PRIMARIOS - Lição 5: Uma missão especial


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: Uma Família Abençoada
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza


LIÇÃO 5 – UMA MISSÃO ESPECIAL


Texto Bíblico: Genesis 24.1-67


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a crer que Deus é nosso Pai Celestial e sempre está atendo para nos ouvir e cuidar de nós. Ensinar que Eliezer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus.




Frase do dia...
DEUS OUVE MINHA ORAÇÃO

Amplie e cole a figura Prim5 fig 1 em um cartaz, e escreva a frase do dia e o texto para memorizar.
Fonte:www.deuseamenina.wordpress.com

Memória em ação
 “Assim sabemos que Ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que Ele nos dá o que lhe pedimos..” (1 João 5.15 – NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

Explorando a BíbliaIsaque cresceu e era muito amada de seus pais. Abraão e Sara o educaram e ensinaram ele a amar e obedecer a Deus. Isaque já tinha quase quarenta anos de idade. Por isso, Abraão quis achar para ele uma esposa. Mas, não das tribos cananéias, onde eles moravam. Porque aquelas mulheres cultuavam a ídolos. Portanto, Abraão decidiu enviar alguém para Hará, onde seu pai havia morrido e onde ainda moravam parentes dele, para escolher uma mulher para Isaque. Abraão pediu ao seu servo mais digno de confiança, Eliézer, para voltar a Hará, e procurar uma mulher crente em Deus, para ser a esposa de Isaque.
Eliézer levou dez camelos, alguns servos e muitos presentes para a distante cidade, onde morava Naor, o irmão de Abraão, e sua família.

Viajaram durante muitos dias, finalmente chegando perto da cidade. Lá pararam junto a um poço de água para descansar. O servo de Abraão orou a Deus, pedindo eu Ele lhe mostrasse a moça certa para seu mestre Isaque, indicando-lhe a escolhida, que lhe daria uma determinada resposta, quando ele lhe pedisse água. E esta resposta seria:
__ Beba e darei água também aos seus camelos.

Antes mesmo que ele tivesse terminado a súplica a Deus, uma moça muito bonita chegou ao poço. Quando ela acabou de encher seu cântaro, Eliézer pediu-lhe um pouco de água para beber. Embora fosse ele um estrangeiro, a garota bondosamente lhe deu um pouco de água, tirando também para os camelos.
Quando os camelos acabaram de beber, o servo tomou um pendente de ouro e duas pulseiras, dando estes valorosos presentes à moça. E lhe perguntou:
__ Diga-me, de quem você é filha?

A moça chamada Rebeca, respondeu:
__ Sou filha de Betuel e neta de Naor (o irmão de Abraão).
Ouvindo esta resposta, o servo baixou a cabeça e adorou a Deus, sabendo que sua oração tinha sido respondida. E perguntou ainda:
__ Haverá na casa de seu pai lugar para todos nós?
Então Rebeca correu para casa, contando tudo o que tinha se passado no poço e mostrando à família os belos presentes que tinha recebido.

Quando seu irmão, Labão ouviu tudo isso e viu os caros presentes, ele correu no poço para falar com os estrangeiros e convida-los para sua casa. Alimentou os camelos, lavou os lês dos visitantes e deu-lhes comida. Mas Eliézer disse:
__ Antes que eu coma, devo explicar-lhes por que estou aqui.
E contou-lhes, então, sobre seu mestre, que era muito rico, e sobre sua estranha missão. Contou-lhes sobre sua oração e de como Deus havia respondido, concluindo:
__ Meu mestre me enviou para cá, para achar entre vocês – os parentes deles – uma esposa para Isaque.

O pai e o irmão de Rebeca aceitaram a proposta do servo, vendo que Deus tinha planejado tudo, para que Rebeca fosse a mulher de seu parente desconhecido, Isaque. Rebeca concordou e expressou a vontade de ir com o servo de Abraão.
Depois de vários dias de viagem, eles se aproximaram do lar de Abraão e Isaque. Ao cair da tarde, Isaque estava no campo meditando. Quando viu a caravana chegando, ele correu para encontrá-la.
Rebeca o viu chegando, desceu do camelo e perguntou a Eliézer:
__ Quem é aquele homem?

O servo respondeu:
__ É o meu senhor.
Então, como era costume daquela época, ela cobriu seu rosto com o véu e esperou a chegada de Isaque.
O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito e Isaque levou Rebeca até a tenda dele e casou-se com ela.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que quando precisamos de ajuda, é bom procurá-la nos lugares certos.
Devemos fazer como Abraão e seu servo, Eliézer pediram ajuda a Deus para resolver um problema, achando uma esposa para Isaque.


Oficina criativa
Amplie o desenho Prim5 fig 1 na galeria de imagens para os pequenos colorir e vestir os noivos Rebeca e Isaque.
Fonte: www.agapekids-delnia.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte  http://www.portalebd.org.br