JUVENIS - Lição 5: Tsunamis e Cia.


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 5- TSUNAMIS E CIA

TEXTO BÍBLICO- Mt 24.3-8

ENFOQUE BÍBLICO
“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angustia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.” (Lc 21.25)

OBJETIVOS
Conscientizaros alunos de que a segunda vinda de Jesus está próxima, e eles devem estar preparados (Mt 25.1-13)
Enfatizarque os sinais que antecedem ao Arrebatamento da Igreja tendem a se intensificar a cada dia.
Convenceros alunos de que as grandes catástrofes, como os tsunamis, estão previstas na Bíblia Sagrada, o que comprova ainda mais a atualidade da mensagem divina.


INTRODUÇÃO
Não há mais como esconder, os fenômenos naturais acontecem a cada dia, a violência aumenta, os tratados de paz falham, surgem às guerras, os levantes. Os falsos mestres surgem a cada dia, a preocupação da humanidade com os fenômenos é grande, não, não há solução. Essa é a conclusão dos sociólogos, filósofos, cientistas  e analistas do mundo todo procuram entender, mas não conseguem.  - “É o fim dizem eles”
Enquanto eles não conseguem encontrar solução plausível sobre o assunto, irmãos que nem sequer tiveram a oportunidade de estudar tanto. Pregam em alto e bom som, que há uma solução e que tais acontecimentos são prelúdio da volta de Jesus. Os cientistas céticos não aceitam relutam, mas não podem negar que a população crescente como é não podem perdurar por aqui por muitos anos. E de fato não, Jesus vem buscar o seu povo. Aleluia!


ESTEJA PREPARADO JESUS ESTÁ VOLTANDO.
Ouvindo a palestra de um sociólogo ateu sobre a economia atual e a globalização, ele concluiu que há um fenômeno a ser estudado. Segundo aquele professor, num período curto de tempo, não haverá possibilidades econômicas capaz de atender a demanda demográfica. Em um tom irônico ele disse: “Pode ser que o pessoal da teologia esteja certo, eles dizem que o tal Cristo, vai levar um povo embora”. E ainda concatenou: “os números deles hoje esta em torno de 30%, quem dera fosse hoje, não haveria mais tanta preocupação”.
Em outra aula ouvi a professora dizer sobre algo de formação lenta e disparou: “é um gerúndio semelhante à volta do tal Cristo, que nunca vem”. Os meios acadêmicos ora são céticos quanto aos acontecimentos, outrora analisam os acontecimentos a um possível fim. É incrível que já nos dias da igreja primitiva fosse necessário o Apostolo Pedro adverti-los[1]·, naqueles dias os céticos apresentaram como argumento que mais de trinta anos havia se passado, tudo continuava como antes. Segundo eles esta era uma prova que Deus não se intervirá na natureza, não era reivindicação nova, já no Antigo Testamento, havia zombarias irônicas concernentes as promessas divinas[2]. Não há novidades naquilo que Jesus por meio de sua palavra previu[3], o cético sempre será encontrado em todas as camadas sociais, inclusive no seio da igreja.
Desconsiderar as palavras de Cristo sobre a sua segunda vinda  deliberadamente é se esquecer dos acontecimentos. Como o dilúvio, pro exemplo, Jesus adverte sobre a sua vinda fazendo menção daquilo que aconteceu nos dias de Noé. Enquanto o velho Patriarca construía a arca, o povo zombava, criticava e dizia a Noé que tudo aquilo não passava de fantasias criada por ele. É muito comum hoje ouvirmos as mesmas coisas concernentes a segunda vinda de Cristo. Até no meio evangélico há pessoas que não crêem na vinda de Cristo, as pregações quase não levam a refletir sobre o assunto.
A falta de leitura da Bíblia faz com que haja essa incredulidade, em muitos lugares há palestras sobre o ateísmo, sobre o gnosticismo, sobre varias áreas da informática. Algumas destas palestras têm um alto custo para os participantes, no entanto os plenários sempre lotados. Enquanto tudo isto acontece a igreja pouco fala sobre a volta de Jesus, alias, as mensagens são apelativas ou recheadas de promessas que não levam a lugar algum.
Jesus vem, quando participamos da ceia nos lembramos, quando lemos a Bíblia encontramos promessas provindas do próprio Mestre (Jo 14). Há vários livros que também ajudam na compreensão do assunto, como: “O Calendário da Profecia”; “Daniel e Apocalipse”;  “ Apocalipse Versículo por Versículo”  etc.. Temos muito em que nos ocuparmos, não vamos esperar Jesus voltar sentados ou dormindo, sem nada fazer esperamos enquanto caminhamos, vamos em frente. (Mt 24.42; 25.13)


A INTENSIFICAÇÃO DOS SINAIS QUE ANTECEDEM AO ARREBATAMENTO DA IGREJA.
Muita gente tem medo de falar em fim do mundo, para essa gente a destruição, os desastres, as guerras, o aumento da violência são motivos de viverem assustados e horrorizados. A mensagem Escatológica não deve ser motivo de medo e desespero para o cristão, antes pelo contrario, deverá ser de esperança.  A Bíblia diz que haverá sinais no céu, podemos aqui voltar a falar do buraco na camada de ozônio, por exemplo, tanta preocupação. Os governos de todo o mundo pelo menos falando sobre o assunto, não sei até que ponto vai à preocupação, pois, os poluentes são cada vez mais potentes, uma vez que cada maquina ou aparelhos sofisticados aumentam as gazes poluentes.
Outra preocupação é com o degelo das calotas polares, são tantos documentários alertando para a seriedade do assunto. Os fenômenos apresentados pela natureza, as mudanças climáticas, levam a pensar que o fim está chegando, e, isto é verdade. Hoje o meio cientifico não tem mais tempo de escrever em livro suas descobertas, segundo eles a s descobertas acontecem em tempo muito rápido,  a internet é o melhor veiculo para divulgação, devido a rapidez. A Bíblia fala da evolução cientifica nos últimos dias e eis ai as grandes descobertas e os projetos que assustam a humanidade como o genoma humano, células tronco, etc, etc...
A globalização mundial, embora com seus vários mundos, há um apresentado na TV, mostrando  certa uniformidade política, mesmo que não seja verdadeira, pois trata-se de um mundo falso. Envolvendo a economia, tentando passar a idéia que tudo esta bem, mas estudos comprovam que dentro de poucos anos a economia mundial se tornará deficitária. Estudos revelam que em 2030, o Brasil será economicamente maior que a Alemanha, por exemplo, já prevêem para 2020, o grupo do E7, Brasil, China, Índia, Rússia, México, Indonésia e Turquia – terá uma economia maior que a do G7.
O que acontecerá com o EUA? Prevêem que a China será muito maior que eles em 2030. Esse estudo foi divulgado em Londres no dia 21 de janeiro 2010, pela PricewaterhouseCoopers, seria legal se isto não causasse uma convulsão mundial. O pobre quando fica rico, ele simplesmente cresse, mas o rico quando fica pobre, há uma falência, esse desaceleramento na economia dos países ricos causara um grande índice de desemprego e etc...[4]
Na verdade o sinal sobre o fim é muito visível, certamente se estabelecerá uma grande confusão na ordem mundial econômica. Busca-se entendimento para que uma ordem religiosa  mundial  se estabeleça, na área tecnológica os avanços são assustadores. Enfim a área social que também é um sinal alardeador, dificilmente passarmos pelos faróis em nossas cidades, principalmente os grandes centros e não encontrarmos crianças, adolescentes, pessoas de todas as idades pedindo esmolas. São milhares comendo em latas de lixos, dormindo nas ruas, sem contar aqueles que vivem em regiões pobres e arrasadas pela fome e epidemias.
Estes sinais estão nos alertando para a vinda de Jesus, não podemos nos fazer de surdos ou cegos, quanto a mensagem bíblica. Estejamos alerta, Jesus vem!


AS GRANDES CATÁSTROFES COMPROVAM A ATUALIDADE DA MENSAGEM DIVINA.
O assunto em foco hoje é o Haiti, varias perguntas estão sendo feitas, dentre elas: “Porque Deus permite”, “O que eles fizeram de mal, pois se tratam de pessoas muito pobres” etc.. Não se trata disto, Jesus advertiu que haveria terremoto em vários lugares, em qualquer lugar em que haver um terremoto em proporção semelhante, a mortandade será equivalente ou mais, pois a terra é habitada. Já houve terremotos em maiores proporções como, por exemplo,: -  1990, nas Filipinas, 1.597 mortos; 1992, Turquia, 50 mil mortos; o tsunami em 2004, 280 mil mortos. Não vamos aqui relacionar os vários terremotos e tsunamis, que tem matado milhares de pessoas no mundo.
As enchentes, os grandes deslizamentos, milhares de pessoas morrem no mundo devido às catástrofes, porem nada disso acontece sem que saibamos. Não sabemos o local, a não ser a ciência, mas os acontecimentos não podem causar espanto nos crentes, eles estão registrados. Comovemos-nos, oramos pelos sobreviventes, choramos pelos órfãos, mas não podemos agir de forma ignorante, como se fosse uma novidade. Antes pelo contrario, devemos é chegar mais perto de Deus e buscar pela sua misericórdia, nos apartarmos cada vez mais das coisas terrestres e esperarmos pela sua vinda, pois, os sinais revelam que Jesus está voltando.
O cristão não pode ter esses acontecimentos como novidades, falando em guerras, Jesus disse; “Nação se levantará contra nação, e reino contra reino” (Mt 24.7); os terremotos, maremotos, enchentes, deslizamentos (Mt 24.7). A multiplicação da ciência (Dn 12.4), a falta de amor (Mt 24.12). Portanto desprendamos de todos os embaraços desta vida terrestre e nos firmamos olhando para as coisas celestiais, aguardando a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Hb 12.1,2)


CONCLUSÃO
Lc 21: 25E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
26os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.
27Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.
28Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima. [5]


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues





[1]2Pe 3.4
[2]Is 5.19; Ez 12.22
[3]Mt 24.8; Lc 17.30
[4] Globo.com 21/1/2010
[5] ARA, ALMEIDA, Ferreira João
fonte  http://www.portalebd.org.br