- PRE ADOLESCENTES - Lição 9: Eu quero, eu quero!


2º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 9: Eu quero, eu quero!
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES - CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema: Embaraços que prejudicam a vida cristã
Comentaristas: Ângela Sueli da Costa Silva

LIÇÃO 9- EU QUERO, EU QUERO!

Texto bíblico: Gn 25.24, 27-34
E, cumprindo se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E cresceram os meninos. E Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacó era varão simples, habitando em tendas.
E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado.
E disse Esaú a Jacó: Deixa me, peço te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom.
Então, disse Jacó: Vende me, hoje, a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Então, disse Jacó: Jura me hoje. E jurou lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou se,
e foi se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

Objetivos da lição:
Seu aluno após a aula deve:
·         Não almejar coisas acima das suas possibilidades
·         Colocar a vontade de Deus acima de tudo.

Introdução
O assunto que iremos tratar é a respeito da inveja, algo que pode trazer muitos prejuízos. Dentro do trimestre já estudamos muitas situações diferentes as quais se tornam grandes embaraços para os pré adolescentes, alguns destes embaraços vem de fonte externa, mas este a qual iremos estudar surge em nós mesmos.

Segundo o dicionário inveja é: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.
Este sentimento pode trazer graves problemas, pois além de ser um pecado, ainda traz outros pecados, tal como a cobiça.
A cobiça é um desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, e ambição desmedida de riquezas.

Quando o pré adolescentes
se deixam dominar pela inveja passam a ter uma conduta contraria a
vontade de Deus, porque a inveja nos faz praticar outros sentimentos semelhantes, pois alguém para alcançar algo que deseje com avidez, pode mentir, prejudicar outra pessoa; e o pior desta situação é que ao sentir inveja e cobiça, deixam de esperar em Deus, e procuram alcançar o objeto desejado por meios ilícitos.

Em um sentido mais abrangente a inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
Nos dias atuais, quanto aos adolescentes podemos associar o fato de que alguns podem desejar algo material; como uma roupa nova, um celular etc. Ao passo que desejam essas coisas materiais as espirituais deixam de lado.


O que a Bíblia afirma acerca da inveja?
Uma das características da inveja é o desejo ardente por algo, mas a Biblia afirma que não existe mal é desejar algo, pois em muitas passagens a Bíblia nos incentiva a buscar por bens, tanto materiais ou espirituais.

Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão
acrescentadas. (Mt 6.33)

Nos versículos que antecedem o texto citado acima, vemos que a Palavra nos fala de bens materiais, que é licito buscar, desejar e possuir bens, contudo que o reino de Deus seja posto em primeiro lugar. O mesmo se dá acerca dos bens espirituais, não existe mal em desejá-los:

Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o
episcopado,  excelente obra deseja.(1Tm 3.1)

Neste sentido o desejo é positivo, pois nos leva a buscar pelas bênçãos que Deus tem para nos conceder. Esse desejo licito tem um sentido de “vontade”; ou seja, vontade de obter algo, ou uma posição espiritual, mediante um esforço justo e honesto.

O problema começa quando esse desejo passar a ter um outro sentido, o de inveja!
É esperado que ao desejarmos algo e trabalharmos para alcançar , tudo se faça de modo honesto e sincero, principalmente quando envolve nosso próximo, a Bíblia afirma que o relacionamento entre nós e nosso próximo e Deus deve ser baseado no amor.

Mas é justamente isso que não acontece quando este desejo tem um sentido negativo, pois ele se torna uma inveja. Ao invejarmos alguém estamos automaticamente agindo de forma errada, tanto com nosso próximo como com Deus.

Em relação ao nosso próximo desrespeitamos o mandamento bíblico de amar, ao desejar algo ou a posição que outra pessoa possui, estamos predispostos a fazer tudo quanto for necessário para chegar a mesma posição ou ter a coisa invejada.
Em relação a Deus desonramos a sua Palavra , que afirma que Ele prove tudo quanto
necessitamos, isto de forma legitima sem que haja prejuízo de alguém.



Gravidade da inveja
A inveja não é um sentimento que vem só , sempre esta associado a outros sentimentos pecaminosos, para entendermos a gravidade da inveja, vejamos o seu principio.
A inveja teve sua origem no céu, o diabo movido pelo orgulho teve inveja da posição de Deus, e quis usurpar sua posição.
De modo semelhante a inveja surgiu no mundo quando o ser humano(Adão e Eva) quiseram ser semelhantes a Deus, observe que neste caso o proprio diabo icentiva o homem a ser semelhante a Deus. Movidos pelo desejo de ter conhecimento o homem desobedece a Deus.

Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.(Gn 3.5,6)

Somente nesta passagem de Genesis temos uma base para entendermos como a inveja é prejudicial, tanto pela sua origem maligna como pelas conseqüências, pois o final foi trágico para o homem.
Ao longo das Escrituras vemos outras passagens que mostram as conseqüências trágicas para os que usam de inveja, não somente porque traz prejuízos pessoais como também  atinge o que estão em nossa volta.
A vida de José do Egito é um exemplo disto, por causa da inveja de seus irmãos a sua vida foi extremamente prejudicada. (At 7.9) embora tenha sido uma vitima da inveja de seus irmãos Jose transformou em um exemplo vivo da Benção de Deus, mediante sua fidelidade, pois Deus mudou todo mal que seus irmãos lhe fizeram.

De modo semelhante o Senhor Jesus foi entregue para ser morto por causa da inveja de seus adversários.  Os fariseus tinham inveja da autoridade que o Senhor ensinava o povo.

Portanto, estando eles reunidos, disse lhes
Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?
Porque sabia que por inveja o haviam entregado.(Mt 27.17,18)
Por inveja os judeus perseguiram a Paulo tentando impedi lo
de anunciar o Evangelho.
E, no sábado seguinte, ajuntou se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus.
Então, os judeus, vendo a multidão, encheram se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.(At 13.44,45)


A Bíblia nos adverte quanto a inveja
Por toda a Escritura vemos que a inveja é algo totalmente prejudicial;
O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos. (Pv 14.30)

Neste texto de provérbios vemos a inveja associada a um estado critico de saúde, algo semelhante a um câncer que coroe e destruí a saúde do corpo.
A inveja está associada a um estado pecaminoso do homem;

Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. (Tt 3.3)

Aqui o apostolo Paulo menciona as condições em que o homem pecador sem Deus vivia praticando, mas a partir da conversão toda inveja deve ser abandonada.

Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. (Rm 13.13)

A inveja não é própria de um cristão espiritual, por isso o apostolo Paulo afirma em 1Co 3.3 que todos quantos sentem inveja são carnais. O desejo ardente pode levar o cristão a invejar bens tanto materiais como espirituais, observe:

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos
uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gl 5.26)

Aqui o texto nos dá a entender que alguns sentiam inveja uns dos outros, por posições, podemos até afirmar espirituais, mas não na intenção de ser usado por Deus, mas para se vangloriarem. Foi exatamente isto que o apostolo Paulo afirmou em umas de suas cartas; que haviam pessoas que anunciavam o evangelho por inveja.

Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do Senhor todo o dia. (Pv 23.17)

Se a inveja entre irmãos já é reprovável, o que diremos quando o cristão sente inveja do ímpio? Foi isto que ocorreu com o salmista, no Salmo 73 relata a sua historia; ao observar a prosperidade dos ímpios o salmista sentiu inveja deles, pois via que eles cometiam muitos pecados e não eram castigados, ao contrario, prosperavam.
A inveja foi tanta que o levou a pensar que toda a sua dedicação a Deus era em vão, porque passava por dores. Assim como o orgulho, a inveja não permite que enxerguemos a realidade das coisas.

Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. (Sl 73.3)


I Os gêmeos diferentes
Certamente que a inveja tem sua origem no pecado, mas indiretamente o meio em que vivemos também é propicio a isto, digo não apenas ao fato de sermos atraídos pela propaganda do mundo em oferecer bens de consumo, mas uma educação espiritual de pouca qualidade também pode fazer com haja este sentimento pecaminoso.

Isto nós vemos na família de Esaú e Jacó; nossos exemplos desta lição.
Rebeca sua mãe foi uma mulher estéril, mas pela oração de Isaque Rebeca concebeu e deu a luz a gêmeos. Durante a gestação Rebeca consulta a Deus, a qual lhe revela que ela daria a luz a dois filhos as quais se tornariam duas nações, naquele momento foi mencionado o fato de um exerceria domínio sobre o outro; o menor dominaria o maior.

Aqui fica claro que Deus quando determina que alguém seja abençoado; a sua palavra se cumpre no seu devido tempo. Embora o direito de primogenitura fosse algo destinado ao mais velho, vemos que o Senhor alterou o curso das coisas, isto por seu propósito.

Logo os filhos de Isaque foram crescendo se distinguiram um do outro, em muitos aspectos conforme descrito no comentário da revista, mas no campo espiritual ambos eram “desviados” afirmo porque eles nasceram em um “berço evangélico” mas não andavam conforme a vontade de Deus, ao lermos a historia completa vemos claramente isto, ainda mais quando seus pais não procediam corretamente, pois Isaque dava preferência a um filho e Rebeca a outro filho.



II Uma proposta
Moises no livro de Deuteronômio ratifica que o direito de primogenitura seria do filhos mais velho, a primogenitura se consistia no fato de que o filho primogênito possuía o direito de receber uma porção dobrada no caso de herança.
Este direito portanto pertencia a Esaú, visto que ele foi o primogênito. Mas ele perdeu porque não dava importância a isso, o livro de gênesis afirma que ele desprezou a primogenitura.

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou se,
e foi se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. (Gn 25.32,34)
Isto se deu também porque Jacó induzido por sua mãe enganaram a Isaque em um momento de fragilidade, este episodio também nos deixa um exemplo.

Jacó certamente possuía um desejo pela primogenitura, mas isto não poderia ter sido alcançado por meio do engano. Quando o Senhor afirmou que o maior serviria o menor, certamente que por meios justos isto se cumpriria.
A forma usada foi uma troca, Jacó aproveitou a ocasião em que Esaú retornará de uma caça com muita fome, Jacó aproveita a situação e propõe uma troca. Jacó lhe daria comida pelo direito de primogenitura, o que Esaú logo aceitou.



III Conseqüência da má escolha
E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura.
Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou. (Hb 12.16,17)

Assim definiu a Bíblia a situação final de Esaú, ele perdeu o direito a benção proveniente da sua primogenitura. Isaque seu pai antes de morrer pretende abençoar o filho primogênito, tendo o chamado Isaque lhe pede que saia a busca de uma caça afim de preparar um guisado saboroso, mas Jacó instruído pela mãe usa de astúcia e prepara um guisado e instrui Jacó a se passar por seu irmão Esaú.

Como Isaque era avançado em idade não possui ema visão perfeita, não notou a diferença. Ao retornar da caça, Esaú descobre que foi enganando por Jacó, ali se iniciou uma grande rixa entre os irmãos. Para aplacar sua ira Esaú máquina acabar com a vida de seu irmão logo Isaque falecesse.

Este sentimento vingativo de Esaú nos faz lembrar de Caim e Abel, sendo que neste caso a tragédia aconteceu, pois movido de inveja Caim matou seu irmão, Ele sentiu inveja porque Deus atentou mais para oferta de Abel.
Estas duas historias bíblicas são exemplos de como a inveja é prejudicial, pois além de promover um desajuste de moral de conduta, pode levar a algo mais grave, como nestes casos. O homicídio e o desprezo.



Conclusão
Terminamos nossa lição afirmando que toda espécie de vontade descontrolada acaba se tornando uma inveja, e por conseguinte a cobiça.
Sentimento que não podem estar presente na vida de um cristão, porque certamente acarretará em muitos problemas.
Lembremos  das palavras do Senhor Jesus; busquem em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, porque o demais será acrescentado. Todas as bênçãos que são alcançadas por intermédio de Deus são para nosso bem e não para mal.
A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores. (Pv 10.22)
Sigamos então o conselho do apostolo Pedro:

Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
(1 Pe 2.1)

O mesmo apostolo afirma que devemos lançar todas as nossas ansiedades diante de Deus porque Ele tem cuidado de nós; mais uma vez vemos a promessa de Deus em prover tudo quanto precisamos, portanto não devemos cobiçar coisas altas, mas aguardar pela vontade de nosso Deus a qual nos dá tudo quanto precisamos.
Que Deus os abençoe.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
fonte  portal ebd