PRE ADOLESCENTES - Lição 2: Fazendo a Diferença


2º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 2: Fazendo a Diferença

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
2º trimestre de 2013
Tema: Embaraços que prejudicam a vida cristã
Comentaristas: Ângela Sueli da costa silva


LIÇÃO 2 - FAZENDO A DIFERENÇA


Orientação Didática
Iremos nesta ocasião, estudar a lição 2 que tem como titulo “fazendo a diferença”.
Dentro do trimestre, de imediato parece haver uma falta de sincronia nos títulos, visto que o tema é embaraços que prejudicam a vida cristã.
O tema estudado é o preconceito e descriminação, que podem prejudicar a caminhada.
Em outras oportunidades, afirmei que o professor deve ao longo da semana ir preparando sua aula, buscando recursos e subsídios, neste caso, essa é uma lição da qual isto se faz necessário.

Visto ser o exemplo da lição é insuficiente, me refiro a pessoa de Rode. Ao longo da lição usarei um exemplo mais apropriado.
Todavia o professor terá informações necessárias na revista, acerca de Rode, assim sendo poderá usar segundo as suas necessidades, uma vez que não é obrigatório seguir o roteiro do comentário da revista, cada professor pode montar sua aula conforme as necessidades de sua classe.


I-Apenas uma empregada
A personagem usada como exemplo na lição de hoje é Rode, a Bíblia não revela muita coisa sobre essa moça, apenas que era criada, ou seja, uma empregada na casa da mãe de João Marcos; um dos discípulos de Jesus.
Como a lição de hoje está relacionado a discriminação, podemos até concluir que ela sofreu alguma espécie de discriminação, visto que os demais discípulos não a creram, quando esta anunciava que Pedro estava a porta.
Contudo não podemos dizer que Rode é um exemplo que fez diferença, visto a Bíblia fala tão pouco dela.

Assim farei posteriormente menção de outros exemplos bíblicos.
Mas para compreendermos melhor, vejamos o que é discriminação:

Discriminarsignifica "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, o significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica.

A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência.
Há duas formas de discriminar: a primeira, visível, reprovável de imediato e a segunda, indireta, que diz respeito a prática de atos aparentemente neutros, mas que produzem efeitos diversos sobre determinados grupos.
A discriminação esta diretamente ligada ao preconceito:

Segundo o dicionário preconceito é um conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo.


Existem alguns que afirmam que o preconceito não pode ser tomado como sinônimo de discriminação, pois esta é fruto daquela, ou seja, a discriminação pode ser provocada e motivada por preconceito.
Diz ainda que:Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só pelo indivíduo.

A lição faz menção da discriminação que havia no tempo de Rode, alias naquele periodo alguns rabinos consideravam que a mulher não possuía se quer  uma alma. No antigo testamento as mulheres não tinham direito a culto, era restrito aos homens.
Ainda nos nossos dias existe muita discriminação contra as mulheres, um exemplo disto  esta no mercado de trabalho, as mulheres ganham menos realizando o mesmo trabalho dos homens.

O próprio Senhor Jesus foi vitima de discriminação e preconceito, certa ocasião quando um dos discípulos foi apresentar o Senhor a seu irmão, este disse “pode vir alguma coisa boa de Nazaré” (Jo 1.46)
Naquele tempo os habitantes de Nazaré, bem como outros locais, eram discriminados pelos judeus. Mas louvamos a Deus que não faz acepção de pessoas, quando deu a ordem de anunciar o evangelho, foi para todas as gentes e povos, independente de raça, tribo, nação, sexo.



II-A resposta às orações
No episodio envolvendo Rode, se trata da resposta das orações que os discípulos estavam fazendo em favor de Pedro, Deus de uma forma maravilhosa o livrou da prisão. Na vida cristã é inevitável que venham embaraços, alias o próprio Senhor afirmou:

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16.33)

Mas só podemos vencer e ir adiante orando a Deus, pedindo sua graça, no livro de Atos dos apóstolos nós vemos um exemplo disto.
Após a ascensão do Senhor Jesus os discípulos começaram a ser perseguidos pelas autoridades, isto era um grande embaraço, pois com a perseguição não poderiam cumprir a vontade do Senhor de anunciar o evangelho e nem poderiam com liberdade ter uma vida cristã, então oraram a Deus e Deus os respondeu:

E, tendo eles orado, moveu-se
o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito
Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (At 4.31)

Por meio da oração muitos servos de Deus alcançaram misericórdia e graça, para vencer todas as lutas e embaraços.



III- Fazendo a diferença
Ninguém esta livre,  de surgir na vida cristã algumas situações que querem nos fazer parar, embora a função do embaraço é justamente tardar ou atrapalhar nossa caminhada, é preciso ultrapassar esses obstáculos.
Em algumas ocasiões não basta vencer, mas devemos vencer com notoriedade, ou seja, fazer a diferença. A lição trata de discriminação, assim sendo é necessário vencer este mal, e qual seja o ambiente que passamos por isso, temos de brilhar:

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; (Mt 5.14)

Devemos brilhar no mundo fazer a diferença, não se deixar abater e se embaraçar com isso. A Bíblia nos dá dois exemplos de servos de Deus que fizeram a diferença, mesmo passando por grandes embaraços.

a) José filho de Jacó
Sem duvida alguma uma personagem bastante exemplar foi José, a sua historia é um exemplo a ser seguido, ainda mais porque fez uma grande diferença na obra de Deus, pois ele foi um instrumento na mão de Deus; para que o plano de Deus fosse levado adiante.
José sofreu muita discriminação quando era novo, e isto por parte de seus próprios irmãos, essa mesma discriminação fez com que seus irmãos tentassem o matar. Contudo Deus o livrou da morte cuidando para que ela fosse preservada. Deste modo seus irmãos o venderam para alguns mercadores, as quais o levaram ao Egito (Gn 37.28).

Na casa de seu senhor José, sendo fiel a Deus fez a diferença entre todos os demais empregados de tal modo que o seu senhor o constituiu como chefe de sua casa. Mais por uma cilada José acabou na prisão por mais de 2 anos, mas Deus era com ele, assim o fez também prosperar, de tal modo que, abreviando a historia, José se tornou o governador do Egito. Mais tarde o próprio José testifica que tudo que ocorreu na sua vida foi pela vontade de Deus, e havia um propósito para isto.

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face. (Gn 45.5)

José não teria cumprido a sua carreira se tivesse parado diante de toda a discriminação no inicio,
ao contrario ele se posicionou de tal forma a fazer a diferença em todos os lugares.


b) Daniel
O profeta Daniel é outro exemplo que merece destaque. Ele foi levado como escravo para Babilônia, lá o rei ordenou que alguns jovens de boa aparência e que tivessem sabedoria fossem instruídos por 3 anos, alimentando do manjar do rei, para que no final dos 3 anos eles pudessem estar diante do rei servindo em seu palácio.

Sem duvida isto era um grande obstáculo e um embaraço também, pois estava em uma terra distante, na condição de escravo, e ainda tinha de viver sob a influencia de outra religião.
Esta situação poderia fazer com sua carreira não fosse levada adiante, diante de tantas dificuldades. Mas Daniel não se intimidou, Deus o concedeu graça e ele fez a diferença.


Pois ele decidiu em seu coração não se contaminar com a comida do rei, assim pediu ao eunuco que estava ao cargo de cuidar de Daniel, que permitisse não se contaminar com a comida e com o vinho do rei, pois ele se alimentaria apenas se legumes. (ler toda a historia Dn cap. 1).
Por final Daniel se destacou em todos os aspectos, de tal modo que o rei da Babilônia o engrandeceu:

Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também por principal governador de todos os sábios de Babilônia. (Gn 2.48)

Essas duas personagens tem em comum, que passaram por discriminações, embaraços e perseguições, mas foram vitoriosas, fizeram a diferença, cumpriram suas carreiras, e nada lhes impediu de caminhar carreira cristã.
Hoje podemos ver que suas obras foram de grande importância para obra de Deus e para nossa instrução.



Conclusão
A Bíblia afirma que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e que toda arma contra nós não prosperará. Assim não devemos ficar embaraçados com as mais diversas situações que surgem na nossa vida, devemos ir adiante.

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, (Hb 12.1)

Devemos prosseguir com fé, esperando em Deus, pois ele transformará todos os nossos embaraços em experiências de vida, da qual poderemos futuramente ensinar a outros.
Que nós possamos fazer como o apostolo Paulo. Que certo da sua missão cumprida, disse “acabei a carreira, guardei a fé”.


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Prof. Jair César S. Oliveira
 fonte Portal EBD