LIÇÃO Nº 4 – JESUS, O MODELO IDEAL DE HUMILDADE - PLANO DE AULA Nº 4

3º Trim. 2013 - Lição 4 - Jesus, o modelo ideal de humildade I Plano de Aula

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – JESUS, O MODELO IDEAL DE HUMILDADE
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da epístola aos filipenses, estudaremos hoje o início do segundo capítulo, onde o apóstolo nos traz o Senhor Jesus como modelo de humanidade e de humildade.
- Ao deixar a Sua glória, o Senhor Jesus mostra-nos como deve viver o homem sobre a face da Terra.
2º SLIDE   I – CRISTO JESUS SE FAZ HOMEM
- Ao descrever o comportamento que gostaria de ver nos crentes filipenses, o apóstolo Paulo estava a simplesmente dizer que aqueles crentes, como todo e qualquer salvo, deveriam ser imitadores de Jesus Cristo, assim como o próprio apóstolo se identificara aos coríntios (I Co.11:1).
- O verdadeiro e genuíno crente tem em si mesmo o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, o mesmo desprendimento, o mesmo despojamento, a mesma negação de si mesmo que caracterizou toda a obra salvífica de Jesus.
3º SLIDE
- Jesus Cristo, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus (Fp.2:6).
- Este desprendimento do Deus Filho, que aceitou despir-se desta Sua glória, é o primeiro sentimento que deve existir entre aqueles que querem com o Filho viver eternamente na glória.
4º SLIDE
- O primeiro passo da vida cristã é, portanto, o desprendimento da glória. “A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus.” (Tomás de Kempis)
- Este mesmo desprendimento em prol do outro, outro que não tem valor, que não tem qualquer merecimento, que devemos também ter.
5º SLIDE
- Jesus não quis “ser igual a Deus”, ou seja, não quis contrariar a vontade do Pai, aceitando a Sua posição de enviado, de “apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão” (Hb.3:1).
- Para termos uma real vida cristã, precisamos, também, saber exatamente qual é o nosso lugar, ou seja, assumirmos a posição que o Senhor tem nos dado, posição esta que é a de Seu servo, atendendo à vocação para a qual fomos chamados na Sua obra.
6º SLIDE   II – JESUS CRISTO HOMEM SE FAZ OBEDIENTE ATÉ A MORTE
- Jesus aniquilou-se a Si mesmo (Fp.2:7). Sendo o Senhor, o Rei da Glória (Sl.24:7-10), tomou a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens (Fp.2:7).

- Servo que seria um servo sofredor, cujo sofrimento foi profetizado por Isaías nos chamados “cânticos do Servo” (Is.42:1-4; 49:1-6; 50:4-9; 52:13-53:12).
7º SLIDE
- Como servo:
a) Jesus viveu na dependência do Pai e do Espírito Santo;
b) foi o “profeta do Senhor”, anunciando a salvação;
c) esteve pronto para enfrentar a rejeição de Sua pregação, sofrendo perseguição;
d) foi obediente até a morte.
8º SLIDE
- Jesus não só tomou a forma de homem, mas, por obediência, assumiu, entre os homens, a posição mais humilhante, que foi a de um condenado, a de um maldito (Dt.21:23; Gl.3:13).
- O verdadeiro servo deve “levar a sua cruz”, se realmente quiser ser discípulo de Cristo Jesus (Mt.10:38; 16:24; Mc.8:34; Lc.9:23; 14:27). Não há vida cristã sem cruz.
9º SLIDE
- A cruz é o caminho que nos conduz à glória. Não há outro meio pelo qual alcançaremos a vida eterna, a glorificação. Jesus disse que Ele é o caminho (Jo.14:6) e não há pelo qual devamos ser salvos (Mt.7:14; At.4:12).
- Não se pode seguir a Cristo sem, antes, tomar a sua cruz e sofrer todo o vitupério de Cristo, pois só assim, alcançaremos as riquezas eternas (Hb.11:24-26).
10º SLIDE
Lições da humilhação de Cristo (I):
a) firmeza na fé no sacrifício expiatório de Jesus
b) ódio ao pecado
c) obediência
d) abnegação
11º SLIDE
Lições da humilhação de Cristo (II)
e) desprezo pela glória humana
f) necessidade de amor crescente a Cristo
g) desejo de honrar a Cristo
12º SLIDE  III – JESUS CRISTO É EXALTADO
- Jesus humilhou-Se mais do que todo e qualquer outro homem, pois, nunca tendo pecado, levou o pecado de todos na cruz.
- Aquele que teve a máxima humilhação, também teve a máxima exaltação.
13º SLIDE
- A exaltação de Cristo já se deu parcialmente na ascensão (Sl.24:7,8) e na abertura do livro dos sete selos (Ap.5:4-14).
- A exaltação de Cristo prosseguirá no Tribunal de Cristo (Rm.14:10; II Co.5:10) e, depois, no Juízo do Trono Branco atingirá seu clímax (Dn.7:13,14; Ap.20:11-15).
14º SLIDE
- Na soberana exaltação do Senhor Jesus está também a esperança de cada um dos Seus servos.
- Deve ser motivo de alegria o sofrermos com Cristo neste mundo, o sermos achados dignos de padecer pelo nome de Cristo (At.5:41).
15º SLIDE
- Assim como o Senhor Jesus passou pelas agruras desta vida, pela agonia no Getsêmane, pela paixão atroz no Calvário para chegar à glorificação e a ascensão aos céus, assim também os Seus verdadeiros e genuínos servos, que, pela salvação na pessoa de Cristo, passaram a ser, novamente, homens tendentes à perfeição, imagem e semelhança de Deus, também terão de sofrer muitas tribulações para entrar no reino de Deus (At.14:22).
- Temos de ser imitadores do Senhor Jesus, sem o que jamais chegaremos aonde Ele chegou, ou seja, aos céus glorificado e cumpridor de Sua missão.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte portal  ebd