Lição 9 - A família e a sexualidade I



2º Trim. 2013 - Lição 9 - A família e a sexualidade I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013
A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI: Protegendo seu lar dos ataques do inimigo
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                         

LIÇÃO Nº 9 – A FAMÍLIA  E A SEXUALIDADE
                                               A sexualidade deve ser desenvolvida e exercida no ambiente familiar, mais propriamente no relacionamento conjugal.


INTRODUÇÃO

Deus criou o homem sexuado, “macho e fêmea os criou”. Esta sexualidade realça-se no ambiente familiar, onde homem e mulher se completam para cumprir o propósito divino estabelecido ao homem.

- É, pois, somente no ambiente familiar, mais propriamente no relacionamento conjugal, que a sexualidade deve ser desenvolvida e exercida.

I – O SEXO SEGUNDO A BÍBLIA

- Deus criou o homem como um ser sexuado, “macho e fêmea os criou” (Gn.1:27). Deste modo, a atração sexual, a atividade sexual não é algo pecaminoso nem estranho ao ser humano, mas, muito pelo contrário, é algo que decorre da própria natureza humana, algo que não só é bom, mas muito bom, visto que criado por Deus (Gn.1:31).

- O sexo, portanto, ao contrário do que ensinam alguns, a começar dos seguidores do falecido Reverendo Moon (1920-2012), não foi o pecado cometido pelo primeiro casal, pois foi ordem de Deus a multiplicação da espécie (Gn.1:28), o que se dá somente pela atividade sexual. Sexo não é pecado, mas os princípios divinos da sexualidade encontram-se deturpados pelo homem, em razão de seu estado pecaminoso.
OBS: "... A ordem de procriação concedida ao homem era ponto definido; jamais o Senhor ousaria ordenar-lhe uma coisa e depois castigá-lo por obedecer a essa ordem. Nunca devemos confundir o fruto do conhecimento do bem e do mal com o ato conjugal, permitido e ordenado pelo Senhor. Aqueles que dizem que o relacionamento sexual foi o pecado de Adão e Eva desconhecem totalmente as Escrituras Sagradas..."( SILVA, Osmar José da. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.2, p.138-9).

- A Bíblia Sagrada afirma que o sexo foi obra da criação de Deus que, ao criar o homem, fê-lo sexuado. Diz a Palavra que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, mas os criou “macho e fêmea” (Gn.1:27). Este ponto distingue o homem dos anjos, por exemplo, que foram criados assexuados (Mc.12:25)..

- Sendo assim, não podemos admitir que o sexo seja algo antinatural, ou seja, contrário à natureza do homem, ou seja, algo ruim, imoral ou danoso para o ser humano, como alguns têm defendido, inclusive (e principalmente) na igreja de Deus. Tomar uma atitude destas, desde já o falamos, é contrário à Palavra de Deus, que, inclusive, condena os tais (vide I Tm.4:1-3).

- É preciso, de início, já revelar a origem da palavra “sexo”, que vem da raiz latina “sec”, que significa “cortar”, recortar”, “dividir”, mostrando, precisamente, que se refere a uma parte, tanto que a palavra “sexus”, em latim, referia-se a “do sexo feminino,  de mulher”.