JUNIORES - Lição 6: Nunca sonhe em ser escravo


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema:
Deus realiza sonhos
Comentaristas: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 6 – NUNCA SONHEI EM SER ESCRAVO



Texto Bíblico:Genesis 39.1-20


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se De que Deus não se agrada de mentiras, e mentira sempre traz sofrimento como na historia de José


Exercitando a memória
“Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la. Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos. (Salmo 34.12,13 – NTLH).

Neste versículo Davi enfatiza o temor do SENHOR que deve estar presente em nosso dia a dia. A nossa boca e todo o nosso ser deve ter este temor, que nos ensina a evitar o mal. Só podemos praticar o verdadeiro bem se todos os dias nos afastarmos do pecado e nos esforçarmos para agradarmos a Deus.


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na semana passada, os irmãos de José o venderam a uma caravana de ismaelitas como escravo? E enquanto José era levado acorrentado para o Egito seus irmãos mataram um cabrito e sujaram a túnica dele com sangue e mentiram ao seu pai dizendo que um animal feroz o havia matado?

Pobre Jose! E pobre Jacó também. Os dois sofriam com as maldades e mentiras que os irmão de José haviam feito. Jacó chorava muito e ate se culpava de ter mandado José ir procurar os irmãos, e eles vendo isso, não se arrependiam, não contavam a verdade. Não faziam nada nem para consolar Jacó e nem para ajudar a José. Desta forma seus pecado só se avolumavam.

As vezes acontecem coisas ruins e sofremos, como estava acontecendo  com José, mas quando temos o Deus em nosso coração não estamos só. José se lembrava disto, mesmo sentindo muita tristeza, tinha o consolo da presença de Deus. Se lembrava que em sua infância ouviu várias vezes seu pai falar das grandezas e da misericórdia de Deus, de como o SENHOR sempre os guardou e providenciava bênçãos segundo eles precisavam. José guardava todos os ensinos em seu coração e não perdia a fé em Deus e em Suas promessas.

Assim que chegou no Egito, os ismaelitas foram direto para o mercado de escravos onde colocaram uns ao lado de outro como se fosse mercadoria de mercado. Jose era apenas um adolescente, não conhecia nem as pessoas e nem os costumes daquele país, sentia falta de seu pai. No Egito adoravam vários ídolos, mas José propôs.

No Egito, José foi vendido para Potifar e foi morar na casa dele, um oficial que era o capitão da guarda do palácio. O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu. Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José se tornou um belo tipo de homem e simpático.

Potifar era casado e sua mulher gostou e queria ficar com ele, mas José fugiu dela. Ele era um jovem que servia a Deus, tinha caráter firme e temor a Deus, jamais praticaria tal ação, pois desagradaria a Deus e magoaria seu patrão Portifar.A mulher de Potifar ficou furiosa e de raiva ela mentiu ao marido dizendo que José queria ficar com ela. Potifar acreditou em sua esposa e José então foi preso. Deus estava com ele e mesmo indo para a prisão, José não deixava de confiar em Deus, mas sempre se lembrava de seu pai e de seu irmão caçula Benjamim, como será que eles estavam. E orava a Deus para que os protegesse.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
 
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva 
fonte   www.portalebd.org.b