LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS --2º Trimestre de 2013


 
 
TEXTO ÁUREO
E disse o Senhor DEUS:  Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn  2.18).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A família é  uma instituição divina. Ela é a base da  vida social.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.18 - Não  é bom que o homem viva  só
Terça - Sl 68.6 - DEUS faz  que o solitário viva  em  família
Quarta - Sl 119.105 - A Palavra de  DEUS guia a família
Quinta - Sl 128.1 - O temor de  DEUS traz bênçãos para a família
Sexta - Gn 12.3 - A bênção de  DEUS sobre as famílias
Sábado - Sl 127.1-5 - O Senhor edificando a família
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.18-24
18 E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 19 Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. 21 Então, o SENHOR DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 E da costela que o SENHOR DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
 
PALAVRA-CHAVE – FAMÍLIA – Grupo de pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção.
 
ORIGEM DIVINA PAI - MÃE - FILHOS
A família é uma instituição divina. Ela é tão importante, que foi criada antes da Igreja, antes do Estado, antes da nação. DEUS não fez o homem para viver na solidão. Quando acabou de criar o homem, Adão, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). DEUS tinha em mente a constituição da família, mas esta não está completa só com o casal. Por isso, o Senhor previu a procriação, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1.27-28). Fica mais clara a origem da família, quando lemos: "Portanto, deixará o homem seu pai e e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" (Gn 2.24). "O homem" aí é o filho, nascido de pai e mãe. DEUS fez a família para que o homem não vivesse na solidão (Sl 68.6; 113.9).


Sete princípios do casamento bíblico  
 
Sete razões para o casamento
1
  Sua origem divina. (Gn 2.24)
  Só, o homem é incompleto. (Gn 2.18)
2  
  Sua santidade. (Hb 13.4)
2 
  Cumprir o plano divino. (Gn 2.24)
3  
  Sua indissolubilidade. (Mt 19.6)
  Gerar filhos. (Gn 1.28)
4  
  Sua monogamia. (I Co 7.2)
  Evitar a prostituição. (I Co 7.2)
5  
  Sua heterossexualidade. (Gn 1.27; 2.24)
  Será base da Nação. (Sl 144.12-15)
6  
  A submissão da esposa. (Ef 5.22)
  Para glorificar a DEUS. (I Co 10.31)
7  
  O amor do marido. (Ef 5.23)
  Expressar o amor de DEUS. (Ct 8.7)
 
Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.
 
"Disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam”(Quem trouxe a idéia de errado ou vergonhoso no sexo foi o pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.
1 - Assim como DEUS fez de uma pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn. 2:24)).
2 - JESUS CRISTO escolheu o casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe. 3:7).
3 - DEUS escolhe a família para trabalhar com o homem.
4 - DEUS previa que o homem não conseguiria viver só, ou seja, não é auto-suficiente, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).
5 - O homem e a mulher ao casarem-se devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares, preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo, etc.
6 - O relacionamento entre o casal é um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais. Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida contra sí mesma cairá - Lc. 1:17).
7 - DEUS quer que o casal seja unido a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.
8 - O segredo para um casamento feliz é a presença de JESUS no casamento (... "O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - JESUS é a terceira dobra ou nó que vai dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).
9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...
Que tipo de relacionamento era este:
a - Era uma relação onde não havia ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.
b - Era uma relação onde não havia medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento. Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.
c - Era uma relação onde não havia culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).
Qual é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher?
Existem quatro formas de amor (traduzido do grego):
1 - Eros: deus da sensualidade: amor físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver atração física entre o casal, mas não sensualidade.
2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em CRISTO e companheira de salvação..
3 - Storge: amor familiar, amor romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos, etc. Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram, etc...
4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de DEUS derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - I Co. 13:4-7.
Este é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração este amor!
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/familia.htm 
 
A vontade de DEUS sobre o casamento aplica-se a todos? 
A história se repete muitas vezes: “Éramos jovens descrentes. Não sabíamos nada sobre a Bíblia. O casamento não deu certo. Agora quero casar de novo, e tenho certeza que DEUS quer a minha felicidade e abençoará o novo casamento.”
Este raciocínio, muito difundido hoje em diversas igrejas, procura uma maneira de “anular” casamentos do passado e justificar novos. Sugere que a vontade de DEUS sobre o casamento aplica-se aos cristãos, mas que os descrentes, na sua ignorância, não são sujeitos aos mesmos princípios.
Alguns religiosos chegam a negar a validade de qualquer casamento não feito na igreja. É isso que a Bíblia diz? Observemos alguns fatos importantes:
  • O casamento existiu bem antes da igreja ser edificada. Logo quando DEUS criou o primeiro casal, ele introduziu o casamento. A linguagem usada mostra que anunciou um princípio que aplicaria geralmente aos seres humanos, pois Adão não tinha e não deixou pai e mãe, mas DEUS disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24).
  • Mesmo depois de separar Abraão e seus descendentes para ser um povo escolhido, DEUS ainda reconheceu os casamentos de outros povos (Gênesis 20:17; Ester 5:10,14; 6:13; Isaías 13:16).
  • Antes de enviar os apóstolos para pregar ao mundo e antes de estabelecer a sua igreja, JESUS reforçou a validade da lei original do casamento: “Desde o princípio da criação, DEUS os fez homem e mulher.... Portanto, o que DEUS ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:6-9).
  • Paulo disse que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11). Se a lei de DEUS do casamento não se aplicasse aos descrentes, não seriam culpados de pecados contra o matrimônio (adultério).
  • A Bíblia não fala nenhuma vez de casamento “na igreja” e não atribui à igreja o papel de oficializar casamentos. A validade do casamento não depende da igreja. Duas pessoas descrentes que assumem o compromisso do casamento são, diante de DEUS, casadas. Se tiverem relações com outros, cometem adultério. Se chegarem a se divorciar, fazem isso contra a vontade de DEUS.
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque DEUS julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4).
JESUS disse: “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério” (Mateus 19:9). Qualquer raciocínio que despreza a santidade do casamento vem do homem, e não de DEUS. por Dennis Allan
 
INTERAÇÃO
Prezado professor, inicie   a  primeira aula deste trimestre  apresentando o  tema geral das lições  Bíblicas e explique que as  treze lições analisam a mais importante instituição criada por  DEUS na  face da  Terra; a  célula mater da  sociedade - a família. Fale também a  respeito do  comentarista, pastor  Elinaldo Renovato de  Lima,líder da  Assembleia de  DEUS em  Parnamirim, RN, professor universitário, bacharel em   Ciências Econômicas e autor de diversas obras editadas pela CPAD. O enriquecimento espiritual que lhe advirá do estudo de cada lição será sentido em  seu  próprio lar e nas famílias de seus alunos. Que DEUS abençoe nossas famílias.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender a  família no  plano divino.
Conscientizar-se das consequências da  Queda para as famílias.
Analisar a constituição familiar ao longo dos anos.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introduzir a lição sugerimos que reproduza conforme as suas possibilidades a tabela da página ao  lado. Inicie  a aula com a seguinte indagação: "Quais são os principais desafios da  família atual?" Ouça os alunos com atenção.
À medida que forem falando, preencha a primeira coluna do  quadro. Em seguida afirme que muitos são os desafios da família e, por isso, precisamos da  sabedoria divina para vencê-los. logo após faça a segunda pergunta: "Como podemos vencer estes desafios?" Ouça as respostas e preencha a segunda coluna do  quadro. Esta atividade incentivará a participação ativa dos alunos e a sua aprendizagem.
 
A FAMÍLIA NA ATUALIDADE
PRINCIPAIS DESAFIOS
COMO PODEMOS VENCÊ-LOS
DROGAS
AMOR
HOMOSSEXUALIDADE
AMOR
PROSTITUIÇÃO
AMOR
UNIÃO NO LAR E NA IGREJA
AMOR 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
I. A FAMÍLIA NO PLANO  DIVINO
1. O propósito de DEUS.
2. Um  lugar de proteção e sustento.
3. A primeira família.
II. A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA
1. O ataque do Inimigo.
2. Os resultados da Queda no relacionamento familiar.
3. A vida familiar depois da Queda.
III. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS  SÉCULOS
1. Família patriarcal.
2. A  família nuclear (monogâmica).
3. A família na atualidade.
a) A carne.
b) O mundo.
c) O Diabo.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - DEUS criou a família com desígnios sublimes. O Criador não fez o ser humano para viver na solidão
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - A família, desde  a  sua instituição, foi  alvo  dos ataques do Inimigo. Satanás fez  de tudo para que o propósito de  DEUS para as famílias fosse destruído.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - Os  três maiores desafios espirituais da família são: o mundo, a carne e o Diabo.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI - Subsídio Bibliológico
"Criado para relacionamentos
[...] A Bíblia começa nos dizendo  que DEUS em  afinidade - Pai, Filho   e  ESPÍRITO SANTO -  criou o homem e  a  mulher para uma vida de  relacionamentos mútuos e com Ele (Gn 1.16,17). Ambos refletem a glória de  DEUS. O homem foi  criado  primeiro (Gn 2.7), seguido pela mulher, que foi  tirada do  homem (Gn  2.21-23). A mulher foi  criada, porque DEUS declarou: 'Não é bom que o  homem esteja só;  far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele [ou  seja, uma auxiliadora para satisfazer-lhe as necessidades]' (Gn 2.18).
Mas  que necessidade tinha Adão e com a qual não podia lidar no  utópico Éden  com seu ecossistema perfeitamente equilibrado e a atmosfera livre  de substâncias tóxicas?  Solidão! Solidão foi  a primeira emoção que Adão teve com a qual não podia lidar [...].
Ainda que  no  frescor do   dia DEUS viesse conversar com Adão, este precisava de  alguém como ele mesmo - outro ser humano -, com quem pudesse se comunicar durante o dia. A mulher não foi criada para ser objeto sexual. Antes, foi criada para ser ouvinte incentivadora e comunicadora dinâmica. Era tão fundamental esse relacionamento, que o casal recentemente formado foi  instruído a  ensinar seus filhos a  deixar pai   e  mãe e  apegar-se aos seus respectivos cônjuges (Gn 2.24)" (CARlSON,  Raymond et al. Pastor  Pentecostal:  Teologia e Práticas Pastorais. 3.ed.  Rio  de Janeiro: CPAD, 2005, pp.35-6).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII - Subsídio Bibliológico
"O propósito ou missão do casamento, como DEUS Designou
Em um mundo onde tudo está se tornando relativo e a felicidade se faz  um  fim em  si mesma, é importante reafirmar que o casamento foi ideia de  DEUS, desde o início, e Ele o criou para cumprir os seus propósitos, que podem ser resumidos da  seguinte maneira:
Oferecer glória a DEUS. Não  há nada cristão que não se destine a glorificar a DEUS. Na verdade, o casamento é uma instituição social da  qual evoluíram todas outras estruturas sociais. É importante apreciar a missão do  casamento como um  meio para honrar a DEUS e oferecer louvores ao  seu nome [...].
Propiciar companhia para o outro. Um dos propósitos fundamentais do  casamento é a companhia [...] (Gn 2.18; Sl 68.8).
Servir, um ao  outro. Não  somente não era  bom que o homem estivesse só, mas ele  precisava de  uma auxiliar. A intenção do  casamento é criar companheiros que satisfaçam as necessidades, um  do outro. Cada cônjuge tem necessidades que DEUS deseja que sejam satisfeitas no  casamento [...].
Procriar uma  descendência devota.  A função de  procriação estava no  centro do  propósito de  DEUS, quando criou o  primeiro homem e a primeira mulher. Ele lhes ordenou que fossem frutíferos que se multiplicassem e povoassem a terra - algo que nós fizemos muito bem. Mas a missão bíblica de  ter filhos vai além do  ato físico de  ter bebês. Ela pede que as crianças tenham uma criação devota, e o casamento cristão cria  a atmosfera ideal, amorosa e carinhosa, para se fazer isso.
Criar a unidade básica de trabalho e serviço. Os casais cristãos devem servir a DEUS juntos, criar filhos devotos, manter a casa e servir na  igreja e  na  comunidade [...]"  (ADEI, Dr. Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.108-09).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa.  1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2009.
SOUZA, Estevam Ângelo. ... e fez DEUS a família: O padrão divino para um lar  feliz. 1.ed. Rio  de Janeiro: CPAD, 1999.
Revista Ensinador Cristão CPAD - nº 54, p.36.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
E disse o Senhor DEUS:  Não é __bom__ que o homem esteja __só__; far-lhe-ei uma __adjutora__ que esteja como diante dele" (Gn  2.18).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A __família__ é  uma instituição __divina__. Ela é a __base__ da vida social.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Qual a mais importante instituição criada por DEUS para a sociedade?
(    ) A família
 
I. A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO
4- Quais os propósitos de DEUS ao criar a Família?
(    ) DEUS criou a família com desígnios sublimes.
(    ) O Criador não fez  o  ser humano  para  viver na  solidão.
(    ) Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn  2.18).
(    ) Este  texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de DEUS ao criar a família.
(    ) Fica evidente que a célula mater da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia.
(    ) O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento.
(    ) Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na área dos relacionamentos.
(    ) Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros.
(    ) Por se multiplicar a iniquidade o amor está esfriando (Mt 24.12).
(    ) Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar.
(    ) Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28).
 
5- Que tipo de lugar DEUS preparou para instituir a primeira família e qual a responsabilidade do primeiro homem?
(    ) Um DEUS perfeito preparou um lugar excelente para receber a primeira família.
(    ) O Jardim do Éden era um local especial de acolhimento, proteção e provisão.
(    ) Adão e Eva  tinham tudo de  que precisavam para usufruir de uma vida saudável e feliz (Gn 1.29).
(    ) Eles desfrutavam da companhia de DEUS e nada lhes faltava.
(    ) O propósito do Senhor era que cada família tivesse os recursos suficientes para sua subsistência, pois a escassez e as privações trazem conflitos para as famílias.
(    ) Porém, com a ajuda do Pai Celeste estes conflitos podem ser sanados, pois o Senhor é o nosso bom Pastor (Sl 23).
(    ) DEUS deseja que cada família tenha a  sua provisão diária (Mt 6.11).
(    ) E da mesma forma que Adão tinha a responsabilidade de cuidar do jardim (Gn 2.8), DEUS deu a você a responsabilidade de zelar por sua família.
 
6- Como foi criada a primeira família?
(    ) DEUS formou Adão do pó da terra (Gn 2.7).
(    ) Vendo que o homem não poderia viver sozinho, retirou uma costela de Adão e criou Eva, sua companheira (Gn 2.22).
(    ) Isto  mostra que diante do todo-Poderoso homem e mulher são iguais na sua essência.
(    ) Ambos vieram do pó da terra e um dia ao pó tornarão.
(    ) Após criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedade: a família (Gn 2.24).
 
II. A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA
7- Como foi o ataque do Inimigo à primeira família e qual solução de DEUS?
(    ) Satanás levou a mulher a desobedecer à voz de DEUS. talvez, de modo suave e envolvente, ele tenha falado: "É assim que disse DEUS: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3.1).
(    ) Eva  confirmou a ordem do Senhor (Gn 3.2,3), mas cedeu à tentação do Maligno.
(    )  O maligno iludiu Eva, seduziu-a e a fez cair no  pecado da desobediência (Gn 3.4,5), e Adão seguiu pelo mesmo caminho.
(    ) O casal poderia ter recusado a sugestão do Diabo, mas não o fizeram, e depois de pecarem, caíram na condenação divina.
(    ) Isso nos mostra que a família, desde a sua instituição, foi alvo dos ataques do Inimigo.
(    ) Satanás fez de tudo para que o propósito de DEUS para as famílias fosse destruído.
(    ) DEUS é soberano e Senhor, e seus propósitos jamais serão frustrados (Jó 42.2).
(    ) Da semente da mulher nasceria o Messias, aquEle que esmagaria Satanás (Gn 3.15).
(    ) O propósito do Inimigo é matar, roubar e destruir, mas JESUS veio ao mundo para destruir os intentos do Maligno (Jo 10.10).
 
8- Quais foram os resultados da Queda no relacionamento familiar na primeira família e qual tem sido a situação da família hoje devido ao pecado?
(    ) O pecado é a origem dos males que atacam a família.
(    ) A vida familiar de Adão e Eva era perfeita, porém o pecado trouxe a disfunção para o seio da família.
(    ) Depois da Queda podemos ver sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a convivência do casal (Gn 3.8-12).
(    ) O pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer.
(    ) Há muitos lares doentes, onde a família deixou há muito tempo de ser um local de acolhimento, proteção e cuidado devido aos pecados não confessados e não abandonados.
(    ) Essas transgressões causam culpa e separam as famílias da comunhão com DEUS.
 
9- qual tem sido a vida familiar depois da Queda do primeiro casal?
(    ) O pecado de um único homem trouxe consequências terríveis para toda a humanidade.
(    ) Depois da Queda a vida familiar já não seria mais a mesma.
(    ) A mulher teria filhos com muita dor (Gn  3.16) e o seu desejo, ou seja, sua vontade estaria submetida à vontade de seu marido.
(    ) Adão deveria comer agora seu pão diário com dores, pois o trabalho de arar a terra para ter sua subsistência garantida seria bem difícil (Gn 3.17).
(    ) A terra também foi afetada pelo pecado, produzindo espinhos e cardos (Gn 3.18).
(    ) A morte física também é uma consequência da transgressão do homem (Gn 3.19).
(    ) DEUS ama o pecador, mas não tolera o pecado. Como punição pela desobediência, Adão e Eva, foram expulsos do Jardim do Éden (Gn 3.20-24).
 
10- Complete:
A vida no Jardim, __antes__ da Queda pode ser comparada à vida __eterna__ que um dia desfrutaremos no céu; tudo era  bom, pois foi tudo pensado, planejado e criado por um DEUS que preza pela excelência. Se tivessem permanecido na __obediência__, Adão e Eva teriam sido felizes para todo o sempre, todavia, JESUS CRISTO veio ao mundo para resgatar as famílias da __maldição__ do pecado. CRISTO se fez pecado por nós, e na cruz levou as nossas __iniquidades__ sobre si (Is 53.4). Isso nos mostra o quanto DEUS deseja abençoar nossas famílias.
 
III. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS  SÉCULOS
11- O modelo familiar com o passar dos tempos está sujeito a mudanças. Já tivemos a família patriarcal, monogâmica, consanguínea, etc, todavia isso não altera o valor e a importância da família. O que é família patriarcal?
(    ) A família patriarcal é um exemplo familiar onde é permitido ao  homem ter diversas esposas.
(    ) Este modelo é visto em todo Antigo testamento, mas não era o molde determinado pelo Senhor.
(    ) DEUS o tolerou, porém esta nunca foi a sua vontade. No modelo de família patriarcal o pai (pater) era visto como o senhor da casa e da família.
(    ) As esposas e os filhos não tinham liberdade de escolha, pois a palavra final era sempre do patriarca.
 
12- O que é família nuclear (monogâmica)?
(    ) Este foi o modelo idealizado pelo Senhor:
(    ) Um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio.
(    ) A poligamia vai contra o princípio divino do marido e da esposa ser uma só carne (Gn 2.24; Mt 19.5).
 
13- Como é a família na atualidade?
(    ) A família está inserida dentro de um contexto social, e portanto, sujeita a mudanças.
(    ) Porém, os princípios divinos para as famílias são eternos e imutáveis (Mt 24.35).
(    ) Os inimigos e desafios enfrentados pelas famílias na atualidade são muitos, todavia queremos destacar apenas os espirituais.
 
14- Quais os principais inimigos da família na atualidade? Complete:
a) A __carne__. Natureza __carnal__ que se opõe ao ESPÍRITO SANTO e volta-se para tudo o que é contrário à vontade de DEUS. A família cristã precisa, na direção do ESPÍRITO, combater a natureza __carnal__. Assim, evitará o adultério, os vícios e todas as __mazelas__ que visam destruí-la.
b) O __mundo__. Ou  amamos a DEUS ou amamos o __mundo__. Não há a mínima possibilidade de servimos a dois senhores (Mt 6.24). Saiba, pois, que existe vitória para quem escolher amar a DEUS.
E Ele dará __vitória__ à nossa família a partir da  fé que depositarmos nEle (1 Jo 5.4).
c) O __Diabo__. "Sujeitai-vos, pois, a DEUS; resisti ao __diabo__, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). O segredo da nossa vitória contra __Satanás__ começa com a  nossa submissão a DEUS, para que depois, sim, possamos resistir ao __Diabo__. Usar a "__armadura__ de  DEUS" (Ef 6.10-17), em especial, "o escudo da__fé__", com o qual poderemos "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Ef 6.16).
 
CONCLUSÃO
15- Complete:
Nunca a __família__ foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na  presença do Senhor que a  família garantirá a __vitória__ sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa __casa__.
 
 
  fonte http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm