JUNIORES - Lição 12: Hein?

2º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 12: Hein?
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus Escolhe Líderes
Comentarista: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 12 – HEIN?


Texto Bíblico:1 Samuel cap. 3.



Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que assim como Deus ouve nossas orações, também devemos estar prontos para ouvir o que Deus falar conosco.


Exercitando a memória
“Em seguida, ouvi o Senhor dizer: —Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: —Aqui estou eu. Envia-me a mim!.” (Is 6.8 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Na lição passada vimos que Deus se agradava de Samuel, por ele ser obediente a Ele e também a Eli, e sempre se esforçava no serviço de Deus, o SENHOR. Samuel crescia morando no Tabernaculo com Eli e seus desobedientes filhos.

Ana vinha de ano em ano visitar a Samuel e sempre trazia uma roupa nova, uma túnica de sacerdote, que ela mesma fazia para ele. Depois voltava para Ramá, com o coração já com saudades de seu filhinho. Muitas vezes ele sentia saudades da mamãe, mas aprendeu desde pequeno que pertencia a Deus. Samuel aprendeu a trabalhar no templo.

Samuel amava a Deus e conversava com Ele todos os dias.Uma noite, ao ir dormir ele ouviu alguém chamar seu nome: O que você sentiria se ouvisse uma voz na noite chamando seu nome? (Deixe que as crianças respondam).
__  Samuel, Samuel!

Pensando que era o sacerdote Eli, correu até lá e disse:
__ Estou aqui. O Senhor me chamou?
Isso aconteceu três vezes. Na terceira vez, Eli entendeu que Deus queria conversar com Samuel, por isso aconselhou:
__ Quando você ouvir o seu nome outra vez, responda apenas: Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve!

Quando Samuel ouviu a voz de Deus pela quarta vez, disse:
__ Fala, Senhor porque o Teu servo ouve.
Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:
—Samuel, Samuel!
 —Fala, pois o teu servo está escutando! —respondeu Samuel.

E o SENHOR disse:
 —Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.

Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou:
— Samuel, meu filho!
— Estou aqui! —respondeu ele.
— O que foi que Deus lhe disse? —perguntou Eli. — Não esconda nada de mim..

Então Samuel contou tudo, sem esconder nada.
E Eli disse:
— Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor!

Deus falou com ele e a partir daquela noite, Samuel se tornou um profeta de Deus. Um menino profeta. Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer.
Assim todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Samuel era obediente à Palavra de Deus, vivia no Tabernáculo e sempre orava, por isso pode ouvir a voz de Deus, e o SENHOR estava com ele e falava ao povo por meio dele.
Crianças, não importa que vocês sejam pequenos, Jesus pode usar cada um de vocês.
                                                                                                                                                                                                                                   

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC - Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010


Colaboração para Portal Escola Domninical – Profª. Jaciara da Silva
 fonte portal ebd