PRE ADOLESCENTES - Lição 13: Agora tenho uma missão

3º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 13: Agora tenho uma missão


PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD

3º Trimestre de 2013

Tema: O Plano da Salvação
Comentarista: Dâmaris Ferreira da Costa

LIÇÃO 13 – AGORA TENHO UMA MISSÃO

Texto Bíblico     Mc 4.3-8; 16.15-20
Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
E aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu
e a comeram.
E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra
profunda.
Mas, saindo o sol, queimou-se e, porque não tinha raiz, secou-se.
E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu fruto.
E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem.

O Senhor Jesus durante seu ministério usou muito de parábolas, parábola é uma alegoria a qual se faz uma comparação entre dois fatos distintos. A parábola do semeador é um exemplo disto, pois o Senhor tomou como narrativa algo conhecido de todos, afim de ensinar uma verdade espiritual.
As parábolas tinham como objetivo fazer as pessoas pensarem, somente aqueles que realmente queriam aprender entendiam a mensagem ensinada. Muitos não compreendiam, foi por esta razão que os discípulos posteriormente perguntaram a Jesus: explica-nos a parábola do semeador. (Mc 4.10-20)

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

O texto acima diz respeito a ultimas instruções do Senhor aos seus discípulos, assim como eles  haviam sido alcançados e salvos pela mensagem do Evangelho, agora os discípulos estavam recebendo a incumbência de anunciar as outras pessoas a mensagem do Senhor.
A salvação mencionada nestes versículos somente pode ser alcançada mediante dois pontos básicos, primeiro que o evangelho seja anunciado, e isto é um dever daqueles que já foram alcançados por Deus.
O segundo ponto é a aceitação dos que ouvem a mensagem, uma condição necessária é crer na mensagem de Cristo.


Introdução
Chegamos a mais um final de trimestre de 2007, não esqueçamos que fazer uma avaliação do desempenho da classe, não somente os alunos, mas nós mesmos, será que melhoramos em relação ao trimestre anterior?  Nossos alunos estão satisfeito como nossa maneira de ensinar?
Deus está satisfeito com nosso desempenho?

Estas são questões que devem ser levadas em conta nesta avaliação. Se superamos as expectativas sejamos gratos a Deus por isso, se não estejamos orando ao Senhor pedindo sua ajuda, pois sem Ele não podemos fazer nada!  No Senhor está a sabedoria e capacidade.

Estudamos durante o trimestre o Plano da Salvação, desde o propósito de Deus em salvar a humanidade passando por todos os benefícios que a salvação nos traz, quer sejam presentes ou futuros. Vimos a nova vida em Cristo, bem como a vida em comunhão com a família de Deus,
E por ultimo estudaremos que Deus ao nos salvar nos deu um mandamento que devemos cumprir, uma missão !  A pregação do Evangelho.
Uma vez salvos por Deus mediante o sacrifício de Cristo, temos a o dever de transmitir a outros
os benefícios que Deus tem nos concedidos.

Obs: entendi ser necessário inverter a posição dos tópicos, para melhor compreensão do assunto.


I- A missão
No texto de Marcos 16.15-20 juntamente com Mt 28 encontramos o que conhecemos como a “grande comissão” e com razão pois este mandamento foi dado a toda Igreja e não para  alguns.
Alias a Bíblia afirma que fomos constituídos um povo para este propósito.
 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz(1 Pe 2.9)

Fomos constituídos por Deus um povo a qual a sua missão seria de transmitir, ou anunciar as virtudes de Deus, em outras palavras fomos constituídos seus representantes.
No inicio da humanidade após a queda de Adão a humanidade se corrompeu por completo, e as nações que se haviam formado depois do dilúvio  se tornaram idolatras, ou seja, adoravam ídolos e vários deuses.
Por esta razão Deus constituiu um povo diferente dessas nações, inicialmente foram os judeus, porem eles falharam nesta missão, assim Deus por meio de Jesus Cristo formou um novo povo, a Igreja, nós como Igreja temos este dever de falar as outras pessoas o que Deus fez por nós.

Pois a vontade de Deus é que "todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Tm 2:4). Mas para que isto aconteça se faz necessário levar a mensagem. O apostolo Paulo conhecia muito bem esta necessidade.
"Como porém, invocarão aquele em quem não creram?  E como crerão naquele de quem nada ouviram?  E como ouvirão, se não há quem pregue?

Paulo menciona um fato importante, para que as pessoas possam ser salvas é necessário que alguém lhes fale sobre Deus e o plano da Salvação, o mesmo se da na passagem de Filipe e o Etíope
(At 8.30) quando Filipe pergunta ao etíope: entendes o que lês? Ele responde: Como posso entender se alguém não me explicar!
Logo se entende que a missão de anunciar o Evangelho é importantíssima, pois no mundo existem pessoas que necessitam de salvação. O Senhor Jesus veio a este mundo com o propósito de executar o plano, cumprir o que nós ao poderíamos fazer, depois de ter consumado a sua obra retornou ao Pai deixando para a Igreja a incumbência de dar continuidade a sua obra.


II- Semear é difícil?
Segundo o dicionário a palavra semear significa: Deitar ou espalhar sementes de, para que germinem, espalhar, propalar, publicar: estimular. Promover. 
Todas estas palavras tem um sentido de propagação, este é o sentido de semear, espalhar a mensagem do Senhor a todas as pessoas.

Anunciar o evangelho nem sempre é fácil, pois enfrentamos muitos obstáculos, tanto materiais como espirituais, sabemos que o diabo não quer que as pessoas venham a ter o conhecimento da salvação que está em Jesus Cristo. Por esta razão ele procura por diversos meios impedir que as pessoas ouçam a mensagem de Salvação.

Mas o Senhor nos deu a inteira certeza de vitória; Lucas relata:
Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. ( Lc 10.19)

De igual modo o Senhor não apenas daria capacidade para realizar o obra de evangelização mas também confirmaria a Palavra pregada.
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

A Bíblia nos mostra um exemplo belo de algum que mesmo em uma situação difícil não deixou de falar de Deus. a Bíblia relata a historia de jovem que foi levada como escrava para uma terra distante, na casa de seu senhor anunciou o Deus de Israel.
E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.  (2 Rs 5.2-4)

Esta jovem poderia estar triste pela sua condição, porem anunciou ao seu dono as grandezas de Deus, de igual modo o adolescente pode falar do Senhor para seus pais, seus colegas de escola, seus visinhos, seus parentes.


III- Semeando sem parar
O apostolo Paulo orientou a Timoteo que prega-se a tempo e fora de tempo, isto nos mostra o caráter continuo que a evangelização deve ter, sabemos que temos dificuldades, mas Deus nos auxilia.
Que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2 Tm 4.2)

Lembremos da parábola do Semeador, ele semeava apesar das dificuldades, muitas vezes a terra não era boa, havia pedras, espinhos, outras caiam pelo caminho, o importante era cumprir o trabalho.
Embora a evangelização tem seu lado eficaz pela pregação da Palavra, podemos evangelizar com nossa vida. As pessoas do mundo nos observam; a forma de agir, de falar, a forma de proceder, se tivermos uma vida correta todos verão que existe algo  diferente em nossa vida, assim alguns poderão se chegar a Deus por meio de nosso testemunho.

Quando existe um ato continuo de anunciar a Palavra o resultado sempre é satisfatório, no livro de Atos vemos isto.
 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. (At 6.7)

Havia este crescimento porque o evangelho era anunciado constantemente, aquelas pessoas que eram salvas iam e falavam a seus parentes, seus familiares, e assim a Igreja ia crescendo em numero.


Conclusão
Concluímos nosso trimestre, com esta nobre tarefa, anunciar o que Deus fez por nós!!
O seu amor, a sua misericórdia e compaixão, estávamos perdidos mas Ele nos alcançou.
Quando o profeta Isaias ouviu a voz do Deus:  Quem há de ir por nós?
Ele logo se prontificou:
Eis me aqui, envia-me a mim.
Que esta possa ser também a disposição de cada adolescente.

Que Deus vos abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Profº Jair César S. Oliveira
fonte  portal   ebd