JUNIORES - Lição 10: Meu sonho se tornou realidade


1º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 10: Meu sonho se tornou realidade


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: 
Deus realiza sonhos
Comentaristas: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 10 – MEU SONHO SE TORNOU REALIDADE


Texto Bíblico:Genesis 42.6-38


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se temos um Deus que está sempre atento as nossas necessidades e quando o servimos com sinceridade ele concede o que deseja nosso coração


Exercitando a memória
“Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, não há ninguém que tenha tanto poder como tu! Em todas as coisas, tu és fiel, ó SENHOR!”. (Sl 89.8 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram que na semana passada José após ser nomeado governador do Egito, veio muito trabalho na vida de José que percorreu toda a terra do Egito, ajuntando mantimento que crescia nos campos para suprir a carência dos outros anos de pobreza que viriam.

A fome chegou e, com ela, os irmãos de José descem ao Egito, que era o único lugar onde se achava pão. A história entre José e seus irmãos é longa. Mas o final narrado na Palavra de Deus mostra que José reconheceu seus irmãos. Estes, porém, não o reconhecerem de imediato. Qual a atitude de José perante seus irmãos? Ele chorou escondido de alegria e saudade e se lembrou do sonho que teve quando ainda era menino. Vocês se lembram do sonho? Os irmãos e o pai de José se curvaram diante dele.

Os irmão de Jose não o conheceram. Jose estava diferente, eles o haviam visto ainda menino e agora era um homem, outra coisa é que Jose estava vestido de linho fino, ornamentado com coroa e anel como o de Faraó e ainda falava egípcio. Nunca que seus irmãos iam pensar que aquele governador fosse José.

Ao encontrar-se com seus irmãos, não havia raiva em José. Não havia rancor no coração dele. Não havia  mágoa, nem tristeza e nem ressentimento por ter sofrido sendo inocente. Agora José era governador, homem poderoso no Egito. Mandava e desmandava. Fazia o que desejava e todos o obedeciam. Mas ele optou por perdoar, ajuntar a família, ajudar os irmãos. Isso demonstra uma riqueza que dinheiro não compra: José era um homem que amava e obedecia a Deus, por isso havia amor e perdão em seu coração, mas uma coisa o preocupava: será que seus irmãos mudaram, ou ainda eram maus?
Será que tratavam bem seu irmão caçula, Benjamim? Ou será que o maltratariam como fizeram com ele? Jose então decidiu testá-los.
José mandou que servisse comida aos irmãos, enchessem os sacos de mantimento, e devolvesse o dinheiro que trouxeram para pagar as compras, escondendo dentro dos sacos. E assim foi feito.
Quando os irmãos de Jose já haviam saído do Egito, viram soldados do Egito virem atrás deles, eles pararam, foi quando capitão disse que lês havia roubados o dinheiro que tinham pago os mantimentos, eles disseram que não, mas ao abrirem os sacos lá estava o dinheiro... que susto eles levaram.

Todos foram levados de volta para o Egito e lá José disse que já que eles haviam feito tão grande insulto, que prenderiam dois deles, e para provar que eles eram homens de bem, que não eram ladrões, eles deveriam voltar ao Egito com Benjamim.

Assim ficou certo, oito deles levariam os mantimentos, dois ficariam presos até que os outros voltassem trazendo Benjamim


Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que devemos ter a mesma atitude de José, não guardar rancor e nem magoa de ninguém... para isso devemos sempre voltar nosso coração a Deus, através da leitura da Bíblia e da oração, termos corações bons, com desejo de perdoar.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal



Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva


fonte portal lebd