ADOLESCENTES - Lição 13: Sonhando em uma sociedade sem sonhos

3º Trim. 2013 - ADOLESCENTES - Lição 13: Sonhando em uma sociedade sem sonhos
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2013
Tema: A vida em sociedade
Comentarista: Esdras Costa Bentho

LIÇÃO 13 – SONHANDO EM UMA SOCIEDADE SEM SONHOS

Ao Mestre
Amados (as) chegamos ao final de mais um ano, faça uma avaliação, observe o quanto crescemos espiritualmente a cada lição. Observe seus alunos, tivemos lições edificantes, e com certeza, ao serem ministrada sob a unção do Espírito Santo, vidas foram alcançadas.

Em minha classe, tenho visto o crescimento espiritual de alguns de meus alunos, como me alegro, e agradeço a Deus. Pois em sua infinita bondade e benignidade me concedeu a graça de ser participante de tão gloriosa missão – o ensino.
Então amados (as) não desfaleça as vossas mãos, pois o seu trabalho terá uma recompensa, persevere nesta missão que o Senhor te confiou, há muito a fazer, e sabemos que a cada dia, estamos mais próximos da tão gloriosa promessa – A volta de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esforcemos, pois com certeza há muito a fazer, e o tempo urge. Deus os abençoe.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Ø  Definira palavra arrebatamento; entender as verdades bíblicas e os sinais da vinda do Senhor.

Para refletir
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.”(1 Tm 4.12 – ARC).

Neste texto, o apostolo Paulo aconselha seu filho na fé, Timóteo, que deveria combater as falsas doutrinas, ensinando as verdades bíblicas. E ao ensinar, sua conduta não deveria suscitar criticas, mas sim produzir respeito e ser exemplo até mesmo aos mais fiéis cristãos.


Texto Bíblico em estudo: Gn 37.3-11

Introdução
Vivemos os “últimos dias”. Em breve se dará o arrebatamento da Igreja.
Nós, os salvos, membros do corpo de Cristo, temos o arrebatamento da Igreja como sendo o nosso alvo, o nosso objetivo, a nossa esperança. Como diz o refrão do hino 300 da Harpa Cristã, Jesus disse que o Filho do homem virá como o relâmpago (Mt.24:27) e, como hoje sabemos, pela física, a maior velocidade que existe é a velocidade da luz, na qual a própria matéria se transforma em energia. Na velocidade da luz, como demonstrou Einstein, o tempo simplesmente não passa, não existe. Por isso, a Bíblia afirma que o arrebatamento da Igreja se fará “num abrir e fechar de olhos”, num instante que não será sequer notado ou percebido pelos homens. Por isso, não há como fugirmos desta realidade: o arrebatamento será instantâneo e não haverá tempo para reconciliações nem para acertos de contas com Deus. Ou estejamos preparados a todo instante, sem qualquer pestanejar, ou estaremos praticamente condenados a sofrer as agruras da Grande Tribulação!
Nossa esperança é Sua vinda, o Rei dos reis vem nos buscar,
Nós aguardamos Jesus, ainda, ‘té a luz da manhã raiar.”
Que estas palavras sejam uma realidade em nossos corações.
Essa é nossa esperança...  e estar com Cristo nosso sonho.

José, filho de Jacó
José teve sonhos que eram revelações e promessas de Deus para sua vida. Mas os irmãos de José não compreenderam assim, antes o tinham como um presunçoso, e pior... um sonhador, alguém que vivia a crer em uma utopia.

E assim vive a sociedade atualmente, o que é ruim é bom... a mentira é acreditada, já a verdade absoluta – Deus e os valores morais exigidos por Ele – para muitos hoje, não existe.

Podemos dizer que talvez, na mente de José, poderia surgir um pensamento: “Mas será que é assim mesmo”?
Pois havia, um contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente.
A história de José parecia tomar um rumo totalmente oposto aos seus sonhos. Suas experiências seguintes são: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão. Ao invés de melhorar, a situação de José parecia piorar cada vez mais.

Entretanto, ele estava sendo conduzido para o lugar onde Deus queria levá-lo. Cada tribulação fazia com que ele chegasse mais perto do propósito final. Muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.
Não devemos desanimar, devemos estar firmes no Alvo – Cristo. José não desanimou, permaneceu fiel e Deus o honrou, em vários versículos podemos ver a expressão:
“E Deus era com ele”.

Entre a promessa e a conquista existem duas palavras que interferem: tribulação e tentação. As duas coisas muitas vezes se misturam. Isso esteve presente também na história de Israel entre a promessa da terra e a conquista da terra. As tribulações podem nos fazer enfraquecer diante da tentação, mas José não se deixou levar por isso.
José foi tentado pela mulher de Potifar, mas não se contaminou com ela.

Na nossa jornada também sofremos as tentações do mundo. José foi fiel em todo lugar e em toda situação. O cristão deve ser exemplar, mesmo que seja na prisão ou no trabalho ou "no fundo do poço".
A vitória de José.
Finalmente, José chegou ao governo do Egito. Seu caminho foi árduo mas as promessas de Deus se cumpriram em sua vida.
Assim se dá em nossos dias, muitas são as adversidades, muitas vezes a Palavra de Deus é afrontada, os valores cristãos sofrem bombardeios humanistas, existencialistas, relativistas, etc.

Porém, devemos permanecer firmes, com uma convicção – Jesus virá!
E teremos vitória, estaremos com o Senhor e nosso corpo será glorificado final quando Jesus voltar. Isso pode ser comparado com a entrada de Israel em Canaã.
Porém, só entraram aqueles que foram fiéis durante a travessia do deserto, e assim se dará na volta do Senhor Jesus – somente os fiéis subirão.


Arrebatamento
“Arrebatamento” significa “retirada repentina, rápida, de improviso”, normalmente com violência. Tem o mesmo significado que “rapto”.
E assim ocorrerá.

Imagine isso! Esse magnífico Dia do Senhor, quando Jesus Cristo retornará para sua Igreja, pegará os despercebidos totalmente desprevenidos!
Paulo compara o retorno de Jesus nos ares para arrebatar os fiéis à entrada do ladrão em uma casa. Como o ladrão entra em uma casa para roubar? Ele entra silenciosamente, para que o dono não saiba que a casa foi invadida, até que tenha roubado e ido embora.
O dono só saberá que foi roubado quando acordar pela manhã e vir o sumiço dos objetos. Essa é uma ilustração perfeita do modo como Jesus Cristo retornará para retirar sua igreja deste mundo.

Ninguém estará esperando, será num momento, num piscar de olhos. E se dará o dia glorioso, o arrebatamento de todos os cristãos nascidos de novo, tanto dos vivos quanto dos já mortos. No entanto, quando o mundo contemplar essas coisas, todos se abalarão com as perdas, verão que centenas de milhões de pessoas desapareceram. Muitas empresas perderão funcionários importantes, incluindo os proprietários. Muitos lares ficarão sem uma ou mais pessoas queridas. Finalmente, muitas pessoas não-salvas estarão conversando com alguém, que desaparecerá subitamente de suas vistas, e ficarão atônicas.

Breve resumo dos últimos tempos:
1 - O Arrebatamento da Igreja, só será percebido, porque milhões de pessoas desaparecerão da face da terra (os salvos). Cristo não será visível nesse momento para os que aqui ficarem, pois essa ainda não é a Segunda Vinda de Cristo à terra e sim o evento do Arrebatamento da Igreja.

2 - Após, a Igreja ser arrebatada iniciará a grande Tribulação, que durará Sete anos .
Serão os anos de governo diabólico, do anticristo na Terra e ocorrerá os eventos descritos no livro do Apocalipse.

3 - Após terem se passado sete anos do Arrebatamento da Igreja por Jesus Cristo (primeiros três  anos e meio de aparente paz e após três anos e meio de muita tribulação aqui na terra), ai sim ocorrerá a Segunda Vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo à Terra.
Todo o Olho o verá vir em grande glória. Haverá sobre Israel, uma Jerusalém Celestial, onde estarão os salvos, juntamente com Cristo, que nesse momento iniciará mil anos de governo sobre toda a Terra. O diabo será preso por mil anos (Ap 20.2). Nesse tempo, todos que estiverem na terra, conhecerão à Cristo e terão chance de salvação. Ainda haverá o livre arbítrio para os que sobreviveram da grande tribulação. Muita paz reinará sobre a terra.
4 -No fim dos mil anos, o diabo será novamente solto sobre a terra (um breve tempo) e muitos ainda se perderão e irão para o inferno, pois a carne prima pelo prazer, mesmo momentâneo. Ap 20.7,10 "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta eo falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."    
O coração do homem, mesmo sob o governo perfeito de Jesus Cristo, pode mostrar-se “não convertido” e com isso podemos ver que o homem não salva a sí mesmo, pois nossa natureza é pecaminosa.

5 - Completados os mil anos, os não salvos mortos em todas às épocas, desde o início do mundo, serão ressuscitados e julgados diante do grande Trono Branco. Os salvos, já estarão com Jesus.
Ap 20.11,15 "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte eo inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.Esta é a segunda morte."E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
6 -Nós os Salvos, já estaremos para sempre com Jesus Cristo, na presença do Deus Eterno e com prazeres nunca gozados pelo homem.
Ap 22.5  "E ali não haverá mais noite,e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."
 Já os que não foram salvos, estarão para sempre no lago de fogo e enxofre (Mt 25.41)

Fiz este breve resumo para abranger de forma sucinta o tema, pois dada a extensão da matéria  escatologia, não é possível detalhar em apenas uma aula.
Conclusão
Jesus disse que o Filho do homem virá como o relâmpago (Mt.24.27) e, como hoje sabemos, pela física, a maior velocidade que existe é a velocidade da luz, na qual a própria matéria se transforma em energia.
Na velocidade da luz, como demonstrou Einstein, o tempo simplesmente não passa, não existe. Por isso, a Bíblia afirma que o arrebatamento da Igreja se fará “num abrir e fechar de olhos”, num instante que não será sequer notado ou percebido pelos homens.

Por isso, não há como fugirmos desta realidade: o arrebatamento será instantâneo e não haverá tempo para reconciliações nem para acertos de contas com Deus. Devemos estar preparados a todo instante, sem qualquer pestanejar, ou estaremos condenados a sofrer os sofrimentos da Grande Tribulação!

Será que nesse momento você pode dizer: “Ora vem, Senhor Jesus”?
Se não - prepare-se!! Jesus está voltando!!!
“Nossa esperança é Sua vinda, O Rei dos Reis vem nos buscar”.Aleluia!



DINÂMICA - ADOLESCENTES
LIÇÃO 13 – SONHANDO EM UMA SOCIEDADE SEM SONHOS

Vou ou fico?

Objetivo:
Conscientização da posição de cada um ante o arrebatamento

Material:
Uma folha de cartolina; uma folha de papel seda vermelha; um marcador (cor preta) de quadro branco.

Como fazer:
Desenhar no papel seda um coração, recortar e colar na cartolina

1º passo:
Colocar o cartaz com o desenho do coração em uma posição que todos vejam..
Pergunte aos alunos as qualidades e ações que nos separam de Deus, por desagradá-Lo. E ir escrevendo, fora do coração, cada palavra.

2º passo:
Desta vez pergunte as qualidades e ações que nos aproxima de Deus, e nos mantém em comunhão com Ele. E escrever dentro do coração.

Aplicação
Pedir aos alunos que comparem o que está escrito dentro e fora do coração. E após, verificar que já o fizeram, perguntar de maneira sucinta e segura:
“Analisemo-nos individualmente, olhemos para dentro de nosso ser e respondamos agora para nós mesmos: “Vou ou fico?”.

Desafio e aplicação:
Romanos 13:12  “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.”

Já aceitamos a Jesus como nosso Salvador – saímos das trevas – a “noite” passou, deixemos, pois, as práticas que desagradam Aquele que nos chamou, revistamos-nos do Espírito Santo, despertemos-nos para amar e obedecer a Palavra de Deus, e assim estaremos aptos para ouvir o som da trombeta de Deus, e subiremos a encontrar o Senhor Jesus nos ares.

 Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva
 fonte  portal ebd