JUVENIS - Lição 11: Qual é o certo?

2º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 11: Qual é o certo?

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 11- QUAL É O CERTO?

TEXTO BÍBLICO  (Ef 5.1-8,15-17)

ENFOQUE BIBLICO
“Não sabeis vós que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos” (1Co 6.19).

OBJETIVOS
Definir o que significa “namorar” e “ficar”.
Analisar as conseqüências da sexualidade e sensualidade precoce.
Apontar o que a Bíblia declara sobre o assunto.  
INTRODUÇÃO
Todo o ser humano é dotado de consciência moral, que o faz distinguir entre o certo e o errado. Com isto ele pode avaliar suas ações, seus deveres, como ser humano que é. Houve um pensador por nome Nietzsche,  que de certa forma é um dos que bagunçou os conceitos universais existentes, é claro que ele não foi o único. Mas acreditava-o que o homem é individualmente irredutível que deve se libertar das “mascaras”, conceitos, principalmente os impostos pela religião cristã. Para ele o mundo não tem ordem, estruturas, formas, e nem inteligência. As cosias dançam aos pés do acaso. Gostá-lo-ia que o mundo fosse dirigido pelos filósofos, para que o homem fosse libertado de qualquer vinculo, fosse Senhor de si mesmo, que viessem a desprezar qualquer verdade estabelecida.
Algo que se da no final do século XVII e ganha espaço no século XVIII, agora vem como um rolo compressor em nome de leis, procurando desestabilizar a fé cristã. Parece muito com liberdade, mas é mesmo uma libertinagem desenfreada, causando um embotamento, até em alguns cristãos evangélicos. Tornando-o sem noção do certo ou errado, uma inversão dos valores, com um titulo muito particular deles “Isto não tem problema”. Que pena! A igreja de Laodicéia tinha lugar para todos, bons músicos, pregadores de renome, somente Jesus não pode entrar assistiu o culto na parte externa da igreja (AP 3.20).   

O SIGNIFICADO DE “NAMORAR” E “FICAR”
Estamos diante de um tema complicado,  na contemporaneidade discutir sobre o que as pessoas devem ou não fazer não é competência nossa, uma vez que não se acredita mais em verdades absolutas. Isto olhando de um prisma geral, sem analisar biblicamente o assunto, pois todos os que querem ser fieis e ir morar no céu se pauta pela Palavra de Deus. Logo o interesse é ouvir o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto para se edificar pela Palavra, isto é feito através do ministério, isto é homens e mulheres a quem Deus chamou e é vocacionado para falar no assunto em especifico (Ef 4. 9-15; Rm 12. 5-9).
Em outra ocasião já escrevi que há pessoas deixando suas opiniões sobre o assunto nos meios de comunicações. Alguns são apenas famosos devido à aparição em algum reality shows, pensam já poderem dissertar sobre qualquer assunto e o mais complicado é que muitos jovens e adolescentes evangélicos os ouvem e acreditam mais neles, que em seus pastores e professores da EBD. É bom lembrar que alguns destes formadores de opiniões são bissexuais, homossexuais, outros são héteros, mas concordam com tudo. Não cabe a nós tecer nenhum tipo de julgamento a quem quer que seja, pela sua escolha sexual, uma vez que a pessoa não pertence a nossa fé evangélica, devemos apenas pregar a eles uma palavra de salvação,  porém ouvi-los e acatar as suas opiniões sobre o assunto é suicídio espiritual.  
Mas afinal o que é namorar? A idéia principal é que seja o primeiro passo para o casamento, é a fase em que um moço e uma moça, passam a se conversarem afim de num futuro próximo formar uma família. Logo as exigências básicas para quem age de acordo com os preceitos divinos é analisar a idade, suas possibilidades de casamento, respeitarem mutuamente, serem aceitos no âmbito familiar de ambos os lados. Esta é a forma correta do namoro. Porém, vivemos numa realidade diferente, isto é, não estamos vendo mais esse tipo de romantismo, há uma libertinagem desenfreada onde os jovens e adolescentes não se respeitam mais. Até mesmo na igreja quantos namoros entre adolescentes de 12, 13, 14 anos, imagine, vão se casar? Quando? 
O namoro entre dois jovens crentes propõe casamento, é uma fase de conhecimento mutuo de descobertas, procura com isto conhecer o temperamento um do outro, as afinidades espirituais, é preciso conversar muito sobre o assunto. Eu tenho uma pergunta a fazer: e um adolescente de 15, 16 anos, que ainda não sabe bem quem ele é tem condições de abordar um assunto tão importante como este? A adolescência é a fase das mudanças, não somente física, mas também a emocional. É bom não pensar em namorar antes que tenha idade suficiente, um bom emprego, enfim já estarem bem definidos quanto ao futuro.
Bem hoje não se namora, “fica”, legal, o que é ficar? Namorar hoje tem definição diferente que é: viajar, lua de mel, conhecer-se sexualmente, é a fase de experimento. Deus guarde a nossa juventude evangélica de agir conforme o modelo mundano (Rm 12.1,2). Ficar é namorar de brincadeira, é o vale tudo, suprir a carência sexual de alguém, curtir um ao outro sem compromisso, é estar na moda (1Tm 4.12).  Portanto é aconselhável que nesta fase de transição os jovens se divirtam bastante, façam amizades, estudam, aproveitem se preparem e após a adolescência, procurem com oração e muito cuidado aquele ou aquela com quem você gostaria de passar toda a sua vida junto. Vai aqui um lembrete do pastor Jaime Kempp, “O namoro é como uma mão dupla, é algo que busca o amor; é o vestibular do casamento; é o período de auto-conhecimento tanto quanto de conhecimento do outro.”  E a pergunta agora é minha: você tem idade suficiente para entender isto?

AS CONSEQUENCIAS DA SEXUALIDADE E SENSUALIDADE PRECOCE
A inversão de valores do tempo pós-moderno leva o homem cada vez para mais longe de Deus. E com isto o homem se perverte tornando um bruto. A partir daí nada para ele é verdade absoluta, o movimento “hippie” que se dá origem na década de 60, apoiado por John Lennon   tinha como slogan “Façam amor, não faça guerra”. Era um protesto contra a guerra do Vietnam, tal movimento ganhou o nome de contracultura, a figura de pais, professores, políticos e qualquer que ostentava poderes, estavam sob suspeição.
 Os ideários afastavam-se de suas famílias e passavam a viver em meios rurais e acampamentos, era um verdadeiro desprezo ao materialismo, eles lutavam pela liberação das drogas, extinção da família e amor livre. A partir daí houve mutações no comportamento da juventude, tiveram seus limites ampliados, os familiares desaparecem de seus encontros (cada um passa ser um universo), passam a se encontrarem nos cinemas, nos clubes etc.. Surgiram as caricias intimas e os atos pré-sexuais, em locais livres.
O numero de jovens grávidas antes do casamento passa a ser crescente, já na década de oitenta, apareceu a “amizade colorida”, um tipo de encontro sem compromisso, apenas para atos libidinosos, até que no final do século XX, os preservativos passam a fazer parte da lista de compras dos adolescentes, que por vezes até seus pais compram, a fim de preservar seus filhos das DST. E é moda um adolescente, e até mesmo crianças de 10 a 12 anos, compram preservativos, que hoje vendem quase que em todos os estabelecimentos comerciais.  
Mas o que nós como igreja pensamos de tudo isto? Tem sido um desafio, o fenômeno conhecido como contracultura, por hora força as portas dos mais conservadores lares, onde adolescentes são mães de filhos gerados por crianças ainda, pois, ambos têm entre 10 a 19 anos. Com toda a luta do governo a quantidade de adolescentes grávidas tem diminuído, mas o numero ainda é alto. Isto nada mais é que a conseqüência da sexualidade precoce, pouco se resolve os mecanismos para evitar que as crianças nascem sem contar o numero alarmante de abortos clandestinos e morte de  mães adolescentes é preciso que haja um respeito à PALAVRA de Deus, que haja temor ao Criador.
O papel da igreja é ensinar é doutrinar procurar promover entre os adolescentes e jovens estudos orientados pelo Espírito Santo de forma clara e objetiva. A igreja deve ensinar seus jovens antes que o mundo os adote, hoje em nossas igrejas,  já temos vários profissionais na área das ciências humanas que podem trazer ensinos de comportamentos, prepararem os adolescentes para futuros desafios na vida universitária, por exemplo, o menino e menina chegam lá sem noção alguma de mundo. Eles conhecem um pequeno reduto, aonde eles convivem com seus pais e amigos da família, na universidade, eles vão descortinar novos horizontes, na maioria das vezes esses novos conceitos vem recheados de ateímos e coisas muito semelhantes.
As tentações vão sempre surgir como surgiu para Jose, mas a sua escola paterna era muito boa, ele aprendeu a ser fiel a Deus e manter uma vida de Santidade. No entanto não estava livre da tentação, do convite para a sexualidade, a resistência a isto o levou ao cárcere, mas o crente fiel sempre será EXALTADO. Em relação a sua irmã Dina, foi dar uma voltinha na terra de Siquem, foi ver as filhas da terra, certamente achou que aquelas moças, andavam mais elegantes, alguma coisa a atraiu. Veja bem toda terra em particular tem um príncipe, que não brinca com os poderes que exercem uma vez que a presa está em seu domínio. A Bíblia diz que Siquem deitou com Dina e humilhou-a (Gn 34.1,2).
Jovem não se de ao sensualismo a vitima sempre será você, Diná não foi amada, foi humilhada, assim tal quais muitas jovens já foram e hoje vivem desiludidas. Se tal fato já aconteceu Cristo é a solução, a Bíblia diz que aquele que confessa e deixa alcança misericórdia. No caso de Dina houve muitas mortes e percas de benefícios, seus irmãos que vingaram o acontecido foram descredenciados a receber ao receberem a herança, não tiveram parte em Israel (Gn 49.5-7). “Não ameis o mundo e nem o que no mundo há”

QUAL É O CERTO?
Aquilo que a igreja chama de mundanismo o mundo chama de: moda, de evolução, o que todo o cristão precisa entender é que o mundo não tem compromisso com Deus. Portanto não se portará de modo em que Deus venha se agradar temos a necessidade  de cuidar da nossa aparência (Sl 103. 1). O pastor Antonio Gilberto, falando sobre o porte do cristão, cita, diversos versículos que podemos analisá-los e até comentá-los.
Qual é o certo?
  • Andar como filhos da luz – (Ef 5.8)
  • Portar de modo digno do evangelho de Cristo – (Fp 1.27)
  • Não servir de escândalo nem aos judeus, aos gregos e nem a igreja de Deus – (1Co 10.32)
  • Você é especial, zeloso e de boas obras? – (Tt 2,14)
  • O nosso corpo por inteiro deve agradar ao Senhor  - (Rm 12.1)
  • Estar consciente que no Tribunal de Cristo, vamos receber por aquilo que fizemos por meio do corpo – (2Co 5.10)
  • Não ser dominado por algo, embora pareça bom e todos estão fazendo, você não é todo mundo, mas um servo de Deus  - (1Co 6.12,19,20)
O crente que quiser viver uma vida rebelde, andar como ele quer se tornará infrutífero e sem poder de Deus. Hoje temos igrejas a gosto do freguês, mas não se pode fugir da Bíblia, Sansão, Saul e Moisés operaram milagres estando em desobediência, primeiro naquele momento Deus não tinha nada melhor para usar e também o compromisso de Deus é com a sua Palavra e não com o pregador. Preste atenção que não se trata aqui de usos e costumes, mas de uma vida em santidade, aquilo que na pratica somos. Um menino e uma menina que resolvem passar um tempo namorando sem compromisso algum, jamais pode estar agradando a Deus. Andam por ai até pelas madrugadas, somente os dois e sem compromisso, apenas ficando. Vale aqui uma brincadeira, mas é coisa séria, na vinda de Jesus, você acha que você vai ou vai ficar ficando? O que você acha que é certo? 


CONCLUSÃO
Deus requer de nós um coração puro uma vida santa, crentes relacionados com as coisas divinas jamais comprometidas com o mundanismo. Há um mundanismo camuflado procurando lugar na igreja de Cristo, tentando a levar a um comprometimento contra cultural, um grito por mudanças daquilo que é sagrado, que Deus nos guarde desta tentação e nos firmamos na Graça de nosso Senhor Jesus Cristo.


OBRAS CONSULTADAS
  • SILVA, Antonio Gilberto – Apostila A Família Cristã – SEBS – RJ
  • Revista Veja – Ed Abril, p. 158, set 2008, Edição Especial – WWW.fepese.ufsc.com
  • ARAUJO, Wagner Antonio – IBBNO- WWW.jubacel.fotopages.com

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
fonte  portal ebd