LIÇÃO 6 A VIUVA DE SAREPTA


LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos

Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

 


 

TEXTO ÁUREO

"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).

 


 

VERDADE PRÁTICA

Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados

 


 

LEITURA DIÁRIA

Segunda -1 Rs 17.4 Provisão em Querite

Terça - 1 Rs 17.12 Escassez em Sarepta

Quarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugar

Quinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divina

Sexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de Elias

Sábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseverante

 


 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16

8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.



Em 1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção espiritual.
 

PALMA

A. Substantivo.
kaph ih?): "palma (da mão)”. Os cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico. arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte do ritual da purificacao dc um leproso e que "o sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5).
Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12). Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno biscoito. (Dicionário Vine - CPAD)

 

INTERAÇÃO

Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão - confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor, supre as nossas necessidades. Confie!

 

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Compreender que DEUS é o nosso provedor.

Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos gentílicos.

Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, para introduzir o tópico II da lição utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer.

 

A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS

Raabe

Habitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã. Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3).

Rute

Uma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt 4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de Elimeleque (4.3).

A mulher Síro-Fenícia

Mulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26; cf. Mt 15.21,22).




 

RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA

I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA

1. A fonte de Querite.

2. Elias em Sarepta.

II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS

1. A soberania e graça de DEUS.

2. A providência de DEUS.

III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS

1. A escassez humana e a suficiência divina.

2. DEUS, a prioridade maior.

IV. O PODER DA ORAÇÃO

1. A oração intercessória.

2. A oração perseverante.

 

SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício.

SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS incluiu uma estrangeira em seu plano.

SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência divina através do poder da Palavra de DEUS.

SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante confirmam o poder da oração.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico"

Sarepta

Durante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos (1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET, p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768).

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

 

SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39.

 

 

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA

Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013

Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas

 

TEXTO ÁUREO

1- Complete:

"Em verdade vos digo que muitas __viúvas__ existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande __fome__; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher __viúva__" (Lc 4.25,26).

 

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

Para socorrer e __sustentar__ os seus __filhos__, DEUS usa os __meios__ mais inesperados.

 

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi acolhido por uma viúva pobre, é emblemática?

(    ) DEUS cuida de cada um de seus filhos.

(    ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações.

 

I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA

4- Por que Elias  precisava sair de cena por um tempo e por que não poderia ficar em Querite?

(    ) Logo após profetizar uma grande seca sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão" (1 Rs 17.3).

(    ) Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.

(    ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite.

(    ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava o ponto final de sua jornada.

(    ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise (1 Rs 17.7).

(    ) Quem faz de "Querite" seu ponto final terá problemas porque certamente secará!

 

5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta?

(    ) Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício (1 Rs 17.9).

(    ) A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel (1 Rs 16.31).

(    ) Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma!

(    ) No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta (1 Rs 18.10).

(    ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de DEUS para a efetivação do seu propósito.

 

II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS

6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para abençoar ao seu servo - quem era ela?

(    ) Quando o Senhor ordenou ao profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9).

(    ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos, aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia.

(    ) O texto é bem claro em referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva".

(    ) Quem era essa viúva ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26).

(    ) Era uma gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e desenvolvimento do plano divino.

 

7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias?

(    ) A providência divina para com Elias revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou (1 Co 1.27).

(    ) Um gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e pobre.

(    ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse.

(    ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso.

(    ) Como em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência.

(    ) A providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos corvos (1 Rs 17.4-6).

(    ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.

 

III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS

8- Como a suficiência divina opera na escassez humana?

(    ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos." (1 Rs 17.12).

(    ) De fato o que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante!

(    ) A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito pouco! Era pouco, mas ela possuía!

(    ) DEUS queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.

(    ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com DEUS torna-se muito!

 

9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior, aprendendo com essa viúva?

(    ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho" (1 Rs 17.13).

(    ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro significava colocar a DEUS em primeiro lugar.

(    ) O texto sagrado afirma que "foi ela e fez segundo a palavra de Elias" (1 Rs 17.15).

(    ) Tivesse ela dado ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente teria perdido a bênção.

(    ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro lugar (Mt 6.33).

 

IV. O PODER DA ORAÇÃO 

10- Como foi a oração intercessória de Elias?

(    ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu.

(    ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17).

(    ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua eficácia.

(    ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor (1 Rs 17.19,20). DEUS ouviu e respondeu ao seu servo.

 

11- Como foi a oração perseverante de Elias?

(    ) Elias orou com insistência (1 Rs 17.21).

(    ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração.

 

12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho?

(    ) Porque não são acompanhados de oração perseverante.

(    ) O Senhor JESUS destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a parábola do juiz iníquo (Lc 18.1).

(    ) É com tal perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos.

 

CONCLUSÃO

13- Complete:

A __soberania__ de DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o __teme__ se revelam de forma maravilhosa no episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __Sarepta__. Não há __limites__ quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu __poder__ provedor.

 

 

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 

 

 

AJUDA

CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.

VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.

Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD

SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 

William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.

GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA

ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.

CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.

STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm
fonte  www.apazdosenhor.org.br