LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA




LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.Comentário: Pr. Elienai CabralComplementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida SilvaQUESTIONÁRIONÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃOhttp://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

TEXTO ÁUREO"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).

VERDADE PRÁTICAA fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar a nossa mente com tudo àquilo que é agradável a DEUS. LEITURA DIÁRIASegunda - Lc 8.10-15Cultivando a Palavra Terça - Tt 1.13-16 A verdade produz fé saudávelQuarta - Sl 86.11-13Verdade e misericórdia Quinta - 1 Jo 3.15-18 Quem odeia anda em trevasSexta - Ec 7.10-14O melhor tesouro do homemSábado - Sl 50.14-23 Quem anda em retidão será salvo 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.5-95 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de DEUS, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o DEUS de paz será convosco. 4.5 PERTO ESTÁ O SENHOR. Devemos crer que o Senhor poderá voltar a qualquer momento. A perspectiva do NT é de que a volta de JESUS é iminente (ver Lc 12.35-40); logo, devemos estar prontos, trabalhando e vigiando em todo tempo (Mt 24.36; 25.1-13; Rm 13.12-14).4.6 NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA. O melhor remédio para a preocupação é a oração, e isto pelas seguintes razões:(1) Mediante a oração, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, ao lançarmos nossas ansiedades e problemas sobre aquEle que tem cuidado de nós (Mt 6.25-34; 1 Pe 5.7).(2) A paz de DEUS vem guardar nossos corações e mentes, como resultado da nossa comunhão com CRISTO JESUS (vv. 6,7; Is 26.3; Cl 3.15).(3) DEUS nos fortalece, para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos (v. 13; 3.20; Ef 3.16).(4) Recebemos misericórdia, graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4.16).(5) Temos certeza de que todas as coisas que DEUS permite que nos aconteçam concorrerão para o nosso bem (ver v. 11; Rm 8.28).4.7 A PAZ DE DEUS GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES. Quando invocamos a DEUS, com um coração posto em CRISTO e na sua Palavra (Jo 15.7), a paz de DEUS transborda em nossa alma aflita.(1) Essa paz consiste em uma tranqüilidade interior, que o ESPÍRITO SANTO nos transmite (Rm 8.15,16). Envolve uma firme convicção de que JESUS está perto, e que o amor de DEUS estará ativo em nossa vida continuamente. (Rm 8.28,32; cf. Is 26.3).(2) Quando colocamos diante de DEUS, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida e a esperança em CRISTO (v. 6; Is 26.3,4,12; 37.1-7; Rm 8.35-39; 1 Pe 5.7).(3) Se o medo e a ansiedade retornarem, novamente a oração, a súplica e a ação de graças nos trarão a paz de DEUS que guarda os nossos corações. Voltaremos a sentir segurança, e nos regozijaremos no Senhor (v. 4)4.8 TUDO O QUE É PURO. O crente deve fixar sua mente nas coisas verdadeiras, puras, justas, santas, etc. Que essa é uma condição prévia para experimentarmos a paz de DEUS e o livramento da ansiedade, fica claro no versículo 9. Se assim fizermos, "o DEUS de paz será convosco". O resultado de fixar nossas mentes nas coisas do mundo será a perda da alegria, da presença íntima e da paz de DEUS e, nossos corações sem proteção. APRENDA A SER AMÁVEL Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos.. (4:5a) Epieikes (espírito manso) tem um significado mais rico do que qualquer palavra pode transmitir em Português. Assim, comentaristas e versões da Bíblia variam muito em como traduzi-la. Razoabilidade Doce, generosidade, boa vontade, simpatia, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, a misericórdia para com as falhas dos outros, indulgência das falhas dos outros, clemência, calorosamente generoso, moderação, tolerância, gentileza; são algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikes. Talvez a melhor palavra correspondente em português seja graça -a graça da humildade, a bondade humilde que produz a paciência para suportar a injustiça, desgraça, e maus-tratos, sem retaliação, vingança, amargura ou contentamento.
Humildade Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na sociedade antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o amor-próprio, auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez maior e ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não estará sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "" (4:11). Estabilidade espiritual relaciona-se com graciosamente humilde.

DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a)
Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo 73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf. Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em desespero, mas serem fortes e estáveis(Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1).
Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os
seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira identidade se tornou conhecida, "E Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
"14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?(Vv. 14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de Adulão" (1 Sam. 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57, escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim, porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade." (Sl 57:1-3).
Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ). Assim como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi, ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para castigar o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia iminente , e suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que ele sabia ser verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade, justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele afirmou a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo viverá pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente na santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).
A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o todo-poderoso, verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se comprazem em Seu santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento Dele, estudando e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo espiritualmente estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar ansiosos por nada. Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil para ele guardar e proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de problemas na igreja. A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males menores que atingem universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã resulta nesse erro básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis para se fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a Bíblia diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os crentes com o conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de compreensão de sua natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele. As areias movediças da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem suporte estável para o crente.
A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na comunhão, alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança confiante em DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade espiritual.
Humildade Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na sociedade antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o amor-próprio, auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez maior e ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não estará sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "" (4:11). Estabilidade espiritual relaciona-se com graciosamente humilde. 
DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a) Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo 73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf. Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em desespero, mas serem fortes e estáveis(Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1). Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira identidade se tornou conhecida, "E Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba."14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?(Vv. 14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de Adulão" (1 Sam. 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57, escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim, porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade." (Sl 57:1-3).Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ). Assim como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi, ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para castigar o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia iminente , e suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que ele sabia ser verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade, justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele afirmou a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo viverá pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente na santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o todo-poderoso, verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se comprazem em Seu santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento Dele, estudando e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo espiritualmente estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar ansiosos por nada. Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil para ele guardar e proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de problemas na igreja. A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males menores que atingem universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã resulta nesse erro básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis para se fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a Bíblia diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os crentes com o conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de compreensão de sua natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele. As areias movediças da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem suporte estável para o crente.A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na comunhão, alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança confiante em DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade espiritual.
Estabilidade Espiritual - Gratidão, Pensamento Divino e Obediência (Filipenses 4:6 b-9) mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em CRISTO JESUS. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o DEUS da paz estará com vocês. (4:6b–9).Nossa sociedade admira as pessoas que permanecem firmes, sem deixar suas convicções, são corajosos e ousados, e não podem ser comprados, intimidados ou derrotados.Rudyard Kipling descreveu essas pessoas em seu famoso poema "Se", um tributo ao mais nobre humanismo: "Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso. Se consegues ter confiança em ti quando todos duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas. Se consegues esperar sem te cansares por esperar ou caluniado não responderes com calúnias ou odiado não dares espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom ou falares cheio de conhecimentos. Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos teus mestres. Se consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objetivos. Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois impostores do mesmo modo. Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes distorcidas pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com instrumentos gastos pelo tempo. Se consegues num único passo arriscar tudo o que conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de novo sem nunca suspirares palavras da tua perda. Se consegues constringir o teu coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem, e agüentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz: "Agüenta-te!" Se consegues falar para multidões e permaneceres com as tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente Se nem inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender. Se todas as pessoas contam contigo mas nenhuma demasiado. Se consegues preencher cada minuto dando valor a todos os segundos que passam. Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais ainda, tu serás um Homem, meu filho!Se essas virtudes, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível são qualidades admiráveis para as pessoas do mundo, quanto mais essencial eles são para os cristãos? O próprio nome "cristão" identifica os crentes com JESUS CRISTO, o modelo mais perfeito de integridade, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível que já viveu. O Novo Testamento repetidamente ordena os crentes a segui-Lo, firmes na submissão a DEUS (cf. 1:27; 1 Coríntios 16:13; 2 Coríntios 1:24, Gal 5:1; Ef 6:11, 13, 14, 1 Tessalonicenses 3:8; 2 Tessalonicenses 2:15;. Hb 3:6, 14; 1 Pedro 5:9, 12). A preocupado de Paulo era para com sua amada congregação de Filipos, ele desejava que ela ficasse firme na fé. De 4:2-9 sete princípios básicos para o desenvolvimento e manutenção da estabilidade espiritual emergem. O capítulo anterior neste volume considera os quatro primeiros: cultivar a harmonia na comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar contente, e repousando sobre uma fé confiante no Senhor. Este capítulo irá considerar os três últimos: reagindo a problemas com a oração agradecida, pensar em virtudes divinas, e obedecendo o padrão de DEUS. 
REAGINDO A PROBLEMAS COM ORAÇÃO DE GRATIDÃO mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. (4:6b–7) Pessoas espiritualmente estáveis oram em agradecimento antes mesmo de receberem bênçãos do SENHOR. Tal oração é o antídoto da preocupação e a cura para a ansiedade. A teologia da oração não está em vista aqui, mas a sua prioridade e a atitude do crente que a pratica. Os três sinônimos usados aqui, a oração, súplicas e pedidos, referem-se a três tipos específicos de oração, ofertas diretas e petição a DEUS. O pressuposto do texto é que os crentes clamam a DEUS quando eles têm uma necessidade ou um problema, não duvidando, nem questionando, ou até mesmo culpando a DEUS, mas com ações de graças (cf. Cl 4:2). Em vez de ter um espírito de rebelião contra o que DEUS permite, os crentes confiam em DEUS lançando sobre Ele "toda a ansiedade, porque Ele cuida deles (nós)" (1 Pedro 5:7). As promessas de DEUS se cumprem com a sabedoria da gratidão. Ele prometeu que nenhum juízo seria difícil para eles lidarem com eles (1 Cor 10:13). Ele também prometeu usar tudo o que acontece na vida dos crentes para o seu bem final (Rom. 8:28). Mesmo o sofrimento os leva a serem aperfeiçoados, confirmados, fortalecidos e estabelecidos (1 Pedro 5:10). Os crentes devem também estar gratos pelo poder de DEUS (Sl 62:11, 1 Pedro 1:5; Apocalipse 4:11), por suas promessas (Dt 1:11; 2 Coríntios 1:20), pela esperança de alívio do sofrimento (2 Cor 4:17; 1 Pedro 5:10), pela esperança da glória (Rm 5:2; Colossenses 1:27), por Sua misericórdia (Romanos 15:9), e pelo Seu trabalho aperfeiçoado neles (Fp 1:6). As pessoas tornam-se preocupadas, ansiosas e com medo porque não confiam na sabedoria de DEUS, em seu poder ou bondade. Eles temem que DEUS não seja sábio o suficiente, não seja suficientemente forte, ou bom o suficiente para evitar um desastre em suas vidas. Pode ser que esta dúvida seja pecaminosa porque o seu conhecimento de DEUS está com defeito, ou que o pecado em suas vidas tenha paralisado sua fé. A oração de gratidão traz libertação do medo e da preocupação, porque afirma controle soberano de DEUS sobre todas as circunstâncias, e que seu propósito é para o bem do crente (Rom. 8:28).Uma vez que o pecador esteja em "paz com DEUS" (Rm 5:1), isto é, pela sua salvação deixou de ser inimigo de DEUS e tornou-se Seu filho, ele pode desfrutar da paz de DEUS, dessa tranqüilidade dentro da alma, dada por DEUS . É uma relação de confiança em Sua sabedoria perfeita e infinita, em seu poder que proporciona tranqüilidade no meio das tempestades da vida.Isaías escreveu sobre esta paz sobrenatural: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). Paulo orou pelos romanos que "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo" (Rm 15:13). Em sua bênção sacerdotal em Israel Arão disse: "O Senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz" (Nm 6:26). No Salmo 29:11 Davi escreveu: "O Senhor abençoará o seu povo com a paz." Pouco antes de Sua morte, JESUS prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."(João 14:27). A paz de DEUS não é para todos, no entanto, "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor" (Is 48:22), nem com DEUS, nem de DEUS. Paulo define ainda esta paz sobrenatural como a paz que excede todo o entendimento. Ela transcende poderes humanos, mentes intelectuais privilegiadas, teologia humana, tecnologia humana, e compreensão humana. Esta paz é superior a conspiradores humanos, dispositivos humanos e soluções humanas, pois sua fonte é o DEUS cujas decisões são insondáveis e cujos caminhos são insondáveis (Rom 11:33). Esta paz é vivenciada em uma calma transcendente que levanta o crente acima do julgamento mais debilitante. Uma vez que é uma obra sobrenatural, ela resiste a qualquer compreensão humana.O verdadeiro desafio da vida cristã não é eliminar todas as circunstâncias desagradáveis, é confiar no bom propósito de nosso infinito, santo DEUS, soberano e poderoso em cada dificuldade. Aqueles que vão honrá-lo por confiar nele vão experimentar as bênçãos de Sua paz perfeita. Percebe-se na vida dos crentes, que a paz de DEUS os guardará de sua ansiedade, dúvida e preocupação. Phroureo (vontade de guardar) é um termo militar utilizado por soldados de plantão. A imagem teria sido familiar aos Filipenses, desde que os romanos estacionaram suas tropas em Filipos para proteger seus interesses em seu império mundial. Assim como os soldados da guarda imperial romana protegiam uma cidade, do mesmo modo os guardas de DEUS promovem a paz e protegem os crentes que confiam Nele.  Mais uma vez, Paulo lembra a seus leitores que a verdadeira paz não está disponível através de qualquer fonte humana, mas só em CRISTO JESUS.
PENSANDO EM VIRTUDES DIVINAS
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (4:8)
A palavra, finalmente, indica que Paulo chegou ao clímax de seu ensinamento sobre a estabilidade espiritual. O princípio de que ele está prestes a se relacionar é tanto o somatório de todos os outros e a chave para implementá-las. A frase me debruçar sobre essas coisas introduz uma importante verdade: a estabilidade espiritual é o resultado de como uma pessoa pensa. A forma imperativa de logizomai (morar em) o torna um comando; pensamento correto não é opcional na vida cristã. Logizomai significa mais do que apenas entreter pensamentos, o que significa "avaliar", "considerar", ou "calcular" Os crentes devem considerar as listas de qualidades de Paulo neste versículo e meditar sobre as suas implicações.. A forma verbal exige disciplina habitual da mente para definir todos os pensamentos sobre essas virtudes espirituais.
A Bíblia não deixa dúvida de que a vida das pessoas são o produto de seus pensamentos. Provérbios 23:7 declara: "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim ele é." O equivalente moderno a que provérbio é o computador sigla GIGO (Garbage In, Garbage Out). Assim como a saída de um computador é dependente da informação que é a entrada, por isso as ações das pessoas são o resultado de seu pensamento. Jesus expressou essa verdade em Marcos 7:20-23: "O que sai do homem, que é o que contamina o homem.
Porque de dentro, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, homicídios, adultérios, atos de cobiça e impiedade, bem como o engano, a sensualidade, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. "Chamada de Paulo para o pensamento bíblico é especialmente relevante em nossa cultura. O foco hoje é na emoção e pragmatismo, e da importância de uma reflexão séria sobre a verdade bíblica é minimizada. As pessoas já não perguntam "É verdade?", Mas "Será que funciona?" E "Como é que vai me fazer sentir?" Essas duas últimas perguntas servir como uma definição de trabalho de verdade em nossa sociedade que rejeita o conceito da verdade divina absoluta. A verdade é que funciona e produz emoções positivas. Infelizmente, tal pragmatismo e emocionalismo tem havido até mesmo em teologia. A igreja é muitas vezes mais preocupados em se algo vai ser divisionista ou ofensivo do que se é biblicamente verdadeira.
Tal perspectiva é muito diferente da bereanos nobre, que pesquisaram as Escrituras para ver se o que Paulo dizia era verdade, não se era divisionista ou prático (Atos 17:11). Muitas pessoas vão à igreja não pensar ou raciocinar sobre as verdades da Escritura, mas para obter a sua espiritual semanal elevada; a sentir que Deus está com eles. Tais pessoas são espiritualmente instável porque baseiam suas vidas em sentir, em vez de pensar. Bill Casco escreve, O que me assusta é a filosofia anti-intelectual, anti-pensamento crítico, que tenha derramado sobre a Igreja. Esta filosofia tende a romantizar a fé, tornando a igreja local em um centro de experiência .... O conceito de "igreja" é que eles são consumidores espirituais e que o trabalho da igreja é para satisfazer as suas necessidades sentidas. (Pensando Direito [Colorado Springs, Colo: NavPress, 1985], 66).
John Stott também alertou para o perigo de cristãos que vivem em seus sentimentos: "De fato, o pecado tem efeitos mais perigosos para a nossa faculdade de sentir do que na nossa faculdade de pensar, porque nossas opiniões são mais facilmente controlados e regulados pela verdade revelada do que nossas experiências" (Matéria sua mente [Downers Grove, Illinois: Inter Varsity, 1972], 16).
O povo de Deus comandos para pensar. Ele disse a Israel rebelde, "Vinde então, e argüi-me" (Is 1:18). Jesus repreendeu os fariseus e saduceus incrédulos para exigir um milagre Dele. Em vez disso, Ele desafiou-os a pensar e tirar conclusões a partir das evidências que eles tinham, assim como eles fizeram para prever o tempo (Mateus 16:1-3). Em Lucas 12:57 Ele disse à multidão: "E por que não você mesmo na sua juiz iniciativa própria o que é certo?" Deus deu Sua revelação em um livro, a Bíblia, e espera que as pessoas usam suas mentes para entender suas verdades.
Tal perspectiva é muito diferente da bereanos nobre, que pesquisaram as Escrituras para ver se o que Paulo dizia era verdade, não se era divisionista ou prático (Atos 17:11). Muitas pessoas vão à igreja não pensar ou raciocinar sobre as verdades da Escritura, mas para obter a sua espiritual semanal elevada; a sentir que Deus está com eles. Tais pessoas são espiritualmente instável porque baseiam suas vidas em sentir, em vez de pensar. Bill Casco escreve, O que me assusta é a filosofia anti-intelectual, anti-pensamento crítico, que tenha derramado sobre a Igreja. Esta filosofia tende a romantizar a fé, tornando a igreja local em um centro de experiência .... O conceito de "igreja" é que eles são consumidores espirituais e que o trabalho da igreja é para satisfazer as suas necessidades sentidas. (Pensando Direito [Colorado Springs, Colo: NavPress, 1985], 66). John Stott também alertou para o perigo de cristãos que vivem em seus sentimentos: "De fato, o pecado tem efeitos mais perigosos para a nossa faculdade de sentir do que na nossa faculdade de pensar, porque nossas opiniões são mais facilmente controlados e regulados pela verdade revelada do que nossas experiências" (Matéria sua mente [Downers Grove, Illinois: Inter Varsity, 1972], 16). O povo de Deus comandos para pensar. Ele disse a Israel rebelde, "Vinde então, e argüi-me" (Is 1:18). Jesus repreendeu os fariseus e saduceus incrédulos para exigir um milagre Dele. Em vez disso, Ele desafiou-os a pensar e tirar conclusões a partir das evidências que eles tinham, assim como eles fizeram para prever o tempo (Mateus 16:1-3). Em Lucas 12:57 Ele disse à multidão: "E por que não você mesmo na sua juiz iniciativa própria o que é certo?" Deus deu Sua revelação em um livro, a Bíblia, e espera que as pessoas usam suas mentes para entender suas verdades.Pensamento cuidadoso é a marca distintiva da fé cristã. Judas expressa essa realidade de forma clara: Se existe uma religião no mundo que exalta o ofício de ensinar, é seguro dizer que é a religião de Jesus Cristo. Tem sido freqüentemente observado que nas religiões pagãs o elemento doutrinário é no mínimo uma coisa, o chefe não é o desempenho de um ritual. Mas isso é precisamente onde o cristianismo se distingue de outras religiões, ele contém doutrina. Se trata de homens com ensino, de forma positiva, que afirma ser a verdade; baseia no conhecimento da religião, apesar de um conhecimento que só é possível em condições morais. Não vejo como alguém pode tratar de forma justa com os fatos como eles estão diante de nós, nos Evangelhos e nas Epístolas, sem chegar à conclusão de que o Novo Testamento está cheio de doutrina .... Uma religião divorciada do pensamento diligente e elevado tem sempre, para baixo toda a história da Igreja, tendem a se tornar desinteressante, fraco e insalubre, enquanto o intelecto, privado dos seus direitos dentro da religião, tem procurado sua satisfação fora, e desenvolveu-se racionalismo ateu. (A visão cristã de Deus e do Mundo [New York: Scribner, 1897], 20-21) Escritura descreve a mente não salvos como depravado (Rm 1:28; 1. Tim 6:5;. 2 Tm 3:8), focado na carne (Rm 8:5), o que leva à morte espiritual (Rm 8 :. 6), hostil a Deus (Rm 8:7; Col. 1:21), tola (1 Coríntios 2:14), endureceu a verdade espiritual (2 Co 3:14), cegado por Satanás (2 Coríntios 4:4), inútil (Ef 4:17), ignorante (Ef 4:18), e contaminada (Tito 1:15). Por isso, o primeiro elemento a salvação é uma boa compreensão mental da verdade do evangelho. Jesus disse em Mateus 13:19: "Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado no seu coração." Romanos 10:17 poderia ser traduzida, "A fé vem de ouvir um discurso sobre Cristo ", enfatizando novamente que a fé envolve o pensamento (cf. Isa. 1:18). É por isso que os crentes Peter comandos para sempre "pronto para fazer uma defesa a todo aquele que pede para você dar uma conta da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). J. Gresham Machen observou: "O que o Espírito Santo faz no novo nascimento não é para fazer um homem cristão, independentemente das provas, mas, pelo contrário, para limpar as névoas de seus olhos e permitir-lhe assistir à prova" (A Fé Cristã no Mundo Moderno [Grand Rapids: Eerdmans, 1965], 63). Deus salva as pessoas a serem adoradores, e "os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Por isso, é impossível adorar a Deus para além da verdade. Quando Paulo visitou Atenas, a capital cultural do mundo antigo ", seu espírito estava sendo provocado dentro dele enquanto ele estava observando a cidade cheia de ídolos" (Atos 17:16). Mas o que o perturbou tanto como a idolatria flagrante foi que ele "encontrou um altar com esta inscrição:" AO DEUS DESCONHECIDO "(Atos 17:23). Mentes naturais pode ver o mundo e concluímos que existe um Deus. Mas pela razão humana só pode ser conhecido que Ele existe, e não quem Ele é. Para a razão natural Ele é o "desconhecido" eo Deus incognoscível. Ele só pode ser verdadeiramente conhecido pela teologia sobrenatural, a revelação das Escrituras. Deus não aceita adoração baseado na ignorância. Paulo, portanto, começou a explicar aos filósofos atenienses que Deus revelou a Si mesmo (Atos 17:24-31).Em nítido contraste com a definição contemporânea da fé, a fé bíblica não é um "salto no escuro." Irracional Não é um encontro místico com o "totalmente outro" ou o "fundamento do ser." Também não é auto otimismo, psicológico -hipnose, ou wishful thinking. A verdadeira fé é uma resposta fundamentada a verdade revelada na Bíblia, e salvação resulta de uma resposta inteligente, inspirado pelo Espírito Santo, para que a verdade. Em Mateus 6:25-34, Jesus repreendeu os discípulos para o pecado da preocupação. Em uma seção notável de seus estudos clássicos de trabalho no Sermão do Monte, D. Martyn Lloyd-Jones destaca que o problema dos discípulos era que eles não conseguiram pensar. Em vez disso, permitiu-se a ser controlado por suas circunstâncias. Fé, segundo o ensinamento de nosso Senhor neste parágrafo, é principalmente pensar, e todo o problema com um homem de pouca fé é que ele não pensa. Ele permite que as circunstâncias para cacete dele. Que é a dificuldade na vida real. A vida vem a nós com um clube em sua mão e parece-nos sobre a cabeça, e nos tornamos incapazes de pensamento, impotente e derrotado. A maneira de evitar que, de acordo com nosso Senhor, é para pensar. Temos de passar mais tempo em estudar as lições de nosso Senhor em observação e dedução. A Bíblia está cheia de lógica, e nunca devemos pensar em fé como algo puramente mística. Nós não apenas sentar em uma poltrona e esperar que as coisas maravilhosas que acontecem conosco. Isso não é fé cristã. A fé cristã é essencialmente pensamento. Olhai para as aves, pensar sobre eles, e tirar suas deduções. Olhe para a grama, olhar os lírios do campo, considerá-los. O problema com a maioria das pessoas, no entanto, é que eles não vão pensar. Em vez de fazer isso, eles se sentam e perguntam: O que vai acontecer comigo? O que posso fazer? Essa é a ausência de pensamento, que é entregar, é derrota. Nosso Senhor, aqui, está incitando-nos a pensar, e pensar de maneira cristã. Essa é a essência da fé. A fé, se quiser, pode ser definida assim: É um homem insistir em pensar quando tudo parece estar determinado a cacete e derrubá-lo em um sentido intelectual. O problema com a pessoa de pouca fé é que, em vez de controlar seu próprio pensamento, seu pensamento está sendo controlada por outra coisa, e, como vamos colocá-la, ele vai girando e girando em círculos. Essa é a essência de se preocupar...Isso não é pensado, que é a ausência de pensamento, uma falha de pensar. (Grand Rapids: Eerdmans, 1971, 2:129-30). O pensamento é essencial para a poupança fé, bem como para santificante fé. Salvação envolve a transformação da mente. Em Romanos 8:5 Paulo escreve: "Aqueles que são segundo a carne cogitam das coisas da carne." Não-salvos, pessoas carnais têm um incrédulo, carnal mentalidade. Eles pensam como caídas, as pessoas não resgatados. Por outro lado, "aqueles que estão de acordo com o Espírito [definir as suas mentes sobre] as coisas do Espírito." Suas mentes renovadas estão focados em verdade espiritual. Conseqüentemente, "a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz" (Rm 8:6). O Espírito Santo passou a controlar a mente que antes de salvação era depravado, ignorante e cego por Satanás (2 Coríntios. 4:4). A mente resgatados já não pensa no nível carnal, mas no nível espiritual. Em 1 Coríntios 1:30 Paulo descreve uma das realidades mais incríveis da salvação: "Cristo Jesus ... se tornou para nós sabedoria de Deus". Mentes dos crentes renovados pode mergulhar os pensamentos profundos do Deus eterno (cf. Sl 92.: 5) e nunca atingir o fundo. Em 1 Coríntios 2:11-16 Paulo ampliou esse pensamento: Para quem conhece os pensamentos do homem, senão o espírito do homem que nele está? Mesmo assim os pensamentos de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Agora nós não temos recebido o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos conhecer as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus, que as coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas em ensinadas pelo Espírito, combinando pensamentos espirituais com palavras espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas quem é espiritual avalia todas as coisas, mas ele próprio é avaliado por ninguém. Para quem conheceu a mente do Senhor, que ele irá instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. Em contraste com o "homem natural [que] não aceita as coisas do Espírito de Deus," as subvenções Espírito Santo aos crentes a capacidade de "saber as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus." Na verdade, "nós temos a mente de Cristo ", através do Espírito, os crentes têm conhecimento de Deus, que de outra maneira nunca ter tido. Assim como ato inicial dos crentes da fé salvadora leva a uma vida de fé, assim também a transformação da mente à salvação inicia um longo processo de renovação da mente. Em Romanos 12:2 Paulo escreveu: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente". Aos efésios ele escreveu, "vos renoveis no espírito da vossa mente" (Ef. 4:23 ). Jesus, respondendo à pergunta sobre qual era o maior mandamento da Lei, disse: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda tua mente" (Mateus 22:37) . Pedro também falou da renovação da mente, quando ele ordenou: "Prepare sua mente para a ação" (1 Pedro 1:13). Paulo chamou os crentes para "definir a [sua] mente [s] sobre as coisas do alto, não nas coisas que estão na terra" (Cl 3:2). Mais de uma dúzia de vezes em suas epístolas Paul perguntou a seus leitores: "Você não sabe?" O apóstolo espera os crentes a pensar e avaliar. E isso não é uma perspectiva exclusivamente do Novo Testamento. Em Provérbios 2:1-6 Salomão aconselhou: Meu filho, se você vai receber as minhas palavras e meus mandamentos tesouro dentro de você, faça o seu ouvido atento à sabedoria, inclina o teu coração ao entendimento, pois se você chorar para o discernimento, levante sua voz para a compreensão, se você procurá-la como a prata e pesquisa para ela como a tesouros escondidos; então você vai perceber o temor do Senhor e descobrir o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento. O salmista clamou: "Dá-me entendimento, para que eu observe a tua lei e mantê-lo com todo meu coração" (Sl 119:34). Os crentes devem disciplinar os seus entendimentos espiritualmente sensíveis a pensar sobre certas realidades espirituais. Neste breve lista, catálogos Paul oito virtudes divinas para se concentrar. A Palavra de Deus é o repositório do que é verdadeiro. Em Sua oração sacerdotal, Jesus disse ao Pai: "A tua palavra é a verdade" (João 17:17). No Salmo 19:09 Davi escreveu: "Os juízos do Senhor são verdadeiras", enquanto o Salmo 119:151 acrescenta: "Todos os teus mandamentos são a verdade." A Bíblia é verdadeira porque o "Deus da verdade" (Sl 31:5 ;. Isa 65:16;.. cf Ef 4:21) inspirou. Pensando em tudo que é meio verdadeira ler, analisar e meditar sobre a Palavra de Deus. Os restantes sete categorias virtuosos de pensamento são todas baseadas na verdade da Palavra de Deus. Todas elas são formas de ver as verdades da Escritura. Em segundo lugar, os crentes estão a pensar em tudo que é honesto, tudo é nobre, digna e merecedora de respeito. Semnos (honrosa) vem de uma palavra que significa "reverenciar", ou "adorar". Nos seus outros usos do Novo Testamento, descreve o estilo de vida digna exigido dos diáconos (1 Tm. 3:8), diaconisas (1 Tm 3. : 11), e homens mais velhos (Tito 2:2). Os crentes não devem pensar sobre o que é trivial, temporal, mundano, comum, e terrena, mas sim sobre o que é celestial, e tão digno de reverência, adoração e louvor. Tudo isso é verdade na Palavra de Deus é honrada. Terceiro, os crentes devem pensar em tudo o que é certo. Dikaios (direita) é um adjetivo, e deve ser traduzida como "justo". Ele descreve o que está em perfeita harmonia com o eterno de Deus, os imutáveis, novamente, como revelado nas Escrituras. Os crentes devem pensar em questões que são consistentes com a lei de Deus. Em quarto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é puro. Hagnos (pura) descreve o que Deus nas Escrituras define como sagrado, moralmente limpa, sem mácula. Em 1 Timóteo 5:22 é traduzida como "livre de pecado." Os crentes devem purificar-se, porque Jesus Cristo é puro (1 João 3:3). Em quinto lugar, os crentes estão a pensar em tudo que é belo. Prosphiles (linda) aparece somente aqui no Novo Testamento. Poderia ser traduzida como "doce", "gracioso", "generoso" ou "paciente". Os crentes devem concentrar seus pensamentos sobre o que a Bíblia diz é agradável, atraente e amável diante de Deus. Em sexto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é de boa fama. Euphemos também aparece somente aqui no Novo Testamento. Ele descreve o que é altamente considerado ou bem pensado. Pensamentos dos crentes são elevados pela Escritura para corrigir as mais sublimes temas. Em resumo, exorta Paulo, se há alguma excelência e se alguma coisa digna de louvor, me debruçar sobre essas coisas. A chave para uma vida piedosa é o pensamento divino, como Salomão sabiamente observou: "Vigiai sobre o teu coração com toda a diligência, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23). 
OBEDIÊNCIA AO PADRÃO DE DEUS Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês. (4:9). Este versículo introduz um elemento final que é essencial para a estabilidade espiritual. Os últimos sete atitudes não devem ser vistos como meros princípios abstratos; pensamento divino não pode ser divorciado do comportamento. Quando tudo estiver dito e feito, a estabilidade espiritual se resume a viver uma vida disciplinada de obediência a padrões de Deus. Pessoas em quem a Palavra de Deus ricamente habita (Col. 3:16), e que, portanto, viver obediente, fique firme quando os ventos da dificuldade, a tentação, e golpe compromisso em torno deles. Prasso (prática) refere-se a repetição ou ação contínua. A palavra Inglês pode ter a mesma conotação. Falamos de um advogado ou um médico como tendo uma prática, porque a sua profissão mantém uma rotina normal. Os cristãos devem fazer a sua prática para conduzir vidas piedosas e obedientes. Vida santa só pode ter lugar quando as atitudes certas e policiais pensamentos direito da carne. É por isso que Paulo confrontou a prioridade de pensamentos (4:2-8) antes de exortar a igreja a um comportamento justo (4:9). Compreender e abraçar a lei de Deus vem em primeiro lugar, seguido pela conduta habitualmente controlada por essa devoção à verdade. Ao fazê-lo, "vencer o mal com o bem" (Rm 12:21). Antes da conclusão das Escrituras do Novo Testamento, os apóstolos se foram a fonte da verdade divina. Após o nascimento da igreja no Dia de Pentecostes, os crentes "E perseveravam na doutrina dos apóstolos" (Atos 2:42). Em Efésios 4:11-13 Paulo escreveu sobre a natureza fundamental do ministério dos apóstolos: Ele deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros como pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para um homem adulto, à medida da estatura que pertence à plenitude de Cristo. Os apóstolos eram mais do que a fonte de conhecimento doutrinário, mas também como modelo os padrões de comportamento cristão. Por essa razão, Paulo exortou os Filipenses anteriormente nesta carta: "Irmãos, se juntar em seguir meu exemplo, e observar aqueles que andam segundo o modelo que tendes em nós" (3:17;.. Cf 1 Cor 4:16; 11 : 1, 1 Tessalonicenses 1:6; 1 Pedro 5:3).. Paulo repete que a exortação aqui, exortando os Filipenses para colocar em prática as coisas que haviam aprendido e recebido e ouvido e visto nele. Sua vida exemplifica os deveres espirituais para que ele os chamou. Os termos aprendido, recebido, ouvido e visto cada foco em um aspecto importante do ministério de Paulo aos Filipenses. Aprendidas traduz uma forma de o manthano verbo, que está relacionado com as mathetes substantivo (discípulo). Manthano refere-se ao ensino, aprendizagem, instruindo e discipulado. Paulo está se referindo aqui à sua instrução pessoal e discipulado dos filipenses. Sua prática onde ele ministrava era não só para ensinar "publicamente", mas também "de casa em casa" (Atos 20:20). Paulo escreveu a seu filho na fé, Timóteo: "Você seguiu meu ensino, conduta, propósito, fé, paciência, amor, perseverança" (2 Tm 3:10.). Antes da conclusão do Novo Testamento, tal ensinamento era vital. Paralambano (recebido) às vezes é usado no Novo Testamento como um termo técnico para a revelação de Deus (por exemplo, 1 Coríntios 11:23; 15:1, 3; Gal 1:9, 12;.. 1 Ts 4:1-2 ; 1 Tm 6:20).. Para tessalonicenses, Paulo escreveu: "Por esta razão, nós também sempre agradeço a Deus que quando recebeu a palavra de Deus que de nós ouvistes, você aceita não como palavra de homens, mas por aquilo que ele realmente é, a palavra de Deus, que também realiza o seu trabalho em vós que credes "(1 Ts. 2:13). Paul chamou os filipenses a praticar em suas vidas as verdades da Palavra de Deus que ele tinha entregue a eles. Eles não eram apenas para receber essas verdades, mas também de transmiti-las. Como Paulo escreveu a Timóteo: "As coisas que você já ouviu falar de mim na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar outros" (2 Tm. 2:2). A palavra ouvida acrescenta outra dimensão à discussão de Paulo. Ele já cobriu o que ele ensinou aos filipenses como Deus lhe revelou. Aqui Paulo fez alusão ao que os filipenses tinham ouvido falar dele de outras pessoas. Sua reputação foi impecável, e eles certamente havia ouvido de outras pessoas sobre o caráter de Paulo, estilo de vida e pregação. Eles também foram para imitar a virtude divina que o apóstolo tinha-se tornado conhecido. Ao lembrar os filipenses do que tinham visto nele, Paulo apelou para a sua primeira experiência com ele. Eles haviam observado seu personagem durante a estada do apóstolo em Filipos, e eles sabiam que não havia falta de credibilidade entre a mensagem que ele pregou e a vida que ele viveu. Porque ele modelou os padrões que ele pregou, Paulo podia exortar os filipenses a padrão de suas vidas após a sua. A promessa anexado à obediência como é que o Deus da paz estará convosco. O Deus cujo caráter é a paz é o doador de paz. O título de Deus da paz é um dos favoritos de Paulo (cf. Rm 15:33;. 16:20,. 2 Coríntios 13:11;. 1 Tessalonicenses 5:23). É um lembrete de que aqueles que têm atitudes piedosas, pensamentos e ações será vigiado pela paz de Deus e pelo Deus da paz. Sua presença é essencial para a força, tranqüilidade e satisfação necessária para a estabilidade espiritual. 
Mas isso não vai acontecer para além da auto-disciplina. D. Martyn Lloyd-Jones escreveu: 
Eu desafio você a ler a vida de qualquer santo que já adornaram a vida da Igreja, sem ver uma vez que a maior característica na vida daquele santo era a disciplina e a ordem. Invariavelmente é a característica universal de todos os homens e mulheres notáveis de Deus. Leia sobre Henry Martyn, Davi Brainerd, Jonathan Edwards, o Wesley irmãos, e Whitfield leitura de seus diários. Não importa o que ramo da Igreja a que pertenciam, todos eles têm disciplinado suas vidas e têm insistido sobre a necessidade deste, e, obviamente, é algo que é completamente bíblica e absolutamente essencial. (Depressão Espiritual: Suas Causas e Cura [Grand Rapids: Eerdmans, 1965]). Os crentes devem ser disciplinados para adicionar à sua fé, as atitudes corretas, pensamentos e ações descritas nesta passagem. Só então eles vão desenvolver a estabilidade espiritual em suas vidas. 
O segredo da alegria (Filipenses 4:10-19) Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. (4:10–19) 
Contentamento é uma virtude altamente valorizada, mas esquivo. Embora se trata apenas de ser corretamente relacionados com Deus e confiando na Sua soberana, providência amorosa de propósito, as pessoas, no entanto, buscá-la onde ela não pode ser encontrado em dinheiro, posses, poder, prestígio, relacionamentos, empregos, ou a liberdade das dificuldades. Mas por essa definição, o contentamento é inatingível, pois é impossível neste mundo caído para ser completamente livre de problemas. Em nítido contraste com a compreensão do mundo de contentamento é a definição simples de contentamento espiritual escrita por Jeremias, o puritano Burroughs: "o contentamento cristão é aquele doce, para dentro, quadro, quieto graça do espírito, que livremente se submete e se deleita em Deus sábio e paternal eliminação de todas as condições "(A Jóia Rara do contentamento cristão [Reprint; Edinburgh: Banner of Truth, 1964], 19). 
A Bíblia tem muito a dizer sobre o contentamento. Por exemplo, João Batista disse que alguns soldados que perguntaram a ele como ao arrependimento genuíno manifesto, "Seja feliz com o seu salário" (Lucas 3:14). Para Timóteo, Paulo escreveu: "Se temos comida e cobertura, com estes estaremos contentes" (1 Tim 6:8.), Um pensamento ecoou pelo escritor de Hebreus: "Certifique-se de que seu personagem está livre do amor de dinheiro, estar contente com o que você tem "(Hb 13:5). Paulo era mesmo "conteúdo bem com fraquezas, nas injúrias, nas angústias, nas perseguições, nas dificuldades, por causa de Cristo" (2 Coríntios. 12:10), porque ele sabia que a "piedade", produzido por esses estudos "na verdade é um meio de grande ganho quando acompanhadas de contentamento "(1 Tim 6:6.). A Bíblia não só identifica o contentamento como uma virtude, mas também prescreve como um comando. 
Antes de concluir esta carta à sua congregação de Filipos amado, Paulo quis expressar sua gratidão profunda para eles. Ele tinha uma relação especial com eles desde a fundação da igreja em Filipos. Em um ponto no ministério de Paulo, muitos anos antes, eles eram a única igreja que haviam apoiado financeiramente (4:15-16). Agora eles tinham novamente mandou um presente, e é 4:10-19 Paulo nota de agradecimento a eles por isso. 
Filipenses "generosidade foi especialmente significativo para Paulo porque ele chegou a ele durante um tempo muito difícil em sua vida. Ele era um prisioneiro em Roma, confinado a um pequeno apartamento (Atos 28:30) e vigiado o tempo todo por um soldado romano (Atos 28:16). Ele já não podia ministro com a liberdade que outrora desfrutou. Ser incapaz de trabalhar para se sustentar, ele estava em uma condição de dependente, provavelmente existente em um nível de subsistência com a ajuda de amigos generosos. O único contato que teve com as igrejas que estavam a sua preocupação constante (2 Coríntios. 11:28) era através de cartas ou o visitante ocasional que o procuravam. Constantemente paira sobre ele foi a antecipação de seu julgamento perante o imperador Nero o infame (cf. Atos 25:11-12, 21; 26:32; 27:24; 28:19). Comentando sobre este período da vida de Paulo, FB Meyer escreveu que ele foi "privado de todo o conforto, e lançado como um homem solitário, às margens da grande metrópole estranha, com cada movimento da sua mão clanking um grilhão, e nada antes dele, mas boca do leão ou a espada "(Epístola aos Filipenses [Grand Rapids: Baker, 1952], 242). 
Sob a superfície de expressão de Paulo de agradecimento aos Filipenses é o retrato de um homem totalmente o conteúdo, apesar de tais circunstâncias graves. Na declaração direta de 4:9, Paulo ofereceu a si mesmo como um exemplo de estabilidade espiritual. Nos versículos 10-19, como ele agradeceu aos Filipenses para seu presente, ele indiretamente ofereceu-se como um exemplo de contentamento. Paulo sabia como alegrar-se em todas as circunstâncias e estar livre de ansiedade e preocupação, porque seu coração era guardado pela paz de Deus eo Deus da paz. Seu exemplo é especialmente relevante para a nossa cultura totalmente descontente. 
Cinco princípios de fluxo de contentamento a esta conclusão aparentemente banais para a carta de Paulo. Uma pessoa contente está confiante na providência de Deus, satisfeito com pouco, independente de circunstâncias, fortalecido pelo poder divino, e preocupada com o bem-estar dos outros.
INTERAÇÃOProfessor, na lição de hoje estudaremos a respeito das virtudes que acompanham aqueles que já experimentaram o novo nascimento. A vida do cidadão do Reino dos Céus é regida por alguns princípios e valores que transcendem a vida terrena. A salvação em JESUS não somente nos garante a vida eterna, ela também nos proporciona um novo caráter, uma nova forma de pensar e agir. O crente deve ter os seus pensamentos e ações pautados segundo os valores do Reino. Na epístola aos Filipenses, Paulo exorta os crentes de Filipos a respeito do cuidado que eles deveriam ter com aquilo que iria ocupar suas mentes. O apóstolo apresenta no capítulo quatro, versículo oito, uma relação do que deve preencher o pensamento do cristão: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama”. Tais coisas devem orientar os nossos pensamentos.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:Conscientizar-se a respeito da excelência da mente cristã.Compreender o que deve ocupar a mente do cristão. Analisar a conduta de Paulo como modelo. uma relação do que deve preencher o pensamento do cristão: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama". Tais coisas devem orientar os nossos pensamentos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAProfessor para introduzir o tópico I da lição escreva no quadro de giz a seguinte afirmação de Myer Pearlman: "O pensamento é o pai da ação". Discuta com seus alunos o significado desta afirmação. Explique que o cérebro é o quartel general do nosso corpo, por isso temos que ter muito cuidado com a nossa mente, com os nossos pensamentos, pois eles antecedem as nossas ações. Em seguida, peça que os alunos leiam Romanos 12.2 e discuta com eles os efeitos que os pensamentos têm sobre o nosso caráter e as nossas ações. Conclua lendo com toda a classe o texto áureo da lição. RESUMO DA LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ
1. Nossos pensamentos.
I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTà1. Nossos pensamentos.2. Pensando nas coisas eternas.3. Agindo sabiamente.II. O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO (4.8)1. "Tudo o que é verdadeiro e honesto".2. "Tudo o que é justo".3. "Tudo o que é puro e amável".4. "Tudo o que é de boa fama".III. A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO (4.9)1. Paulo, uma vida a ser imitada.2. Paulo, exemplo de ministro.3. O DEUS de paz.
SINOPSE DO TÓPICO (1) - A Palavra de DEUS exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de CRISTO" (1 Co 2.16). SINOPSE DO TÓPICO (2) - O crente não deve ter um comportamento que contradiga os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é incoerente com os princípios cristãos. O SINOPSE DO TÓPICO (3) - Buscarmos tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama "o DEUS de paz será convosco". 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico"Os assuntos do pensar corretoMeus pensamentos produzem maus modos de viver; por outro lado, o pensar correto levará a uma vida correta. Paulo faz uma lista de assuntos que devem alimentar os pensamentos do cristão. 'Nisso pensai'. (1) 'Tudo o que é verdadeiro'. As coisas verdadeiras se opõem à falsidade em palavras e conduta. (2) 'Tudo o que é honesto'. 'Honesto aqui significa literalmente o que é honroso ou reverente. Refere-se às coisas consistentes com santa dignidade e respeito e corresponde àquele amor que 'não se conduz inconvenientemente'. (3) 'Tudo o que é justo'. O trato justo em todos os nossos relacionamentos. O cristão auferirá todos os seus pensamentos com a Regra Áurea. (4) 'Tudo que é puro' refere-se à pureza no seu sentido mais lato - pensamentos, motivos, palavras e ações livres de elementos que rebaixam e maculam. 'Bem-aventurados os limpos de coração'. (5) 'Tudo que é amável se refere à delicadeza, humildade e caridade que atraem o amor e tornam amáveis as pessoas. (6) 'Tudo que é de boa fama' se refere às coisas que todos concordemente recomendam: a cortesia, agradabilidade, justiça, temperança, verdade e respeito pelos pais. É impossível realizar coisas boas com modos tais que lancem opróbrio sobre a causa de DEUS. 'Não seja, pois blasfemado o vosso bem' (Rm 14.16). [...] 'Se há alguma virtude, [...] nisso pensai'" (PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, pp. 151-52).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio TeológicoAs epístolas escritas na prisão refletem o casamento da profunda teologia de Paulo com as preocupações pastorais. DEUS triunfa na cruz e na ressurreição de JESUS. Assim, o Pai estendeu sua libertação àqueles que vão a Ele pela fé. Isso quer dizer que os crentes fazem parte do que DEUS usa para refletir a redenção de toda a criação. Essa esperança suprema quer dizer que a vida neste mundo também é transformada. Vida, quer dizer servir a DEUS (não a si mesmo), refletindo a cidadania celestial (não a terrena), valendo-se da capacitação concedida por DEUS para conquistar o pecado e para resplandecer como luz em um mundo necessitado. É estar disposto a sofrer e a permanecer unidos diante de um mundo de trevas em necessidade, ao mesmo tempo em que revelamos o evangelho, a bondade e o caráter de DEUS na forma como nos relacionamentos uns com os outros e com os que precisam da obra redentora de DEUS. Paulo foi um teólogo profundo que escreveu sobre temas de dimensões cósmicas, mas ele não estava tão voltado para o céu a ponto de não ser um bem terreno. Ele era um pastor que guiava os santos em seu chamado. O desejo de Paulo para os crentes é simples: seja um bom cidadão do céu e tenha a mente tão voltada para o céu de forma a ser bom para a terra. Ele também lembra aos crentes que DEUS os capacita para realizar a tarefa e que, à medida que eles mantêm o foco em JESUS, podem ir, unidos em seu serviço a Ele, no encalço desse objetivo. Eles nunca devem esquecer que, nEle, são uma nova comunidade. No contexto da obra soberana de DEUS e à luz da vitória e capacitação dEle, os crentes devem refletir a presença, o amor e o caráter dEle até que Ele traga esperança da realização e todas as coisas que sejam sintetizadas na restauração que, por fim, CRISTO trará " (ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p.367).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDARICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. SAIBA MAIS
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 55, p.41.
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADAResponda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSESComplete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
AJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPADBíblia de estudo - Aplicação Pessoal.O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paulo. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDACHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPADAS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno CostaO NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. DouglasComentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W . WiersbeDicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTEPerdoando Para Viver - Autor: Wilson de Souza- Editora: MK EditoraFilipenses - A Humildade de CRISTO Como Exemplo Para a Igreja - Elienai Cabral - Livro tema do trimestreFilipenses - Introdução e comentário - Ralph P. Martin - Série Cultura Bíblica - Editora VidaFilipenses_Hendriksen (1)João Macarthur - Comentáio Filipenses - http://www.editoraculturacrista.com.brNovo Comentário Bíblico Contemporâneo - Filipenses - F. F. Bruce - Série Cultura Bíblica - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA - São Paulo - SP - 12ª edição 2002
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