Lição 10 - Há um milagre em sua casa I Plano de Aula


1º Trim. 2013 - Lição 10 - Há um milagre em sua casa I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA

1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Iniciamos o segundo bloco do trimestre, dedicado ao ministério do profeta Eliseu, que fez o dobro de milagres que Elias.
- O milagre, entendemos no ministério de Eliseu, é uma demonstração do amor de Deus ao homem, mas também da necessidade que o homem tem de glorificar a Deus.
I – O QUE É E QUAL A FINALIDADE DO MILAGRE NA OBRA DE DEUS
- Estamos dando início ao segundo e último bloco deste trimestre, dedicado ao estudo do ministério do profeta Eliseu.
- Sem observar a ordem cronológica, estudaremos o quinto milagre de Eliseu, a saber, o milagre da multiplicação do azeite da viúva de um dos filhos dos profetas pela instrumentalidade de Eliseu, a fim de que tenhamos ideia do significado dos milagres na obra de Deus.
2º SLIDE
- O milagre é elemento indispensável na obra de Deus, pois, através dele, percebemos que Deus intervém na ordem natural das coisas por amor ao homem, sente por ele compaixão.
- Embora seja elemento indispensável e necessário para a realização da obra de Deus, o milagre não vale em si mesmo. Faz-se absolutamente necessário que o milagre sirva para a glorificação do Senhor e como sinal confirmador da Sua Palavra.
3º SLIDE
- “Milagre” - “algo espantoso, admirável, extraordinário”;  “ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais”; “fato ou acontecimento fora do comum, que Deus realiza para confirmar o Seu poder, o Seu amor e a Sua mensagem.”
- Os milagres existem, pois estão narrados na Bíblia Sagrada, que é a verdade (Jo.17:17), sendo, ademais, uma demonstração de que Deus não só existe, é distinto da Sua criação, como também é um participante dela.
4º SLIDE
- Os ministérios de Elias e de Eliseu foram caracterizados pela ocorrência de sinais, prodígios e maravilhas, pois ambos foram levantados para promover a restauração espiritual do povo de Israel e a presença de sinais era uma demonstração do amor de Deus para com o povo, algo fundamental para que Israel voltasse a servir ao Senhor.
- Ambos os profetas realizaram, conjuntamente, 21 sinais, sendo 7 de Elias e 14 de Eliseu, a saber:
5º SLIDE  II – UMA VIÚVA DE UM DOS FILHOS DOS PROFETAS VAI À PRESENÇA DO PROFETA ELISEU
- Eliseu ganhara notoriedade nacional por ter milagrosamente obtido água para os exércitos de Israel, Judá e Edom na guerra que eles empreendiam contra Moabe e, portanto, sedimentara a sua condição de sucessor de Elias.
- Uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas foi ao encontro do profeta para clamar-lhe pois seu marido havia morrido e deixado dívidas que eram impagáveis e, por isso, os credores estavam para levar os seus filhos como escravos, em pagamento da dívida (II Rs.4:1).
6º SLIDE
- Lições que a notícia desta dívida deixada pelo marido falecido daquela mulher nos deixa (I):
a) a dívida era do marido - ter dívidas não significa que a pessoa está em pecado. Aquele homem morreu devendo, mas era servo de Deus.
b) embora ter dívidas não seja um elemento que comprometa a salvação de alguém, é, certamente, uma situação que se deve evitar ao máximo, pois causa danos a terceiros que, muitas vezes, sofrerão por causa de nosso mau planejamento (Rm.13:8).
7º SLIDE
- Lições que a notícia desta dívida deixada pelo marido falecido daquela mulher nos deixa (II):
c) a dívida deixada não fora gerada por motivos egoísticos nem pecaminosos – o devedor temia ao Senhor;
d) nossa vida sobre a face da Terra é temporária e não temos como assegurar que viveremos até tal tempo ou até tal época – precisamos ser previdentes e pensar no futuro de nossos entes queridos que dependem de nós economicamente.
e) a busca ao profeta era um pedido de exercício de misericórdia e compaixão, algo que superava o rigor da lei – a lei não tem condições de salvar, mas somente a graça de Deus.
8º SLIDE  III – ELISEU DÁ A ESTRATÉGIA PARA A VIÚVA DE UM DOS FILHOS DOS PROFETAS
- O profeta Eliseu disse àquela mulher: “Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa” (I Rs.4:2a). Nesta simples declaração do profeta, temos grandes lições a aprender, a saber:
a) o profeta deveria agir com amor, com compaixão para com aquela mulher e amor importa em atitudes concretas;
b) .o milagre de multiplicação parte do que temos em nós e estamos dispostos a pôr nas mãos de Deus.
9º SLIDE
- A declaração da viúva de que só tinha uma botija de azeite em casa era uma atitude de fé, de confiança em Deus.
- A incredulidade impede que Deus realize milagres em nossas vidas (Mt.13:58).
10º SLIDE
- A declaração da mulher de que não tinha coisa alguma a não ser uma botija de azeite também demonstrava a honestidade daquela viúva.
- Ela era justa e estava na integral dependência de Deus. O milagre era absolutamente necessário.
11º SLIDE
- Ante esta declaração da viúva, o profeta, então, passa a dar a devida orientação para aquela mulher. Mandou que ela fosse até os vizinhos e pedisse vasos emprestados, vasos vazios e não poucos (II Rs.4:3).
- A mulher tinha uma ótima convivência com os seus vizinhos, sabia se comportar na sociedade, tinha bom testemunho. Não fosse assim, como poderia ela obter vasos vazios, não poucos da vizinhança.
12º SLIDE
- Depois de conseguir os vasos vazios, não poucos, a viúva deveria entrar na sua casa, fechar a porta sobre ela e sobre seus filhos e deitar o azeite em todos aqueles vasos, e pôr à parte o que estivesse cheio (II Rs.4:4).
- Tendo desfrutado da confiança e credibilidade que seu bom testemunho gerara na comunidade, a viúva deveria, então, recolher-se à intimidade do seu lar e da sua intimidade com Deus. É absolutamente necessário que, para que o milagre de Deus opere, tenhamos um círculo de intimidade pessoal e familiar com o Senhor.
13º SLIDE
- A estratégia do profeta ensina-nos que não só em nossa convivência diária não podemos comunhão com os que não servem a Deus, mas também para que o poder de Deus opere em nossas vidas.
- Eliseu mandou que, assim que recolhidos os vasos e fechada a porta, a viúva, juntamente com seus filhos, começasse a derramar o azeite nos vasos.
14º SLIDE
Lições que aprendemos com a estratégia dada pelo profeta àquela mulher:
a) a operação divina não prescinde do trabalho humano;
b) o milagre não dispensa a colaboração de todos na família;
c) a multiplicação se dava à medida que a mulher derramava o azeite da botija no vaso vazio que lhe era apresentado. “…O meio de aumentar o que temos é usando; para Ele, o que temos deve ser dado, não é enterrando os talentos mas os negociando que nós os duplicamos…” (Matthew Henry);
d) o milagre realiza-se quando há integral obediência ao Senhor.
15º SLIDE
- A mulher fez conforme à ordem do profeta e, quando cessaram os vasos e o azeite parou, voltou até a presença do profeta para narrar o que tinha acontecido.
- A mulher buscou orientação divina para que o milagre ocorresse, mas também para o que fazer diante do milagre.
16º SLIDE
- O profeta, então, deu-lhe a devida orientação. Aquela multiplicação ocorrera não só para que ela pagasse a dívida, mas que ela tivesse com que viver a partir de então.
- Deveria ela pegar todo aquele azeite e vendê-lo. Com o dinheiro obtido da venda, deveria pagar a dívida e viver do resto (II Rs.4:7).
17º SLIDE
- Mais uma vez vemos que o milagre de Deus não dispensou o trabalho, agora o trabalho de venda do azeite. Com o milagre, nós temos de continuar a nossa vida terrena, glorificando a Deus e exaltando, com as nossas atitudes, o Senhor.
- Milagre não é instrumento para nos dar uma vida ociosa nem uma autorização para estacionarmos nossa jornada espiritual aqui na Terra.
18º SLIDE
- O milagre teve um efeito pedagógico. Dali para a frente, aquela viúva e seus filhos deveriam cuidar para que não caíssem mais naquela situação desesperadora.
- A prudência que faltara ao filho dos profetas temente a Deus, agora não mais faltaria naquela família. O Senhor já produzira um “fundo” que seria a base para a sobrevivência daquela família, para que nunca mais os herdeiros do finado ficassem desamparados.
19º SLIDE
- Deus mostrou, através do Seu profeta, o grande amor que tinha não só para com aquela viúva e seus filhos, mas com todos os que serviam a Deus fielmente como o finado filho do profeta.
- O nome do Senhor foi glorificado e o Senhor provou, uma vez mais, para um Israel que ainda coxeava entre dois pensamentos, que Ele era o verdadeiro Deus provedor e não, Baal.
 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO