Lição 12 - A família e a igreja I

2º Trim. 2013 - Lição 12 - A família e a igreja I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013
A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI: Protegendo seu lar dos ataques do inimigo
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                              

LIÇÃO Nº 12 - A FAMÍLIA E A IGREJA
                                   Família e igreja são duas instituições criadas por Deus, com propósitos específicos, mas que devem ser alcançados conjuntamente.

INTRODUÇÃO

- A família foi a primeira instituição criada por Deus para os homens, pois, sem ela, não poderia haver o cumprimento de todas as tarefas atribuídas ao homem pelo Senhor. Antes da queda, era a única instituição necessária para que houvesse a plenitude de vida ao homem. Entretanto, depois da queda, diante da necessidade da salvação do homem, Deus iniciou o Seu plano, existente desde antes da fundação do mundo (Ap.13:8), para o resgate do homem, plano este que contemplava um grande mistério: a Igreja, que seria uma nova instituição, destinada a reunir, novamente, os homens com Deus (Ef.3:9,10).

- Ora, ambas as instituições foram criadas por Deus e cada uma tem um propósito diverso: a família busca conceder os meios para que o homem cumpra o seu papel nesta terra; a Igreja é uma reunião dos salvos para pregar o evangelho, atingir a perfeição espiritual e perseverar até o fim, a fim de alcançar a glorificação do corpo. Deste modo, vemos que a família e a Igreja têm objetivos distintos, mas que se interdependem, pois não pode um salvo cumprir sua tarefa na Igreja sem fazê-lo dentro de sua família.

I – JESUS E A FAMÍLIA

- Quando falamos em família e Igreja, devemos observar que a Igreja é uma instituição que, embora planejada por Deus desde antes da fundação do mundo, somente foi criada e estabelecida nesta nossa atual dispensação, a dispensação da graça (Ef.3:1-11). Assim, ao falarmos da relação entre família e igreja, iremos nos circunscrever a este período da história da humanidade, pois é este o objeto desta lição. Entretanto, não devemos menosprezar o tratamento dispensado à família nas outras dispensações, mesmo que a título introdutório e elucidativo.
OBS: Denominamos dispensação a um período da história da humanidade em que Deus Se relacionou com o homem de um determinado modo. Os teólogos costumam identificar sete dispensações, a saber: inocência (da criação até a queda do primeiro casal), consciência (da queda do primeiro casal até o dilúvio), governo humano (do dilúvio até a torre de Babel), patriarcal (da chamada de Abrão até a entrega da lei no Sinai), da lei (da entrega da lei no Sinai até a morte e ressurreição de Jesus), da graça (da morte e ressurreição de Jesus até o arrebatamento da Igreja) e o milênio (o reino milenial de Cristo, que se dará após a guerra do Armagedom até a destruição final dos rebeldes e o juízo do trono branco, quando se encerra a história, iniciando-se o Estado Eterno, com novo céu e nova terra).

Na dispensação da inocência, Deus criou a família a fim de que o homem pudesse cumprir a sua mordomia, ou seja, dominar os demais seres na Terra e se reproduzir, povoando a Terra (Gn.1:26-28). Vemos, assim, que a família foi criada antes do pecado e que, apesar dele, subsiste como uma necessidade para a vida na Terra.

Na dispensação da consciência, a família foi mantida por Deus. Embora atingida pelo pecado, a ponto de passar a haver um desequilíbrio no relacionamento entre homens e mulheres, de a mulher ter aumentada sua dor no momento do parto, bem como de a sobrevivência passar a ser uma luta, o fato é que, nestas penalidades aplicadas por Deus ao homem, está implícita a continuidade da vida familiar, tanto que, logo no capítulo 4 do livro de Gênesis, vemos a primeira família organizada fora do Éden, ainda que vitimada pelas funestas consequências do pecado. Mesmo quando esta dispensação termina com a destruição de toda a humanidade pelo dilúvio, verificamos o zelo e o cuidado de Deus para com a família, pois é uma família inteira que é preservada das águas do dilúvio – a família de Noé (Gn.7:1).