JUVENIS - Lição 10: A Igreja de Cristo

3º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 10: A Igreja de Cristo

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema: FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ
COMENTARISTA: Israel de Santana Brito


LIÇÃO 10 - A IGREJA DE CRISTO


TEXTO BÍBLICO  Mt 16.8; 1Pe 2.4-10


ENFOQUE BIBLICO
”Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)

OBJETIVOS
Destacar os aspectos da natureza da igreja.
Descrever a missão da igreja e seu ministério.
Explicar a necessidade das ordenanças da Igreja.



INTRODUÇÃO
Deus escolheu a nós, Igreja, para sermos santos e irrepreensíveis pela adoção de filhos”. Lawrence O. Richrds – (Pg 74 da lição).


ASPECTOS DA NATUREZA DA IGREJA.

O que quer dizer igreja? Lugar onde as pessoas se reúnem para orar cantar e pregar? É uma organização composta de pessoas de diversas etnias? É uma organização edificada em diversas partes do mundo onde as pessoas têm as mesmas idéias doutrinarias, as mesmas regras e os mesmos alvos?

As respostas acima são algumas idéias daquilo que pensamos ser a igreja em conformidade com a compreensão mais atual do vocábulo. Todavia a significação bíblica para igreja é mais profunda, ela não refere à edificação como igreja, nem a organizações, mas a pessoas.

A definição bíblica será encontrada na palavra grega “ekklesia”, que se traduz por “igreja”. Essa palavra da nos a idéia de que igreja é um grupo de pessoas que responderam a chamada de Deus, confessando a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas, tornando assim membros da família de Deus.

Não somente isso, mas que ao tomar a decisão de fazer parte da família de Deus, se dedicam a tarefa de anunciar o evangelho, conforma a instrução de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essas pessoas formam uma comunidade de pessoas obedientes, que voluntariamente cumprem a vontade do Senhor, o que forma a igreja universal e invisível. Portanto biblicamente, igreja inclui todos os crentes, espalhados pelo mundo, que professam a mesma fé em Jesus Cristo, e mantêm a ele fidelidade. 

Também entendemos que igreja refere-se a alguma comunidade de crentes, a uma assembléia cristã. Os crentes de uma determinada localidade são também chamados de igreja. Portanto as expressões: Igreja local, nacional, mundial, universal, são expressões que entendemos perfeitamente como igreja, é a comunidade do povo de Deus. Alguns versículos para referencias (Rm 1.7; 1Co 1.2; Gl 1.2; Fp 1.1)

Foi durante o seu ministério terreno que Jesus assegurou: “...edificarei a minha igreja...” (Mt 16.18). A igreja surgiu logo após a morte e a ressurreição de Jesus, ele é estabelecido como Cabeça da Igreja (Ef 1. 19-23). Não há nenhuma duvida que a igreja tenha sido estabelecida pelo Senhor Jesus Cristo, durante o seu ministério terreno.

De certa forma é aceito que a inauguração da igreja aconteceu no dia de Pentecostes, embora haja registros que os crentes já vinham se reunindo antes disso. A promessa era o batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5), assim que fossem batizados seriam testemunhas, tanto em Jerusalém, como também em todo o mundo (At 1.8).

No dia em que receberam o batismo com o Espírito Santo, eram cerca de cento e vinte pessoas, elevando o numero para cerca de três mil pessoas. Assim a Igreja passa a funcionar como uma comunidade que louvava a Deus, fortalecendo-se na fé e levando a mensagem do evangelho aos vizinhos e aos que estavam longe. O batismo com o Espírito Santo trouxe outro momento para a igreja, os crentes receberam poder para testificar viver um padrão doutrinário, baseado nos ensinos dos apóstolos (At 2,42).

Algumas características descrevem a natureza da Igreja, assim que uma pessoa aceita Cristo como Senhor, ela se une a todos os outros crentes na comunidade espiritual, o que chamamos igreja ou Corpo de Cristo. A igreja é comparada  metaforicamente a um corpo, a uma noiva, a um edifício, a um rebanho e aos ramos de uma vinha. (Lc 15.4-10; 2Co 11.2; 1Co 3.16,17; Ef 1.22,23; Hb 13.20; Jo 15.1-5).

A igreja é um corpo místico, composta de muitos crentes individuais, estes crentes ministram uns aos outros, amam uns aos outros mutuamente, procuram ajudar uns aos outros na caminhada cristã. A natureza da igreja deve ser vista de dois ângulos diferentes. Primeiro, deve ser vista pelas relações mutuas que envolvem os crentes entre si. Em segundo lugar a igreja deve ser vista pela manifestação visível da união dos crentes com Jesus Cristo. (Gl 2.20; Ef 4.25; 1Co 12.12-27; Cl 1.18)


A MISSÃO DA IGREJA E SEU MINISTÉRIO.
A igreja não existe apenas por existir ela faz, ela tem propósitos, o objetivo de Deus ao trazer a existência esse corpo místico, era redundar em glória para o seu nome. O propósito divino é redimir o pecador, para que o mesmo fosse o louvor de sua gloria (Ef 1.6,12,14). A igreja glorifica a Deus em pelo menos três aspectos diferentes, primeiro é para o alto, quando O adoramos, segundo é para dentro, quando a mesma se edifica mutuamente e em terceiro lugar para fora, quando ela prega o evangelho aos incrédulos, que ainda não conhece a Deus.

Em primeiro lugar a igreja tem como missão adorar a Deus, ato pelo qual se reconhece o quanto Deus deve ser reverenciado e louvado. A adoração pode ser coletiva, onde os crentes dirigem louvor e honras ao Criador, agradecendo-O, pelos dons recebidos, através de seu Filho Jesus Cristo. A adoração verdadeira não focaliza pessoas, tem por objetivo adorar a Deus, por aquilo que Ele é, pelo seu caráter, e por aquilo que Ele nos fez e continua fazendo.

A adoração deve ser sincera, alicerçada em nosso bom relacionamento com Jesus Cristo, é o nosso espírito comunicando com o Espírito de Deus. Não deve estar alicerçada naquilo que fizemos ou fazemos para Deus, mas naquilo que Ele nos fez através da morte de Cristo, na cruz do Calvário e  naquilo que Ele nos faz.

No paganismo adoravam os seus ídolos com objetivo de acalmar sua ira, não deve ser este o objetivo do crente, adorar para acalmar a ira de Deus. Mas adorar por reconhecer seis feitos, sua misericórdia para conosco, adorar para agradecê-lo. Na adoração coletiva a igreja busca agradecer a Deus de diversas formas: com cânticos, orações, testemunhos, pregação e ensino da Palavra.

Alem da adoração coletiva, há também a individual, que pode e deve acontecer a todos os momentos. Nas mesmas caracteristicas, porém não há como o crente pregar e ensinar estando ele só em determinado lugar. Mas ele pode cantar um cântico de louvor, observar a doutrina bíblica, dar bons testemunhos, no colégio, na empresa, na roda de amigos, e, em toda a sua maneira de ser.

 Outra missão da igreja é edificar-se a si mesma, edificar não é apenas construir, mas fala de um crescimento que também não é o numérico. A melhor ilustração bíblica é a do corpo humano, que nasce com todos os membros e tem crescimento proporcional e cada membro ajustado a sua função. Portanto o corpo é um organismo complexo, mas que funciona muito bem e de modo saudável.

A igreja é um corpo espiritual, onde cada membro tem funções diferentes, sendo, este funcionamento saudável, a igreja se edifica entre si. A edificação da igreja se dá através do Ministério e dos dons espirituais. Os dons espirituais estão disponíveis para os membros do corpo místico de Cristo, pode ser: Profecia, serviço, ensino, contribuição para os necessitados, liderança, socorros (Rm 12.4-8). Mensagem de sabedoria, mensagem de conhecimento, fé, dons de curar, milagres, profecias, discernimento de espíritos e interpretação de línguas (1Co 12.8-9, 28-30).

Quanto à edificação através do ministério ela se dá através dos dons ministeriais principalmente do pastor, que é quem tem a responsabilidade de dar o alimento certo para o crescimento (Ef 4.11,12). Não poderíamos falar em missão da igreja sem comentar profundamente sobre a evangelização. Primeiro Jesus convocou “Vinde” (Mt 11.28), depois de edificado, há um desafio “Ide” (Mt 28.19), neste desafio cada crente deve concentrar as suas energias para fora de si mesmo, para o mundo não crente.

Deus utiliza de pessoas para conquistar pessoas, você é importante neste negocio. É de cada membro da igreja a responsabilidade e o privilegio de tornar conhecida a provisão de Deus para a salvação da humanidade. Saiba que você foi chamado do mundo, no sentido de não ser mais controlado pelos valores mundanos. No entanto é seu o desafio de levar o evangelho a todo o mundo (Jo 17.16,18). Os crentes não podem andar como os incrédulos, devem procurar mudar os incrédulos para melhor, o crente é enviado ao mundo nesta missão.

Evangelizar não é uma questão de escolha ou da preferência de alguns crentes, trata-se de uma ordenança a todos os cristãos evangélicos. O verdadeiro crente tem um a vida de produção (Jo 15.1-8). Num mundo de mais de cinco bilhões de habitantes calcula-se que cerca de três bilhões e mais de duzentos milhões, nunca ouviram o evangelho de forma adequada. Deus continua dizendo “Ide”, o que estamos fazendo?


A NECESSIDADE DAS ORDENANÇAS DA IGREJA.
“O pastor Myer Pearlmen, afirma que o cristianismo no NT, não é uma religião ritualista; sua essência é o contato direto do homem com Deus através do Espírito. Não existe ordens  de uma adoração dogmática e inflexível, a igreja em todos os tempos e países, tem a liberdade de adotar métodos que seja mais adequado, para que se expresse da melhor forma possível nas mais diferentes culturas.”

São mencionadas apenas duas ordenanças a primeira é o batismo, o batismo não salva, mas não existe salvo que não queira passar pelas águas do batismo. A palavra “batizar”, significa literalmente mergulhar, imergir, mesmo os que batizam por aspersão (batismo, onde se derrama água apenas na cabeça do batizando), admitem que batizar significa mergulhar na água.

Ao batizar a formula correta é assim: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19,20), e, isto em água corrente ou recipiente que tenha condição de mergulhar ao que esta sendo batizado. O batismo em si não tem poder para salvar, não é para se salvar que as pessoas se batizam, mas como já dissemos, batizam por já serem salvas. O batismo é uma complementação da salvação que o pecador arrependido demonstra publicamente a quem ele pertence.

A segunda ordenança é a Ceia do Senhor, que é uma coisa restrita aos crentes. Muitos dizem: é do Senhor, logo todos ou quem quiser pode participar. Não é verdade, a ceia é uma comemoração, “fazei isto em memória de mim”, quem pode lembrar? Estamos próximos a comemoração da Independência do Brasil, algo importante aos brasileiros. Mas ao resto do mundo, tal fato não precisa ser lembrado e nem há o que comemorar. Quem pode comemorar algo particular seu? Então porque a ceia pode ser distribuída aos que nada tem a ver com Cristo. O que eles comemoram?

Quando participamos da Ceia do Senhor, comemoramos de um modo especial a morte expiatória do Senhor. A Ceia do Senhor também instrui, ao participar do pão somos lembrados da encarnação do Senhor (Jo 6.33). Enquanto participamos do produto da vide (vinho ou suco),  somos despertados a lembrar da expiação, lembramos do corpo ensangüentado de Jesus pendurado na cruz do Calvário.

O evento é inspirador enquanto participamos do pão e do vinho, pela fé passamos a ser participantes da natureza de Cristo. Temos comunhão com ele, recebemos o poder para viver uma vida espiritualmente produtiva, viver o reflexo do caráter de Cristo. Ao participar dos dois emblemas o crente se sente seguro, a ceia trás segurança temos a confiança de não ter mais pecados, pois Deus aceitou o sacrifício de Cristo. Ele nos substituiu.

A Ceia do Senhor, também fala de responsabilidades, não se pode participar de forma indigna, irresponsável e sim com responsabilidade.


CONCLUSÃO
 A Igreja é a plataforma do Espírito.


OBRAS CONSULTADAS
  • PEARLMAN, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Editora Vida, 15ª impressão, 1990.
  • JR, Floyd C. Woodworth, Fundamentos da Verdade, ICP, 1988
  • BERGSTÈN Eurico – Teologia Sistemática, CPAD, 1984 – 3ª Edição
  • BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
fonte  portal ebd