JUVENIS - Lição 7: O homem e sua origem

3º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 7: O homem e sua origem
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema: FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ
COMENTARISTA: Israel de Santana Brito

LIÇÃO 7 - O HOMEM E SUA ORIGEM

TEXTO BÍBLICO  Gn 1.26-28;2.18,22,23

ENFOQUE BIBLICO
”E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Gn 1.27)

OBJETIVOS
Narrar a criação do homem e da mulher segundo a Bíblia.
Refutar as falsas doutrinas a respeito da criação do homem.
Descrever as principais características da natureza humana.


INTRODUÇÃO
Antropo – Homem (composto)
Estudo do homem, a antropologia como ciência reúne varias disciplinas cujas finalidades são descrever o homem e analisá-lo.
1-      Antropologia física – estuda a origem e a evolução biológica do homem.
2-      Antropologia étnica ou cultural – estuda as diversidades raciais e seus vários subgrupos.
3-      Antropologia filosófica – estuda o homem do ponto de vista de seus princípios.
4-      Antropologia teológica – estuda o homem tomando o como base de seu pensamento religioso, estuda o homem e suas relações com Deus.


A CRIAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER SEGUNDO A BÍBLIA.
A teoria da evolução coloca o inicio da vida humana há milhões ou até bilhões de anos, antes do tempo que a Bíblia sugere para o principio da vida humana na terra. Negam a existência da Bíblia, vale dizer que a especulação neste sentido tem gerado grandes debates científicos e filosóficos sem resultado final. A verdadeira ciência lida com fatos concretos e enquanto eles não são encontrados se especulam.

A evolução, por exemplo, usa chavões tais, como: “crê-se, que”; “admite-se, que”; “talvez...”; “possivelmente”; “mais ou menos” etc.,. Portanto é uma teoria vulnerável e falha, por mais que seus admiradores tentem provar a existência por tantos bilhões de anos na terra, um só versículo da Bíblia derruba os argumentos de todas as seus livros e teorias. 

O homem e a mulher são criação do próprio Deus, um ato voluntário, de sua criação e que tem uma parte de Deus (Gn 1.26,27). “Façamos o homem”, uma frase indicando que a trindade divina entra em ação. O verbo “barah” significa criar, convém notar que o homem foi feito especialmente e diferentemente da vida vegetal e animal, tanto terrestre, quanto a aquática.

A criação do homem foi:
a) Um solene conselho divino – (Gn 1.26)
b) Um ato imediato de Deus – (Gn 1.11) – é só comparar as declarações “e disse Deus”; “disse também Deus”; “criou Deus” (Gn 1.20; 27)
c) Um tipo divino (Gn 1.26) – tudo foi criado conforme a sua espécie e o homem “Conforme a nossa semelhança” disse Deus, ele olhou para si mesmo.
d) Coroa da criação (Sl 8.5-8).

Podemos então concluir que a evolucionismo imaginado por Charles Darwin, em sua viagem realizada em novembro de 1859, a bordo de um navio de pesquisas científicas, não tem valor quando o assunto é a origem, principalmente do homem. Segundo os teóricos a partir de uma centelha de uma célula viva, todas as formas de vida surgiram. (Caramujo --------- Peixe ------------ Pássaro -------------- Macaco ---------- Homem.)

A ciência especulativa tenta provar que houve a transmutação da espécie, que é uma classe de plantas ou animais que tem propriedades e característicos comuns. Podem propagar indefinitivamente sem mudar  essas características comuns. Podem produzir uma variedade, isto é, propagar uma ou mais espécie com peculiaridade acentuada que não seja comum a espécie geral. Está provado que não é possível fazer uma variedade nova, ou seja, transmutar a espécie, quando isto acontece encontra barreiras, chega ao hibrido. 

Existe um abismo entre o mais degradado homem, com o mais inteligente dos macacos. O macaco é irracional, o homem usa ferramentas, ascende fogo, usa linguagem articulada, tem capacidade de conhecer as coisas espirituais, etc. O trabalho dos cientistas sem Deus é unir o homem ao irracional, mostram que o homem veio do macaco. Jesus veio para unir o homem a Deus e mostrar que o mesmo é criatura de Deus.

O homem é uma criação especial, o testemunho da Bíblia é interessante (Is 45.11,12), o verbo fazer nesse texto significa dar existência. E o verbo criar tem sentido semelhante, porem acrescentando o cuidar até tomar forma adulta, ou seja, tornar-se independente. Todas as demais criaturas, Deus simplesmente deu uma ordem, que foi cumprida rapidamente, mas ao criar o homem o criou acima de todas as demais criaturas mencionadas no primeiro capitulo de Gênesis.

O homem é um ser falante, um ser capaz de: apreciar as belezas, de distinguir, planejar, adorar etc., . Feito a imagem de Deus (parecido com ele), o homem não é uma copia de Deus, ou seja, seus olhos, mãos, pés, cabelos etc., Deus é invisível e não tem forma como o ser humano. Mas afinal, qual a nossa imagem e semelhança com Deus?
a) Personalidade – Deus é um ser pessoal, nós também.
b) Moral – Deus tem a capacidade de saber o certo e o errado, o homem também.
c) Racional – Deus tem raciocínio, o homem também tem essa capacidade de raciocinar.
d) Governo – Deus exerce domínio sobre todas as coisas, o homem é um dominador.
e) Autoconsciência -  Deus tem consciência de si mesmo, o homem também tem.
f) Social – Consiste em afetos, Deus ama o homem também tem afetos e pode amar.

Qual animal que sabe essas coisas? O macaco? Ninguém pode afirmar que esse ou aquele macaco ou outro animal tenha qualquer participação nesta imagem e semelhança de Deus. Mas todos os homens, mesmo os mais perversos, sabem que existem, conhece o que é certo ou errado, ele pensa, e ama alguém. E estas características são provenientes da imagem de Deus nele.


O QUE JÁ DISSERAM SOBRE O HOMEM?
Já aprendemos que a Bíblia é quem tem razão, sobre a criação do homem, as falsas filosofias apresentam idéias que são em sua maioria falsas. É Deus que conhece o homem e revela no livro santo sua verdadeira constituição. A Bíblia diz que de um só, Deus fez todas as raças (At 17.26; Rm 5.12-19; 1Co 15.21,22). Deus modelou, organizou, constituiu e encheu completou o homem, mas foi um só (Gn 1.26), “façamos o homem” e não “um homem” (Jó 15.7), “és tu o primeiro homem” e não “um dos primeiros homens”.

Mas há tantos argumentos, alguns são dignos de créditos que abalizam aquilo que a Bíblia já diz. O argumento histórico mostra a distribuição de populações primitivas partindo de um só centro. O filológico mostra que todas as línguas vieram de uma só origem. A psicologia afirma que todos os homens têm os mesmos apetites, instintos e paixões, as mesmas tendências, as mesmas características que só existe no homem. A ciência natural não afirma que o homem veio de um só casal, mas demonstram que este pode ter sido o caso.

Na verdade o homem é sempre um grande ponto de interrogação na cabeça de cada um, sempre surpreendente com suas atitudes. Até mesmo os Patriarcas, os Profetas e até os Apóstolos perguntaram: Quem é o homem? Trata-se de uma magnífica e incompreensível criatura, pelas repostas bíblicas isoladas as jogaríamos fora:
- Um sopro (Sl 144.4)
- Uma sombra (Jó 8.9)
- Um corredor rápido (Jó 9.25)
- Um dia de jornaleiro (Jó 7.1)
Cientificamente um ser físico que possui 150 ossos, 500 músculos, 15 kg de sangue, composto de elementos como: oxigênio, hidrogênio, azoto, cloro, enxofre, sódio, potássio, ferro, cal e etc., quanto custa esse homem?

É este homem analisado por Platão como um bípede sem penas, por Aristóteles como um ser sociável, por Nietzsche como um ser mais macaco que os macacos, por Moliére como um animal vicioso, por Hazlitt o único animal que ri e chora. Alguém o definiu como um embrulho postal, que a parteira despachou ao coveiro.

Platão entendia que o homem era corpo e alma, o corpo a matéria e a alma a parte imaterial e divina, que o homem possuía. Para Platão o corpo esta em constantes mudanças e a alma jamais mudaria. Ao nascer o homem recebe uma alma perfeita e com as verdades essenciais inscritas nela anteriormente. Mas ao se aprisionar no corpo ela se esquece destas verdades, é como se passasse a viver numa caverna, tudo é apenas uma sombra das coisas originais do mundo das idéias.

 Ele dividia a alma em três partes:
1-      Racional – cabeça, que controlava as outras duas.
2-      Irascível – tórax, parte da impetuosidade, dos sentimentos, cuja virtude é a coragem (Andréia).
3-      Concupiscente – baixo ventre, apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado à libido, sua virtude é a moderação ou temperança (Sophrosyne)
Depois da morte a alma reencarna em outro corpo, a alma não se ocupa com a filosofia e com o bem, ela é privilegiada com a morte do corpo.
Veja o quanto é confuso analisar o homem na visão platônica, a impressão que temos é que se trata de uma alma eterna que de tempos em tempos procura um corpo e se prende a ele. Isto esta dito em seu mito da caverna e mito de Her. Nada tem a ver com as verdades bíblicas. Na verdade esta divisão é feita em Sócrates e depois Platão tem uma linha de pensamento e Aristóteles outra. Boa parte das grandes religiões do mundo é fundamentada no ideologismo filosófico do platonismo, já os pensadores mais modernos vão se divergir. Mas afinal quem é o homem? 


PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA NATUREZA HUMANA.
Para Deus o homem é: espírito, alma e corpo. É muito difícil descrever a parte imaterial do homem. O apostolo Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses (5.23), dá-nos uma idéia que nos leva a crer, num ser tricotomo. Quem  crê que o homem é um ser dicotomo toma Mateus 10,28, como exemplo. A polemica é muito grande, a Bíblia não nos oferece uma solução nítida, mas dá detalhe das três partes, onde eu acredito ser o homem um ser tricotomo.

O espírito do homem.
1 – Criado por Deus (Nm 16,22; 27.16; Zc 12.1; Hb 12.9)
2 – É a sede da imagem de Deus no homem (Cl 3.10; 2 Co 3.18)
3 – É o âmago e a fonte da vida humana, a alma sobrevive a morte porque o espírito a dota de capacidade.
4 – O espírito humano distingue o homem dos demais animais.
5 – O espírito é o canal através do qual pode conhecer a Deus (1 Co 2.11; 14.2).
6 – É o centro de adoração quando morada do Espírito Santo (Jo 4.23,24; 1Co 14.15; Rm 1.9)
·         O espírito estimula na contribuição (Ex 35.21)
·         Mantêm-nos fieis a Deus (Nm 14.24)
·         Promove avivamento (Jo 6.63)

7 – No homem não crente, devido ao pecado e a falta de conversão ele esta separado de Deus (Ef 2.15; Lc 15.24-32; Cl 2.13; 1Tm 5.6; 2Co 4.4).
  • Leva a ruína (Pv 16.18)
  • Provoca rebelião (Sl 106.33)
  • Caso o homem aceita, o espírito pode ser renovado (Ez 11.19)
8 – O espírito humano representa a natureza suprema do homem, rege a qualidade de seu caráter. Aquilo que domina torna-se atributo do seu caráter. 

Quando as paixões vis exercem domínio e a pessoa manifesta um espírito perverso, significa que a alma destronizou o espírito. O espírito lutou e perdeu resultando em sentimentos vis e carnais (Rm 7.15-25).
É no espírito que se encontra a adoração a reverencia, o amor a fé e a esperança.

A alma do homem.
É a sede do entendimento, da emoção e sensibilidades, a razão, a vontade, é o principio inteligente e vivificante que anima o corpo humano. Para isso a alma precisa dos sentidos físicos como seus agentes na exploração das coisas materiais, precisa dos órgãos do corpo para se expressar e comunicar-se com o mundo exterior.
A alma pode viver no corpo ou fora do corpo, ela distingue o homem dos animais irracionais e das coisas inanimadas e vegetais (Gn 1.20). No irracional a alma dura enquanto a vida durar, no homem a alma é inteligente, enquanto que nos animais age por instinto.

Quanto à origem da alma existem varias teorias. Os adeptos da teoria do deposito, por exemplo, crê-se, que Deus tem um deposito de almas. Já o criacionismo acredita que Deus cria no homem uma alma no momento de sua gestação (pode se por ai explicar a ausência de pecados em Jesus), o que segundo os entendidos seria esta a melhor explicação. Ainda temos o traducionismo, que acreditam que o ser humano herda de seus pais, só assim pode se explicar a nossa herança pecaminosa. Mas fica uma pergunta: como explicar o nascimento de Jesus, sem pecado? Nesse caso a melhor explicação é a bíblica (Ec 11.5; Sl 139.13-16; Jó 10.8-12; Jr 38.16)

É com a alma que o ser humano concebe as idéias, portanto ela é o elemento intelectual, é por ela que o homem se emociona, e é afetado por aquilo que sabe ou experimenta. É por ela e através dela que se pode pensar o mundo em que vive e avaliá-lo.   

O corpo humano.
É a tenda na qual a alma mora como peregrina se preparando para a eternidade (Is 38.12; 2Pe 1.13,14). É também a oficina do Espírito Santo, também conhecido como Tabernáculo (2Co 5.1-4), templo (1Co 6.19), terreno (1Co 15.47). Sujeito a enfermidades e morte (1Co 15.53), ressuscitará e será transformado (Jó 19.25-27; 1Jo 3.2).

Ele é chamado na Bíblia de feitura de Deus, casa de lodo, vaso de barro, mortal, natural, uma propriedade, membros de Cristo, copo de ouro e etc.,. Ele foi criado por Deus (Gn 1.26; Ml 2.10; Is 64.8), é a parte inferior do homem, sujeito as leis naturais. Foi feito do pó da terra (Gn 2.7; Sl 103.4), eis a razão de constituir-se de elementos químicos. É ainda considerado uma das maravilhas de Deus (Sl 139.13-17), não deve ser destruído (1Co 3.17), como amputação desnecessária (Jz 1.6), vícios destruidores como tabagismo, alcoolismo, drogas etc.,.

O corpo é o santuário de Deus, é considerado, também como uma figura da igreja, portanto deve ser conservado abstendo-se da imoralidade, não usar demasiadamente a razão, cuidar da alimentação, conservar a aparência do corpo. O corpo possui faculdades que agem no comando da alma, regendo as atividades do corpo são elas: visão, audição, olfato, paladar e tato.  A razão para tanto cuidado com este corpo é que depois da morte ele irá ressuscitar caso a pessoa tenha morrido salvo em Cristo, seu corpo será transformado em um corpo glorioso (1Co 15.52-54; Jó 5.25).

CONCLUSÃO
 Não há como negar que o homem é um ser tricotomo, o materialismo rejeita a doutrina bíblica e dizem que o homem é só matéria. Outros acreditam ser apenas uma parte material e outra imaterial, mas nada tão importante assim, até acreditam que a material seja mais importante, como há também os que dão mais ênfase a parte imaterial, chegando até desprezar a material.

O homem ao pecar se distanciou de Deus, a partir daí buscaram tantas invenções, muitas destas invenções criaram problemas sérios. Perguntam e dão respostas tão vagas para embasar suas idéias e doutrinas. Ao ceder a tentação o homem desejou ser como Deus, gerando um fato, o pecado e com isso toda vez que tenta buscar algum conhecimento que depende da teologia bíblica, tenta fugir da realidade. Zombam de Deus inventando suas mais nefastas teorias, se esquecendo, que Deus é o criador de todas as coisas e que a coroa de sua criação é exatamente o homem.


OBRAS CONSULTADAS
  • PEARLMAN, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Editora Vida, 15ª impressão, 1990.
  • JR, Floyd C. Woodworth, Fundamentos da Verdade, ICP, 1988
  • BERGSTÈN Eurico – Teologia Sistemática, CPAD, 1984 – 3ª Edição
  • BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – CPAD
  • RODIRGUES, Jair – O Homem  – Apostila, 1995


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
fonte portal ebd