Lição 3 - O comportamento dos salvos em Cristo I Plano de Aula

3º Trim. 2013 - Lição 3 - O comportamento dos salvos em Cristo I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da carta de Paulo aos filipenses, verificaremos hoje como Paulo entendia dever se comportarem os servos de Jesus Cristo.
- A vida cristã caracteriza-se por uma conduta diferente daquela de quem não tem a salvação em Cristo Jesus.
2º SLIDE I – O CRISTÃO DEVE TER UM COMPORTAMENTO DIGNO CONFORME O EVANGELHO DE CRISTO
- Paulo, logo após dizer que permaneceria na Terra para proveito e gozo da fé daqueles crentes, ter dito que a finalidade disto é que a glória dos filipenses abundasse por ele em Cristo Jesus pela sua ida até eles (Fp.1:26).
- Os filipenses não deveriam se alegrar apenas pela chegada de Paulo até Filipos, pelo livramento que o Senhor lhe daria, mas, muito mais do que isto, o desejo do apóstolo é que esta alegria se desse em Cristo Jesus.
3º SLIDE
- A expressão “em Cristo”, entre outros sentidos, ocorre “…quando Paulo tem em mente a sua própria atividade ou exorta seus leitores a adotar determinada atitude ou procedimento de ação.…”
- Nesta expressão, o apóstolo Paulo mostra que ser cristão não é meramente ter fé em Jesus, crer em Jesus, mas ter com Ele uma experiência, a experiência com o Cristo ressuscitado e vivo.
4º SLIDE
- O apóstolo Paulo fala aos filipenses que a alegria deles deveria ser em Cristo Jesus, está a indicar àqueles crentes que toda a vida do cristão deve ser vivida em função de Jesus Cristo, pois não mais vivemos para nós mesmos mas para o Senhor.
- Quem é verdadeiramente cristão está “em Cristo Jesus”, ou seja, experimenta uma comunhão com o Senhor Jesus de tal modo que toda a sua vida, todas as suas atividades são exercidas em função desta comunhão que existe entre ele e Jesus, depois do encontro pessoal que lhe trouxe a salvação.
5º SLIDE
- Ter toda a sua vida comprometida com os ensinos e a doutrina ensinada pelo Senhor Jesus e pelos Seus apóstolos é o que Paulo chama de “portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo”.
- A vida cristã tem de ser teórico-prática, ou seja, é necessário termos o conhecimento do conteúdo da Bíblia, mas este conhecimento revela-se em atitudes, em que vivamos o que aprendemos da parte do Senhor.
6º SLIDE
- Não podemos dissociar o nosso comportamento da nossa fé.
- O apóstolo queria ouvir a respeito dos filipenses que eles se portavam dignamente conforme o evangelho de Cristo, queria ter notícias a respeito da conduta cotidiana dos filipenses, de que estavam a viver de acordo com a Palavra de Deus, a fazer o que a Bíblia nos manda fazer.
7º SLIDE
- Portar-se dignamente conforme o evangelho de Cristo nada mais é que ter uma mudança de comportamento, de tal maneira que haja uma “conversão”, ou seja, uma mudança de direção na vida, o abandono de práticas pecaminosas e a assunção de uma nova maneira de viver, de separação do pecado, ou seja, de santidade.
- A vida cristã faz com que não mais façamos aquilo que todos fazem, pois, agora, não somos mais “maria-vai-com-as-outras”, mas navegamos contra a correnteza, contra a maré, visto que não mais satisfazemos o pecado e o mundo, mas passamos a obedecer a Palavra de Deus, a viver segundo os ensinamentos que nos deixou o Senhor Jesus.
8º SLIDE II – A UNIDADE COMO BASE PARA UM COMPORTAMENTO DIGNO CONFORME O EVANGELHO DE CRISTO
- Paulo, ao afirmar que desejava que os filipenses tivessem um porte digno conforme o evangelho de Cristo, fundamentou tal conduta na unidade da igreja - “ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do Evangelho” (Fp.1:27).
- O apóstolo queria ouvir dos filipenses, em primeiro lugar, que eles estavam unidos, num mesmo espírito. Não há que se falar em vida cristã se ela não se der em comunidade, se ela não se der na igreja local.
9º SLIDE
- A salvação é individual, porque cada um responde individualmente perante o Senhor a respeito da questão da eternidade (Ez.18:20), mas a vida cristã, a vida espiritual é vivida em comunhão com os demais irmãos, porque não é bom que o homem esteja só (Gn.2:18).
- Estamos em Cristo e estar em Cristo significa pertencer a Ele e ao Seu corpo, que é a Igreja (Rm.7:4; I Co.12:27). Este corpo é formado por partes, que são seus membros em particular, que não podem viver separadamente (I Co.12:12-27).
10º SLIDE
- Os irmãos devem viver em união (Sl.133:1), pois só nesta união se terá a presença do Espírito Santo em todo o corpo, da cabeça aos pés (Sl.133:2).
- Quando há união, a bênção e a vida são sempre ordenadas pelo Senhor (Sl.133:3).
11º SLIDE
- Escrevendo aos efésios, Paulo volta a falar sobre esta necessidade da unidade para que se tenha o porte digno conforme o evangelho de Cristo (Ef.4:1-5). Esta unidade é indispensável pois, na Igreja, há:
a) um só corpo
b) um só Espírito
c) uma só esperança da vocação
d) um só Senhor, Deus e Pai de todos
e) uma só fé e um só batismo
12º SLIDE
- Esta é a união e unidade de que Paulo fala aos filipenses, o “mesmo espírito” que queria ouvir que estava sendo seguido pelos crentes de Filipos, oitiva esta que desejava mais até do que rever os crentes em Filipos.
- Com esta união e unidade, os crentes de Filipos poderiam ter outra característica imprescindível para todo cristão genuíno e autêntico: o combate conjunto com o mesmo ânimo pela fé do Evangelho (Fp.1:27).
13º SLIDE
- A evangelização, o combate pela fé do evangelho, é uma demonstração da união e unidade do povo de Deus, é um elemento que nos permite verificar se os cristãos estão, ou não, se portando dignamente conforme o evangelho de Cristo.
- É um eloquente fator de demonstração de nossa pertinência ao corpo de Cristo o exercício e desempenho da vocação a que fomos chamados pelo Senhor, que tem na evangelização, no ganhar almas para o reino de Deus, um fator proeminente e relevantíssimo.
14º SLIDE
- Quando temos a noção de que estamos em guerra contra o diabo e seus anjos, contra o pecado e o mundo, despertamos para a realidade de que devemos estar no exército de Cristo, batalhando, juntamente com os demais soldados alistados pelo Senhor Jesus, para salvar as almas da perdição e vencermos todas as astutas ciladas do diabo, revestindo-nos da armadura de Deus (Ef.6:11).
- Paulo dizia aos filipenses que eles deveriam combater juntos pela fé do Evangelho, devendo, por isso, lutar para que muitos fossem atingidos pelo evangelho de Cristo, a partir de seus próprios testemunhos, de seu próprio porte digno, que é, sempre, a maior e mais audível pregação que podemos dar aos incrédulos.
15º SLIDE  III – A RESISTÊNCIA AO COMBATE PELA FÉ DO EVANGELHO
- Neste combate conjunto pela fé do Evangelho, haverá uma reação, uma resistência. O apóstolo queria mostrar aos filipenses que o fato de a vontade de Deus se cumprir e de nós a cumprirmos, isto, de modo algum, representaria a ausência de oposição e de resistência.
- Paulo faz questão de dizer aos filipenses que eles não se espantassem com os que resistiam (Fp.2:28).
16º SLIDE
- A resistência veio tanto “de fora” da igreja local, como também “de dentro” dela, basta ver que havia pregadores do Evangelho que procuravam pregar o Evangelho procuravam acrescentar ao apóstolo aflições às suas prisões (Fp.1:17), agindo por inveja, porfia e contenção (Fp.1:15,17).
- Tais pessoas não têm o Espírito, são sensuais, causam divisões (Jd.19) e não produzem o fruto do Espírito, mas tão somente as obras da carne (Gl.5:19-21).
17º SLIDE
- Quando há tal resistência, temos um “atestado de autenticidade” de nossa fé (Lc.6:26).
- A nossa participação no corpo de Cristo, a nossa comunhão com o Senhor, não só fazia com que creiamos em Jesus, como também que padeçamos com Ele (Fp.1:29).
18º SLIDE
- Os filipenses deveriam estar prontos para sofrer por causa do Evangelho, se é que queriam ter um comportamento digno conforme o evangelho de Cristo.
- Somente poderemos participar da glorificação com o Senhor Jesus se, como Ele, antes passarmos pela humilhação e pelo sofrimento.
19º SLIDE
- Não há vida cristã sem cruz, é esta a conclusão a que chega o apóstolo Paulo ao falar de como deve ser o porte digno conforme o evangelho de Cristo.
- Se estamos em comunhão com o Senhor, todos nós também temos de participar de Seu sofrimento.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte  portal ebd