentar e dar forma ao corpo, mas também a de proteger determinados órgãos, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas.
Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur,
que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.
É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis,
cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as
cartilagens.
•          Sistema muscular: O sistema muscular é o conjunto de órgãos (músculos) que lhes permite moverem-se, tanto externa, como internamente.
O sistema muscular é formado por três tipos de músculo: cardíaco,
estriado e liso. Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por
serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo. Os músculos lisos são
involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos
do esôfago). O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração; no
entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por
isso colocado a parte.  O movimento dos músculos é controlado pelo sistema nervoso.
Existem mais de 650 músculos no corpo humano. O sistema nervoso recebe as
informações do corpo e reage de acordo com elas. Facilmente se percebe que qualquer
problema ou alteração existente no corpo afeta o sistema nervoso.

IV- Quem está no controle?
Bem no inicio, precisamente após o dilúvio, a humanidade estava unida em um único lugar
Com uma mesma língua, já haviam se multiplicado muitíssimo, todavia continuaram errando, cometendo pecados contra  Deus, o castigo do dilúvio de nada os aproveitou, decidem construir uma enorme torre, mais conhecida como a torre de babel, naquele episódio Deus diz:
E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto                               é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles                       intentarem fazer. ( Gn 11.6)
Esta palavra nos serve de referencia para ver a intenção do homem em sempre estar intentando o mal, e é isto que estamos vendo nesses últimos dias, através do desenvolvimento da ciencia  o homem  procurando ser igual a Deus, no sentido de dar e tirar a vida. Até mesmo gerá-la em laboratórios.
Mas lembramos que nem mesmo uma folha da arvore cai se não for pela permissão de Deus,     pois Ele é soberano sobre tudo. Seu domínio soberano é universal, absoluto e imutável (ou inalterável).
a) Soberania Universal: Ela se estende sobre toda a sua criação; animada e inanimada — e da mais alta forma de criatura vivente até a mais baixa. Nenhum pardal cai sem a vontade de nosso Pai que está no céu, o Senhor Jesus disse:
Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais. (Mt 10.29,31)
Novamente, está escrito:
O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. (Sl 103.19)
b) Soberania Absoluta: Sua autoridade é perfeita em sua administração; ela é exercida a partir da sabedoria infinita de Deus, e é suprema na extensão de seu poder, glória e domínio. Nenhum limite pode, e nem será, posto no lugar da autoridade, poder ou controle soberano de Deus. No avanço de Seus propósitos e planos eternos, o SENHOR age como Lhe agrada com os habitantes dos céus e entre os moradores da terra. Nada em toda a criação é capaz de resistir à vontade de Deus, ou frustrar os Seus propósitos — seja por meio de homens, super-homens, cientistas, anjos, espíritos caídos ou maus, ou qualquer outra coisa, a Escritura diz:
Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará. (Is 14.24)
c) Soberania Imutável: Ela permanece inalteravelmente a mesma durante todo o tempo, e sob todas as circunstâncias. O governo e domínio soberano de Deus não podem ser ignorados; ele não pode ser rejeitado, e não pode ser frustrado ou impedido pela humanidade ou por qualquer outra coisa na criação. Assim, a Escritura declara:
O SENHOR frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos. O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. (Sl 33.10,11)
Muitas vezes não compreendermos o porque de muitas coisas, e a forma irresponsável que o homem conduz a questão da vida,  mas sem duvida o homem vai até onde Deus permite, muitas vezes para ver o próprio desvario e estupidez de seus atos.
Mas sem duvida o Senhor Deus é senhor da historia, os homens mesmo não tendo conciencia disto acabam por executar os propósitos de Deus.
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. (At 4.28)
Devemos nos lembrar que já estamos vivendo os últimos dias, onde a Palavra nos adverte acerca da multiplicação da ciencia e do esfriamento do amor.

Conclusão
Terminamos nossa aula afirmando que devemos aceitar o testemunho bíblico a cerca do origem do ser humano, não devemos permitir que nossa fé seja abalada por estudos, experimentos de cientistas ateus que não tem o propósito de descobrir a verdade, mas sim atacar a Deus e sua soberania.
Cientistas honestos admitem nenhum ser humano ou qualquer outra criatura poderia se originar simplesmente de uma obra do acaso, mas sim por obra de uma força superior e sobrenatural,
O homem por sua razão jamais poderá entender isto, ainda mais quando utiliza a ciencia de forma errada procurando provar suas teorias.
Professor conduza seus alunos reafirmando o relato biblico acerca da nossa origem, procure com dedicação responde as duvidas dos alunos, pois concerteza perguntas surgiram.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Prof. Jair César S. Oliveira
  fonte http://www.portalebd.org.br