SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

24 fevereiro 2013

Lição 9 - Elias no Monte da Transfiguração I


1º Trim. 2013 - Lição 9 - Elias no Monte da Transfiguração I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                             



LIÇÃO Nº 9 – ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO      
                     No monte da Transfiguração, vemos que o objetivo do ministério de Elias concretiza-se em Cristo Jesus.                                       
INTRODUÇÃO
Concluindo o estudo sobre o ministério do profeta Elias, estudaremos a sua aparição quando da transfiguração de Cristo Jesus.
- No Monte da Transfiguração, vemos queo objetivo do ministério de Elias concretiza-se em Cristo Jesus, o único que pode restaurar espiritualmente o ser humano de forma definitiva.
I – O LEGADO DE ELIAS NAS ESCRITURAS SAGRADAS E NA TRADIÇÃO JUDAICA
- Na lição anterior, vimos a sucessão de Elias, o seu legado para as gerações posteriores. Substituído por Eliseu, vimos que o trabalho de Elias não cessou com a sua trasladação para o céu, mas teria de ter continuidade, já que a restauração espiritual do povo de Israel não se concretizara em seus dias.
- É elucidativo que Elias, cujo nome significa “Jeová é o Senhor” ou “Jeová é Deus”, tenha sido substituído por Eliseu, cujo nome significa “Deus é salvação” ou “Deus salva”, como a anunciar que não haveria como se ter a restauração espiritual do homem se Deus não Se manifestasse também como o Salvador, após de ter Se manifestado como Deus, como Criador. Os nomes de ambos os profetas, portanto, prenunciam que a restauração somente viria com o Salvador, com o Filho de Deus.
- De todas as três tarefas que o Senhor disse a Elias, no monte Horebe, que ele deveria fazer para que fosse erradicado o culto a Baal e a casa de Acabe (I Rs.19:15,16), apenas uma foi feita pessoalmente por Elias, que foi a unção de Eliseu e a sua preparação para a sucessão do profeta. A unção do novo rei de Israel (Jeú) e do novo rei da Síria (Hazael) não foram efetuadas por Elias, indicando, conforme já visto em lições anteriores, que o ministério de Elias teria prosseguimento através de outras pessoas, era um ministério maior que a própria pessoa do profeta Elias.
A sucessão de Elias por Eliseu foi devidamente testemunhada por cinquenta filhos dos profetas (II Rs.2:7), que tinham ido até o Jordão e visto tanto a abertura do rio por Elias, seu último milagre (II Rs.2:8), quanto a abertura do rio por Eliseu, quando do retorno deste após a trasladação de Elias (II Rs.2:14). Estava assim autenticada a sucessão e o prosseguimento deste ministério de zelo pelas coisas do Senhor, deste ministério de restauração espiritual de Israel.
- Tanto assim é que muitos estudiosos identificam o próprio Elias como a continuidade de um ministério iniciado pelos filhos de Levi, que demonstraram zelo pelo Senhor no meio de Israel, quando do episódio do bezerro de ouro (Ex.32:26-29), o que resultou no fato de Levi ter sido escolhido para o sacerdócio, bem assim de Fineias, o neto de Arão, o terceiro sumo sacerdote, quando do episódio de Baal-Peor (Nm.25:5-13), o que confirmou o sacerdócio na casa de Arão.
O fato de Elias não ter morrido, mas ter sido levado para os céus mediante trasladação foi mais um fator que indicou que o seu ministério não estava encerrado, mas deveria ter continuidade. Após o retorno do cativeiro, então, tal indicação se consolidou ainda mais, pois o profeta Malaquias, o último profeta literário do Antigo Testamento, foi usado por Deus para indicar a continuidade deste ministério.

                                  

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes