JUVENIS - Lição 6: Os seres angelicais

3º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 6: Os seres angelicais
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema: FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ
COMENTARISTA: Israel de Santana Brito

LIÇÃO 6 - OS SERES ANGELICAIS


TEXTO BÍBLICO  Hb 1.5-7,13,14


ENFOQUE BIBLICO
“Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”. (Hb 1.14)

OBJETIVOS
Descrever a natureza dos anjos.
Classificar os anjos em seus oficios
Estabelecer as principais diferenças entre os anjos de luz e os das trevas.


INTRODUÇÃO
Não há como ler a Bíblia e ignorar a existência dos anjos. Está registrada a origem deles e suas características. São ministros de Deus e trabalham a favor dos santos, não aceita culto não possuem nomes próprios alem de mensageiros, adoram a Deus continuamente e não aceitam adoração em hipótese alguma.

A NATUREZA DOS ANJOS

Os anjos são seres imortais, porém, não são eternos, são finitos, porque tiveram inicio ao serem criados, mas não morrerão. São seres espirituais e assexuados, pois não propagam a sua espécie, desde que foram criados mantém o mesmo numero. Em poder eles estão acima dos homens, assim também são mais sábios que os homens, devido a capacidade maior de processar, mas não são portadores de atributos intransferíveis como Deus.

Os anjos são santos, entende-se que até a queda os anjos eram santos apenas em caráter, aos que se guardaram durante a revolta de Satanás tornaram-se santos em todo o ser. Eis a razão de não encontrarmos frases como: anjos que pecam; anjos cuidado com o pecado; encontramos apenas, anjos que pecaram (2Pe 2.4; Jd 6). Aos que não pecaram ganharam imunidade, tornando-se santo em todo o seu ser.

Os anjos são seres dotados de dignidade e glória sobre-humana, como seres gloriosos eles fazem parte da manifestação da gloria de Deus, no decorrer de toda a narrativa bíblica. Eles são como raios que refletem a glória e o esplendor do próprio Deus (Is 6.1-4; Ez 1; AP 5.11,12). Os anjos são inteiramente sujeitos e atendem de forma incondicional as ordens divinas (Ef 1.20-23; Cl 2.10; Fp 2.9-11).

Os anjos são seres celestiais, com corpos diferentes dos nossos, não estão sujeitos a barreiras físicas como nós. São dotados de uma imaginável velocidade, muito maior que a da luz. Não sabemos quantos são ao todos, a Bíblia fala em milhares, milhões, miríades etc.., não são citados os seus nomes e nem suas funções de modo mais especifico. O que sabemos  é que continuamente eles louvam a Deus e zelam pelo bem estar daqueles que hão de herdar a vida eterna.     

OS ANJOS E SEUS OFICIOS
É inegável a existência dos anjos, no AT, são mencionados cerca de, 108 vezes e no NT, 165 vezes, portanto negar a existência deles seria desprezar as Sagradas Escrituras. No AT, a palavra “malackh”, é traduzida por mensageiros e “aggelos”, no NT, tem o mesmo significado. Portanto são classificados como mensageiros de Jeová (Hb 6.12), e aos caídos de mensageiros de Satanás (Ef 6.12).

Os anjos ministram a favor dos santos (igreja):
a)      Enviados para servir os salvos (Hb 1.14)
b)      Elias é despertado por um anjo, que lhe trouxe comida (1Rs 19.5-7)
c)      Um anjo conforta a Agar (Gn 16.7-13)
d)      Ló e suas filhas livres da destruição por anjos (Gn 19.1-22)
e)      Preservou a vida de Ismael no deserto (Gn 21.15-21)
f)       Anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13.3-18)
g)      Orientou a Jose como tratar a Maria (Mt 1.20-24)
h)      Orientou Jose a fugir (Mt 2.13,15)
i)        Confortou Jesus no final da tentação no deserto (Mt 4.11)
j)        Estiveram presentes na agonia de Jesus no Getsemani (Lc 22.43)
k)      Orientou Filipe para o encontro com o eunuco (At 8.26)
l)        Confortou o apostolo Paulo (At 27.23,24)
m)    Consolou o apostolo João (Ap 5.5)

Em momento algum os anjos de luz recebem adoração, é terminantemente proibido adorá-los (Ap 19.10; 22.8,9; Cl 2.18). Não há duvidas que os anjos protejam e guardam os que servem ao Senhor (Sl 34.7), eles não fazem isso por conta própria (Sl 91.11,12). Não existe uma doutrina denominada “anjos protetores”, como crêem alguns, não existe também um anjo da guarda para cada crente. Alguns de forma equivocada têm até cultos denominados “culto da troca de anjo”. É  uma pena que chegamos  a tal ponto, pois o que se pode entender pela Bíblia Sagrada é que os anjos estão a disposição de Deus e na hora exata, sob um comando divino age numa velocidade maior que a da luz (Gn 19.10,11; 2Rs 6.17; Dn 6.21,22).

Segundo a ciência a velocidade da luz é de 27 milhões de km, por segundo, mesmo não possuindo atributos intransferíveis de Deus como a onipresença, eles na encontram barreiras, tão logo recebem a ordem chegam (At 12.6-8; 27.23,24).

A classificação dos anjos:

a)      Querubins da Glória (Hb 9.5) – são considerados a mais elevada classe de anjos, tem a função de vindicar a santidade de Deus (Gn 3.24), eles estão relacionados com a obra da redenção (Ex 25.22).
b)      Serafins (Is 6.1-6) -   é considerada a mais alta classe de anjos, são os únicos descritos como possuidores de asas. São duas para voar, duas para cobrir o rosto e duas para cobrir os pés. Uma classe de anjos que tem um ardoroso amor a Deus, pouco se sabe a respeito deles, aparecem uma única vez nas Sagradas Escrituras, seu nome significa “ardentes” .
c)      Gabriel – “Assistente de Deus”, aparece quatro vezes na Bíblia, sempre portador de boas novas. A ele couberam mensagens importantes como: Esclarecer a visão a Daniel (Dn 8.15-17); Falar a respeito das semanas de anos (Dn 9.21,22); Anunciar o nascimento de João o Batista (Lc 1.8-23); O nascimento de Jesus Cristo (Lc 1.26-38).
d)       Arcanjo Miguel – “O que é semelhante a Deus”, o prefixo “arc”, mostra ser ele uma espécie de chefe, somente Miguel, ostenta o titulo de arcanjo, seu nome também aparece quatro vezes na Bíblia. (Dn 10.13; 12.1; Jd 9; AP 12.7). A este ser angélico está reservada a missão de tocar a trombeta por ocasião do arrebatamento da igreja (1Ts 4.16).
e)      O Anjo do Senhor (Is 63.9) – acredita ser uma Teofania, uma aparição do próprio Filho de Deus, ao contrario dos outros anjos ele aceitou adoração e demonstrou ter poder próprio. No NT, não vemos mais a aparição dele, visto ter chegado à plenitude dos tempos (Gn 4.4; Jo 1.14 – 1Tm 3.16)

AS DIFERENÇAS ENTRE OS ANJOS DE LUZ E OS DAS TREVAS
Os anjos de luz são mensageiros de Deus, adoram a Deus, protegem o povo de Deus e constantemente lutam contra o Reino das Trevas. Eles têm prazer em servir a Deus, ajudar os cristãos, uma vez que são mais poderosos que os homens, uma coisa importante, a saber, sobre eles é que não recebem adoração.

Mas do outro lado há os anjos maus, os agentes de Satanás. Ninguém sabe ao certo quando se deu a origem do mal, só se sabe que teve origem no interior de Lúcifer (Ez 28.16). No livro do profeta Isaias, encontramos tais declarações imponentes:
a)      “Eu subirei ao céu” Is 14.13
b)      “Exaltarei o meu trono” Is 14.13
c)      “No monte da congregação me assentarei” Is 14.13
d)      “Subirei acima das mais altas nuvens” Is 14.14
e)      “Serei semelhante ao altíssimo” Is 14.14

Com estas declarações fica claro que Lúcifer queria o lugar mais sublime, ele queria estar acima da glória divina, que o pai reservou para seu Filho (Dn 7.13; At 1.9; 1Ts 4.17; Ap 1.7; 14.14). Em um texto ele se exalta e no outro é abatido, veja:
a)      “Estavas no Éden” Ez 28.13
b)      “Tu eras” v14
c)      “Perfeito eras” v15
Aquele que queria ser já não é mais, gostaria de ser o maior tornou-se o mais indigno. Queria a mais alta posição, irá morar para sempre no lago de fogo (Ap 20.10). Satanás é o maior tentador de todos os tempos, ele também tem alguns nomes que traduz suas sutilezas.
a)      Dragão – o grande inimigo visto por toda a Bíblia (Ap 20.2)
b)      Abadom (hb) Apolion(Gr) – destruidor (Ap 9.11).
c)      Homicida (Jo 8.44)
d)      Antiga Serpente (Ap 20.2)
e)      Tentador (Mt 4.3)
f)       Acusador (Ap 12.10)
g)      “deus deste século” (2Co 4.4)
h)      Pai da mentira (Jo 8.44)
i)        Rugidor (1Pe 5.8)
j)        “Anjo de luz” (2Co 11.14)

Seus nomes mostram como ele divide, semeia contenda, acusa, calunia, mente etc., o presente século tem como deus, Satanás (2Co 4.4). Ele está infiltrado na sociedade, e isto em todas as áreas (medicina, esportes, magistrados, comunicação etc.,). Assim como também nas igrejas, através de modismo e heresias, não se sabe quantos anjos estão ao dispor de Satanás. Na verdade ele tem um enorme quartel ao seu dispor, controlando o mundo espiritual das trevas (1Jo 2.15; 5.19; Jo 14.30). Embora ele goste de bagunça, mas o seu reino não é desorganizado, pois suas estratégias são fortes e perfeitas, só desfeita através da oração, jejum e Palavra de Deus.

Satanás é metódico em alguns casos nem parece ser ele e seus anjos agindo, as estratégias  armadas cegam os entendimentos humanos, liberando o para agir com facilidade e falsidade. Alguns exemplos na Bíblia revelam sua minuciosa astucia, levou Ananias e Safira mentir a Deus (At 5.3), semeou heresias nas igrejas da região da Galàcia  (Gl 1.2, 6-9). Semeou contendas na igreja de Corinto (1Co 1.10-13), misturou a igreja de Laodiceia (Ap 3.14-22).

Os anjos das trevas servem a Satanás, lutam constantemente contra o Reino de Deus, atacam os cristãos, são mais poderosos que o homem, vez por outras possuem os corpos das pessoas (demônios). Resistamos seus ataques,  eles serão condenados ao lago de fogo, derrotados por Cristo.  
   

CONCLUSÃO
Os espíritos malignos, não conseguem exercer poder sobre os homens, a não ser que haja certa concordância do lado humano. Isso significa dizer que o crente é capaz de resistir ao seu poder, através da oração e da fé em Deus. (1Jo 4.4).

OBRAS CONSULTADAS
  • PEARLMAN, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Editora Vida, 15ª impressão, 1990.
  • JR, Floyd C. Woodworth, Fundamentos da Verdade, ICP, 1988
  • BERGSTÈN Eurico – Teologia Sistemática, CPAD, 1984 – 3ª Edição
  • BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – CPAD
  • RODIRGUES, Jair – Os anjos  – Apostila, 1997


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues fonte portal ebd