Por que o azeite parou?



Escrito por  Pr. José Wellington Bezerra da Costa
Por que o azeite parou?
POR QUE O AZEITE PAROU?*
                                                                       Pr. José Wellington Bezerra da Costa**
II Rs.4:1-7

- Encontramos uma mulher aflita. Além da dor causada pela perda do marido, ela ainda tinha dívidas que não poderia pagar.
- Na aflição, a viúva vai ao homem de Deus e o profeta a lembrou de que Deus, para agir, teria de fazer uso da fé dela, a dar ênfase à obediência dela e, por fim, levá-la a envolver seus filhos para a solução do problema.
- Em todos os momentos de nossa vida, Deus está pronto a nos ouvir, Ele nunca nos deixa só.
- Os crentes não podem se desesperar nos momentos aflitivos da vida, pois Jesus prometeu estar sempre conosco. Temos a quem recorrer!
- Devemos resistir ao “credor”, que quer tomar posse de nossos filhos. Seguremos nossos filhos. Não entreguemos nossos filhos para o mundo, para o diabo. Nossos filhos são herança do Senhor!
- Para resolver o problema da mulher, Eliseu lhe pergunta o que tinha ela em casa. O que temos em nossa casa? Quem tem azeite, ou seja, unção do Espírito Santo na sua vida, tem o começo da solução para seus problemas.
- Quem tem azeite, tem boa amizade com os vizinhos, sabe administrar bem as bênçãos do Senhor, aprende a encher vasilhas vazias.
- Quem tem azeite, recebe bênçãos de Deus e com responsabilidade para pagar as suas dívidas.
- Somos um povo comprado e pago pelo sangue do Senhor Jesus, somos a Sua propriedade.
- Que temos em casa? Paz? Ambiente de santificação? Momentos de busca a Deus? Telenovela? Facebook? Futebol? Fofoca? Ídolos (inclusive pastores e “artistas gospel”)?
- A vida espiritual, lamentavelmente, em algumas casas de quem cristãos se dizem ser, está morta.
- Lembrada pelo profeta de que tinha uma botija com um pouco de azeite em casa, a mulher teve sua fé estimulada pelo profeta, para que pedisse não poucos vasos aos vizinhos e, depois, entrasse em sua casa, fechasse a porta com os seus filhos e começasse a despejar o azeite nos vasos, com ajuda dos filhos. Quando se acabaram os vasos, o azeite parou.
- Deus não faz shows, a Igreja não vive de marketing, de propaganda. Se queremos que o milagre aconteça em nossa casa, fechemos a porta com nossos filhos.
- A família precisa estar unida e com as portas fechadas para as coisas do mundo, para vaidades, para coisas que entristecem o Espírito Santo.
- Por que o azeite parou?
- O azeite parou porque não havia mais espaço. Hoje, muitos têm deixado de dar espaço ao Espírito Santo e o azeite para porque há orgulho, exaltação, pecado.
- Em muitas igrejas, os cultos não têm mais unção, porque não há espaço para o Espírito Santo. São lugares onde se procura apenas ganhar dinheiro e as pessoas se comportam como se estivessem em uma balada.
- O azeite está parado? Façamos uma limpeza, santifiquemo-nos e o azeite voltará a descer sobre nossas vidas!
Anotação de Caramuru Afonso Francisco de pregação no culto da ceia do Senhor em 3 de fevereiro de 2013, às 9 horas, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Belém – sede – São Paulo/SP.
* Título dado pelo anotador.
** Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Belém – sede – São Paulo/SP, da CONFRADESP (Convenção Fraternal Interestadual das Assembleias de Deus do Ministério do Belém do Estado de São Paulo) e da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).