PRE ADOLESCENTES - Lição 5: O arrependimento produz vida

3º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 5: O arrependimento produz vida
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema:O plano da Salvação
Comentarista:Damaris Ferreira da Costa


LIÇÃO 5- O ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA
 Disse Jesus: Por isso, vos disse que morrereis em vossos  pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. ( Jo 8.24) 

O arrependimento é o primeiro passo no plano da salvação, através do arrependimento temos a oportunidade para uma nova vida em Cristo Jesus.


Texto em estudo: 
Isaias 1.16,17
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

* No versículo acima Deus, por meio do profeta Isaias chama o povo ao arrependimento, pois Deus estava ciente de tudo de errado que o povo cometia, e isto não lhe agradara. O povo deveria se arrepender; abandonar as praticas erradas e fazer o que era justo para com Deus e para com o próximo, neste período Israel passava por uma época de calamidade espiritual e Deus os chama ao arrependimento.

Ezequiel 33.18,19
Desviando-se o justo da sua justiça e praticando iniqüidade, morrerá nela.
E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade e fazendo juízo e justiça, ele viverá por isto mesmo.

* A Bíblia afirma que Deus não tem prazer na morte do ímpio, antes, que ele se arrependa, é neste aspecto que Deus fala mais uma vez por meio de Ezequiel, que se o ímpio se arrepender e praticar a justiça terá vida. O arrependimento aqui significa mudança total de atitude, abandonar a injustiça e praticar a retidão.

Mt 4.17
Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

* O texto mostra o inicio do ministério de Jesus, sua pregação inicial era chamar os homens ao arrependimento, o versículo nos faz pensar em dois aspectos;
a) Desde então começou Jesus a pregar: certamente isto no indica que algo aconteceu antes, porém isto veremos no tópico seguinte.
b) Porque é chegado o Reino dos céus: A mensagem do Senhor não era apenas em chamar os pecadores a se arrepender para mudar de vida, mas anunciar que Deus estava por restaurar todas as coisas, a principio era reconciliar a homem consigo mesmo, afim de manifestar todos os seus propósitos para com a humanidade.

Objetivos da lição
Os alunos deveram:
Entender o que significa arrependimento
Entender as mudanças que ocorrem na vida do homem após o arrependimento anunciado por Jesus Cristo.

Introdução
A lição 5 é uma continuidade da lição anterior, a qual estudamos o caminho que Jesus, morrendo na cruz do calvário, nos abriu. O Senhor se sacrificou para nós pudéssemos reatar a comunhão com Deus, de outra forma estaríamos perdidos para sempre. Pois esta obra somente Ele poderia realizar.

Na lição 5 estudaremos o que cabe ao homem fazer, sendo que o primeiro passo no plano da salvação é justamente arrepender-se de seus pecados. Esta que foi a principal mensagem do Senhor; Arrependei-vos porque é chegado o Reino do céus. Mas antes de iniciarmos, definamos a palavra arrependimento.

Segundo o dicionário arrependimento é o Ato ou efeito de arrepender-se, compunção, contrição
Logo arrepender-se significa: Sentir mágoa ou pesar por faltas ou erros cometidos, Mudar de atitude, de procedimento, de parecer; voltar atrás em  relação a compromisso assumido:

Desta forma conforme a promessa de Deus, veio Jesus anunciando o Reino de Deus, tendo por primeiramente o objetivo de chamar o homem ao arrependimento.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento (Mt 9.13)

Embora o pecado tenha causado muitos males e dores ao homem, a humanidade num todo havia se corrompido e muitos não tinham consciência da vida espiritual, isto era o que acontecia com a multidão que impedia Zaqueu de ver quem era Jesus, assim existem muitas pessoas que vivem no pecado, por vezes sofrendo, mas com tudo se acostumam, ou não tem nenhum desejo de buscar a Deus.

Mas adoremos ao Senhor, que com seu muito amor enviou seu filho para buscar o que estavam perdidos:
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10).

I- O Mensageiro
Em outra lição afirmamos que o Senhor Jesus cumpriu tudo quanto estava escrito acerca dele, isto porque desde a promessa no jardim do Éden, Deus foi revelando através dos séculos o plano da salvação, desta forma muitos profetas escreveram sobre o advento do Messias, entre os quais Isaias é o principal, profeta que é conhecido como profeta messiânico.
Isaias profetizou acerca de Jesus: Isaías 7.14  Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isto nós vimos claramente se cumprir na vida de Jesus. O mesmo profeta profetizou acerca de um mensageiro especial que viria no propósito de preparar o caminho do Senhor.
Isaías 40:3  Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Isaias havia profetizado a respeito de João batista, segundo a carne era primo de Jesus, João teve uma grande obra a realizar, preparar o caminho para o Salvador. A mensagem de João Batista foi de grande importância, o Senhor Jesus mas adiante afirma que dos nascidos de mulher não havia alguém maior do que João, isto não foi pelo tempo de ministério, e nem por algum milagre que João tenha feito, alias, ele não realizou nenhum;  A gloria estava no fato de anunciar a vinda do Messias. O próprio João sabia da sua missão:
João 1.23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

Havia muitas pessoas que esperavam pela promessa de Deus, assim que surgiu João pregando o arrependimento muitos pensavam ser ele o Messias, mas num exemplo de humildade João reconheceu que toda gloria era devida somente a Jesus.
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias.Jo 1.26,27

II- O Salvador
Foi a partir da pregação de João Batista que o Senhor Jesus foi manifestado ao povo de Israel, a Bíblia afirma que Jesus veio ate João para ser batizado. O batismo realizado por João era uma forma de demonstrar o arrependimento das pessoas, eles ouviam João e se batizavam.
Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. ( Mt 3.5,6)

É evidente que Jesus não tinha pecado, mas veio até João para que assim se cumpri-se a vontade de Deus, pois quando João o viu logo afirmou: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.  Naquele momento algo maravilhoso aconteceu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o
Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mt 3.16,17)

Ao afirmar que Jesus era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João estava declarando que o Senhor Jesus era o messias prometido.
A partir daquele momento podemos concluir que se inicia o ministério do Senhor, em seguida foi levado ao deserto para ser tentado. 

Mas adiante vemos que o escritor aos Hebreus afirmar que Jesus foi tentado em tudo porém sem pecado, toda esta obra foi em nosso favor, como homem o Senhor passou pelas mesmas situações e aflições que passamos, a sua substituição foi perfeita em todos os aspectos, pois o castigo, a condenação, que deveríamos receber Ele recebeu em nosso lugar.
Isto demonstra o grande amor de Deus para conosco, pois enviou seu filho como o Salvador da humanidade, na Bíblia encontramos algumas razões pela qual Deus enviou seu filho:
a) Deus nos enviou Jesus para nos mostrar como Ele é:
O Filho do seu amor: O qual é imagem (representação perfeita) do Deus invisível (Cl 1.13b, 15)
O resplendor da Sua (de Deus) glória, e a expressa (perfeita) imagem da Sua pessoa (Hb 1.3)
Cristo, que é a imagem de Deus (2Co 4.4b)

b) Através de Jesus, podemos conhecer e entender Deus:
Se vós Me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai (Jo 8.19)
Quem me vê a Mim vê o Pai  (Jo 12.45, 14.7-9)

c) Deus nos mostra o Seu amor ao mandar Jesus à Terra
Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito... (Jo 3.16)
Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo (veio ao mundo) morreu por nós (Rm 5.8)
Deus enviou Seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos (1 Jo 4.9)

d) Jesus nos mostrou o amor de Deus quando morreu por nós:
Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11)
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos ( Jo 15.13)

e) A morte de Jesus pagou o preço dos nossos pecados, e se crermos n`Ele,
recebemos de Deus a salvação:
Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores (1Tm 1.15)
O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido ( Lc 19.10)
Fomos reconciliados com Deus pela a morte de Seu Filho (Rm 5.10)
Ele se manifestou para tirar os nossos pecados (1 Jo 3.5)
O Pai enviou o Seu Filho para Salvador do mundo (1 Jo 4.14

III- A mensagem
Já mencionei que o profeta Isaias foi quem mais profetizou sobre Messias, no seu livro encontramos uma síntese da missão de Jesus.
O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado (Is 61.1-3)

Esta foi a síntese da missão do Senhor na terra, restaurar por completo a humanidade, mas para tanto o homem também tinha de cumprir a sua parte, ou seja, deveriam crer no evangelho, o evangelho significa boas novas, sendo que a mensagem principal de Jesus era chamar os pecadores ao arrependimento, pois somente se arrependendo o homem pode crer e aceitar a mensagem de Cristo.

IV- O convite de Jesus
O convite de Jesus não foi apenas para aqueles dias, mas ate hoje o Senhor continua a anunciar e chamar os homens ao arrependimento.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. (Ap 3.20)

Deus enviou seu filho por causa do amor pelo ser humano, amor tão grande que até respeita o seu livre arbítrio, todos tem o direito de fazer sua escolha, atender ou não este chamado; o versículo acima mostra bem isto, o Senhor bate, Ele espera que abramos a porta, ou seja, que abrimos o nosso coração, pois ele é a porta da qual tudo entra na nossa vida.

Quando o Senhor entra em nossa vida o mesmo que ocorreu com Zaqueu, ele recebendo o Senhor na sua casa se arrependeu de todos os seus pecados, procurou fazer o que erra certo e justo, assim sua alma foi salva.
Devemos aceitar o chamado do Senhor Jesus por que:
a) Ele é o único caminho para Deus:
O Cordeiro de Deus, que tira a pecado do mundo (Jo 1.29)
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim (Jo 14.6)
Em nenhum outro há salvação, porque nenhum outro nome há...
pelo qual devamos ser salvos (At 4.12)
Um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Tm 2.5)

b) O Senhor tem o poder de nos dar a vida eterna:
N`Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens (Jo 1.4)
Aquele que crê em Mim tem a vida eterna (Jo 6.47)
Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer (Jo 10.28)
Eu sou a ressurreição, e a vida (Jo 11.25)
O dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus (Rm 6.23)

Conclusão
Concluímos nossa lição afirmando que embora alguns adolescentes já tenham aceitado a Jesus como seu Salvador, todos os dias temos de nos arrepender, uma falta cometida, uma palavra mal colocada, uma discussão com os pais, nas pequenas coisas temos de nos arrepender, e pedir para Deus nos ajudar a não fazer errado.

Quando não arrependermos dessas pequenas coisas estamos rejeitando o Senhor, é como alguém que abandona a fé, desiste de tudo e volta ao pecado, o livro de Hebreus diz que uma pessoa que age desta forma está crucificando o filho de Deus novamente, portanto não rejeitemos a mensagem do Senhor.
Se assim o fazermos certamente sofreremos, observe:
Aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3.36b)
Quem não crê (em Jesus) já está condenado (Jo 3.18)
Se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados (Jo 8.24)
Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (1 Jo 5.12b)
Sejamos, portanto fieis ao Senhor
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Profº Jair César S. Oliveira 
fonte  portalebd