3º Trim. 2013 - Lição 13: O sacrifício que agrada a Deus II
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
3º Trimestre de 2013 - CPAD
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a IgrejaComentários da revista da CPAD: Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto


                                                                                                                      

Lição 13: O sacrifício que agrada a Deus

TEXTO ÁUREO"Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom" (Sl 54.6).
 
VERDADE PRÁTICAAjudando os nossos irmãos, contribuímos para a obra de DEUS, e, ao Senhor, oferecemos a mais pura ação de graças.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 4.1-7Os primeiros sacrifícios
Terça - Sl 50.7-23Os sacrifícios que DEUS quer
Quarta - Sl 51.17Sacrifícios para DEUS
Quinta - Hb 13.15Sacrifício de louvor
Sexta - Is 58.1-12O sacrifício do jejum
Sábado - Fp 4.14-18O auxílio como oferta a DEUS

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.14-2314Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição. 15 E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. 16 Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. 18 Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a DEUS. 19 O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS. 20 Ora, a nosso DEUS e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém! 21 Saudai a todos os santos em CRISTO JESUS. Os irmãos que estão comigo vos saúdam. 22 Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César. 23 A graça de nosso Senhor JESUS CRISTO seja com vós todos. Amém!

BEP- CPAD
4.16 MANDASTES O NECESSÁRIO. A igreja filipense era uma igreja missionária, que supria as necessidades de Paulo durante suas viagens (1.4,5; 4.15-17). Sustentar os missionários no seu trabalho em prol do evangelho, é obra dignificante e aceita por DEUS, "como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível" a Ele (v. 18). Por isso, aquilo que damos para o sustento do missionário fiel, é considerado oferta apresentada a DEUS. Tudo que é feito a um dos irmãos, por pequeno que seja, é feito como ao próprio Senhor (Mt 25.40).
4.19 SUPRIRÁ TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES. Paulo enfatiza o cuidado amoroso de DEUS Pai pelos seus filhos. Ele suprirá todas as nossas necessidades (materiais e espirituais), à medida que as apresentarmos diante dEle. O suprimento das nossas necessidades vem "por CRISTO JESUS". Somente em união com CRISTO e na comunhão com Ele é que podemos experimentar o provimento da parte de DEUS. Entre as muitas promessas das Escrituras que confere esperança e encorajamento ao povo de DEUS, no tocante ao seu cuidado, provisão e socorro, temos: Gn 28.15; 50.20; Êx 33.14; Dt 2.7; 32.7-14; 33.27; Js 1.9; 1 Sm 7.12; 1 Rs 17.6,16; 2 Cr 20.17; Sl 18.35; 23; 121; Is 25.4; 32.2; 40.11; 41.10; 43.1,2; 46.3,4; Jl 2.21-27; Ml 3.10; Mt 6.25-34; 14.20; 23.37; Lc 6.38; 12.7; 22.35; Jo 10.27,28; 17.11; Rm 8.28,31-39; 2 Tm 1.12; 4.18; 1 Pe 5.7.
 
Modelos de um Servo espiritual - (Filipenses 4:14-23) - MacArthur, J. (2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press.
UMA PESSOA SATISFEITA ESTÁ PREOCUPADO COM O BEM-ESTAR DOS OUTROS
Filipenses (4:14–19).
Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a DEUS. O meu DEUS suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em CRISTO JESUS. (4:14–19).
A vertente final da tapeçaria tecida de contentamento por Paulo é preocupação para os outros. Aqueles que vivem só para si nunca vai estar contente, porque contentamento para eles só pode vir quando as circunstâncias são exatamente como eles querem ser. E isso nunca vai acontecer. Somente aqueles que, desinteressadamente, colocar os outros "bem-estar acima de sua própria encontrará contentamento. Paulo orou para que os filipenses "amor cresça ainda mais e mais" (1:9), uma das qualidades do verdadeiro amor bíblico é a generosidade (1 Coríntios 13:5.). Ele também exortou, "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas com a humildade de respeito mente um do outro como mais importante do que vós; não se limitam a olhar para seus próprios interesses pessoais, mas também para os interesses dos outros" (2: 3-4). Essa é a atitude "que houve também em CRISTO JESUS" (2:5); Se ele tivesse olhado para fora apenas para seus próprios interesses, ele
nunca teria deixado o céu a sacrificar-se para os pecadores, pessoas caídas.
No entanto introduz uma importante transição no pensamento de Paulo. O que ele tinha escrito em versos 10-13 poderia facilmente ter enviado a mensagem errada aos Filipenses. Apesar da sua pobreza (cf. 2 Coríntios. 8:12), que tinha enviado um presente de sacrifício para Paulo através de Epafrodito (4:18). Depois de ficar em Roma por um tempo e ministrando ao apóstolo, Epafrodito voltou para Filipos, trazendo essa carta de Paulo com ele. Em que a igreja dizia: "Não digo isto por falta, porque já aprendi a viver contente em qualquer circunstância eu sou"; "Aprendi o segredo de ser preenchido e passando fome, tanto de ter abundância e sofrer necessidade" e "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (4:11-13). Se a letra tinha terminado naquele momento, Filipenses teria concluído que Paulo não precisava nem apreciado seu presente sacrificial para ele.
fonte   portal ebd