BOMBA EXCLUSIVO: Encontraram um rio de lava vulcânica em baixo do EUA!




Ao analisar a propagação de ondas sísmicas durante um terremoto registrado no continente norte-americano em 2011, os pesquisadores construíram um modelo da Terra subsolo abaixo dos EUA e Canadá tridimensional e chegou à conclusão de que a uma profundidade de cerca de 200 km na área da superfície que foi registrada na litosfera temperaturas muito altas com a presença de magma , relata o artigo publicado na revista 'Nature ' .

Na sua investigação, os especialistas do Instituto de Geodesia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei e do Instituto de Tecnologia da Califórnia , usaram dados de estações sísmicas que registraram um terremoto em Virginia , em 23 de agosto de 2011. Uma comparação entre os dados obtidos a partir de vários locais permitiu aos investigadores a determinar que á direções diferentes por onde as ondas sísmicas passaram, indicando a presença de alguma heterogeneidade no manto superior do planeta nesta área.

Geofísicos chegaram à conclusão de que no manto da Terra á um acúmulo de magma quente, que finalmente foi deslocado em direção ao continente norte-americano . A sobreposição dos continentes no movimento da manta supõe-se que levou à zona quente, para baixo do Estado de South Dakota (isto é, o centro do continente ) eventualmente movido para o leste , atingindo a parte norte da Virginia. A trajetória final do " depósito" de magma tornou-se uma trajetória lenta para o nordeste que o levou a ser colocado sob o fundo do Atlântico.

Geólogos descobriram o calor subterrâneo e acreditam que sua descoberta está relacionada com o kimberlito antigo, um tipo de rocha ígnea , formado em alguns estados dos EUA pela solidificação do magma em tubos vulcânicos cerca de alguns milênios de anos. A presença de kimberlito permitiu aos cientistas falarem sobre a atividade vulcânica que ocorreu na região no passado.

Fonte: Urgente 24