JUNIORES - Lição 6: O rei muito sábio

3º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 6: O rei muito sábio
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema:
 Os reis de Israel
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva


LIÇÃO 6 – O REI MUITO SÁBIO


Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição abordaremos a sabedoria que foi concedida a Salomão por Deus. É importante enfatizar aos pequenos a origem, as virtudes e o valor da sabedoria.
·         Origem:
É em Deus (Pv 8.22);
Desde a eternidade (Pv 8.23);
E antes de todas as coisas (Pv 8.22-31).
·         As virtudes:
Prudência (Pv. 8.5,12);
Entendimento (Pv 8.5);
Excelência (Pv 8.6);
Verdade (Pv 8.7);
Justiça (Pv 8.8);
Conhecimento (Pv 8.12);
Conselho (Pv 8.12);
Temor ao SENHOR (Pv 8.13)
·         O valor:
 O sábio recebe riquezas e honra (Pv 8.18);
 O sábio tem fruto melhor do que o ouro e a prata (Pv 8.19);
 Os sábios serão abençoados (Pv 8.32,34);
 Os sábios encontram vida (Pv 8.35);

Com as virtudes e o valor da sabedoria, a pessoa sábia aceita a correção e aprende com ela, tornando-se ainda mais sábio. A sabedoria está disponível a todos, mas é adquirida somente por aqueles que amam a Deus e O busca.
Boa aula!


Texto Bíblico:1 Re 1.28-40; 2.1-4; 3.3-28.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus é fonte da Sabedoria, todos que O temer serão honrados.


Exercitando a memória
“É melhor conseguir sabedoria do que ouro; é melhor ter conhecimento do que prata.” (Pv 16.16 – NTLH).

A sabedoria no livro de Provérbios é vista como a personificação do atributo de Deus. A sabedoria estava presente antes da criação (Pv 8.24-26) e durante a criação (Pv 8.27-29). Portanto, seguir a sabedoria e adquiri-la é servir ao SENHOR com obediência e fé.


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram crianças, que na lição da semana passada vimos que o rei Davi queria edificar um templo para abrigar a ARCA da Aliança de Deus e o SENHOR não lhe permitiu, mas prometeu que o filho dele quem construirá um templo? 

Pois bem, Davi já estava bem idoso, e já não podia governar como antes. Então ele chamou o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e ordenou que vestisse seu filho caçula Salomão com as vestes reais, e o colocasse sobre o seu cavalo, convocasse o povo e coroasse Salomão como rei da nação israelita em seu lugar. Eles fizeram como o rei Davi havia ordenado, e Salomão foi ungido rei.

Passados alguns dias, Davi chamou Salomão e lhe deu conselhos, e depois disso Davi morreu, e Salomão ficou sozinho para governar a nação, e sentiu muito medo.
Se eu perguntasse a vocês: Você gostaria de ser rei?
Muitos iam me responder que sim, pois poderia morar num lindo palácio e ter muitos servos. Poderia passear numa carruagem bonita pelo país. Teria uma coroa de ouro na cabeça. Então poderia ganhar tudo que quisesse. Seria maravilhoso, não é mesmo?
Sim, mas será que você também pode ser rei? Um rei deve cuidar de todas as pessoas do país inteiro. Ele deve cuidar para que todos sejam felizes. Para tal tarefa, um rei deve ser muito sábio e inteligente, do contrário não pode ser um bom rei.

Ser rei parece ser fácil e muito bonito, mas não é.
Muitas vezes é bastante difícil!
Salomão também achava muito difícil ser rei!
Ele era um filho do rei Davi, que foi um bom rei. E Davi tinha morrido. E agora ele tornou se rei no lugar de seu pai. Mas Salomão não ficou contente com isso. Pois ele queria ser um bom rei. Queria cuidar bem de todas as pessoas, de todo o povo de Israel. O povo de Israel tornara se enorme e ele próprio ainda era tão jovem.
Então Salomão pensou: Esse cargo e muito difícil para mim. Não sou sábio e inteligente. Ainda não posso ser um bom rei.E por isso todos os dias ele andava com cuidados e receios. Mas certa vez aconteceu alguma coisa maravilhosa. Salomão havia ido ao culto e tinha oferecido um sacrifício ao SENHOR. Depois foi dormir. E enquanto dormia, Deus falou com ele.
Deus disse: “Salomão, Eu quero dar-te alguma coisa. Podes escolher o que gostarias de ter. E seja o que for que escolheres, tu o receberás!”.
Salomão achou isso maravilhoso. Que devia ele escolher agora?
Que ficasse rico? Ou que se tornasse forte e poderoso? Ou que tivesse uma vida longa?
Não, nada disso. Salomão só pensou em que ele tanto queria ser um bom rei.
Então pediu: “Senhor, dá-me um coração sábio, para que eu possa ser um bom rei, pois sou um menino e não sei governar e quero ser um bom rei para o Seu povo. Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal.”.
Então o SENHOR disse: "Essa é uma boa escolha, Salomão. Far-te-ei ser tão sábio e inteligente como nunca homem algum o foi. E por teres feito uma escolha tão boa, vou fazer-te também rico e forte e poderoso. E se fores sempre obediente, dar-te-ei também uma vida longa.”Então Salomão acordou, e agora já não sentia mais cuidados e receios, porque sabia que seria um rei bom.
Passados alguns dias, o rei Salomão estava em seu palácio, quando entraram duas mulheres. Elas tinham uma questão entre si. E agora o rei tinha que dizer qual delas tinha razão. A questão era a seguinte:
Cada uma das mulheres gritava que a criança que elas traziam era seu filho, o rei Salomão pedindo silencio, ordenou que contassem o ocorrido, então uma delas começou a relatar:
— Ó rei Salomão! Eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu dei à luz um menino, e ela estava lá comigo. Dois dias depois do nascimento do meu filho, ela também deu à luz um menino. Somente nós duas estávamos na casa; não havia mais ninguém lá. Uma noite, ela rolou sem querer sobre o seu filho e o sufocou. Então levantou-se durante a noite, enquanto eu dormia, pegou o meu filho e o colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto nos meus braços. No outro dia de manhã, quando eu me levantei para dar de mamar ao meu filho, vi que estava morto. Porém, quando reparei bem, percebi que não era o meu filho.

Mas a outra mulher disse:
 — Não é verdade. Pelo contrário, meu filho é o que está vivo, e o seu é o que está morto!

E a primeira mulher respondeu:
— Não é, não! A criança morta é a sua, e a viva é a minha!

E foi assim que discutiram na frente do rei. Então o rei Salomão disse:
— Cada uma de vocês diz que a criança viva é a sua, e que a morta é da outra.

Então mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram, ele disse:
 — Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma destas mulheres.

Então a verdadeira mãe do menino, com o coração cheio de amor pelo filho, disse:
 — Não rei, meu Senhor! Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher!

Mas a outra disse:
— Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem seu.
Então o rei Salomão disse:
— Não matem a criança! Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe dele.

Todo o povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e aí todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça. Salomão foi rei de todo o povo de Israel. E a mulher recebeu a criança viva e, feliz, foi para casa com o filhinho no braço.
E todos diziam: “Como é sábio e inteligente o nosso rei!”


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que a sabedoria proporciona satisfação em longo prazo, enquanto que a insensatez, que muitas vezes proporciona gratificação imediata, no final sempre conduz à vergonha e à morte.

Deus ficou muito contente com o pedido de Salomão. Outra pessoa teria pedido riquezas, mas ele se preocupou em ser um bom governante. É Deus quem nos dá sabedoria para andarmos em Seus Caminhos, vamos hoje fazer exatamente como Salomão fez? Oremos ao SENHOR pedindo que ELE nos conceda sabedoria para sempre saber distinguir entre o bem e o mal, a nos portarmos com prudência e inteligência em nossos atos e palavras, sendo assim seremos bons administradores de nossa vida e seremos muito mais felizes.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva   fonte  Portal ebd