Lição 8 - O legado de Elias I Plano de Aula


1º Trim. 2013 - Lição 8 - O legado de Elias I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 8
LIÇÃO Nº 8 – O LEGADO DE ELIAS

1º SLIDE           INTRODUÇÃO
- Na sequência de estudos sobre os ministérios de Elias e de Eliseu, veremos o trabalho do profeta Elias para a continuidade do ministério após a sua partida.
- Todo servo de Deus deve se preocupar na continuidade da obra do Senhor após a sua partida desta Terra.
2º SLIDE  I – ELIAS FOI CONSCIENTIZADO POR DEUS A RESPEITO DA CONTINUIDADE DA OBRA DO SENHOR
-  “Legado de Elias” - o trabalho que Elias fez para que a obra do Senhor tivesse sua continuidade após a sua partida deste mundo. “Legado” é “o que é transmitido às gerações que se seguem”.
- Elias foi conscientizado pelo Senhor de que sua obra de manter a identidade de Israel como povo de Deus não se esgotaria com ele, mas deveria ter continuidade.
3º SLIDE
- No monte Horebe, Elias aprendeu as seguintes lições (I):
a) Deus efetua a Sua obra segundo os Seus desígnios e não segundo o pensamento do homem, ainda que seja o homem escolhido por Deus para ser o protagonista na Sua obra;
b) o ministério do homem de Deus é determinado pelo Senhor, inclusive quanto ao seu início e ao seu término;
4º SLIDE
- No monte Horebe, Elias aprendeu as seguintes lições (II):
c) a obra de Deus é uma obra que deve ser feita coletivamente;
 d) a obra de Deus, o nosso serviço a Deus é maior do que as nossas pessoas, do que nós mesmos;
5º SLIDE  II – A CHAMADA DE ELISEU
- Elias partiu de Horebe diretamente com destino a Abel-Meolá, pois sabia que das três unções mencionadas por Deus, a prioritária era do profeta que ficaria em seu lugar.
- A obra de Deus tinha prioridade e dela decorreria a transformação do país.
6º SLIDE
- Ao encontrar Eliseu, Elias viu que ele estava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele próprio estava com a duodécima.
- Uma qualidade é indispensável para quem é chamado por Deus: ser trabalhador.
7º SLIDE
- Elias lançou a sua capa sobre Eliseu (II Rs.19:19 “in fine”). Este gesto tinha um significado claro: Elias o estava chamando para que o seguisse, para que fosse profeta em seu lugar.
- Eliseu deixou os bois e, correndo em direção ao profeta, apenas lhe pediu que beijasse seu pai e sua mãe e então o seguiria (II Rs.19:20). Outras duas qualidades de Eliseu: desprendimento e observância dos mandamentos divinos.
8º SLIDE
- Eliseu não só se despediu de seus pais, mas também tomou uma decisão radical: matou a junta de bois com que estava a trabalhar, destruiu os aparelhos com que trabalhava e, então, convidou todos para que comessem da carne do boi, que cozeu.
- O gesto de Eliseu mostra-nos que, quando chamados para uma “dedicação integral” ao Senhor, devemos ser radicais: devemos abandonar a vida anterior e, de forma cabal, impedir que qualquer fator possa nos induzir a voltar atrás.


9º SLIDE III – O DISCIPULADO DE ELISEU
- Eliseu não iniciou como “sucessor de Elias”, mas como servidor e humilde aprendiz do profeta, como um mero “filho do profeta”, situação que perdurou por muitos anos.
- Após a escolha de Eliseu, o próprio profeta Elias foi “poupado” por Deus no dia-a-dia do reino de Israel. A “dedicação integral” não era apenas do discípulo, também tinha de ser do mestre. Enquanto Elias ensinava Eliseu, Deus realizava a Sua obra através de outros profetas.
10º SLIDE
- Notas que temos a respeito do discipulado de Eliseu por Elias:
a) companheirismo inseparável (II Rs.2:2,4,6,11)
b) a tarefa sempre foi dirigida pelo Espírito Santo (II Rs.2:3,5)
c) Eliseu sempre esteve pronto a servir ao profeta nas mínimas coisas (II Rs.3:11).
11º SLIDE
- Eliseu não se apartou de Elias em :
a) Gilgal – o lugar do compromisso;
b) Betel – o lugar da promessa e da bênção;
c) Jericó – o lugar da maldição;
d) Jordão – o lugar do milagre.
12º SLIDE
- Deus providenciou testemunhas para que atestassem a sucessão de Elias por Eliseu (II Rs.2:7). Não precisamos alardear que Deus nos dá uma determinada posição. Ele providencia quem testifique isto.
- A última lição que Elias deu a Eliseu foi a experiência do milagre da passagem do Jordão a seco (II Rs.2:8).
13º SLIDE
- Após terem passado o rio Jordão, Elias tratou de falar com Eliseu a respeito de sua partida.
- Elias, então, pediu que Eliseu pedisse algo antes que fosse tomado. O mestre sempre deve estar disposto a dar algo para o discípulo (II Co.12:14).
14º SLIDE
- Eliseu, então, pediu que se lhe fosse dada “porção dobrada do seu espírito sobre ele” (II Rs.2:9), ou seja, o dobro da unção de Elias em sua vida, fazer o dobro que Elias havia feito em seu ministério.
- A “porção dobrada” representava o aprendizado completo de Eliseu, qual seja, o de que se deveria prosseguir o ministério de Elias e se fazer o dobro do que havia sido feito até então.
15º SLIDE
- Elias ensinou que Elias só conseguiria o que queria se fosse perseverante até o fim.
- Elias e Eliseu, então, prosseguiram “andando e falando” até que um carro de fogo separou os dois e Elias foi levado por um redemoinho para o céu (II Rs.2:11).
16º SLIDE
- Eliseu, de imediato, exclamou “Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros!”, a demonstrar que havia visto o instante em que fora separado do profeta.
- Elias, então, lançou a capa sobre Eliseu, pois ele havia perseverado até o fim. Estava feita a sucessão, Eliseu terminara com êxito a sua preparação.
17º SLIDE  IV – ELISEU, O SUCESSOR DE ELIAS
- A exclamação de Eliseu não é “comprovação” da falsa doutrina da “paternidade espiritual” e da “transmissão de poder”, pois:
a) Eliseu se dispôs a obedecer a Elias e a tê-lo como “pai espiritual”, como seu “senhor” desde o instante em que passou a segui-lo.
b) a “paternidade espiritual” não é uma situação em que alguém se possa pôr de “mediador”, “intermediário” entre Deus e o “filho espiritual” (Cfr. Mt.23:8).
c) a “transmissão do poder” não estava na capa que foi lançada por Elias, pois não foi algo dado por Elias a Eliseu.
18º SLIDE
- Ao voltar para o Jordão, Eliseu, ao usar a capa de Elias, não consegue abrir o Jordão.
- Ao invocar o nome do Senhor, Eliseu abre as águas do Jordão, reconhecendo que tinha o ministério de Elias em suas mãos e que recebera a “porção dobrada” requerida.
19º SLIDE
- Os cinquenta filhos de profetas que haviam visto Elias abrir o Jordão, agora viam que Eliseu fizera o mesmo. Eram testemunhas da sucessão (II Rs.2:15).
- Eliseu, usando da autoridade que recebera, autoriza os cinquenta homens a buscarem por Elias e depois mostra como estava correto ao não querer, de início, que tal busca fosse feita.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte portalebd