- JUNIORES - Lição 9: Um guerreiro invencível

2º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 9: Um guerreiro invencível
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus Escolhe Líderes
Comentarista: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 9 – UM GUERREIRO INVENCÍVEL


Texto Bíblico:Juízes cap. 16


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se acerca do dever que temos de obedecer nossos pais. A obediência aos pais é mandamento de Deus. Desobedecer aos pais é desobedecer a Deus e isso traz grandes conseqüências.

Exercitando a memória
“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e a sua mãe porque Deus gosta disso.” (Cl 3.20 – NTLH).

Crescendo no conhecimento
Deus capacitou Sansão com grande força física, para que ajudasse o povo de Israel. Essa era a missão a ele confiada. Mas, Sansão começou a desobedecer a Deus, fazendo o que não podia fazer. Lembram-se de que o anjo disse que ele não poderia beber vinho? Pois é, ele começou a beber. E ao invés de ir à Igreja, ficava indo para as terras dos filisteus e a namorar moças que não criam em Deus.

E nestas idas às cidades longe de Israel, ele se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. Os filisteus sabendo disso foram falar com ela:
__ Descubra como podemos tirar a força de Sansão. Se você fizer isso, nós lhe pagaremos com barras de prata!

Então Dalila pediu a Sansão:
__ Por favor, me conte o segredo da sua força.
Sansão respondeu:
— Se me amarrarem com sete cordas, eu ficarei fraco e serei como qualquer um.
Aí Dalila amarrou Sansão. E então gritou: Sansão! Os filisteus estão chegando! E ele arrebentou as cordas, como se fossem fios de linha queimada.
Então Dalila lhe disse:
__ Você mentiu. Por favor, me diga como é que alguém pode amarrar você.
Sansão respondeu:
__ Se me amarrarem com cordas novas, que nunca foram usadas, perderei as forças.
Aí, Dalila pegou cordas novas e amarrou os braços dele. Depois gritou:
__ Sansão! Os filisteus estão chegando! Mas Sansão arrebentou as cordas como se fossem fios de linha. E Dalila disse:
__ Você continua mentindo pra mim. Diga, qual é o segredo da sua força?
Ele respondeu:
__ Se você tecer num tear as sete tranças do meu cabelo e prendê-las com um prego grande de madeira, eu ficarei fraco e serei como qualquer um.
Então Dalila fez com que Sansão dormisse, e teceu as sete tranças dele. E gritou novamente, chamando os filisteus. Mas ele acordou, arrancou o prego e tirou o cabelo do tear. Então ela disse:
__ Você não me ama. Você me fez de boba três vezes e não me contou por que é tão forte.

Sansão acabou lhe contando a verdade:
 — O meu cabelo nunca foi cortado! Eu fui dedicado a Deus como nazireu desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, perderei a minha força. Então, depois que Sansão dormiu, Dalila chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Ela gritou:
__ Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: “Eu me livrarei como sempre.” Sansão não sabia que o SENHOR o havia abandonado porque há muito vinha desobedecendo a Deus e agora ainda havia falado coisas que era somente para seu povo para uma mulher estranha e má
Os filisteus o pegaram, feriram seus olhos, ele ficou cego. Levaram-no para Gaza, e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho.

Sansão se entristeceu muito, e pediu perdão a Deus, o tempo foi passando e o seu cabelo começou a crescer de novo. Os governadores filisteus decidiram comemorar a prisão de seu inimigo e diziam que seu ídolo tinha vencido Sansão, então marcaram uma data para a festa e se reuniram.

E em meio às comemorações, chamaram Sansão para diverti-los. Então Sansão pediu ao rapaz que o guiava pela mão:
__ Deixe-me tocar nas colunas que sustentam o templo para que eu possa me encostar nelas. O templo estava cheio de homens e mulheres. E Sansão orou ao SENHOR, dizendo: — Oh Senhor, por favor, dá-me força só mais esta vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus. Então agarrou as duas colunas do meio, que sustentavam o templo. Com a mão direita numa coluna e a esquerda na outra, jogou todo o seu peso contra elas e gritou: Que eu morra com os filisteus! Em seguida deu um empurrão com toda a força, e o templo caiu sobre os governadores e todas as outras pessoas.

Dinâmica
Distribua pedaços de fio de lã, e peça para as crianças arrebentarem. E depois junte vários fios e enrole-os como se fosse uma corda. Peça para uma criança arrebentar, ela não vai conseguir. Explique que a união faz a força. O fio sozinho, facilmente foi arrebentado, mas vários fios juntos não, eles ganharam força e não foram arrebentados! Cada criança é um fio. É importante que elas sejam unidas no Senhor e orem uns pelas outras. A união dará forças para vencer o mal. Pode substituir os fios por palitos de sorvete ou folhas de papel.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Sansão foi um homem muito forte, mas desobedeceu a Deus, e a seus pais, se envolvendo com mulheres que não eram israelitas. Dalila era filistéia, e adorava outros deuses. Sansão tinha muito orgulho da sua força. Mas a sua desobediência o levou à morte. A nossa força está na nossa fé. Se a nossa confiança no Senhor for grande, então teremos uma grande força para enfrentar os problemas, e sermos vencedores!

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC - Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 fonte   portal ebd