JUNIORES - Lição 10: Mudanças acontecem

2º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 10: Mudanças acontecem
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus Escolhe Líderes
Comentarista: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 10 – MUDANÇAS ACONTECEM


Texto Bíblico:Rute caps. 1-4


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que não importa a situação sempre podemos optar pela prática da bondade e a fidelidade, escolhendo assim fazer parte da família de Deus como Rute o fez.

Exercitando a memória
“Quem age com bondade faz bem a si mesmo.” (Pv 11.17 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Após a morte de Sansão o povo de Israel continuou a adorar a ídolos e a desobedecerem a Deus. Assim iniciou um período de grande fome, isso porque os campos não produziam o arroz, o feijão, o trigo, etc., em quantidade suficiente para o povo. Tudo o que plantava morria. Já nas terras dos povos ao redor, havia mantimento, tudo estava normal. Isso provavelmente era Deus permitindo para que seu povo se arrependesse de seus pecados, mas eles não mudavam suas más atitudes.

Havia um homem chamado Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos moços, Malom e Quiliom. Essa família era de Efrata, um povoado que ficava perto de Belém de Judá. Eles decidiram ir para Moabe, por causa da fome e ficaram morando ali.

Em Moabe os dois filhos se casaram com moças moabitas, um se casou com uma moça chamada Orfa e o outro com uma chamada Rute. E todos formavam uma família muito feliz. Passando uns anos uma grande tristeza se abateu sobre aquela família, um dia Elimeleque morreu e logo depois também morreram seus dois filhos. Noemi ficou sem marido e sem seus filhos. Rute e Orfa também ficaram viúvas.

Um dia Noemi soube que o SENHOR tinha ajudado o seu povo, dando-lhe boas colheitas. Então ela se aprontou para sair de Moabe com as suas noras. Noemi vendo a tristeza em seu coração e no de suas noras disse a elas:
__ Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar!
]
Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo. Aí elas começaram a chorar alto outra vez. Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou.

 —Veja! - disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela.

Porém Rute respondeu:
—Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora! Quero cuidar da senhora e servir ao Deus de Israel.

Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. Abraçou-a e foram para Belém. As duas caminharam muito tempo até chegar lá. E chegaram no tempo em que os fazendeiros estavam realizando as colheitas. Que fartura havia agora na terra, mas na casa de Noemi e Rute não tinha nada, não tinham homem para trabalhar plantando e colhendo, não eram permitido às mulheres fazerem tal serviço.

Noemi tinha um parente chamado Boaz, que era um homem rico e um dos príncipes de Israel. Ele era da família de Elimeleque, o marido de Noemi. Um dia Rute disse a Noemi:
 — Deixe que eu vá até as plantações para catar as espigas que ficam caídas no chão. Talvez algum trabalhador me deixe ir atrás dele, catando as espigas que forem caindo.
 —Vá, minha filha! - respondeu Noemi.

Então Rute foi ao campo e andava atrás dos trabalhadores, catando as espigas que caíam. E por acaso ela entrou numa plantação que era de Boaz, um parente de Elimeleque. Nisso Boaz chegou de Belém e disse aos trabalhadores:
— Que o SENHOR esteja com vocês! — Que o SENHOR o abençoe! —responderam eles.

Aí Boaz perguntou ao chefe dos trabalhadores:
 — Quem é aquela moça ali?

Ele respondeu:
 — É a moabita que veio de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse ir atrás dos trabalhadores, catando as espigas que fossem caindo. E assim ela está trabalhando desde cedo até agora e só parou um pouco para descansar debaixo do abrigo.

Então Boaz disse a Rute:
 — Escute, minha filha. Não vá catar espigas em nenhuma outra plantação. Fique aqui e trabalhe perto das minhas empregadas. Preste atenção e fique com elas no campo onde vão cortar espigas. Eu dei ordem aos empregados para não mexerem com você. Quando ficar com sede, beba da água que os empregados tirarem para beber.

Aí Rute ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse:
 — Por que é que o senhor reparou em mim e é tão bom para mim, que sou estrangeira?

Boaz respondeu:
— Eu ouvi falar de tudo o que você fez pela sua sogra desde que o seu marido morreu. E sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e a sua pátria e veio viver entre gente que não conhecia. Que o SENHOR a recompense por tudo o que você fez. Que o SENHOR, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa.

Boaz viu que Rute era uma pessoa bondosa e cuidava bem de sua sogra, e ainda que amava e servia a Deus com todo o seu coração. Assim foram passando os dias e Boaz foi gostando a cada dia mais de Rute e Rute de Boaz, e sabe o que aconteceu? – isso mesmo eles se casaram e foram muitos felizes.

Rute agora não era mais uma estrangeira, era esposa de um dos príncipes de Israel, teve um filho que se ao qual colocou o nome de Obede, o qual foi avô do rei Davi.



Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que nos tempos bíblicos mulheres viúvas e idosas não podiam trabalhar, só poderiam ficar em casa. Elas passavam necessidades. Rute não quis deixar Nomei só, veio junto para cuidar dela. Deus viu a bondade de Rute e a abençoou dano-lhe um príncipe como esposo e um lar feliz.

A benção de Rute foi muito maior ainda, pois muitos anos mais tarde, depois de vários reis nascerem em sua descendência, certo dia na cidade de Belém, nasceu também descendente dela - Jesus, o Rei dos reis, e salvador de toda a humanidade. E, assim como Rute escolheu o bem e servir e amar a Deus, todos nós podemos fazer essa boa escolha. Quem hoje escolhe amar e obedecer a Deus? Muito bem!
Então nossas atitudes deverão mostrar que amamos e obedecemos a Deus sendo bondosos, ajudando e respeitando as pessoas e obedecendo aos nossos pais.
                                                                                                                                                                                                                                   


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC - Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 fonte  portal ebd