PRE ADOLESCENTES - Lição 11: A casa dos filhos de Deus

3º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 11: A casa dos filhos de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD

3º Trimestre de 2013

Tema: O Plano da Salvação
Comentarista: Dâmaris Ferreira da Costa


LIÇÃO 11- A CASA DOS FILHOS DE DEUS


Texto em estudo    At 4.32-37
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,
possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.


A Igreja primitiva compartilhava bens e propriedades como resultado da união trazida pelo Espírito Santo. pois nenhum deles sentiam que seus bens eram propriamente deles, assim eles foram eliminando a pobreza de seu meio.

O modo de viver dos cristãos daquela época era diferente do comunismo porque:
a) o ato de compartilhar era voluntário
b) não envolvia todas as propriedades privadas, apenas o necessário
c) não requisito da comunidade para poder tornar-se membro da igreja
                                                                                                 (Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal)

Introdução
Ao longo do trimestre estamos estudando o plano da salvação, agora chegamos as aulas finais, aonde estamos estudando as novas condições de vida que o homem pecador adquire após a sua conversão.
Na lição anterior vimos as bençãos e os privilégios que temos como filhos de Deus, nesta lição estaremos estudando a casa dos filhos de Deus, ou seja, a nova “família” o novo “povo” ao qual o cristão faz parte.

O salmista afirmou:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor! (Sl 122.1)
Deus no seu amor para com o homem não apenas o salva, mas o conduz a um lugar seguro, aonde poderá com outras pessoas prestar honra ao seu nome.


I- Significado de “Casa”
Segundo o dicionário significa:
Edifício de um ou poucos andares, destinado, geralmente, a habitação; morada.    
Lar; família.
Porém na Bíblia encontramos “casa” com um sentido mais amplo, pois não apenas se refere a uma simples habitação, mas também a uma organização, um governo, a vida.
Encontramos alguns exemplos na Bíblia que reforçam essa idéia.

a) Casa como Familia
Depois, disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tuacasa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. (Gn 7.1)
Neste versículo, por ocasião do dilúvio a palavra casa esta se referindo a família de Noé

b) Casa como vida
Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. (Is 38.1)
Nesta passagem “casa”tem o significado de vida

c) Casa como organização
Ouvirão, talvez, os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes, para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado. (Jr 36.3)
Aqui o significado não é apenas de família, mas de organização tribal, referente ao povo de Judá

d) Casa como habitação
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno e assenhoreando-se de dois, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. (At 19.16)
Neste caso significa edificação, ou habitação.

e) Casa como igreja
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1Tm 3.15)
Aqui o apostolo Paulo instrui Timoteo um jovem obreiro a andar corretamente na igreja.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  


III- Uma comunidade diferente
Quando fiz menção de que estaríamos estudando esta lição intitulei de “ a comunidade do Povo de Deus” isto porque a Bíblia afirma que antes da conversão vivíamos sozinhos no mundo, porem agora reconciliados com Deus ingressamos em um novo povo.
Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados {ou separados da comunhão} da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. (Ef 2.12)

Agora fazemos parte da família de Deus, pois somos seus filhos. Assim sendo todos quanto aceitam a Cristo como seu Salvador se torna membro de uma comunidade diferente.
A qual temos a mesma fé e intenção de adorar a Deus.

Esta comunidade diferente é a Igreja de Cristo, o que diferencia das demais são as características. Deus por meio de seu filho levantou na Terra um povo diferente dos demais, um povo que lhe sirva com amor e gratidão pela salvação concedida.
Vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. (1Pe 2.10)

O apostolo Paulo na sua carta a Tito menciona as características desta comunidade:
O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. (Tt 2.14)
Neste versículo vemos Paulo mencionando o fato de que o Senhor Jesus Cristo remiu e purificou um povo para si, especial e zeloso de boas obras. Para entendermos melhor vejamos os significados dessas palavras:

a) Um povo para si
Esta distinção se dá porque no mundo existem centenas de povos, nacionalidades, etnias, porem de uma forma geral a humanidade vivendo no pecado se distanciou de Deus e se voltou a idolatria, outros povos se formaram sem nenhum conhecimento do Deus verdadeiro.
Em meio a esta calamidade Deus por meio de Jesus levanta um povo para si, um povo voltado para Deus, tanto para servi-lo como para adora-lo de forma voluntária.

b) Especial
A palavra especial significa: relativo a uma espécie; próprio, peculiar, específico, particular, fora do comum; distinto, excelente, exclusivo, reservado.
Assim os seguidores de Cristo deveriam ser um povo distinto dos demais, se destacando pela obediência a Deus e a seus mandamentos

c) Zeloso de boas obras
A palavra zeloso significa alguém que tem zelo, cuidado, diligencia. Assim o povo de Deus deveria ser cuidadoso para proceder de forma justa e correta, vivendo e agindo conforme os ensinamentos do Senhor Jesus.


IV- A Igreja de Cristo
Como mencionei acima, esta comunidade diferente é a Igreja de Cristo
A palavra "igreja" vem do vocábulo original grego "eklesia", que significa, literalmente, "chamados para fora", tem o mesmo radical de "eleito", pois fomos eleitos por Deus para formar-mos o Seu Povo. Outros também atribuem a eklésia o significado de Assembléia, ajuntamento. De qualquer forma o sentido da palavra define a idéia de um povo separado do mundo que segue a Jesus.

A palavra igreja aparece apenas no evangelho de São Mateus:
Pois também eu te digo que tu és Pedro {Gr. Petros} e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16.18)

O apóstolo Pedro nos diz sobre a igreja:
 "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (1 Pe 2.9-10).

Desta maneira vemos que o pecador convertido é introduzido por Deus em um povo diferente, especial, zeloso de boas obras e de posse exclusiva de Deus.
Para entendermos melhor essa posição diante de Deus, o apostolo Paulo usou a figura do corpo humano; a qual Cristo é a cabeça e nós somos o seu corpo, somos seus membros.
Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. (1Co 12.27)

Como estamos estudando a “Casa dos filhos de Deus” e já concluímos que esta casa é a Igreja, temos por bem fazer a distinção de igreja, embora que em ambos os sentidos existe uma percepção de casa, simbolizando abrigo, proteção, convivência entre irmãos.

A palavra igreja com “i” minúsculo representa uma comunidade local incluindo o aspecto físico, ou seja, um local de cultos. Esta igreja ela é visível, pois se trata de um grupo de pessoas de determinada região que se reúnem em uma igreja.

Já a palavra igreja com “I’ maiúsculo representa a Igreja Universal de Jesus Cristo, ela não esta restrita a um local e nem grupo de pessoas. A Igreja universal está espalhada por todos os lugares da Terra, logo se entende que é invisível, nós não vemos como na igreja local. Apenas Deus que conhece os corações sabe quem de fato é seu servo.

Mas em ambas as situações vemos que a igreja como a casa de Deus, nos fala de uma comunidade quer seja local ou espiritual, mas nos faz pensar na proteção, no amor de Deus que encontramos por fazer parte do seu povo.


V- Uma casa bem edificada
Nos tópicos anteriores vimos os significados da palavra casa, entre eles a igreja, que é a casa do filhos de Deus, quanto a sua edificação temos por edificador Cristo.
Quando o apostolo Pedro faz a conhecida declaração de Cesárea o Senhor Jesus afirma que sobre a declaração de Pedro edificaria a sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.

Deste modo vemos que embora a Igreja passe por dificuldade, por fim ela será vitoriosa porque está guardada pela palavra de Deus. O Senhor Jesus afirmou a uma igreja no livro de apocalipse que por haverem guardado a Palavra de Deus mesmo com pouca força o Senhor também os guardaria da hora da tentação que haveria de vir.

Como vemos em ambas as citações, o fazer parte da igreja, o estar na casa de Deus é motivo de sermos protegidos e estarmos seguros.
A exemplo disto a parábola do filho pródigo define os perigos que alguém pode sofrer quando abandona a casa do pai.

Enquanto o filho mais moço esta em companhia de seu pai, gozava de todos os direitos de filho, o pai o protegia, e lhe sustentava. Mas quando ele decidiu sair da casa do pai, não demorou muito para os problemas surgirem. Por fim a sua situação foi desastrosa, pois ele perdeu tudo quanto tinha.

A mesma coisa pode acontecer com alguém que deixa a igreja; na igreja temos a proteção de Deus o seu amor, a sua misericórdia, na igreja temos os direitos de filhos de Deus, se sairmos poderemos perder tudo o que tem. Portanto sigamos o conselho do escritor aos hebreus:
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. (Hb 10.25)


Conclusão
Concluímos nossa lição com as sublimes palavras do Salmo 133:
Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração;
aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;
aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.
Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.

O salmista questiona quem morará na casa de Deus?
Certamente quem pratica a justiça, quem anda com sinceridade.
Portanto para podemos permanecer na casa de Deus temos também de agir do forma correta, pois toda casa precisa de regras e normas; a igreja também possui sua regras, o que deve ser também observado.

Que cada aluno possa agradecer a Deus por poder estar na casa de Deus, pois isto é um privilégio que muitos desejam estar porem não podem.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profº Jair César S. Oliveira
fonte   portal ebd