4º Trim. 2013 - Lição 1 - O valor dos bons conselhos I Plano de Aula

4º Trim. 2013 - Lição 1  - O valor dos bons conselhos I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: a atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
1º SLIDE
- Neste último trimestre letivo, estaremos a estudar o tema “Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa”, oportunidade em que teremos estudos baseados nos livros de Provérbios e de Eclesiastes, dois dos chamados “livros sapienciais” da Bíblia Sagrada.
- Provérbios e Eclesiastes são dois livros do chamado grupo dos “livros poéticos”, assim denominados porque são livros escritos em poesia, ou seja, dentro de uma perspectiva do ponto-de-vista do autor, que partem do interior do homem, de seus sentimentos e raciocínio, para nos trazer verdades espirituais.
2º SLIDE
- Os “livros sapienciais”, ou seja, “livros de sabedoria”, são livros que nos mostram como devemos nos conduzir em nossa peregrinação terrena.
- Provérbios e Eclesiastes são de autoria do rei Salomão, o homem que, salvo Jesus, teve a maior sabedoria sobre a face da Terra (I Rs.3:12; 4:29-34; Lc.11:31).
3º SLIDE
- O livro de Provérbios é uma obra que pretende orientar os homens a viverem neste mundo de forma a agradar a Deus. Seu objetivo está explicitado em Pv.1:2-4. Tem 31 capítulos e pode ser dividido em quatro partes, a saber:
a)      1ª parte - primeira coletânea de provérbios de Salomão - Pv.1-9
b)      2ª parte - segunda coletânea de provérbios de Salomão - Pv.10-24
c)      3ª parte - terceira coletânea de provérbios de Salomão - Pv.25-29
d)      4ª parte - provérbios de Agur, Lemuel e o ensino da mulher virtuosa - Pv.30-31
4º SLIDE
- O livro de Eclesiastes é o livro da velhice de Salomão, a sua última obra, onde teria mostrado o seu desencanto com as coisas desta vida, teria percebido a "vaidade" da vida "debaixo do sol".
- Seu nome hebraicoé "Qohelet" ou "Cohelet", que significa "pregador" ou "orador da assembleia"(Ec.1:1).
5º SLIDE
- O livro de Eclesiastes, que tem 12 capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:
a) 1ª parte - introdução - a vaidade de todas as coisas - Ec.1-3
b) 2ª parte - desenvolvimento - a demonstração da vaidade de todas as coisas mediante a análise do prazer, das riquezas, dos males e tribulações, seguida de vários conselhos práticos - Ec.4-11
c) 3ª parte - conclusão - temor a Deus é o dever de todo o homem - Ec.12
6º SLIDE
Capa da revista deste trimestre
- Um farol, ou seja, “construção junto ao mar, geralmente em forma de torre, dotada de um foco luminoso na parte superior para orientar navios e aviões durante a noite”.
- Este farol simboliza a Palavra de Deus, que é a nossa luz que nos orientar a caminhar neste mundo de trevas (Sl.119:105).
7º SLIDE
Blocos do trimestre
Primeiro bloco – Temas do livro de Provérbios – lições 1 a 8
Segundo bloco – Temas do livro de Eclesiastes – lições 9 a 13.
8º SLIDE
Comentarista
- Pr. José Gonçalves, presidente das Assembleias de Deus em Água Branca/PI>

PLANO DE AULA Nº 1
LIÇÃO Nº 1 – O VALOR DOS BONS CONSELHOS
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Ao iniciarmos o estudo dos livros de Provérbios e de Eclesiastes, estudaremos o grande valor que tem a sabedoria no viver diário sobre a face da Terra.
- Salomão, o homem mais sábio que existiu sobre a Terra, faz questão de mostrar o grande valor que tem a sabedoria na vida debaixo do sol.
2º SLIDE  I – A SABEDORIA COMO GUIA DE ORIENTAÇÃO NA VIDA SOBRE A FACE DA TERRA
- A verdadeira sabedoria, a instrução e a ciência têm como ponto de partida “o temor do Senhor”.
- O “temor do Senhor”, ou seja, a reverência a Deus, o respeito aos Seus mandamentos, a submissão à Sua autoridade, é, realmente, o “princípio” da ciência, da sabedoria e da instrução.
3º SLIDE
É o “princípio”, no sentido de “começo, início”, pois não há como se conhecer algo, de se adquirir ciência e se aprender a conduzir-se neste mundo sem que, antes, estejamos prontos a seguir a orientação vinda da parte de Deus.
- É o “princípio” no sentido de “fundamento, base, alicerce”, pois tudo que o homem venha a conhecer, toda a verdade que venha a descobrir tem de partir da consciência de que Deus mesmo é a verdade (Jr.10:10), de que tudo provém d’Ele, a fonte de todo conhecimento.
4º SLIDE
- “Sabedoria” não se confunde com “erudição”, ou seja, com o resultado de um estudo intelectual exaustivo. É saber fazer a coisa certa no momento certo da maneira certa.
- A sabedoria é algo que não se circunscreve a um campo do conhecimento ou a um aspecto da vida, mas ela é algo indivisível, algo que abarca todos os quadrantes da vida.
5º SLIDE
- A sabedoria é o entendimento das palavras que nos fazem agir corretamente, superando todos os obstáculos e impedimentos que exsurgem em nossa peregrinação terrena, de modo a não nos desviarmos da rota que nos levará a encontrar com o Senhor nos ares.
- A sabedoria não é algo que possa ser elaborado ou criado pelo próprio homem. Ele, por si só, não conseguirá ter a verdadeira sabedoria, pois esta tem de ser “aprendida”, “adquirida”, prova de que não se trata de algo que já exista no ser humano. A sabedoria não se confunde com a inteligência.
6º SLIDE
- A sabedoria consiste em “entender as palavras da prudência”, ou seja, conhecer tudo quanto o Senhor quer revelar ao Seu povo, ter a capacidade de receber a instrução divina para o nosso viver.
- Aquele que não aprende a sabedoria, que não a recebe é chamado, no livro de Provérbios, de “simples” (Pv.1:4), “louco”(Pv.1:7) e “tolo” (Pv.10:10), pessoas que rejeitam o ensino do Senhor e preferem seguir sua vida sobre a face da Terra segundo os seus próprios conceitos e valores.
7º SLIDE
- A sabedoria absolutamente necessária para que os jovens tenham “conhecimento e bom siso”, ou seja, para que os jovens adquiram uma real maturidade, crescendo não só em estatura, mas, também, a exemplo do Senhor Jesus, em sabedoria e graça para com Deus e os homens (Lc.1:52).
- O temor do Senhor é necessário “para o sábio ouvir e crescer em sabedoria”, “para o entendido adquirir sábios conselhos”. A sabedoria, sendo algo proveniente de Deus, é infinita, ilimitada e, por isso mesmo, jamais alguém “saberá tudo”. Pelo contrário, quando mais a pessoa crescer em sabedoria, mais reconhecerá que nada sabe.
8º SLIDE
- Quando alguém teme a Deus, não só é ouvido pelo Senhor (Jo.9:31), como também ouve o que o Senhor tem a lhe ensinar.
- Os “loucos”, porém, desprezam a sabedoria e a instrução, querem ter conhecimento à margem de Deus e o resultado é que permanecem na maior ignorância, pois não têm acesso à verdade.
9º SLIDE  II – A SABEDORIA NOS AFASTA DO MAL
- Deus, como um Pai que sempre dá o melhor para os Seus filhos (Mt.7:11), faz um contundente apelo para que os homens jamais deixassem de ouvir o Seu ensino, a Sua instrução.
- A Palavra de Deus é como uma “coroa”, um “sinal de autoridade” para aquele que a ouve. Somente se seguirmos a Palavra de Deus, poderemos ter autoridade espiritual.
10º SLIDE
- Os pecadores virão ao nosso encontro com “blandícias” (Pv.1:15). Precisamos, pois, ter sabedoria para não nos envolvermos com o pecado
- Um dos grandes perigos que temos em nossa jornada rumo ao céu é precisamente a “sedução” do pecado, a atração que o mundo exerce sobre cada um de nós, buscando nos fazer ver, através de uma mentalidade humana, que não há sentido nem base para vivermos de acordo com a vontade de Deus.
11º SLIDE
- Não podemos “consentir” com os pecadores. Ora, o que é “consentir”? É “sentir com”, ou seja, compartilhar os sentimentos dos pecadores, ter a sua mesma mentalidade, aceitar as suas mesmas regras, os seus mesmos princípios, os seus mesmos valores.
- A sabedoria é absolutamente essencial, porque é ela que nos faz ver o que é de Deus e o que não no é. É a sabedoria que permite fazermos distinguir entre o que agrada a Deus, está conforme a Sua vontade e aquilo que é contrário ao Senhor e não tem a Sua aprovação.
12º SLIDE
- O convite para que façamos mal ao próximo, para que demos prioridade às riquezas do que ao ser humano desagrada a Deus (Pv.1:11,12).
- A mentalidade mundana e pecaminosa não considera o outro, não vê no ser humano a imagem e semelhança de Deus, um semelhante, alguém que merece ser reconhecido como “coroa da criação terrena” (Sl.8:5), mas meramente alguém que pode servir de meio para a sua própria prevalência, para o seu próprio engrandecimento.
13º SLIDE
- O caminho de um filho de Deus jamais é o mesmo caminho dos pecadores. Temos um caminho diferente (Pv.1:15), um caminho que nos leva à salvação (Mt.7:13,14).
- Os que enveredam pelo caminho da perdição armam ciladas para si mesmos (Pv.1:18,19).
14º SLIDE
- A suprema sabedoria “altissonantemente clama de fora”, “pelas ruas clama a sua voz”, ou seja, há um desejo divino para que sejamos instruídos por Ele.
- O Senhor vem ao nosso encontro com este propósito de nos levar para uma vida de comunhão com Ele, para que vençamos o pecado e o mal. Por isso, vem clamar para deixemos a nossa ignorância espiritual, a nossa “simplicidade”, a nossa “loucura” (Pv.1:22) e mudemos a direção dos nossos caminhos, convertendo-nos pela repreensão divina, a fim de que, recebendo o derramamento do Espírito, possamos entender as Suas palavras (Pv.1:23).
15º SLIDE
- Grande parte dos homens não dá ouvidos ao Senhor, recusando o clamor divino, não dando atenção à mão estendida do Senhor (Pv.1:24), rejeitando o conselho e não querendo a repreensão do Senhor (Pv.1:25).
- O resultado desta recusa será a perdição, o tormento, o aperto e a angústia, da qual não poderão os homens escapar, mesmo que clamem a Deus, pois aí será tarde demais (Pv.1:26-32).
16º SLIDE  III – A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA
- Aquele que estiver atento à sabedoria, que inclinar seu coração ao entendimento, que clamar por entendimento, se buscar com prioridade a sabedoria, este entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus (Pv.2:2-5).
- Deus é tão bondoso e misericordioso que não só vai ao encontro do homem, como também não Se nega a encontrar-se com ele quando há desejo ardente e sincero de encontrá-l’O.
17º SLIDE
- A verdadeira sabedoria é reservada para os retos, para aqueles que caminham na sinceridade (Pv.2:7).
- A sabedoria não é algo que vá para o intelecto, mas, sim, para o coração e que trará um conhecimento que será suave à alma (Pv.2:10).
18º SLIDE
- A sabedoria traz uma “vida de qualidade”, pois produz:
a)  aumento de dias
b) riquezas e honra
c) envolvimento com a benignidade e fidelidade
d) caminhos de delícias
e) paz
19º SLIDE
- Achar a sabedoria é uma bem-aventurança (Pv.3:13)
- Ter sabedoria é mais do que possuir os mais preciosos bens da terra (Pv.3:14,15).
20º SLIDE
- A sabedoria ainda nos livra do mau caminho e do homem que diz coisas perversas (Pv.2:12).
- A sabedoria é importantíssima para que o servo de Deus possa exercer a sua indispensável vigilância, esta atitude que nos permite desviar do mal e, assim, agradar a Deus e conservar a nossa salvação até o dia do arrebatamento da Igreja.
21º SLIDE
- A sabedoria nos livra, inclusive, daqueles que deixam as veredas da retidão para andarem pelos caminhos das trevas (Pv.2:13), ou seja, é a sabedoria que nos impede de seguir o caminho da apostasia.
- A sabedoria, para ser adquirida, necessita de uma atitude de confiança em Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL
fonte portal ebd