ESCONDE OU PROCURA?


Leitura: Isaías 30.8-18

O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 
Provérbios 25.13


Um patrulheiro rodoviário de Indianapolis teve problemas quando investigava um incidente rotineiro de trânsito. Interrogou testemunhas, prendeu um dos motoristas e fez o relatório por escrito. Então, percebeu que o motorista culpado estava mascando algo que não era chiclete. Estava engolindo o relatório!

A despeito dos esforços do policial para recuperá-lo, o relatório foi destruído. Entretanto, a demora foi apenas temporária. O patrulheiro encontrou novamente a testemunha e redigiu outro relatório.

A resistência e a intenção de encobrir o crime que o policial enfrentou é semelhante ao que Isaías viu no povo de Israel, séculos atrás. O profeta ficou triste quando viu seus conterrâneos tentando ignorar e esconder a evidência do pecado. De fato, tapavam os ouvidos quando Deus falava (Is 30.9) e incentivavam os profetas a dizerem apenas o que queriam ouvir (v. 10). Preferiam esconder o pecado em vez de buscar a misericórdia de Deus. Consequentemente, o Senhor lançou juízo sobre eles (vs. 17-17).

Podemos aprender, por meio dos erros de Israel, que tentar encobrir o pecado não produz nenhum bem. A segurança é apenas temporária. Devemos confessar nossos pecados a Deus e abandoná-los. Então conheceremos a alegria do perdão de Deus.

Os pecados que podem nos envolver,
Ignorados não devem ser;
Pois se tentamos ocultar,
Como uma espada irão nos ceifar.