JUVENIS - Lição 11: As ultimas coisas

3º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 11: As ultimas coisas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
3º Trimestre de 2013
Tema: FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ
COMENTARISTA: Israel de Santana Brito

LIÇÃO 11 - AS ULTIMAS COISAS

TEXTO BÍBLICO  1Ts 4.13-

ENFOQUE BIBLICO
”E, se eu for r vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3).

OBJETIVOS
Apontar os sinais que antecedem a vinda de Cristo.
Explicar como Jesus virá no Arrebatamento.
Diferenciar  o Arrebatamento da Igreja da vinda de Jesus em gloria.  

INTRODUÇÃO
Professor ore a Deus para que lhe de graça sobre o assunto, o arrebatamento está muito próximo, mas há uma acomodação muito grande entre os cristãos. É preciso que haja um despertamento e o instrumento despertador é você que ensina a classe. Primeiro é preciso estar cheio de esperanças e convicções sobre o arrebatamento e a gloriosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

OS SINAIS QUE ANTECEDEM A VINDA DE CRISTO.
Não sabemos o dia  e nem a hora em que Cristo há de voltar, todavia este evento será entendido pelos sinais. Fenômenos previstos por Jesus como guerras e rumores de guerras, terremotos, fomes e pestes (Mt 24.8). São considerados como princípios de dores, dores como as de parto que tem contagem regressiva, dia e hora para acontecer. A gravidez tem dores, e, quando o tempo vai se aproximando as contrações dolorosas, vem com mais intensidade e espaço mais curto e até que as dores se tornam mais freqüentes, continuas e intensas, a mãe já sabe que o bebe esta prestes a nascer.

Os sinais vaticinados por Jesus, também não se pode observar de imediato, é como as “dores de parto”, a freqüência dos acontecimentos é que mostrarão os últimos dias em que as lutas da igreja cessarão e o surgimento de um novo momento que se aproxima. Jesus falou destes sinais:
a)      Proliferação de religiões falsas.
b)      Aparecimento de falsos Messias.
c)      O renascimento e avanço generalizado do ocultismo.
d)      Sinais naturais e físicos – guerras, rumores de guerras, pestes, terremotos, etc.,

Todos estes sinais são hoje conhecidos da humanidade, quantas guerras aconteceram no século XX? E quantos rumores no XXI? É também inegável a multiplicação da ciência, clones foram criados, novidades na medicina, a ciência de modo geral se evolui a cada dia. O renascimento da nação Israel, o derramamento do Espírito (At 2.17), o aumento mundial do espiritismo (1Tm 4.1), os terremotos já estão ficando incontável. Há uma corrupção generalizada na terra, a política esta desacreditada, devido a corrupção (Dn 2.32,33,42),  e há corrupção moral e social, na religião. Alem dos sinais que aconteceria na terra todos já serem bem conhecidos, os dos  céus também já não estão encobertos, há sinais espantosos acontecendo nos céus (Lc 21.11).

Os sinais estão trazendo mutações sociais, moldando nocivamente à sociedade, a começar da família. Esfriamento do amor entre a humanidade, homens amantes de si mesmo, humanistas, materialistas, egoístas, cheios de auto-justiça, querendo ser deus, violentos, pornográficos, imorais, semelhantes aos dias de Noé e Ló (Lc 17.26,28). Estes são os dias que nós estamos vivendo aqui na terra, não há mais o que esperar cada sinal nos alerta que o momento de Cristo voltar está muito perto.


O ARREBATAMENTO DA IGREJA
A Bíblia diz que o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, com voz de Arcanjo, e com trombeta de Deus, haverá primeiro a ressurreição dos mortos salvos. E depois nos os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, haverá um encontro com o Senhor nos ares e um encontro para estarmos para sempre com ele (1Ts 4.16,17).

O arrebatamento é exclusivo para a igreja, Jesus vem buscá-la de modo brusco, rápido, então os fieis de todos os tempos se reunirão com ele. Com certeza este é o advento mais esperado pelos crentes, ouvimos falar em todos os cultos sobre o arrebatamento. Segundo a Bíblia a hora, o dia do acontecimento deste evento, é conhecida apenas por Deus, por esta razão os cristãos devam estar preparados sempre.

Os acontecimentos do arrebatamento:
  • Um grande brado – segundo Jesus os mortos ressuscitarão ao som de sua voz (Jo 5.28,29)
  • A voz do Arcanjo – embora haja uma especulação sobre essa voz, todavia as escrituras se referem a um único Arcanjo, cujo nome é Miguel (Dn 12.1), logo é possível crer que ele vira por esta ocasião.
  • A ressurreição dos mortos salvos em Cristo – discute-se aqui se incluem os mortos desde a antiguidade ou somente os que pertenceram à igreja. De qualquer forma o numero é incontável, e de uma coisa tenho certeza, todos os mortos salvos que perteceram a igreja ressuscitarão.
  • Transformação dos vivos – hoje temos um corpo sujeito as leis terrenas, ocupa certo espaço físico, ele será transformado (Fl 3.21), este é um ponto inexplicável, não há ciência que possa entender.

Resumindo o arrebatamento terá a participação de todos os salvos em Jesus Cristo, vivos ou mortos.

A VINDA DE JESUS EM GLORIA
A volta Triunfal de Cristo é o seu glorioso retorno juntamente com os santos (Igreja arrebatada, sete anos antes). Será a instauração do Reino de Deus aqui na terra.
Como será o retorno? Jesus virá assim como para o céu subiu e lá se encontra como homem perfeito, todo olho verá (Mt 24.30). Hoje já não temos tantas dificuldades para acreditar nisto, primeiro que a Palavra é de Deus, segundo que os meios de comunicações se aperfeiçoa  a cada momento, não será difícil ver os acontecimentos em todo o mundo de forma simultânea.

O objetivo dessa vinda é:
·         Derrotar o sistema mundano do Anticristo
·         Estabelecer o Reino dos céus
Quando se dará a volta triunfal de Cristo? O acontecimento se dará ao termino da septuagésima semana de anos determinados como fim dos tempos dos gentios (Dn 9.24-27). São 490 anos, divididos em três grupos.
a)      O primeiro grupo de semanas – 7 semanas ou 49 anos (Dn 9.25). Esse período começaria com a expedição do decreto de reconstrução de Jerusalém, o qual foi baixado em 445 a.C, por Artaxerxes Longiano (Ne 2.1,5,8), no ano 396 a.C, ao terminar a reconstrução, somou –se 49 anos ou 7x7. 
b)      O segundo grupo de semanas – 62 semanas ou 434 anos (Dn 9. 25,26), neste período surge o Messias e é morto. Os 434 anos, vão de 396 a.C, ao ano 5 d.C, quando se dá o nascimento de Cristo, somando os 33 anos de vida de Cristo, somaria 483 anos ou 69 x 7, falta portanto uma semana de anos, a septuaginta.
c)      O terceiro período – 1 semana ou 7 anos (Dn 9.27), há um intervalo entre a sexagésima nona semana e a septuagésima, já se passaram mais de 2000 anos, o que chamamos período da graça, a semana ainda não começou, só se iniciará após o arrebatamento da igreja e se dividirá em dois período de 3,5 anos, cada. Jesus só virá quando completar os 490 anos, 70 x 7.

A volta gloriosa de Cristo tem por objetivo: punir os ímpios, aqueles que se embriagaram com poderes políticos, para fazer o mal. Aqueles que usaram poderes militares para praticas de atrocidades, com certeza serão punidos (Dn 2.33, 35,44; Mt 24.30, 2Ts 1.7,8; Ap 1.7).  Jesus virá para socorrer Israel, os historiadores afirmam que se a segunda guerra, não tivesse acabado Hitler, teria dizimado de vez os judeus. O holocausto consumiu mais de 6 milhões de judeus.

No final da Grande Tribulação, mais uma vez os judeus estarão cercados e confinados pelo Anticristo. Humanamente falando é o fim, só lhes resta uma solução, clamar pelo Senhor dos Exércitos (Is 65.8-12). Imagino eu que as televisões de mundo todo, os meios de comunicações ou qualquer tipo de comunicação existente estarão lá, imagino ainda que pré-anunciando a derrota total de Israel. O mundo todo estará parado para ver a destruição de Israel quando derrepente; os judeus gritarão e agora é para valer: “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Mt 23.38,39; Lc 21.27).

A natureza convulsionará, a terra andará como se estivesse bêbada (Is 24), “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem”, será visto por todos (Mt 24.30; Zc 14.4,5; 12).      


CONCLUSÃO
Não podemos pensar que sabemos tudo sobre esse assunto. Muitas passagens escatológicas são de difícil interpretação, até mesmo os estudiosos do assunto entendem que ainda há muita complexidade. Ao estudar escatologia a oração e a unção do Espírito Santo se fazem necessários. Não queiram ser dogmáticos nesse assunto. 


OBRAS CONSULTADAS
SILVA, Antonio Gilberto – Escatologia Bíblica – EETAD, 2ª Edição, 1997, Campinas, SP.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues.
fonte  portal ebd