JUNIORES - Lição 2: Um Deus ou vários deuses?


2º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 2: Um Deus ou vários deuses?

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus Escolhe Líderes
Comentarista: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 2 – UM DEUS OU VÁRIOS DEUSES?


Ao Mestre
Prezado (a) na lição de hoje estaremos estudando acerca da infidelidade espiritual do povo israelita, que após a morte de Josué e Calebe, desviaram-se do SENHOR e passaram a servir os deuses (ídolos) cananeus. É de suma importância que através da lição seja enfatizado aos pequenos devemos sempre ser fiéis a Deus e à Sua Palavra e que ao termos amizade com pessoas que não temem a Deus,  não nos deixemos levar por seus maus costumes, e nem compartilhar de suas ações delinqüentes e desrespeitosas, mas sim conduzi-las a Deus. A infidelidade a Deus O desagrada profundamente, não caímos nesta armadilha do inimigo de nossas almas.


Texto Bíblico:Juízes 3.1-11


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que devemos ser fiéis a Deus, ELE deve ocupar o primeiro lugar me nossa vida; e a conscientizar-se de que quando primamos mais a amizade de pessoas que não crêem em Deus do que a ELE, teremos problemas e derrotas espirituais.


Exercitando a memória
“Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?”(2 Co 6.14 – NTLH).

Deus ama todas as pessoas, mas não ama as más ações que elas cometem. Devemos amar as pessoas, é mandamento de Deus, mas não podemos compactuar com coisas erradas que elas fazem. Ao compartilharmos de suas ações, gírias, e maus costumes, o amor a Deus vai diminuindo em nosso ser, e vamos nos afastando de Deus, assim ao invés de trazermos essas pessoas a Deus são elas que nos arrastam aos portões do inferno. Sejamos vigilantes.


Crescendo no conhecimento
O povo de Israel, depois da morte de Josué e dos "anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué" (Jz 2.7), se acomodaram à terra de Canaã, e começaram a participar das suas festas aos ídolos de barro, de bronze de madeira, se habituaram tanto com seus costumes que se casaram com as filhas dos cananeus com os quais fazendo amizades com eles haviam permitido ficassem em Canaã, sendo que a ordem de Deus era que conquistassem a terra por inteiro não deixando nenhuma das nações cananéias em Canaã. Isso foi muito ruim para eles e trouxe muitos problemas. Deus os amava e queria que vivessem felizes na terra, sem problemas, ao desobedecerem a Deus passaram a sofrer as conseqüências de sua ação.

Israel prezou mais as amizades de pessoas más, mau educadas, desobedientes, que não criam em Deus do que obedecer a Sua Palavra, assim uma sequência de atos começaram a surgir no povo de Deus:
1.      Fizeram o que era mau perante o SENHOR.
2.      Esqueceram do SENHOR.
3.      Renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo. Os baalins eram estatuetas de Baal, geralmente na forma de um touro, e os postes-ídolos, chamados "aserotes" em hebraico, eram representações em madeira da divindade feminina Astarte, ou Aserá, e também a Moloque.

Era uma sequência desastrosa, mas tão típica daqueles que, sentindo-se livres e independentes, afrouxam seu padrão moral, esquecem-se de Deus, e dedicam-se aos seus próprios deuses: atividades, passatempos e prioridades que passam a absorver toda a sua atenção. Tornaram-se ingratos para com Deus que os havia tirado da terra do Egito, guiando, alimentando e vestindo eles por 40 anos no deserto

O povo israelita estava com seu coração totalmente desviado de Deus, pois ao invés de combater as religiões erradas, os sacrifícios humanos que os cananeus praticavam nos cultos a Moloque, Israel conhecendo o bondoso Deus O deixavam para adorar ídolos que não falam, não vêem, pois nada são além de estátuas fabricadas por mãos humanas.

Em consequência, o SENHOR irou-se e tirou-lhes a independência de que haviam gozado desde a saída do Egito. Deus permitiu que fossem atacados e vencidos e eles passaram ao domínio de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, a quem tiveram que servir. A Mesopotâmia, chamada Síria dos dois rios no original hebraico, também Planície de Arã, é uma grande região ao nordeste da terra de Canaã, naquele tempo habitada por várias tribos independentes, guerreiras, e que usavam carros de batalha.


A opressão que sofreram foi tal, que após oito anos os israelitas lembraram-se do SENHOR, e clamaram a Ele. É a situação do pecador que sente desespero pela inutilidade da sua vida e a opressão do meio em que vive, sendo então movido a procurar a Deus.

O SENHOR, porém, mostrou sua graça e compaixão, e levantou dentre eles um libertador: Otniel, sobrinho e genro de Calebe. O Espírito do SENHOR veio sobre ele para que libertasse o povo da opressão assírica.  Deus sempre procura pessoas que desejam servi-Lo para usar, ao lermos a Bíblia vemos que veio sobre muitas pessoas, como em Otniel (Nm 27.18, Dn 4.8, 6.3, 1 Pe 1.11) e encheu alguns para serviços especiais (Êx 31.3). Tais relacionamentos eram caracterizados, segundo o SENHOR, pela presença do Espírito de Deus com eles.

Otniel reuniu homens dispostos e corajosos, que arrependidos de seus pecados, pediram perdão a Deus e renovaram seu compromisso de servi-Lo. Assim partiram para a guerra contra o exercito de Cusã-Risataim, e Deus os entregou nas mãos dos israelitas, com estratégia dada por Deus, Otniel e seus soldados invadiam o acampamento do inimigo e os derrubava a espada, assim dia a dia abatiam a guarnição assíria e os venceram e grande foi a alegria do povo.

Quero aqui lembrar que desde daquele notável dia de Pentecostes (At cap. 2), depois da ressurreição de Cristo, o Espírito Santo veio habitar de forma permanente em todo o crente em Cristo, e vocês crianças também podem receber o Batismo com Espírito Santo, é somente desejar e buscar com todo o seu ser, e Deus te usará para realizar a Sua Obra.

Otniel foi o primeiro juiz de Israel, e talvez um dos melhores, pois pouco se diz a respeito dele, e nada de mal, pois foi o SENHOR quem o escolhera por ele ser fiel, mesmo morando em meio a tantas pessoas perversas, desobedientes e idolátras, ele manteve-se fiel ao SENHOR.

Otniel julgou a Israel: ele foi aceito como uma autoridade pelo povo e, estando sobre ele o Espírito do Senhor, ele teria mostrado ao povo o seu pecado e conduzido o povo ao arrependimento e reconciliação com Deus. Ele viveu ainda por mais quarenta anos, durante os quais o povo deve ter se comportado ao agrado do SENHOR, pois a terra ficou em paz durante esse tempo.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus deseja e espera que sejamos fiéis a ELE dando-Lhe o primeiro lugar em nossa vida. Não vamos cometer os mesmos erros que os israelitas cometeram em praticar as coisas erradas que as pessoas fazia. Mostremos a todos que Deus vive em nós, e vamos trazer nossos amigos para conhcer a Jesus e aceitá-LO como salvador de suas vidas.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 FONTE  PORTAL EBD