PRE ADOLESCENTES - Lição 3: Amigo Urso ou amigo Irmão?


2º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 3: Amigo Urso ou amigo Irmão?

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES - CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema: Embaraços que prejudicam a vida cristã
Comentaristas: Ângela Sueli da costa silva


LIÇÃO 3 – AMIGO URSO OU AMIGO IRMÃO?



Texto bíblico  1 Rs 12.1-8

E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),
enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:
Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.
E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.



Objetivos
Seu aluno deve após a aula, saber cultivar os laços afetivos, sinceros e verdadeiros, bem como saber o que Deus espera de nossas amizades.



Orientação didática
Estamos vivendo uma época em que o evangelho e a Palavra de Deus são apresentados da mais
diversas formas e modos, essas inovações algumas até heréticas tem chegado também a E.B.D.
Refiro-me a métodos que não produzem um resultado satisfatório no aprendizado, porque apenas maqueiam a situação, não produzem efeito transformador na vida dos alunos.

Assim, a verdade é que não existe nenhum método que substituía o ensino genuíno da Palavra de Deus, e isto inclue qualquer faixa, até os pré adolescentes.
Não julgue que eles ainda não podem receber um ensino mais sólido, lembre-se
que seus alunos passam dezenas de horas sob a influencia das mais diversas situações; os amigos da escola, os jogos de vídeo game, a rua, a televisão etc.

Assim não pense o professor que seus alunos estão alienados das coisas do mundo, ao contrario cada vez mais cedo as crianças tomam conhecimento das mazelas da vida e do pecado no mundo, portanto não se detenha somente a brincadeiras e dinâmicas infantis, aplique o ensino puro, genuíno e sólido, a qual somente está contido na Palavra de Deus.


Introdução
A nossa lição de hoje é “amigo urso ou amigo irmão”, estudaremos a respeito das más amizades.
É natural dos pré adolescentes procurarem por amigos nessa idade, visto que estão começando a criar novos relacionamos fora da família.
O ser humano foi criado para se relacionar em si, pois é um ser social, a amizade vem de Deus, em varias passagens na Bíblia encontramos o próprio Deus se referindo a alguém como amigo:

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi lhe
isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. (Tg 2.23)


De igual modo o ser humano se relaciona por meios de amizades, amizades estas que muitas vezes se tornam fortíssimas, estas amizades tem um grande poder de influencia, mas é ai justamente que podem começar os problemas para o pré adolescente; que espécie de amigo você tem?
A escolha do amigo é algo muito importante, porque existem pessoas que se passam por amigos, mas a intenção é má, e sua amizade só trás más influencias. Alguns são “amigo urso” e outros podem ser “amigo irmão”.

Antes de iniciarmos a lição é bom sabermos o que é um amigo urso.
Segundo o dicionário é o mesmo que amigo falso, hipócrita, infiel, mais conhecido como amigo da onça.
Não é difícil encontrarmos pessoas no mundo que fingem ser amigos umas das outras apenas por interesse pessoal, ou para alcançar algumas vantagens. Essa amizade é falsa e prejudicial. Neste sentido o trecho biblico é certo.

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1Co 15.33)


Quando temos sem saber um amigo urso, ate as suas palavras fazem mal, pois não há bons conselhos, mas sim palavras e conselhos que levam a ruína.
Em contraste a este tipo de amigo, temos o “amigo irmão”.
Este tipifica o amigo sincero, leal, honesto, que esta sempre pronto a dar apoio, dar bons conselhos e influenciar para o que for bom e correto.

O homem que tem muitos amigos pode congratular-se,
mas há amigo mais chegado do que um
irmão. (Pv 18.24)


Aqui, a Biblia fala da amizade que se torna uma grande amizade ao ponto dos amigos se considerarem como irmãos, neste caso o versículo se refere a irmãos carnais.
Ainda sobre este tema podemos ver uma diferença, a lição diz “amigo irmão” e não
“irmão amigo”. A lição trata, como veremos nos próximos tópicos, de amigo urso, mas até mesmo na igreja alguns irmãos não podem ser tidos como “amigo”

Aqui deixo a minha observação:
Se o professor achar conveniente toque neste assunto em aula, pois não devemos apenas relacionar a má amizade somente aos descrentes, mas dentro da própria igreja há irmãos que se comportam como amigo urso.

São aqueles que não tem reverencia a casa de Deus, espalham boatos, inimizades, etc Há base bíblica para o assunto, por algumas vezes o apostolo Paulo se referiu aos falsos irmãos (2 Co 11.26 Gl 2.4)
Deste modo, encontramos meios de fazer uma aplicação pessoal para os pré adolescentes. (conversas em classe, bagunça, levar brinquedos para a aula, etc).


I-  Apenas um príncipe
A lição de hoje tomou como exemplo um homem chamado Roboão, ele era filho do rei Salomão, portanto um príncipe destinado a reinar após a morte de seu pai.
Embora Roboão não seja uma personagem bíblica popular, ele nos deixa um exemplo, neste caso negativo, pois a sua escolha foi errada e lhe causou grandes prejuízos.
Se verificamos a família de Roboão veremos que ele tinha tudo para ser um excelente rei, a começar por seu avó Davi, não é necessario fazer muito comentário sobre esta personagem, visto ser muito conhecido, para Roboão seu avó Davi seria um excelente exemplo de coração, de força, de inteligência e obediência a Deus.

De igual modo podemos falar de Salomão seu pai, homem que se destacou entre os reis de Israel, em sabedoria, em riqueza. Certamente além desses exemplos, Roboão teve uma educação própria da realeza.
Contudo, assim como seu avó e seu pai erraram em um certo ponto da vida, Roboão também errou; e isto teve inicio em uma escolha errada, a escolha de seus amigos. Neste caso podemos afirmar que realmente foi uma escolha entre um amigo urso
e um amigo irmão.



II- O príncipe vira rei
Após um reinado de 40 anos Salomão morre, e assim seu filho Roboão assume o trono, com a idade de 41 anos. Proclamado rei, Roboão, filho de Salomão, foi a uma cidade chamada Siquém para que ali os israelitas reunidos o reconhecessem como o rei de Israel. Mas os israelitas impuseram lhe uma condição: aceitariam o seu reinado e governo, caso fossem retirados os pesados tributos que pagavam ao rei, estes tributos foram impostos por Salomão.

Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. (1Re 12.4)


Diante dessa reivindicação do povo, Roboão não quis responde de imediato, mas pediu para que o povo volta-se ali em três, a qual teria uma resposta.
Neste tempo Roboão busca conselho, para essa importante decisão. Assim de imediato Roboão toma conselho com os sábios anciãos que eram conselheiros de seu pai Salomão. Os anciãos responderam em outras palavras que Roboão deveria atender a petição do povo.

Mas próximo de Roboão também estavam alguns jovens, supostos amigos, a qual haviam crescido com ele, Roboão também se aconselha com eles. A qual estes lhe aconselharam a aumentar ainda mais a carga de tributos sobre o povo.
Assim Roboão, rejeitando os conselhos sábios dos anciãos de Israel, preferiu dar ouvido a aqueles seu amigo de infância, deste modo não aceitou as condições do povo. As conseqüências desta escolha veremos no próximo tópico.
Na vida às vezes surgem questões que não podemos decidir sozinho, precisamos de uma 2ª opinião, a mesma situação que Roboão passou pode ser aplicado a vida dos pré adolescentes. faça essa comparação:

Diante de uma questão importante talvez o adolescente tenha de decidir a quem recorrer, ou a quem pedir conselho ou uma opinião; seus pais (anciãos) ou seus amigos de escola (amigos de infância). A Bíblia está cheia de exemplos justamente porque podemos ver que nossa vida esta cheia de situações semelhantes.



III- A escolha errada
Diante das duas opções de conselho que Roboão procurou, é fácil identificar quem eram os amigo ursos e os amigos irmãos da historia:

a) Os amigos irmãos
Eram os anciãos de Israel, eles já eram experientes e estiveram diante de
Salomão, ouvindo a sua sabedoria e aprendendo sobre fatos da vida.
Com certeza teriam prazer em auxiliar o filho de seu antigo senhor, lhe dando conselhos sábios que o fariam prosperar em seu reinado, de igual modo seria conduzido a servir a Deus, pois esta era a chave que o levaria a vitória em muito aspectos.

b) Os amigos ursos
Eram os jovens com quem Roboão haviam crescidos juntos, o que
questionamos não é o fato de serem de pouca idade, mais inexperientes, principalmente em questões delicadas como a resposta que seria dada ao povo.
Os amigos de Roboão se aconselharam sem ter noção das conseqüências.
Infelizmente, Roboão não seguiu os conselhos dos anciãos, mas preferiu o de seus amigos.
Deste modo Roboão pretendia oprimir ainda mais o povo, com duros impostos, mas o povo o rejeitou como rei.

Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou lhe
o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. À tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas. (1Rs 12.16)

Deste modo o povo de Israel se desligou de Roboão, o resultado da má escolha foi à separação do reinado, das 12 tribos de Israel apenas 2 continuaram fiéis a Roboão, lendo os textos bíblicos veremos que esta confusão fazia parte do propósito de Deus.
As demais constituíram um rei para si, um homem chamado Jeroboão.
Este mesmo Jeroboão se tornou um mal exemplo por não decidir corretamente,
Deus o havia prometido que ele poderia alcançar tudo quanto sua alma desejasse, mas ele não foi fiel a Deus, a bíblia não esclarece mas afirma que ele tomou conselho, e fez algo muito terrível.
Leia 1 Reis 12.28 em diante.
Isto é uma lição para nós, se deixarmos de ouvir os conselhos dos verdadeiros amigos estaremos sujeitos a sofrer. Devemos rejeitar conselhos de amigo urso
não somente porque são inexperientes, mas porque são conselhos de ímpios, muitas vezes desprovidos de justiça e temor de Deus.

O Salmo 1 nos adverte: não seguir os conselhos dos ímpios, e nem se assentar na roda dos escarnecedores.
Assentar com os escarnecedores significa esta com eles, concordar com suas opiniões e costumes infames, deste devemos nos afastar, pois sua amizade apenas é por interesse, seus conselhos são todos prejudiciais.


Conclusão
Devemos cuidar para selecionarmos nossos amigos, afim de estarmos próximo a pessoas que realmente querem nosso bem, e que sua amizade seja sincera.
O bom amigo, ou amigo irmão sempre nos aconselha da melhor forma, mesmo que isso as vezes seja nos contrariar, mas o que importa é que o bom aconselhamento seja dado.
Devemos estar atentos para percebermos quais são os amigos ursos
que querem se aproximar de nós, estes devemos dizer não, a falsa amizade.
E quando tudo parecer perdido, recorramos a um amigo que nunca falara conosco, Deus
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof.Jair César S. Oliveira 
fonte Portal EBD