Os prejuízos que o pecado causa na vida da igreja

Os prejuízos que o pecado causa na vida da igreja
            OS PREJUÍZOS QUE O PECADO CAUSA NA VIDA DA IGREJA
                                                                                  Pr. João Correia de Lira*


Ec.9:18b
“mas um só pecador destrói muitos bens.”
Ec.10:1
“Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia.”
Js.7:1-9
1 Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
2  Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, ao oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram Ai.
3  E voltaram a Josué e lhe disseram: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a ferir Ai; não fatigueis ali todo o povo, porque são poucos os inimigos.
4  Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5  Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
6  Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça.
7  Disse Josué: Ah! SENHOR Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão.
8  Ah! Senhor, que direi? Pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos!
9  Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?
No verso 12 se vê como o pecado destrói muitos bens. Está escrito que: “Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.”
Nm.12:15 se vê o pecado de Miriã.
“Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.”
Lemos em Nm.12:16: “Porém, depois, o povo partiu de Hazerote e acampou-se no deserto de Parã.”
Veja que prejuízo, sete dias parados no deserto por causa do pecado de Miriã. Esta é a confirmação de que Salomão disse em Ec.9:18b.
Em I Co.5:1-13 se vê a impureza da igreja por causa do pecado de um homem.
I Co.5:1-13
1 Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
2  Estais inchados e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
3  Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
4  em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5  seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.
6  Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
8  Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.
9  Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;
10  isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
11  Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12  Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
* Pastor auxiliar na Assembleia de Deus – Ministério do Belém – Setor 2 (São Miguel Paulista, São Paulo/SP) – congregação de Limoeiro.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOÃO CORREIA DE LIRA
fonte  portal ebd