Lição 6 - A infidelidade conjugal I Plano de Aula


2º Trim. 2013 - Lição 6 - A  infidelidade conjugal I Plano de Aula

LIÇÃO Nº 6 – A INFIDELIDADE CONJUGAL
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- A fidelidade é nota essencial do casamento bíblico.
- Por causa da fidelidade, o casamento pode ser figura do relacionamento entre Deus e Israel, entre Cristo e a Igreja.
2º SLIDE
I – OS SIGNIFICADOS DE FIDELIDADE
- Fidelidade - compromisso assumido de ser fiel à palavra dada, de cumprir exatamente o que se prometeu. A ideia de fidelidade está vinculada à ideia de compromisso, ou seja, a uma persistência num acordo, num pacto que foi firmado entre duas partes. Significados de fidelidade(I):
a) firmeza, imutabilidade (Sl.15:4 “in fine”).
b) lealdade (Dt.32:20)
c) observância da fé jurada ou devida (II Co.13:5; Tg.1:22; Mt.7:24,25)
3º SLIDE

- Significados de fidelidade (II):
d) constância (I Co.15:58)
e) compromisso que pressupõe dedicação amorosa à pessoa com quem se estabeleceu um vínculo afetivo de alguma natureza
f) característica de um sentimento que não esmorece com o decorrer do tempo
g) compromisso rigoroso com o conhecimento; exatidão, sinceridade


4º SLIDE
II – A FIDELIDADE CONJUGAL
- O casamento é o máximo compromisso que se assume entre um homem e uma mulher, (Gn.2:24), um compromisso deve ser mantido ao longo de toda a vida, sem qualquer mudança. É, em virtude disto, que o casamento tem como nota essencial a fidelidade.
- A veneração devida ao matrimônio envolve a proibição do adultério (Hb.13:4), o “contato sexual de uma mulher casada ou comprometida com alguém que não seja esteja seu marido ou noivo. Ou de um homem casado com sua mulher que não fosse sua esposa.…” (R.N. Champlin).
5º SLIDE
- O sétimo mandamento dado por Deus a Israel proibia o adultério (Ex.20:14; Dt.5:18).
- As palavras hebraica e grega para adultério na Bíblia têm, em si, a ideia de “quebra de compromisso de casamento”.
6º SLIDE
- A proibição do adultério visa a preservação da santidade do lar, é muito mais do que uma opção de organização social, um dado cultural,  é um princípio divino e que, portanto, independe de época e de lugar.
- Para que seja possível a comunhão de vida entre um homem e uma mulher, para que ambos possam se complementar e, desta maneira, cumprir o propósito divino estabelecido para o ser humano, faz-se necessário que haja uma entrega mútua, a construção de um projeto de vida que inclua a exclusividade de um cônjuge para o outro.
7º SLIDE
- Deus estabeleceu que marido e mulher, assim como devem ser fiéis ao Senhor, devem, também, ser fiéis um em relação ao outro.
- A fidelidade envolve a exclusividade de ser complementado pelo cônjuge, o dever de com ele formar uma carne, o que envolve muito mais do que o simples relacionamento íntimo, como nos ensinou o Senhor Jesus (Mt.5:27,28).
8º SLIDE
- A amplitude dada pelo Senhor Jesus ao conceito de adultério não foi uma inovação, mas retorno ao princípio (Jó 31:1; Pv.7:7-23).
- Adultério toda e qualquer conduta de uma pessoa casada que intente se complementar, manter uma unidade, física, espiritual e emotiva com quem não seja a pessoa com quem se casou, independentemente de ter havido, ou não, a conjunção carnal.
9º SLIDE
III – OS MALES TRAZIDOS PELO ADULTÉRIO
- O adultério não é um pecado distinto dos outros, pois todo pecado promove a morte espiritual (Rm.6:23; Ap.21:8; 22:15).
- O adultério, porém, produz males mais visíveis que outros pecados, daí porque ser considerado normalmente “mais grave” que outros. Sem dúvida, por causa da sua visibilidade, os traumas causados são de mais difícil superação.
10º SLIDE
- O adultério, além da morte espiritual, produz (I):
a) quebra da confiança entre os cônjuges, abalando profundamente a estrutura familiar;
b) quebra da própria identidade pessoal do adúltero, da sua vida terrena;
c) quebra da imagem diante dos filhos, perda da autoridade moral e confusões altamente deletérias na formação dos filhos;
11º SLIDE
- O adultério, além da morte espiritual, produz (II):
d) quebra da credibilidade diante da sociedade;
e) escândalo na igreja local, máxime se se tratar de pessoa proeminente;
f) destruição da alma do adúltero (Pv.6:32).
12º SLIDE
- A tolerância e o estímulo ao adultério em uma dada sociedade é um sinal eloquente da perversão vigente no ambiente social,  uma evidência do aspecto doentio da sociedade, do seu estado terminal.
- Vivemos os “dias de Noé” (Mt.24:38,39), dias caracterizados pela banalização do casamento, onde o adultério é tido como uma prática normal (Gn.6:1,2), o que ocasionará inevitável juízo divino sobre a humanidade (Hb.13:4).
13º SLIDE
COMO EVITAR O ADULTÉRIO
- Como podemos evitar a prática do adultério? (I)
a) impedindo que nosso lar consinta com a apologia do adultério produzida pela mídia e fazendo com que, em nosso lar, haja a apologia da pureza sexual (Fp.4:8);
b) santificando nossos olhos (Jó 31:1; Mt.6:22,23);
14º SLIDE
- Como podemos evitar a prática do adultério? (II)
c) mantendo real compartilhamento de vida com nosso cônjuge (I Co.7:5)
d) dando o devido valor ao nosso cônjuge (I Co.7:32-34)
15º SLIDE
- Não é tão simples assim identificar os culpados numa situação de adultério,pois raramente se estará diante de culpa unilateral.
- A observância do modelo bíblico da família, a instituição de uma vida familiar de acordo com as Escrituras Sagradas se constitui na maior garantia para que afugentemos a possibilidade do adultério em nosso relacionamento conjugal.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte portal ebd