JUVENIS - Lição 10: Eu & o Grupo

2º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 10: Eu & o Grupo

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi


LIÇÃO 10 - EU E O GRUPO


TEXTO BÍBLICO  (1Pe 4.2-4,14-16)


ENFOQUE BIBLICO
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.”(Fp 2.15)

OBJETIVOS
Descrever para os alunos o papel do cristão na sociedade.
Comparar a identidade cristã a outras identidades humanas.
Traçar um perfil do jovem cristão em seus relacionamentos sociais.  


INTRODUÇÃO
O cristão tem por objetivo preservar a moral, ser exemplo, numa sociedade corrompida, manter a sua identidade cristã mesmo na adversidade. O jovem a exemplo de Daniel, Jose e outros, perseverarem fieis a Deus, procurando influenciar em seus relacionamentos, mostrando a fé, o Deus a quem ele serve. Do contrario para nada servirá, a não ser para ser pisado, a exemplo do sal quando se torna insípido.


O PAPEL DO CRISTÃO NA SOCIEDADE
Biblicamente o cristão tem por dever ser modelo de vida para a sociedade, ser exemplo. Mas o que é isto hoje? O relativismo exagerado não permite que haja modelos ou exemplos para que a sociedade se espelhe. Permitem que cada qual faça o que bem entender com seu livre arbítrio, ferindo a santidade de Deus com atitudes grosseiras. A Bíblia relata os dias de Noé, como exemplo, diz o texto bíblico que cada qual fazia o que queria, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento..., não perceberam, até que veio o dilúvio (Mt 24. 36-39)

Noé o pregoeiro da justiça permaneceu fiel ao Deus Eterno, Santo, Verdadeiro, Justo etc,. (Hb 11.7; 2Pe 2.5). A sociedade antes do dilúvio era como hoje, certamente a pressão sobre Noé e sua família foi agravadora, ferrenha, mas ele permaneceu firme e decidido fazer diferença naquela sociedade. Aparentemente um velhinho caduco, antiquado, anti-social, pois não partilhava com as idéias modernas da sociedade em sua época. O resultado foi seu livramento das águas diluvianas, caso ele tivesse se adequado a sociedade, teria também sucumbido com os liberais e modernos, que romperam com os costumes morais de uma sociedade justa perante Deus.

Podemos ainda lembrar-se dos dias de Ló, a escolha dele o levou a morar em um lugar que se corrompeu de modo assustador. A cidade de Sodoma e outras circunvizinhas pecavam tanto que a corrupção dos valores se generalizou. Ao falar com Abraão, Deus dá-nos a entender que toda a população estava comprometida com o pecado (Gn 18.17-33). Devido à interseção de Abraão Ló é convidado a sair junto com sua família, o comprometimento era tamanho que a mulher dele, fica logo no caminho. Enquanto ele e suas filhas escapam, apenas fisicamente, mas os corações das filhas em nada mudaram e o resultado é funesto, não deixando exemplos, portanto não puderam ser modelos, que pena, nada aprendido no mundo, serve para Deus (Gn 18.31-37).

Temos assim dois casos, o primeiro mostrando que é possível viver em um mundo cheio de pecados e corrupção, sem dele participar. No segundo, o sistema alojado no coração, sempre brotará neste caso sair do mundo apenas fisicamente, porque alguém está ajudando, pode sim trazer livramentos, mas quando a pessoa não tira o mundo de dentro dela chegará um momento que alguma coisa a derrubará. É o que acontece com alguns, não conseguem ser exemplos, porque estão sempre carregados por alguém, precisa sempre de conselhos, mas estão dentro de si cheios de mundanismo. Alguns chegam a dizer: meu pai, o pastor, o prof. Da EBD, ninguém manda em mim. É verdade, o servir a Deus deverá ser de forma voluntaria.

Não se pode fugir de ser um bom crente na sociedade, porque há maus exemplos, os maus exemplos sempre existiram e existirão. O cristão tem um papel importante aqui na terra, representar Cristo, na sociedade. A representação da igreja vai alem dos limites de uma congregação, com endereço fixo, onde se congrega, ensaia etc,. Somos enviados ao mundo, assim como Deus enviou a Cristo, para nosso exemplo, somos por Cristo, enviados, para uma presença profética, como servos de Deus, para uma presença publica, que nos leva aos mais diversos tipos de relações com as diferentes formas de organizações.

Na verdade o papel do cristão na sociedade é de guardião da dignidade, da moral, denunciar a exemplo de Elias e João, o Batista, todas as formas de exclusões e opressões, impostas como leis pelo adversário de nossas almas. Uma cidade é composta de uma pluralidade de pessoas, sendo a cidade o lugar de convivência das pessoas, esta pluralidade dificulta a convivência. O cristão precisa aculturar, mas isto não significa que tenha que se tornar mundano alguns usam até versículos isolados da Bíblia para se apoiar, nos erros cometidos. 

O cristão está diante de um desafio ser modelo, ser exemplo, numa sociedade cheia de desconfianças, medos, violência, stress, competições elevadas, ao invés de terem ao próximo como amigo, o tem como suspeito. A riqueza está exatamente em fazer discípulos desta gente que em nada mais acredita, mas como você faz diferença e é visto como exemplo de marido, de pai, de mãe,  de filho (a), de patrão, de empregado,  de namorado (a), é um moço ou uma moça serio (a), que não ficam, ficando por ai,  acreditam em você. (Ef 5,6)


A IDENTIDADE CRISTÃ E OUTRAS
O que é identidade? O dicionário Aulete assim define:
1- Característica ou qualidade de idêntico. (Identidade de interesse)
2- Semelhança, analogia (Identidade de interpretação).
3-   Igualdade de um elemento consigo mesmo, ainda que em circunstancias diferentes (Linguagem)
4- Característica pela qual dois ou mais objetos do pensamento apresentam as mesmas propriedades, embora designados de forma distintas.

Identidade é representada por um numero que a pessoa recebe em um documento o RG. Mesmo que você esteja entre milhões ao chamar seu numero de identificação, ali você estará representado. Ainda assim a pessoa tem uma identidade que vai alem daquele numero, é aquilo que ele é que ele representa, como o interpretam. Alguns são tidos como chatos, incompreensíveis, traidores, quando ele vem chegando, todos se calam, porque a partir daí, ele não é confiável, para ouvir determinados assuntos.

Geralmente os adolescentes ainda não têm uma identidade fixa, muitos  ainda irão mudar. Tenho acompanhado na igreja, muitos adolescentes que eram brigões, ou muito quietos e com o passar do tempo eles mudaram alguns para melhor e outros para pior. Os que mudaram para melhor, alguns são obreiros na casa do Senhor e outros tomaram rumos diferentes, estão nos prazeres mundanos. Não importa se o adolescente é extrovertido ou introvertido, estando ele na presença de Deus, sua identidade será de Cristão.

Jesus nos colocou aqui não foi para sermos diferentes, porque ser diferente é fácil, e somos diferentes uns dos outros. Escutamos sempre esta frase: “eu sou diferente”, geralmente são pessoas melancólicas ou rebeldes quanto aos ensinamentos bíblicos, faz deste chavão, uma porta de escape, para dar vazão as suas atitudes erradas. Por exemplo, brigam por qualquer motivo, se irritam e deixam de conversar com os amigos por um bom tempo. Logo ele fica conhecido como alguém que têm alguns destes defeitos e outros piores até.

Qual a sua identidade? Como você é conhecido na roda de amigos? Ah! Têm tantos que são conhecidos como valentões machões que namora todas as meninas do colégio, e até na igreja aparece alguns querendo ser assim. Que Deus nos guarde. Olham para o jovem crente e o tem como bobo, porque ele não partilha destas coisas do grupo. Você não é um babaca, não é um bobo, nem pense nisto. Você é um importante representante de Deus, tem uma identidade diferente e o futuro revelará isto. Você será um bom homem na sociedade, uma mulher que todos possam olhar e dizer: “eu a conheço desde menina (o),  sempre foi o exemplo, da classe, na igreja, na casa, etc., 


O JOVEM CRISTÃO E SEUS RELACIONAMENTOS
Não há sequer um ser humano que consiga viver sem se relacionar na sociedade. Portanto é necessário que haja cuidado não se pode relacionar se com pessoas dadas ao mal. Para que não haja momentos desagradáveis, como um exemplo que eu conheço de um jovem cristão, que ao fazer amizade, não tomou certos cuidados e está em uma penitenciaria, dizendo que nem sabia, mas estava junto, e como explicar o inexplicável? A justiça não usa de revelação, mas da provas dos fatos, o elemento, não conseguindo provar o contrario, não há como viver na sociedade livremente, ficará preso para pagar pelo fato cometido, ou pelo descuido ao escolher os amigos.

O Apostolo Paulo disse para não se associar com os prostitutos, com aquele que diz ser irmão e mentem, pratica a avareza, rouba, não é nem para se sentar a mesa com eles. (1Co 5.9-13). A recomendação apostólica é: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (2Co 6.14). Infelizmente há infiéis por toda parte, até com credencial de obreiro. Esta recomendação é valida para todo e qualquer tipo de relacionamento, para amizade simples, para negócios, sociedades e para casamentos.

Certa vez aconselhei uma moça, concernente ao moço que ela namorava, ela me disse: “eu sou madura o suficiente para saber o que faço”. Hoje passado os anos ela não me diz a mesma coisa, porque ela não sabe o que faz, com o filho herdado daquele relacionamento e o sujeito não está nem ai. Poderia estar livre, não é? Eu tenho comigo uma carta de muitos anos, recebi de uma jovem senhora. Eu a conhecia como serva de Deus e num determinado momento ela começou a namorar um moço rico, talvez o mais rico naquela região. E eu falei com ela, o que poderia acontecer, quando um filho da luz se junta a alguém que é treva, mas não tive sucesso. Passado alguns anos ela me mandou uma carta, contando as aflições vividas, naquele casamento e a pouco tempo a encontrei, infelizmente a situação é drástica.

Tem sido um sofrimento ao jovem cristão que não tem cuidado com seus relacionamentos, quanto tormento que poderia ser evitado caso obedecessem a seus pais e a Palavra de Deus. Quantos casamentos falidos, o numero de divórcios cada dia aumentam, separações que não se pode entender, tinha tudo para dar certo. Mas a Bíblia é fiel em seu cumprimento, o infiel ao se juntar com o fiel, haverá sempre problema. Pois o fiel quer estar na igreja, participar das atividades, o infiel, nada na igreja para ele serve, caso o infiel seja o marido, há alguns que tratam a mulher como escrava, batem humilham-na. Caso seja a mulher são ciúmes infundados, interrompem a carreira do marido, humilha-o perante a sociedade, é assim que vivem até o divorcio, ou sofrimento que não se sabe quando terminará.

Jovem que tipo de relacionamento você busca? Qual o seu perfil? És fiel ou infiel, se for fiel, cuidados ao se relacionar para não cair nas armadilhas, muitos jovens eram bons, não se cuidaram ao procurar amigos, hoje são drogados, perversos, não conseguem sair da vida de crimes. Caso seja infiel, te converta ao Deus vivo e poderoso para perdoar e limpar o ser humano de todo o pecado.
“TUDO AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBEM CEIFARÁ” (Gl 6.7)
Alguns erros cometidos na adolescência, jamais poderão ser corrigidos, podem ser perdoados, mas a marca ficará para sempre.


CONCLUSÃO
Qual a sua posição na segunda feira no colégio, quando naquele bate-papo entre amigos, todos está falando das noitadas do final de semana. Comentando dos namoros, ficaram muito, levaram à namorada (o), para dormirem em casa, com o consentimento dos pais, foram às praias acompanhadas (os), ao chegar ao hotel ou na casa de férias dormiram juntos. E ai aquele gozador da turma se virá e olha para os seus olhos e pergunta: “e ai meu brother ficou lá com as irmãzinhas, orando? Ou caso seja uma menina também ouvirá o mesmo – O que vocês diriam?


OBRAS CONSULTADAS
  • LOPES, Nicanor – Pastoral Urbana, Presença Publica da Igreja em Áreas Urbanas – UMESP 2006.
.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
 fonte  portal ebd