PRE ADOLESCENTES - Lição 6: A fé que nos salva

3º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 6: A fé que nos salva
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema: O plano da Salvação
Comentarista: Damaris Ferreira da Costa


LIÇÃO 6 - A FÉ QUE NOS SALVA


Objetivo da lição
Esta lição tem como propósito explicar aos alunos o que é fé, e sua capacidade de restaurar
o homem das conseqüências do pecado.
Conscientizar os alunos a agradecer a Deus pelo relacionamento que a fé salvadora produz em suas vidas



Texto em Estudo       Marcos5.25-30,33,34
E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,
e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,
ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?

Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.



Introdução
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. (Ef  2.8)
A Salvação é um dom de Deus e não um mérito humano, por nossos próprios meios jamais poderemos ser salvos, mas é mediante a graça divina que alcançamos esta benção.
Contudo isto se realiza por meio da fé, a Bíblia é clara:
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6)

Assim sendo, temos de crer no Senhor, para que o recebemos então sua graça que nos salva, não por merecimento, mas pela graça de Deus. A graça de Deus é o seu favor imerecido a nós.
Na lição passada estudamos sobre o arrependimento, algo essencial para todos quanto desejam se aproximar de Deus, o arrependimento é uma atitude que a pessoa deve tomar de livre e espontânea vontade; O Senhor cumpriu a sua parte no Plano da Salvação quando se entregou por nós, a nós cabe se arrepender.

Mas no arrependimento vemos um elemento agindo, algo que nos impulsiona a tomar a decisão de se aproximar de Deus, este elemento é a fé, quando João Batista veio primeiramente anunciando o Reino de Deus, clamava para todos se arrependerem, e logicamente somente fariam se cressem na mensagem de João, deste modo é imprescindível a Fé.

O comentário da revista utiliza um exemplo de Fé, a mulher do fluxo de sangue, porem vamos definir o que é Fé


a) O que é Fé?
O significado de fé segundo o dicionário não é de fato muito esclarecedor, pois apenas define a fé como uma crença religiosa, confiança em algo; Asseveração de algum fato, ou Testemunho autêntico que determinados funcionários dão por escrito acerca de certos atos, e que tem força em juízo.
O que significa que o dicionário apenas define a fé no aspecto puramente humano, ou seja, no “crer”

Por exemplo se alguém afirmar “a água do mar é salgada” logicamente mesmo não estando na praia se crer que isto seja verdade, isto é fé, porem uma fé natural; a qual todas as pessoas possuem. O mesmo se da a um agricultor que semeia uma semente no campo; ele crer que ao seu tempo colherá os frutos do seu trabalho, e assim é.
Esta é a que chamamos de fé natural, a qual todo ser humano possui.

Porém quando tratamos da “Fé que nos salva”, não estamos nos referindo a fé natural, mas a salvivica, esta a qual somente é devidamente definida pela Escrituras.
Na carta aos Hebreus temos a definição bíblica da fé:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11.1)
Esta definição vai muito além do “acreditar”. A fé é a certeza das coisas esperamos, e prova que elas existem, mesmo que não a vemos. A exemplo disto: pela fé esperamos a volta de Cristo, cremos no Senhor , mesmo que nunca o vemos, a fé age em nosso coração dando a certeza que tudo quanto cremos é verdade, por isso é um firme fundamento, ou seja, é a base, um alicerce a qual todas as coisas se sustentam.

Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.(Hb 11.3)

Neste versículo vemos a fé agindo, muitas vezes encontramos fatos difíceis de entender, mas pela fé encontramos a resposta.
Mediante a fé salvivica cremos no Senhor e na sua salvação. Na carta de hebreus encontramos uma galeria dos heróis da fé, homens e mulheres de Deus que venceram todos os obstáculos e sofrimentos mediante a fé em seus corações. (Hb 11.1-9)

b) Como adquirir fé?
A fé natural é intrínseca no homem, todos nascem com ela, mas a fé sobrenatural devemos adquirir. O apostolo Paulo na sua carta aos romanos nos mostra como podemos a obter:
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.(Rm 10.17)

O primeiro passo é ouvir , mas não é qualquer coisa, ou qualquer ensinamento, é ouvir a Palavra de Deus, a propria Palavra se encarrega de encher nosso coração de fé, pois o Espírito Santo age por meio da Palavra. Na carta aos hebreus esta escrito:
Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.(Hb  4.12)

Por meio do poder de Deus somos convencidos de tudo quanto ouvimos é a verdade, assim é gerado em nós a fé, passamos a crer naquilo que não vemos.
Na bíblia encontramos muitas pessoas que tiveram uma fé tal que suas vidas se tornaram exemplo para nós, a mulher do fluxo de sangue é uma delas, nós iremos estudar sobre a sua fé nesta lição.


I- Desligados
Como vimos na lição passada, o homem para se chegar a Deus tem primeiramente de se arrepender do seus pecados, todavia não são todos que tem essa disposição, porém é uma necessidade, pois o homem se encontra “desligado” de Deus.

Os fatos ocorridos no Jardim do Éden, quanto a Adão e Eva foram literais e transmitidos a raça humana, todos os seu descendentes sofreram as conseqüências do seu erro. Ao pecar forma expulsos do paraíso, assim passaram a viver longe de Deus.

Alias, a palavra desligado define bem a situação do homem, pois desligado significa: Separado, desunido, desprendido. Afastado, longe, distante: Voltado para si mesmo ou para suas ocupações; que se abstrai, que se alheia. 
Fato este que concorda com as palavras do apostolo Paulo:
:12  qs palavras do apostolo Paulo:
 humana, todos os sesu descendentes so freram as consequencias Que naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.(Ef 2.12) 

Por esta razão compreendemos o significado da palavra religião, pois dentro outras definições ela significa “religar” tornar a ligar o homem a Deus, mas como dissemos antes, isto só é possível mediante a fé.


II- Uma mulher desprezada
Um exemplo de Fé a qual iremos estudar é a mulher do fluxo de sangue.
E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada. Chegando por detrás dele, tocou na orla de seus vestidos, e logo estancou o fluxo do seu sangue.” (Lc. 8.43-44.)


Pela Lei Mosaica, a mulher nos dias de fluxo (menstruação) era excluída da sociedade, pois era considerada imunda nesse período. Em Levítico 15.25, diz:
“Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza: imunda será.”

A mulher mencionada acima padecia há doze anos, vitima de uma hemorragia, não havia esperança alguma, pois já havia gastado todos os seus recursos com os médicos, mas ele não puderam a curar, é o que chamamos hoje de desenganada dos médicos, sua doença era incurável.

Contudo ela não desistiu de buscar pela cura, por fim se tornou um exemplo maravilhoso de fé, ousadia e perseverança pode-se observar por meio da vida desta mulher. Pois não houve obstáculos que a impedisse de chegar até Jesus, nem mesmo a própria humilhação perante toda àquela multidão que corria para onde Jesus estava, a fim de serem também curados de suas enfermidades.


III- A fé que nos liga a Deus
Mas, quando tudo parecia perdido para aquela mulher eis que surge uma esperança, pois ela ouvi a respeito do Senhor. Ao saber que o Senhor Jesus expulsava demônios, curava enfermos, ressuscitava mortos e prometia vida eterna a todos os que se arrependessem de seus pecados e se convertessem de seus maus caminhos, o seu coração se encheu de esperança.

Ela encheu-se de fé, passou a enxergar espiritualmente, e não mais naturalmente; passou a ver com os olhos do coração e não teve dúvida que o Senhor Jesus Cristo era o único que poderia reverter aquela    drástica situação em que se encontrava, que era o único que tinha poder para lhe curar sua enfermidade.

Ela creu, procurou chegar à presença do Senhor Jesus Cristo, e, apesar das dificuldades ocasionadas pela sua debilidade e pelo grande número de pessoas que estavam em volta do nosso Salvador, ela   tocou nas suas vestes e pela fé obteve vitória, ficando imediatamente curado o seu corpo daquele mal. O milagre aconteceu imediatamente. Do Senhor Jesus saiu o poder curador, porque a mulher creu no Senhor, a sua fé foi a razão pela qual alcançou a vitória.


O benefício da fé no Senhor Jesus não limita apenas ao aspecto material ou físico. Não se restringe à cura, à prosperidade, à paz no meio da guerra. Mais do que tudo isso, o benefício maior é a salvação da alma e a vida eterna com Deus. Pois vemos que o Senhor Jesus disse a mulher:

“Filha, a tua fé te salvou”, o principal objetivo do Senhor é curar o homem interiormente, desta forma a salvação da alma é primordial.neste caso o Senhor não somente a livrou da morte física por causa de sua doença, mas a salvou, pois ela fez tudo isto porque creu no Senhor, depositou sua fé  em Jesus. A sua fé era salvivica, pois apenas ouviu falar de Jesus , pela fé foi a procura do mestre.

Um exemplo semelhante a este é o centurião que pediu ao Senhor pela vida de seu criado, que estava enfermo.o centurião cria que apenas uma palavra do Senhor era suficiente para que o servo melhora-se, como ele mesmo disse; sabia o que era autoridade, pois ele mesmo era centurião, assim sabia que Jesus tinha autoridade para curar seu servo, isto é fé.
A esta mesma fé o Senhor se referiu que não havia encontrado em Israel uma fé como daquele homem.
E, ouvindo isso, Jesus maravilhou-se dele e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. (Lc 7.9)
No evangelho de São João está escrito:
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, (Jo 1.12)

Certamente aquela mulher passou a crer muito mais no Senhor, não somente como um profeta mas como filho de Deus, por esta razão certamente passou a fazer parte da família de Deus, lembramos que o Senhor afirmou: “Vai filha, a tua fé te salvou”
Agora ela não viveria mais sozinha no mundo sem Deus, a sua fé a religou a Deus


Conclusão
Concluímos mais uma etapa do plano da salvação, desta vez falamos sobre a fé, um elemento essencial, sem a qual o plano da salvação não tem efeito e sentido.
Portanto guardemos a fé em nossos corações, ainda mais nesses últimos dias, a qual tem se caracterizado pela apostasia, ou seja pelo abandono da fé.

A apostasia não é apenas abandonar a fé, mas substituir por outra coisa, assim muitos cristãos tem feito, deixando de ter fé no Deus invisível e passando a crer nas vista de seus olhos.

Que cada professor possa incentivar seus alunos a manterem a fé no Senhor Jesus, crer em Jesus não é apenas crer numa “imagem divina” é crer em sua palavras, em suas promessas, em sua obra, por fim, na salvação que somente Ele pode nos conceder.

Que Deus os abençoe.   fonte  Portal ebd

Colaboração para Escola Dominical  - Profº Jair César S. Oliveira