JUNIORES - Lição 7: O rei mais famoso

3º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 7: O rei mais famoso
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema:
 Os reis de Israel
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva


LIÇÃO 7 – O REI MAIS FAMOSO


Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição trataremos da visita que a Rainha de Sabá fez ao rei Salomão, a qual veio por ter ouvido falar acerca da sabedoria que este rei possuía. Estarei disponibilizando alguns dados acerca desta rainha, da qual a Bíblia menciona poucos detalhes.


A rainha de Sabá foi, na Torá, no Antigo e no Novo Testamento, no Alcorão, na história da Etiópia e do Iêmen, uma célebre soberana do antigo Reino de Sabá. A localização deste reino pode ser incluido nos atuais territórios da Etiópia e do Iêmen.

Conhecida entre os povos etíopes como Makeda, esta rainha recebeu diferentes nomes ao longo dos tempos. Para o rei Salomão de Israel ela era a "rainha de Sabá". Na tradição islâmica ela era Balkis ou Bilkis. Flávio Josefo, historiador romano de origem judaica, a chamou de Nicaula. Acredita-se que ela tenha vivido no século X a.C..

Em 8 de maio de 2008, a Universidade de Hamburgo anunciou oficialmente que arqueólogos alemães, depois de uma pesquisa comandada pelo professor Helmut Ziegert, descobriram os restos do palácio da Rainha de Sabá, datados do século X a.C., em Axum (Aksum), uma cidade sagrada da Etiópia, sob um antigo palácio real.

A rainha de Sabá é mencionada como uma mulher de grande sabedoria e enorme riqueza, e reinava sobre a região que agora é o leste do Iêmen. Essa posição permitia que a soberana de Sabá controlasse as rotas de comércio que iam do sudoeste da Arábia no sentido norte até a Palestina. A rainha de Sabá, além de verificar pessoalmente acerca da famosa sabedoria do rei Salomão, pretendia negociar um acordo comercial com ele, e ao que parece ela obteve sucesso nisso, visto que a lista de riquezas de Salomão inclui mercadorias de “todos os reis da Arábia” (1 Re 10.15).
Tenha uma boa aula!


Texto Bíblico:1 Re 5.1 - 11.13.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se de quetodos nós temos fama, uns uma boa fama, outros uma má fama. Essa fama condiz com a maneira que agimos, a maneira como nos comportamos em nosso dia a dia, seja em casa, na escola, na igreja ou onde quer que estejamos. Assim todos nós devemos manter uma conduta responsável e sábia para que tenhamos uma boa fama.


Exercitando a memória
“Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (Mt 5.16 – NTLH).

Quando vivermos para Cristo, nossos atos, nossas ações e palavras demonstram as pessoas quem Cristo é. Precisamos ser luz, brilhando as boas ações, demonstrando um viver diferente as demais pessoas que ainda não conhecem a Jesus como Salvador.


Crescendo no conhecimento
Vocês se lembram crianças, que na lição da semana passada vimos que Salomão, o filho do rei Davi ao ser coroado rei no lugar de seu pai, pediu que Deus lhe desse sabedoria para governar seu povo e Deus concedeu o que ele pediu?

Pois bem, o rei Salomão se tornou muito sábio, e a fama de sua sabedoria começou a se espalhar entre outras nações. A rainha de Sabá teve notícia da fama que Salomão havia adquirido pela glória do Senhor, e veio provar-lhe com enigmas. Chegou, pois, a Jerusalém com um séquito muito grande, com camelos que traziam especiarias aromáticas, muitíssimo ouro e pedras preciosas.

E foi ver Salomão, com o qual falou de tudo o que havia em seu coração. Salomão respondeu a todas as perguntas: não houve coisa que fosse desconhecida ao rei, da qual não pudesse dar solução. Ao ver a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, o Templo que havia edificado, os manjares de sua mesa, a maneira de servir de seus criados e os trajes deles, seus copeiros, e os holocaustos que oferecia na Casa do Senhor, ficou atônita e disse ao rei Salomão:
__ Verdade é o que ouvi dizer em minha terra com relação a ti e de tua sabedoria. Eu não acreditava no dito antes de ter vindo e de tê-lo visto com meus próprios olhos; e eis aqui que não haviam me contado nem sequer a metade. Tua sabedoria e tua prosperidade são maiores do que eu havia ouvido. Ditosa sua gente, ditosos estes teus servos, que de contínuo estão em tua presença e ouvem tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, teu Deus, que foi complacente em ti e te colocou sobre o trono de Israel! Porque o Senhor ama eternamente a Israel, e ele te constitui rei para que faças juízo e justiça.

Em seguida presenteou ao rei cento e vinte moedas de ouro, enorme quantidade de especiarias aromáticas e pedras preciosas. Nunca mais veio tanta quantidade de especiarias aromáticas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão. A frota de Hiram que trazia ouro de Ofir, trouxe também muitíssima quantidade de madeira de sândalo e de pedras preciosas. O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela quis e tudo quanto pediu. Depois voltou e regressou ao seu país, acompanhada de seus servidores.

Mesmo com todas as bênçãos que recebeu do SENHOR, Salomão não foi fiel para com Deus como Davi seu pai. E o rei Salomão se casou com muitas esposas de outros países e que adoram ídolos. E Salomão além de adorar tais ídolos, ainda construiu altares para eles, e levou a muitos em Israel a pecar contra o Deus vivo e verdadeiro. Deus se entristeceu com Salomão, pois ao invés de conduzir o povo de Israel com justiça e a Deus os conduzia ao erro. Por esse motivo, Deus avisou que o reino não ficaria todo com o rei Salomão, seria dividido. Sempre temos problemas quando desobedecemos a Deus


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que o rei Salomão serviu a Deus ao usar sua boa fama como homem sábio para conduzir pessoas ao seu Deus, não a si mesmo. Podemos fazer o mesmo quando vivemos por Jesus. Ele nos concederá sabedoria para resolver problemas e ajudar as pessoas.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estuda da Mulher – Editora Mundo Cristão e SBB – Edição 2003.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição.
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         http://pt.wikipedia.org


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
fonte  portal  ebd