Lição 7 - A atualidade dos conselhos paulinos I Plano de Aula

3º Trim.2013 - Lição 7 - A atualidade dos conselhos paulinos I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SAO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 7
LIÇÃO Nº 7 – A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da carta aos filipenses, adentraremos na chamada “parte prática” da epístola, em que o apóstolo já inicia recomendando algumas condutas àqueles crentes.
- Os conselhos dados pelo apóstolo não se circunscrevem aos crentes de Filipos, mas revela como deve ser o comportamento de quem tem uma genuína e autêntica vida cristã.
2º SLIDE  I – OS ENSINOS CONSTANTES DO APÓSTOLO PAULO
- O apóstolo Paulo era avesso a “novidades”, a “inovações”. “Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas” (Fp.3:1).
- Todo e qualquer pessoa comprometida com o apascentar do povo de Deus não pode ter outra conduta senão a de sempre ensinar as mesmas coisas, de dizer as mesmas coisas, pois a Palavra de Deus não muda (I Pe.1:25), já que é testemunha de Cristo (Jo.5:39), é a Verdade, que é o próprio Cristo (Jo.14:6; 17:17) e, como tal, é a mesma ontem, hoje e eternamente (Hb.13:8).
3º SLIDE
- A sétima alegria mencionada na carta — a “alegria de estar em Cristo”.
-  Quem pertence ao corpo de Cristo, quem está em Cristo deve estar sempre alegre.
4º SLIDE  II – A NECESSÁRIA VIGILÂNCIA DIANTE DOS ADVERSÁRIOS DA OBRA DE DEUS
- Apesar de termos a “alegria em Cristo”, que ninguém nos pode tirar, ainda estamos neste mundo (Jo.17:11) e, diante desta realidade, devemos ter uma atitude de vigilância, de prudência enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena.
- Por isso, além de uma vida de intensa busca a Deus, o cristão deve tomar algumas precauções, a fim de não se contaminar com o mundo e o pecado, como que um “lado negativo”, um “lado de abstenção” que a vida com Deus exige.
5º SLIDE
- A primeira destas providências que devem ser tomadas pelo cristão é o de “guardar-se dos cães” (Fp.3:2)
- Os “cães” são homens religiosos, que não temiam a Deus, que não respeitavam o caráter sagrado da vida espiritual e cujas doutrinas e práticas poderiam vir a macular a pureza da comunidade cristã de Filipos.
6º SLIDE
-O apóstolo também nos manda guardar dos “maus obreiros”.
- Os “maus obreiros” são pessoas que estão a se ocupar do ministério da palavra mas que não o fazem puramente, sendo dominados pelas obras da carne, tais como invejas, porfias e contenções.
7º SLIDE
- Paulo também manda que os crentes de Filipos vigiassem e se guardassem da circuncisão, isto é, dos “falsos circuncidados”.
- Os “falsos circuncidados” são aqueles religiosos que querem prevalecer pela aparência externa, que querem reduzir a vida espiritual a uma observância de regras, sem se preocupar com uma modificação interior, com uma perfeita comunhão com Deus (a “circuncisão do coração”).
8º SLIDE
- A “verdadeira circuncisão” é:
a) servir a Deus em espírito;
b) gloriar-se em Jesus Cristo;
c) não confiar na carne.
9º SLIDE
- Paulo, enquanto confiou na carne, tornou-se apenas um perseguidor da Igreja, um inimigo de Cristo.
- Quem anda segundo a carne não pode agradar a Deus (Rm.8:8).
10º SLIDE  III – A OPÇÃO DO APÓSTOLO QUE DEVIA SER SEGUIDA PELOS CRENTES FILIPENSES
- A “justiça que há na lei” não é o critério para que alguém seja considerado salvo. A salvação não vem pela observância da lei e, sim, pela graça de Deus, por meio da fé, que é um dom de Deus (Ef.2:8).
- “A justiça que há na lei” possa trazer alguma salvação a quem quer que seja (Gl.3:11; Tg.2:10).
11º SLIDE
- Paulo considerou que tudo quanto havia obtido por intermédio da lei, tudo quanto havia conseguido na sua vida farisaica, representava para ele mero “esterco” (Fp.3:8), como “perda” (Fp.3:7), pois para o apóstolo o ganho era tão somente Cristo.
- A base da conduta do cristão, para o apóstolo Paulo, não poderia ser a lei, mas, sim, um tripé, a saber: a fé, o Espírito e o próprio Cristo.
12º SLIDE
- Para que possamos ter uma vida verdadeiramente cristã, torna-se necessário que rompamos com o que fazíamos no passado, que deixemos de dar valor àquilo que era para nós extremamente valioso antes de conhecermos a Cristo.

- Jesus deve ser a nossa razão de viver, não mais devemos viver mas, sim, permitir que Cristo viva em nós (Gl.2:20). É isto que nos diz o apóstolo. Será que é isto que temos observado em nossas vidas?
13º SLIDE
- A “justiça que vem pela fé” exige:
a) conhecimento de Cristo Jesus, ou seja, intimidade com Ele;
b) experiência da virtude da Sua ressurreição, ou seja, ser uma nova criatura;
c) comunicação das Suas aflições, ou seja, sofrer por Cristo neste mundo;
d) ser feito conforme à Sua morte, ou seja, morrer para o mundo e viver para Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte portal ebd